Download PDF
ads:
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS
Credenciamento do Mestrado em Educação - Ãreas de Concentração:
Pesquisa Educacional e Metodologia do Ensino
Eurides Brito da Silva
A Universidade Federal deo carlos encaminhou a es-
te Conselho, para fins de credenciamento, o processo acima ca-
racterizado .
A Comissão Julgadora, formada pelas professoras Gisel-
da A. Moraes (UFSe) e Zenita Cunha Guenther (UFMG), visitou a
Instituição nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 1981, apresentan
do substancioso relatório de tudo quanto observou, o qual se en
contra anexado ao processo. Igualmente, consta dos autos um rela.
tório técnico emitido pela CAPES, organizado em quatro partes:
a primeira, contendo um sumario do Relatório Anual, enviado pela
referida Universidade ã CAPES; a segunda parte, onde a CAPES
apresenta, em conformidade com seus critérios, a posição do cur
so em relação aos demais cursos da ãrea existentes no País; a
terceira parte apresenta uma ficha síntese, contendo as avalia
ções do curso em anos anteriores; e, finalmente, na quarta parte,
a CAPES faz um comentário sobre o relatório elaborado pela Comis
o de Especialistas que compôs a Comissão Verificadora pors
jã citada.
I - RELATÓRIO
1. Condições Institucionais
Dispensamo-nos de examinar as condições jurídicas e
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
patrimoniais da Universidade Federal de Sao Carlos, já sobejamente
conhecidas deste Conselho.
2. Áreas de Concentração
Em seu programa de Pós-Graduação em Educação, a Universida
de Federal deo Carlos pleiteia o credenciamento de seu curso em
nível de Mestrado, com ãreas de concentração em Pesquisa Educacional
e Metodologia do Ensino.
A Instituição justifica suas ãreas de concentração em Edu
cação, enfatizando que elas permitem "o preparo de professores uni-
versitários que tenham também condições de serem investigadores em
Educação - quer em nível de investigação fundamental (concentração em
Pesquisa Educacional, quer em nível de investigação aplicada (concen
tração em Metodologia de Ensino). Assim, embora se defina a título
de formação mais intensiva duas ãreas de concentração - uma que per
mite a aquisição de conhecimentos e habilidades mais vinculadas à
Pesquisa Educacional entendida como investigação básica, de caráter
o necessariamente imediato, e outra que permite a formação de espe
cialista-pesquisador, voltado para os problemas de ensino-aprendiza-
gem propriamente dito, que investiga e produz conhecimentos de natu
reza teorico-prãtica, aplicados a seus problemas específicos - ambas
estão vinculadas através de uma formação fundamental comum a um mes
mo objetivo geral básico: a capacitação do pós-graduando para o de
senvolvimento de atividades criativas no âmbito da educação, com uma
atitude de permanente abertura para a investigação".
3. Condições Materiais
Afirma a Comissão Verificadora textualmente, quanto as con
dições materiais do curso: "O programa é, fisicamente, muito bem ins
talado, contando com amplo espaço para alunos e professores: gabine
tes para professores, salas de aula bem equipadas, 5 salas de estudo
para alunos, equipadas com mesas e armários, salas para projetos es-
pecíficos de pesquisa, salas de reuniões, secretaria e serviços auxi
liares. Conta ainda com as outras instalações gerais do Campus da Uni
versidade".
Quanto a Biblioteca Central da Universidade, onde se encon
tra o acervo utilizado pelos alunos do Mestrado em Educação, a Comis
o Verificadora emitiu pronunciamento favorável. As instalações foram
ads:
consideradas muito boas, havendo direto acesso dos alunos às estan-
tes de livros e periódicos. Encontram-se no setor de educação 110
títulos de periódicos em assinatura corrente, (pág. 155-173); segun
do levantamento feito pela coordenação, foram identificados 672 titu
los na ãrea de concentração Metodologia de Ensino,em um total de
2.154 exemplares, e 1.262 títulos específicos da ãrea de Pesquisa
Educacional, num total de 4.204 exemplares. Alem de outros títulos,
em disciplinas de domínio conexo, a coordenação informou a aquisi-
ção, nos últimos meses, de mais 600 novos títulos, livros que estão
sendo processados para serem colocados em circulação. 0 programa es-
ta organizando um Centro de Documentação e desenvolvendo um projeto
de coleta e recuperação de documentos antigos existentes na região.
Quanto ao Relatório Técnico da CAPES, cabe destacar:
Corpo Docente
Parecer dos Consultores da CAPES em 1981:
Dimensão e Qualificação: "19 doutores ou livre-docentes e
7 mestres".
Endogenia na Formação: "Ha muito boa composição.
A maioria é formada em universidades brasileiras e, 351,em
universidades americanas ou europeias".
Dedicação ao Curso:"Ha indícios de bom envolvimento do gru
po no Curso".
Dependência de Visitantes: "Não existe".
Concentração na Area: "Reflete-se adequada distribuição de
acordo com as ãreas".
0 Curso listou um corpo docente formado por 26 professores
permanentes (21 em regime de trabalho em Dedicação Exclusiva e 5 em
Tempo Parcial), além de 5 professores participantes horistas.
A distribuição dos professores permanentes, segundo a es
pecialidade e titulação, ê a seguinte:
Orientação de Dissertações
Parecer dos Consultores da CAPES em 1981:
Dependência de Orientadores em Tempo Parcial: "Nao ocorre"
ATIVIDADE NO CURSO
Somente cursando disciplinas
Cursando disciplinas e elaborando
dissertações
Somente elaborando dissertações
Dissertações entregue, aguardando
defesa
TOTAL
NUMERO DE ALUNOS
40
3
21
2
66
No período, 9 professores lecionaram o orientaram dis-
sertações simultaneamente, 13 apenas lecionaram e 4 apenas orienta
ram dissertações. Segundo o relatório do Curso, todos os professo-
res estiveram envolvidos em atividades de pesquisa.
TITULAÇÃO
ESPECIALIDADE
Administração Educacio
nal
Economia
Ensino/Aprendizagem
Estatística Matemática
Filosofia
Fundamentos da Educação
Historia
Planejamento e Avalia-
ção Educacionais
Psicologia da Aprendiza
gem
Sociologia
TOTAL
TOTAL
3
1
5
1
2
7
1
3
1
2
26
LIVRE-DO
CENCIA
-
1
-
1
-
-
1
_
-
3
DOUTORADO
3
-
2
1
1
6
1
.
1
2
17
MESTRADO
1
2
-
-
1
-
2
_
-
6
III - DECISÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1° Grupo, acolhe o voto
da Relatora.
Sala das Sessões, em 2 de agosto de 1 982.
0
M
P
L
E
M
E
N
T
A
R
TOTAL DE CREDITOS OBRIGATÓRIOS
24
ELETIVAS
História do Ensino de 1° Grau
Historia da Educação
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação
Economia e Educação
Pesquisa e Teoria em Administração Escolar
Formas de Transmissão do Conhecimento Ci-
entifico
Educação e Desenvolvimento Social
Educação e Trabalho
Educação Brasileira: Ensino Público e En-
sino Privado
Educação Popular
Teoria da História
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
6
N
A
s
c
0
OBRIGATÓRIAS
Problemas da Educação Brasileira
Teoria da Educação
Fundamentos de Filosofia e Metodologia da
Ciência
6
6
6
18
DISCIPLINAS
CR
CrOb
PLANO
CURRICULAR
DOMÍNIO
CONEXO
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA COMUM: Fórum de Debates
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA COMUM: Estudo de Problemas
Brasileiros
TOTAL DE CREDITOS OBRIGATÓRIOS
) 36
M
E
T
0
D.
D
E
E
N
S
I
N
0
ELETIVAS
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação I
Metodologia de Planejamento e Avaliação de Ensino
Medidas Educacionais
Tecnologia Educacional
Laboratório de Programas de Ensino
Modelos de Ensino
Evolução dos Métodos de Ensino
Metodologia do Ensino
6
6
6
6
6
6
6
6
18
OBRIGATÓRIAS
Pesquisa em Metodologia do Ensino
Problemas em Metodologia do Ensino
12
6
18
DISCIPLINAS
Cr
CrOb
Legenda: TIT-Titulo mais elevado
AC -Area de conhecimento (cod. CAPES/CNPq)
RT -Regime de Trabalho
OR - Professores Orientadores
PE - Professores Pesquisadores
2.1 - PROFESSORES PERMANENTES
05 CARLOS ALBERTO ANDRE-
UCCI
DO
060703
UNESP
74
DE
Historia da Educação
História do Ensino de 1°
Grau
Pesquisa Educacional
S
04 BETTY ANTUNES DE OLI-
VEIRA
DO
060703
PUC - SP
78
DE
Pesquisa e Intervenção em
Educação
Pesquisa Educacional
S
03 BENTO PRADO DE ALMEIDA
FFRRAZ JÚNIOR
LD
060800
USP
65
DE
Filosofia da Educação
Pesquisa Educacional
S
02 BENEDITO RODRIGUES DE
MORAES NETO
ME
060600
UFMG
76
DE
Economia e Educação
N
01 ALDEMIR GRACELLI
DO
060701
Univ. Iowa
78
DE
Pesquisa e Teoria em Admi
nistração Escolar
Métodos e Técnicas de Pes-
quisa em Educação II
Pesquisa Educacional
S
NOME
TIT
AC
INSTITUIÇÃO
ANO
RT
RESP: DISCIPLINA
CO-RESP. DISCIPLINA
OR
11 JOSÉ ALBERTINO ROSARIO
RODRIGUES
DO
060300
Univ. de
Paris
68
DE
Sociologia da Educação
Métodos e Técnicas de Pes-
quisa em Educação I
S
S
10 GABRIELA STANGENHAUS
DO
040301
Univ. de
Iowa
77
DE
Estatística Aplicada a Pes
quisa Educacional
N
S
09 FERMINO FERNANDES SISTO
LD
060704
UNICAMP
81
DE
Pesquisa e Metodologia de
Ensino
Modelos de Ensino
Problemas em Metodologia
do Ensino
Metodologia do Ensino
S
S
08 ESTER BUFFA
DO
060703
Univ. de Pa
ris
79
DE
Educação Brasileira: Ensi-
no Público e Ensino Priva-
do
Pesquisa e Política Educa-
cional no Brasil
Pesquisa Educacional
S
S
07 ELZA DE ANDRADE OLIVEI-
RA
ME
060703
Univ. de
Chicago
75
DE
Métodos e Técnicas de Pes-
quisa em Educação I
Métodos e Técnicas de Pes-
quisa em Educação II
Pesquisa Educacional
N
S
06 EDA TEREZINHA DE OLI
VEIRA TASSARA
ME
060702
USP
78
DE
Laboratório de Programas
de Ensino
Metodologia
do
Ensino
N
s
25 WAGNER GONÇALVES ROSSI
DO
060703
Univ. Ohio
80
TP
Tendências da Pesquisa Edu
cacional
Educação e Trabalho
Pesquisa Educaciona.1
S S
24 VALDEMAR SGUISSARDI
DO
060703
Univ. Paris
76
DE
Problemas da Educação Bra-
sileira
Pesquisa Educacional
S
s
23 ROSÁLIA MARIA RIBEIRO
DE ARAGÃO
DO
060704
UNICAMP
76
DE
Metodologia de Planejamen-
to e Avaliação de Ensino
Problemas em Metodologia
do Ensino
Pesquisa em Metodologia do
Ensino
Metodologia do Ensino
S
S
22 PEDRO DE ALCÂNTARA FI-
GUEIRA
DO
061000
UNESP
74
DE
Teoria da Historia
Pesquisa Educacional
S S
21 PÉRICLES TREVISAN
DO
060800
UNESP
74
DE
Fundamentos de Filosofia
e Metodologia da Ciência
Formas de Transmissão "do
Conhecimento Científico
Pesquisa Educaciona.1
S
S
20 PAOLO NOSELLA
DO
060703
PUC-SP
81
DE
Teoria da Educação
Educação Popular
Pesquisa Educacional
S
S
19 NIVALDO NALE
DO
060202
UNESP
74
DE
Psicologia da Educação
Metodologia do Ensino
Problemas, em Metodologia
do Ensino
Pesquisa em Metodologia do
Ensino
S S
18 MAURÍCIO CARLOS RUGGIE-
ME
060704
UNICAMP
79
TP
40
Metodologia do Ensino
N
S
17 MARIA DA GRAÇA NICO
LETTI MIZUKAMI
ME
060704
PUC - RJ
77
DE
Medidas Educacionais
Metodologia do Ensino
N
S
16 MARIA CÍLIA COTA
ME
060704
UNIMEP
79
DE
Modelos de Ensino
Metodologia de Planejamen-
to e Avaliação de Ensino
N
S
15
MARIA
CECÍLIA
RAPHAEL
DE GOMES
DO
060704
USP
79
DE
Problemas em Metodologia
do Ensino
Pesquisa em Metodologia
do Ensino
Metodologia do Ensino
S
s
14 MARIA APPARECIDA FORES-
TI FERREIRA DA COSTA
ME
060702
Case Wes-
tern Uni-
versity
75
DE
Tecnologia Educacional
Laboratório de Programas
de Ensino
Metodologia
do
Ensino
N
S
13 MÁRCIA BRITO DE ALMEIDA
BUENO
ME
060704
SOUTHAMP-
TON
79
DE
Evolução dos Métodos de En
sino
Metodologia do Ensino
Metodologia de Planejamen-
to e Avaliação de Ensino
N
S
12 JOSÉ CLÁUDIO BARRIGUELLI
DO
060300
USP
72
DE
Educação e Desenvolvimento
Social
Pesquisa Educacional
S |
S
Legenda: TIT - Título mais elevado
AC - Area de Concentração (DOD. da CAPES/CNPq)
2.2 - PROFESSORES ORIENTADORES VISITANTES
CARLOS FELÍCIO VANNI
DO
060701
UNESP
73
BR.
01
MARIA CECÍLIA DE O. MICOTTi
LD
060702
UNESP
74
BR.
02
EOGARD DE A CARVALHO
DO
060102
UNESP
74
BR..
01
VANILDA P. PAIVA
DO
060703
Univ. Frank
furt
78
AL.
01
MARIA CLOTILDE R. FERREIRA
DO
061203
Univ. Lon-
dres
67
GB.
01
DERMEVAL SAVIANI
DO
060703
PUC - SP
71
BR.
01
NOME
TIT
AC
INSTITUIÇÃO
ANO
PAIS
N° DE
ORIENTADOS
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
maioria , a Conclusão da Camara.
Sala Barretto Pilho, em 05 de agosto de 1982.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo