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- Dimensão e Qualificação: "Tamanho e composi-
ção adequados. Qualificação excelente, vários
de seus professores sendo expoentes da antro-
pologia brasileira, reconhecidos internacio-
na1mente".
- Endogenia: "0 corpo docente tem formaçãodiver
1 - Corpo Docente
Com o objetivo de fornecer subsídios ao CFE para
julgamento do mérito do pedido, os Consultores Científicos da
CAPES organizaram um relatório técnico com as seguintes obser
vações:
0 programa de pós-g raduação em Antropologia da Uni_
versidade de Brasília teve início em 1972, com o curso em ní
vel de mestrado, mais tarde credenciado pelo CFE, através do
Parecer nº 3.292/76. No p r i m e i r o semestre de 1981, a institui_
ção deu i nício ao curso em nível de doutorado, so1icitando,em
seguida, seu credenciamento pelo CFE. Posteriormente, tendo em
vista o término do período de credenciamento do mestrado, a
universidade anexou ao processo de doutorado, o pedido de re_
novação de credenciamento de mestrado.
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Renovação do credenciamento,em nível de Mestrado, do Curso de
Pós-Graduação em Antropologia, área de concentração em Antro
pologia Social e credenciamento, em nível de Doutorado, do Cu_r
so de Pós-Graduação em Antropologia, área de concentração em
Antropologia
S
ocial e
C
ultural.
UNIVERSIDADE DE
RAS
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sificada, atendendo de modo correto às várias linhas de
pesquisa em andamento".
- Dedicação ao curso: "Adequada".
- Concentração na área: "Integral".
A relação dos professores com os respectivos "curricula
vitae" constituem o anexo I .
2- Orientação de Dissertações/Teses
- Dependência de orientadores em tempo parcial: "Não depende"
.
- Relação n? orientandos/n? orientadores: "Privilegiada. Há
espaço para aceitação de novos alunos".
3- Produção Científica Docente
- Publicações (qualidade, volume, regularidade): "Número
razoável de publicações de alto nível".
No período considerado, o corpo docente publicou 8 arti
gos em revistas nacionais e um artigo em revista inter-
nacional .
Em termos de volume, esta produção ocupa o 2]? lugar en tre
os cursos da área existentes no ps.
4- Produção Científica Discente
- Dissertações/Teses: "No mestrado, dissertações de ótima
qualidade. No doutorado ainda não há produção".
No período considerado, foram defendidas 4 dissertações
cujos títulos podem ser encontrados no Relatório Anual
do Curso 1980/1981, anexo ao processo.
5- Atividades de Pesquisa
"As linhas de pesquisa em andamento são bem diversificadas e
estão refletidas na escolha das disciplinas ministradas no
período. Várias delas confirmam o papel destacado dos
professores na produção científica da área".
Quanto ao Corpo Discente informa a instituição que: "Exige-se
dos alunos da pós-qraduação tempo inteqral, oferecendo-1hes instalações
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na Universidade onde podem realizar suas atividades de estudos. Neste
sentido, o Programa tem sempre lutado, até agora com êxito, na oferta
de bolsas de estudo, condição necessária para que os alunos se voltem
integralmente para o curso".
Acrescenta a i nda que: "Desde seu infcio, o Curso já for
mou 32 Mestres em Antropologia Social , com o número equivalente de
disse rtacões" .
Os Consultores da CAPES deram ao curso o conceito
afirmando que "o curso de mestrado está consolidado e permite prever o
funcionamento do programa de doutorado de maneira sólida, eficiente e
de garantido padrio de excelência. Este é um dos cursos de ponta no país.
A produçio científica de seus docentes tem contribuído de um m£ do
d e c i s i v o para o desenvolvimento da Antropologia e o conhecimento da
realidade nacional. A sua consolidação estimulou a constituição de
outros centros de ensino e pesquisa no Brasil".
Nos dias 1 , 2 e 3 de setembro de 1 981 , o curso foi v_i_
sitado pelos professores O t ávio Guilherme Velho (Museu Naciona1/UFRJ) e
Peter Henry Fry (UNICAMP) . 0 programa de pôs -graduação em Antropolo
gia, em nível de doutorado, iniciou-se há apenas um semestre as suas
atividades. Assim, sendo, os resultados do seu funcionamento são red^
zidos. A Comissão, portanto, no que diz respeito especificamente ao
curso, concentrou sua atenção na proposta de doutorado e nos resultados
observáveis do seu mestrado.
Em síntese, quanto ao Doutorado, conclui a Comissão,
"não cabe a menor dúvida em propor o credenciamento , devido, basicame^ te
às seguintes considerações:
a) A Universidade de Brasília está solidamente i mp 1 a_n
tada e possui condições ímpares no país no que diz respeito a suas i ns_
talações (ressalte-se a qualidade da sua biblioteca central em funcio
namento 22 horas por dia, a existência plena de condições de trabalho
no local para os al unos, a natureza integrada do seu campu s , a presejn ça
de uma d inâmica editora universitária^ e as condições materiais de
trabalho dos seus docentes;
b) Apesar disso, a Universidade tem tido uma política
exemplarmente cautelosa no que diz respeito a implantação da põs-gra-
duação, que recomenda o atual pedido. Só existem hoje dois doutorados na
Universidade: o de Matemática e, agora, o de Antropologia; e
esse so
nente nove anos após o início do funcionamento do mestrado;
c) 0 corpo docente de Antropologia da UnB está segurameji te,
no seu conjunto, entre os três melhores do país. Conta com uma ex
periência de implantação e administraçio na põs-graduação que se es_
tende para além da UnB na experiência individual dos seus integrantes,
devendo-se ressaltar a presença de uma parte do núcleo fundador dopro
grama de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) ,
inclusive o seu primeiro coordenador - Prof. Dr. Roberto Cardoso de 0
1 i ve i ra ;
d) o curso de pós-graduação em nível de mestrado encon-tra-
se consolidado, apresentando desempenho satisfatório nas condições
brasileiras;
Conm ressaltar também que o conteúdo das teses de me_s_
trado apresentadas até então reflete saudave1 mente o amplo s pect rum dos
objetos de estudo desenvolvidos pela Antropologia Social no Brasil.
Assim, as teses se endereçam ã problemática indígena, ao negro, is
condições económicas e simbólicas de uma série de comunidades de pes-
cadores e aos problemas do meio ambiente urbano;
e) A proposta está, no seu conjunto, bem estruturada, bu^_
cando campatibilizar, a partir da experiência adquirida, as exigências
legais com a maior flexibilidade possível, tendo como princípio dire-
tor a busca da excelência académica.
II - VOTO DO RELATOR
Em face do exposto, é o Relator de parecer favorável ã re_
novação do credenciamento, em nível de Mestrado, do curso de pós-gra-
duação em Antropologia, área de concentração em Antropologia Social; e
credenciamento, em nível de doutorado, do curso de põs-graduação em
Antropologia, área de concentração em Antropologia Social e Cultural,
pelo prazo de 5(cinco) anos.
MEC/CFE
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto do
Relator.
Sala de sesões , em 06 de outubro de 1982
RELAÇÃO DOS PROFESSORES DA PÕS-GRADUAÇAO EM ANTROPOLOGIA
(MESTRADO E DOUTORADO)
ALCIDA RITA RAMOS
TITULO: Ph.D, University of Wisconsin, 1972.
ESPECIALIDADE: Etnologia Indígena (esp. Yanohama e Mayongong) , Rela
ções Interétnicas, Organização Social e Parentesco.
XOMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua
ção e em torno de 25 a 30 horas ãs atividades de pós-graduação in
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS É RESPONSÁVEL: Ecologia Cultural, Análise de
Sistemas Interétnicos, Analise de Comportamento ("decision-ma.
king"), Análise de Sistemas Cognitivos e Etnologia Sulamericana.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
JÚLIO CEZAR MELATTI
TÍTULO: Dr., USP, 1970.
ESPECIALIDADE: Etnologia Indígena (esp. Jê e Pano), Análise de Mi^
tos, Estrutura Social, Historia da Antropologia, Análise de Ritos.
NUMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua.
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de põs-graduação in
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS Ê* RESPONSÁVEL: Tópicos Especiais em Etnolo
gia, Pesquisa Supervisionada, Antropologia Social Geral, Etnologia
Sulamericana e Etnologia Brasileira.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
KLAAS AXEL ANTON WESSEL WOORTMAXX
TÍTULO: Ph.D., Harvard University, 1975.
ESPECIALIDADE: Antropologia Económica, Antropologia Urbana, SocÍ£
dades Camponesas e Nordeste do Brasil.
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de põs-
graduação in cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS E RESPONSÁVEL: Antropologia da Saúde, Socie
dades Camponesas, Campesinato e Capitalismo, Antropologia Urbana,
Antropologia Económica, Sistemas Mitológicos e Estudos Etnológicos
Especiais.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
LIA ZANOTTA MACHADO
TITULO: Dr., USP, 1980.
ESPECIALIDADE: Antropologia das Sociedades Complexas, Antropologia
Urbana, Estudos de Representação, Analise de Sistemas Ideológicos,
Educação.
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua
ção e em torno de 25 a 50 horas as atividades de pós-graduação in.
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS Ê RESPONSÁVEL: Tópicos Especiaisem Método
logia Antropológica, Tópicos Especiais em Antropologia das Sociedji
des Complexas, Antropologia das Sociedades Complexas, Tópicos Esp£
ciais em Problemas Sócio-Culturais e Analise Estruturalista: Siste_
mas Ideológicos.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação, pesquisa e coordenação.
MARIZA GOMES E SOUZA PEIRANO
TÍTULO: Ph.D, Harvard University, 1980.
ESPECIALIDADE: Sistemas Simbólicos, Antropologia da Religião, Teo
ria Antropológica e Antropologia no Brasil.
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os prp_
fessores em gerai dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de pós-graduação in
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS E RESPONSÁVEL: História da Antropologia: E_s
tudos Gerais, Mudança Sócio-Cultural, Métodos e Técnicas de Pesqui_
sa em Antropologia, Ritos Sociais e Análise Situacional.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
MIREYA SUAREZ PE SOARES
TITULO: Ph.D, University o£ Cornell, 1979.
ESPECIALIDADE: Campesinato (Área Andina, Meso-América, Centro-
Oeste^ brasileiro), Antropologia Económica e Antropologia
Política.
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de pós-graduação in
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS É RESPONSÁVEL: Sociedades Camponesas, Canpe
sinato e Capitalismo, Patronagem e Dependência e Tópicos Especiais
em Problemas Sócio-Culturais.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
PETER LACKLAN SILVERIVOOD-COPE
TÍTULO: Ph.D, University of Cambridge, 1973.
ESPECIALIDADE: Antropologia da Religião, Sistemas Simbólicos, Orga
nização Social e Parentesco, Etnologia Sulamericana, Etnologia do
Sudeste da Ásia e Antropologia Política.
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de graduji
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de põs-graduação in
cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS É RESPONSÁVEL: Antropologia da Religião, An
tropologia Política, Análise de Sistemas Simbólicos e Etnologia de
Áreas Extra-Continentais.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA
TÍTULO: Dr., USP, 1966
ESPECIALIDADE: Teoria Antropológica, Relações Interétnicas, SocieJa.
des Complexas, Etnologia Indígena (esp. Sul do Mato Grosso, Alto Rio
Solimões e Meseta Tarasca).
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de gradua.
ção e em torno de 25 a 30 horas as atividades de põs-
graduação,, incluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
' DISCIPLINAS PELAS QUAIS E" RESPONSÁVEL: Tópicos Especiais em Teo
rias Antropológicas, Indivíduo e Sociedade, História da Antropolo
gia: Tópicos Especiaisê Análise de Sistemas Interetnicos.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
ROQUE DE BARROS LARAlA
TITULO: Dr., USP, 1972.
ESPECIALIDADE: Estrutura Social, Análise de Mitos, Relações
Intere^t nicas, Etnologia Indígena (esp. Asurini, Kaapor, Suruí e
Kamayurã).
NÚMERO DE HORAS DEDICADAS AO CURSO: Em condições normais, os pro
fessores em geral dedicam de 10 a 15 horas as atividades de
gradua. ção e em torno de 25 a 50 horas as atividades de põs-
graduação in cluindo-se: ensino, orientação e pesquisa.
DISCIPLINAS PELAS QUAIS E RESPONSÁVEL: Organização Social e Paren
tesco, Estudos Regionais e de Comunidade, Minorias "raciais" e na
cionais e Análise Estruturalista: Sistemas Sociais.
ATIVIDADES NO CURSO: ensino, orientação e pesquisa.
OBS: Neste programa a vinculação entre disciplinas e
professores ê flexível, visando uma maior circulação do Corpo
Docente. Assim a apresentação da relação de
responsabilidades entre professores e disciplinas não deve
ser entendida rigidamente.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 04 de outubro de 1982.
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