Política Social
Ratifica-se n manutenção do estudo da Politica So
cial tendo cm vista ser a ação do Serviço Social um dos meios de
realização da Política Social junto aos estratos mais carentes /
da população, assim como se colocar mesmo, como meio estimulador
do processo de formulação da Política Social quando ausente des-
sas camadas ou de sua dinamização quando necessária. Neste senti
do, ressalta-se o estudo e a analise das politicas publicas,suas
repercussões sociais e as estratégias de ação do Serviço Social
como executor, estimulador e dinamizador dessa Política, assim
como da Política Social em geral.
Administração cm Serviço Social
Baseia-se a proposta de introduzir o estudo da Ad
ministração em Serviço Social no Currículo Mínimo na necessidade
de conhecimento e analise das teorias administrativas e sua rela
ção com as praticas administrativas no Serviço Social (coordena-
ção, assessoria, supervisão e outras) e as vinculações das orga-
nizações com o contexto estrutural e conjuntural.
Pesquisa em Serviço Social
Sugere-se a inclusão de Pesquisa em Serviço So-
cial objetivando a capacitação do aluno para uma pratica cien-
tífica, através do estudo dos diferentes métodos e técnicas,
suas limitações e alcances, e sua utilização em Serviço Social
como um dos instrumentos da relação Teoria/pratica e com
vistas a produção de conhecimentos específicos de Serviço Soci_
al.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Fundamenta-se a inclusão da Orientação de Traba
lho de Conclusão de Curso na oportunidade que tem o aluno de
ser orientado para a realização de um trabalho de sua autoria/
relacionado com o Serviço Social, tendo ou não por base a sua
própria pratica de estagio de formação profissional. A impor-
tância esta em exercitar o aluno para refletir o Serviço Soci-
al, e com isso, conduzi-lo a garantir a unidade teoria/prática.
A exigência de elaboração de um trabalho de Conclusão de Curso
está contido na Lei 1.889 de 13 de junho de 1973, que dispoe
sobre os objetivos do ensino de Serviço Social em seu art. 10.