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1) Dados sobre a Universidade
A Universidade Católica de Salvador, com sede e foro na
cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia e reconhecida
pelo Governo da União pelo Decreto n° 58, de 18 de outubro de
1961 ê uma instituição de ensino superior, mantida pela Asso
ciação Universitária e Cultural da Bahia, dotada de autonomia
didático-pedagógica, financeira, administrativa e disciplinar ,
regida pela legislação federal específica, pelo seu
O Reitor da Universidade Católica de Salvador, enca-
minha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Se-
cretariado Executivo, ministrado pelo Instituto de Letras daque-
la Universidade.
O referido curso foi criado por ato do Conselho Uni
versitário, de número 43, de 13 de novembro de 1974.
Pela Portaria n° 140/81-SESU/MEC foi designada Comis-
são Verificadora integrada pelos professores Silvio de Mendonça
Furtado e Elizabeth Fiqueiredo Agra Marinheiro, ambos da
Universidade Federal da Paraíba, para verificar as condições de
funcionamento do curso.
Com base nos dados contidos no processo e no relato-
rio da Comissão Verificadora informa o que segue:
P
aulo Nathanael Pereira de Souza
Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo ministrado
pela Universidade Católica de Salvador.
ASSOCIAÇÃO UNIVERSIT
Á
R
IA E CULTURAL DA BAHIA
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Estatuto e pelo Código de Direito Canônico, no que lhe for apli-
cável.
Pelo Parecer n° 1911/78, teve aprovado pelo CFE seu
Estatuto.
Quanto ao Regimento Geral informa a Instituição que
este diploma, que antes não havia sido providenciado pelas admi-
nistraçoes megressas, acha-se em fase de elaboração pela equipe
do MEC/BSB, que se encontra assessorando a escola.
2) Dados sobre o curso
2.1. Condições Financeiras:
Embora, como se sabe, a situação da entidade ofereça
uma série de problemas de natureza administrativa, que condu-ziu
á medida extrema de uma intervenção - se bem que sui-generis
porque acertada de comum acordo entre o MEC e o Presidente da
mantenedora - aos poucos observa-se a instauração de um processo
de recuperação e ordenamento, que atinge a todos os setores da
Universidade.E o que se verifica pelo texto do Parecer n° 178/82
prolatado pelo eminente Cons.D.Serafim Fernandes de Araújo, a
propósito do reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, da
mesma Universidade.
Se, a entidade mantenedora ainda oferece algumas di-
ficuldades financeiras e fiscais a serem sanadas, o curso de que
trata este Parecer, apresenta uma situação de equilíbrio , com
substanciais superavits nos anos de 1979 e 1980 e um peque no
déficit, em 1981, proveniente da crise financeira geral que se
abateu sobre o ensino superior privado brasileiro no decorrer
desse ano.
2.2. Condições Materiais
As instalações, que se situam em tradicional mostei-
ro de Salvador, são antigas e têm exigido adaptações numerosas
para abrigar os cursos da Universidade, assim é que, como infor-
ma a Astec:
"As 18 salas de aula não são exclusivas do Curso,
pois servem às disciplinas comuns a todos os cursos. Em se tra-
tando da adaptação de um convento, não há salas padronizadas. Se
algumas salas contam com 25 lugares, outras contam com 60, de
sorte que o Curso - a cada dia - funciona em classe conforme o
número de alunos matriculados na disciplina.
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2.3. Biblioteca
A Biblioteca Central funciona das 7 às 22 horas e o
seu acervo ê de 4.343 títulos, com 5.136 exemplares.
O quadro de pessoal ê composto por 2 bibliotecários
2 datilógrafos, 6 atendentes, 2 recepcionistas, 6 auxiliares de
biblioteca e 3 serventes.
0 sistema de catalogação é o ALA e o de classifica-
ção é o CDU.
Sobre este item a Comissão Verificadora informa
que:
"Ha uma Biblioteca setorial de fácil acesso ao curso
porque funcionam, ambos, no mesmo convento. 0 acervo, segundo
informações do Diretor do Instituto, é o mesmo de 1975, ou seja, é
o mesmo desde a autorização do curso, em virtude da falta de
espaço.
Só agora a sacristia do mosteiro foi Conquistada, de
forma que a Comissão encontrou a biblioteca setorial em fase de
mudança e arrumação, razão pela qual não foi possível uma
avaliação satisfatória dos periódicos, número de volumes e títulos
diretamente relacionados às matérias do Curso.
“A Direção nos apresentou listagens de títulos
específicos para Secretariado, já solicitados, os quais garantirão
excelente rendimento ao Curso em pauta”.
Observa-se que, no momento em que a biblioteca se-
torial se instalar definitivamente no seu novo espaço conquistado
à sacristia, e dispuzer de pessoal técnico-adminstrativo pròpri-
esse problema ficará satisfatoriamente atendido.E sempre bom
lembrar que tudo está sendo re-arrumado naquela Universidade.
2.4. Estrutura e Funcionamento
O curso vem sendo oferecido pela Universidade desde
1975, com 110 vagas totais anuais.São realizados dois concursos
vestibulares por ano.
O quadro a seguir demonstra a evolão das matrículas
no período 1977/80.
Ano
Período
Letivo
Inseri
tos
Vagas
Oferec.
Classi-
ficados
Novos
Alunos
Matricula
Número
concluintes
Total
1977
19
29
279
195
60
50
59
50
-
03
181
01
260
1978
19
29
309
273
60
50
64
48
03
02
309
318
13
1979
19
29
428
390
60
50
61
5
0
06
01
24
349
12
350
1980
19
29
545
415
60
50
59
50
01
372
380
24
A instituição informa que na coluna "Novos Alunos"
somam-se também matrícula especial e transferência externa.
O currículo adotado para o curso foi elaborado pela
própria instituição e as disciplinas que o integram encontram-se
relacionadas no Anexo I
O curso ê desenvolvido em 6 (seis) semestres letivos
e a carga horária perfaz 2010 h/a, não estando aí incluídas 120
h/a de Estudo de Problemas Brasileiros e 270 horas referentes
ao Estágio Supervisionado.
O controle curricular é feito através da matrícula
por disciplina.
Quanto ao Estágio Supervisionado, assim se expressa
a Comissão:
"Esta Comissão pode constatar o ótimo nível de es-
tágio supervisionado adotado pela UCSAL.
O Curso adota estágios obrigatórios que obedecem a
determinações prescritas pela Ficha de Estágio Profissional,Fo-
lha de Requerimento do Diretor do Insitituto ao Diretor da Em-
presa e, finalmente, pela Regulamentação do Estágio do Curso de
Secretariado Executivo e conta com uma carga horária de 270 h
(7 créditos).
O estagio obrigatório no último (69) semestre exige:
tempo integral ou meio expediente do estagiário, atividade espe-
cífica do aluno frente à Empresa e avaliação de rendimento(por
parte da Empresa), onde são considerados comportamentos,assidui-
dade, iniciativa, interesse, sendo prático e aproveitamento.
Não há propriamente uma "Coordenação de Estágios"
porque estes são acompanhados pelos dirigentes de Empresas, de
forma que os alunos-estagiários retornam ao Curso com
relatório
aos quais a Empresa atribui um conceito".
Vale ainda acrescentar as seguintes informações
prestadas pela Comissão Verificadora:
"Coordenação do Curso:
No atual Reitorado - onipresença em todos os ân-
gulos da administração universitária - a figura do Coordenador
foi abolida por motivos de ordem econômica. O Curso é coordena do
pelo mesmo Diretor do Instituto de Letras, Professor Raymomd Van
Der Haegen.
Pesquisa
Os Departamentos de Línguas Estrangeiras para o
Inglês e Línguas Vernáculas servem ao Curso de Secretariado, mas
não envolvem pesquisas relacionadas aos alunos e sem aos
docentes. Exemplo ê o "Manual de Linguagem" da Professora Léa
Carreira de Menezes Ferreira que, pertencendo ao Departamento de
Línguas Vernáculas, trabalhou o Português Técnico destinado aos
alunos do curso, objeto desta análise.
Esta Comissão observou a existência de alguns poucos
trabalhos discentes que, incursionado pelo campo das Ciências
Humanas (Saúde, EPB e Férias de Legislação Social do Tra-
balhopiJRElTO ), não se vinculam, pertinentemente, ao Curso de
Secretariado.
3. Corpo Docente
Sobre o item, assim se expressa a Comissão Verifi-
cadora:
"O Curso não está filiado a nenhum Departamento,ou
seja, ele existe na concomitância com os Departamentos de Letras
Vernáculas, Letras Estrangeiras e Tronco Comum, também de
nominado Disciplinas Gerais.
Graduados, quase todos, pela própria UCSAL, os do-
centes do ciclo profissionalizante ministram uma carga-horária
variável entre 02 e 04 h. semanais. Apenas 03 docentes (Inglês
Técnico e Português Técnico) ministram 06 h.semanais, um
profes-sor de Inglês Técnico com 12 h. semanais e um professor
de Inglês Técnico encontra-se ministrando 18 h semanais.
Os 17 docentes que lecionam neste Curso de Secreta
riado,em nível profissionalizante, estão ligados aos Departa-
mentos de Tronco Comum, Línguas Vernáculas e Línguas Estrangei-
ras, bem como ã Faculdade de Ciências Humanas, aos Cursos (ou
PROC. N° 748/81
Faculdades ou Departamentos) de Direito e Administração".
O quadro Geral do corpo docente constitui o
AnexoII desta informação.
A i seguintes professores nstituição apresenta os
responsaveis pelo ensino das disciplinas do currículo do
curso(ver fichas-cadastro no Anexo III desta informação).
ol. Benedito José de Araújo Veiga
Disc. Funções do Secretário
Relações Humanas Decisão: Pode
ser aceito
2. Carmelinda Cantolino Leal
Disc. Técnica de Arquivo
Decisão: Pode ser aceita
3. Cláudio da Silva Penalber
Disc. Estatística
Decisão:Pode ser aceito
4. Dinorah D'Araújo Berbert de Castro
Disc. Introdução ã Filosofia
Decisão: Pode ser aceita
5. Eduardo Adami Góes de Araújo
Disc.: Legislação Social e do Trabalho
Fundamentos de Direito
Decisão: Pode ser aceito
6. e Giovanni Paim Belmonte Guisepp
Disc: Fundamentos de Administração
Decisão: Pode ser aceito
7. Granville Alves Bastos
Disc.: Inglês, Técnico I a IV
Decisão: Pode ser aceito
8. Lea Carreira de Menezes Ferreira
Disc: Português Técnico I a IV
Decisão: Pode ser aceito
9. Leila Luiza Jezler Campeio
Disc . : Inglês Técnico V e VI
Decisão: Pode ser aceita
10) Maria Eneida de Araújo Andrade
Disc.: Complementos de Matemática I
Decisão: Pode ser aceita
PARECER
n
°
MEC/CFE
11) Olivia Seligsohn Wenceslau da Silva
Disc.: Língua Portuguesa I e II
Decisão: Comprove títulos
12) Raudelice Santiago Altmicks
Disc: Psicologia I Decisão:
Pode ser aceita
13) Rilma Viana Cotias Disc:
Estenografia I e II Decisão:
Pode ser aceita
14 Severiano Correia Costa )
Disc.: Contabilidade
Decisão: Pode ser aceito
Cumpre informar que não foi indicado professor para a di-
ciplina "Processos Mecanográficos".
4. Diligências:
Por despacho interlocutório, baixou o processo em diligên-cia
para que o estabelecimento esclarecesse os seguintes pontos:
a) nome e títulos dos professores de Processos Mecanográficos,de Sócio-
logia e EPB.
b) explique a ausência da disciplina Educação Física no currículo do
curso.
Em 25 de agosto do corrente ano,pelo ofício n° 558/82 foram
satisfatoriamente cumpridas as exigências, conforme a trascrição que se
segue:
1) indica-se o nome do Prof.Olavo Joventino Rocha G. de
Ca ts sos Mecanográficos, possuidor de ro para a disciplina de Proces
curriculum já registrado no MEC - Proc.408, Parecer 178/82;
2) anexa-se para o exame de praxe, a ficha cadastro e o
cu riculum vitae do Prof.José Newton r Alves de Souza, indicado para as
disciplinas Sociologia e Estudos de Problemas Brasileiros I e II, que
comprovam a sua habilitação;
3) justifica-se a ausência da disciplina Educação Física do
currículo mínimo e sua ministração a um pequeno numero de alunos,
desenvolvendo atividades esportivas nos fins de semana, sob a orientação
do Prof.Fernando José da Cunha Chagas, Diretor do Curso de Educação
Física da UCSal (reconhecido pelo Decreto n° 79.853 de
23.06. E alunos do Curso de 77). que a quase totalidade dos
Secretariad ite ê do sexo feminino, o Executivo, ministrado à no
trabalhando por dia; parcela apreciável pede 8 (oito) horas
dispensa por ter mais de 30 anos ou por motivo de saúde, que a
própria Lei permite.
Vistos e analisados o currículo e a documentação relati-
vos ao prof. José Newton Alves de Souza, pode o mesmo ser aceito
para as disciplinas EPB e Sociologia.
II - VOTO DO RELATOR
A vista do exposto, pode ser concedido o reconhecimento
ao curso de Secretar ersidade Católica de Sal. iado Executivo, da Univ
vador,Bahia.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2° Grupo, acompanha o voto
do Relator.
Sala das Sessões, em 01 de setembro de 1982.
Presidente e Relator
ANEXO I CURRICULO PLENO
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Português Técnico I
Português Técnico II
Português Técnico III
Português Técnico IV
Inglês Técnico I
Inglês Técnico II
Inglês Técnico III
Inglês Técnico IV
Inglês Técnico V
Inglês Técnico VI
Relações Humanas.
Funções do Secretário
Estudo de Problemas Brasileiros I
Estudo de Problemas Brasileiros II
Estenografia I
Estenografia II
Processos Mecanográficos
Contabilidade
Estatística
Fundamentos de Administração
Fundamentos de Direito
Legislação Social e do Trabalho
Introdução ã Filosofia
Sociologia I
Psicologia I
Complementos de Matemática I
Teologia
Técnica de Arquivo
Estágio Supervisionado
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em03 de setembro de 1982.
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