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UNIVERSIDADE DEO PAULO - SP.
Instituto de Ciências Matemáticas deo Carlos- SP.
Renovação do credenciamento do Curso de Pós-Graduação em
Matemática, ao nível de mestrado e de credenciamento ao nível de
doutorado.
PROFESSOR NILSON PAULO
1- A Universidade de Sao Paulo, mediante oficio do
Magnifico Reitor, encaminha pedido de renovação de credenciamen-
to de seu Curso de Pós-Graduação em Matemática, ao nível de mes-
trado e credenciamento do mesmo curso ao nível de doutorado do
Instituto de Ciências Matemáticas deo Carlos.
0 Curso de Mestrado foi credenciado por este Conse
lho Federal de Educação mediante o Parecer n° 1.056/77 de 15 de
abril de 1977.
2- Submetido o processo â CAPES, foi exarado relató-
rio técnico, constante no processo, baseando-se o mesmo nos da-
dos e avaliações apresentados pela Comissão de Consultores Cien-
tíficos da CAPES para os períodos de 2° semestre de 1980 e 1° se
mestre de 1981.
Ainda no processo figura o relatório da Comissão Ve
rificadora designada pela CAPES, a qual visitou o curso nos
dias 2 e 3 de dezembro de 1981.
3- 0 Curso listou um corpo docente formado de 19 pro-
fessores permanentes (18 em regime de trabalho de Dedicação Exclu
siva e um tem Tempo Integral); 15 professores participantes (ho
ristas); 5 professores visitantes e 6 professores em treinamento
I - RELATÓRIO
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no exterior .
A titulação do corpo docente permanente é a seguinte:
7 livres docentes, 10 doutores e 2 com curso de mestrado.
Os professores participantes (horistas) apresentam a
seguinte titulação: 4 livres docentes, 10 doutores e 1 com curso de
mestrado.
4- No período mencionado ocorreram 8 titulações ao nível
de mestrado e 4 ao nível de doutorado.
Em junho de 1981 o Curso contava com 66 alunos, assim
distribuídos: Mestrado- 22 cursando somente disciplinas; 5 cursando
disciplinas e elaborando dissertação; 10 somente elaborando disserta
çao e 1 aguardando defesa de dissertação. Doutorado- 3 cursando so -
mente disciplinas; 10 cursando disciplina e elaborando tese; 14 so-
mente elaborando tese e 1 aguardando defesa de tese.
5- Os Consultores Científicos da CAPES consideram a produ
ção científica docente como "regular". No período registrado o corpo
docente publicou 11 artigos em periódicos nacionais e outro trabalho
de interesse para a área.
Em termos de volume, esta produção ocupa o 39 lugar en-
tre os cursos da área existentes no país.
6- 0 Curso listou 8 linhas de pesquisa, cujo desenvolvimen
to conta com a participação de professores e alunos.
7- Em novembro de 1981, os Consultores Científicos da
CAPES atribuíram o conceito "C" ao mestrado e o conceito "D" ao douto
rado .
Interpretando estes conceitos, os Consultores afirmaram
que o mestrado encontra-se "estacionário",o apresentando nenhum pro
gresso em relação ao ano anterior. 0 doutorado encontra-se em crise,
dado que há apenas um grupo pequeno de pesquisa em ambiente de isola-
mento, com forte endogenia, com número excessivo de alunos de doutora
do (28) e sem experiência para ativar, em nível razoável, um tal
programa de formação de doutores."
Os Consultores acrescentaram ainda que "o mestrado exer_
ceu papel histórico relevante durante algum tempo, no sentido de me-
lhorar a formação dos docentes da região.
8- A Comissão Verificadora designada pela CAPES foi consti.
tuída pelos professores Israel Vainsencher (UFPE) e Carlos Frederico
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B. Palmeira (PUC/RJ), que elaboraram relatórios individuais.
0 Professor Palmeira manifestou-se favorável ã renova-
ção do credenciamento do mestrado. Quanto ao doutorado, o professor
salienta que, em suas três sub-áreas, apenas uma apresenta reais con
dições para funcionamento satisfatórios: a ãrea de Analise. As duas
outras- Geometria e Analise Numérica -apresentam deficiências que le
vam o professor a considerá-las aindao suficientemente amadureci-
das.
Considerando, porém, o bom nível do grupo de Analise,o
professor recomenda o credenciamento do doutorado, especificando que,
se pudesse ser concedido por área, recomendaria apenas o credencia -
mento do doutorado em Análise.
0 professor Vainsencher apresentou relatório mais
sucinto, mas de modo geral concorda com o Professor Palmeira. Ê,pois,
favorável ao credenciamento do mestrado.
Quanto ao doutorado, e mais contundente em recomendar o
credenciamento apenas na área de Análise.
II - VOTO DO RELATOR
Em Face do exposto, o Relator e de opinião que pode ser
renovado credenciamento o Curso de Matemática, ao nível de mestrado do Institui
to de Ciências Matemáticas deo Carlos da Universidade deo Paulo
Quanto ao credenciamento do Curso ao nível de doutorado,
considerando o conjunto condições existentes, somos favoráveis, ao
credenciamento do doudorado em analize e que seja incitivado programa de põs-doutora -
mento no exterior, especialmente na área de Geometria e analise numerica
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Camara de Ensino Superior, 1° Grupo, acompanha o voto do
relator .
Sala das Sessões, em
OUTRAS
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1977
1971
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1980
1978
1978
1976
1977
1969
USP-ICMSC .
USP-EESC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-EESC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-EESC
Matemática
Matemática
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Matemática
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Matemática
Matemática
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Matemática
Matemática
Matemática
Matemática
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DO
DO
1) DOCENTES DO ICMSC-USP - CREDENCIADOS
- Aldo Ventura
- Antônio Fernandes Izê
- Ary de Souza Pinheiro
- Auster Ruzante
- Carlos Biasi
-
Célia
Maria
Finazzi
de
Andrade
- Gilberto Francisco Loibel
- Hermínio Cassago Jr.
- Hildebrando Munhoz Rodrigues
- Izette Alves Coelho Loibel
- Luiz Antônio Favaro
- Lourdes de la Rosa Onuchic
- Luiz Augusto da Costa Ladeira
- Marielza Jorge Favaro
- Mário Rameh Saab
1) Nível: LD: Livre-Docente; D: Doutor; M: Mestre; G: Graduação
2) Regime de Trabalho:*RDE: Dedicação Exclusiva; RTC: 24/36 horas; RTP: 12/20 horas; H: Horista
3) Número de horas semanais dedicadas ao curso
*RDIDP-Regime de Dedicação Integral ã Docência e ã Pesquisa
OUTRAS
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RDIDP
RDIDP
1978
1976
1976
1980
1978
1981
1979
1974
1976
1976
1980
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USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
Brown University-USA
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Brown
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USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-ICMSC
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Matemática
Matemática
Matemática
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Matemática
Matemática
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Matemática
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2) DOCENTES DO ICMSC-USP - NA0 CREDENCIA
DOS
- Adalberto Spezamiglio
- Antônio Marcos Vila
- Cláudio Martins Mendes
-
Hermano
de
Souza
Ribeiro
- Luiz Antônio Vieira de Carvalho
-
José
Alberto
Cuminato
-
José
Gaspar
Ruas
F°
- Maria Aparecida Soares Ruas
- Neide Maria Bertoldi Franco
- Oziride Manzoli Neto
- Roberto C. Engler Pinto
- Wilson Mauricio Tadini
L) Nível: LD: Livre-Docente; D: Doutor; M: Mestre; G: Graduação
2) Regime de Trabalho:*RDE: Dedicação Exclusiva; RTC: 24/36 horas; RTP: 12/20 horas; H: Horista
3) Numero
de horas semanais dedicadas ao curso
* RDIDP - Regime de Dedicação Integral ã Docência e ã Pesquisa
OUTRAS
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1954
1973
USP-FPCL
USP-ICMSC
Matemática
Matemática
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- 3) ORIENTADORES E COLABORADORES DO PRO-
GRAMA - CREDENCIADOS
- Cândido
Lima
da
Silva
Dias
- Natalino Adelmo de Molfetta
1) Nível: LD: Livre-Docente; D: Doutor; M: Mestre; G: Graduação
2) Regime de Trabalho: RDE: Dedicação Exclusiva; RTC: 24/36 horas; RTP: 12/20 horas; H: Horista
3) Numero de horas semanais dedicadas ao curso
OUTRAS
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ATIVIDADES
REGIME DE TRA
BALHO
QUALIFICAÇÃO
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ÇÃO
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ESPECIALIDADE
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1977
1965
1978
1978
1953
1976
1973
1970
1976
1980
1978
1975
1975
Rutgers University-USA
USP
USP-ICMSC
Brown University-USA
University of North Caro
lina
UFF-IM-RJ
PUC-SP
Universityof Dundee
Rutgers University-USA
USP-EESC
USP-FMRP
USP-ICMSC
USP-ICMSC
USP-IME
USP-IAG
Matemática
Matemática
Matemática
Matemática
Computação
Computação
Matemática
Computação
Matemática
Engenharia
Matemática
Matemática '
Matemática
Matemática
Física
DO
DO
DO
DO
DO
LD
DO
DO
DO
GR
LD
DO
LD
DO
LD
4) ORIENTADORES E COLABORADORES DO PRO-
GRAMA - NAO CREDENCIADOS
- Adalberto Panobianco Bergamasco
- Artibano Micali
-
Brasil
Terra
Leme
- Cerino Ewerton de Avellar
- Daniel Teichroew
- Doris Ferraz de Aragon
- Irineu Bicudo
- James C. St.
Clair
Sean
McKee
- Janey Antônio Daccach
- João Carlos Barreiro
- José Geraldo dos Reis
- Luiz Carlos Pavlu
- Orlando Francisco Lopes
- Roberto Celso Fabricio Costa
- Sylvio Ferraz de Mello
1) Nível: LD: Livre-Docente; D: Doutor; M: Mestre; G: Graduação
Regime
de
Trabalho: RDE:
Dedicação Exclusiva;
RTC:
24/36
horas; RTP:
12/20
horas;
H:
Horista
3)
Número
de
horas
memanais
dedicadas
ao
curso
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
maioria, a Conclusão da Cântara.
Sala Barretto Filho, em 04 de agosto de 1982.
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