cam ao curso apenas um tempo parcial; quando bolsitas, suas bolsas expiram em
prazos muito curtos (de 24 a 30 meses).
O indicador de fluxo do curso (Nº. de titulados / Nº. de ingressados) se apre-
senta com decrescente de 1985 a 1988 (4,8; 0,6; 0,5; 0,3 respectivamente) com
ligeira retomada em 1989 (0,5). Ainda que os indicadores inferiores ã unidade
se devam, principalmente, a um crescente número de ingressos, a Coordenação do
Curso tem-se preocupado com um acompanhamento de cada aluno.
05. PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
O IPEN ê uma Instituição maciçamente voltada para aplicações das radiações nu-
cleares e para a energia nuclear. As dissertações de mestrado e as teses de
doutorado são sempre inspiradas nos programas de pesquisa da Instituição. Em
1988 cerca de 50 membros do corpo de docente / pesquisadores produziram mais de
200 trabalhos técnicos (exclusive teses e dissertações). A Instituição como um
todo editou 342 documentos em 1988 e 979 no período de 1984 a 1988, o que
caracteriza um nítido aumento de produtividade que deve prosseguir, dado um
maior apoio institucional.
06. INFRAESTRUTURA FÍSICA:
O IPEN encontra-se devidamente aparelhado em termos de salas de aula e
auditórios. Os laboratórios do curso são os próprios laboratórios da
Instituto. A Comissão que visitou o Programa assinala a existência de
equipamentos modernos em algumas áreas, "...convivendo com equipamentos de 20
a 30 anos (em funcionamento) em outras, o que indica um louvável esforço de
manutenção e preservação do patrimônio."
Quanto aos recursos bibliográficos, é suficiente dizer que o IPEN dispõe de
60% da documentação específica do Centro de Informações Nucleares da Comissão
Nacional de Energia Nuclear.
07. INFRAESTRUTURA FINANCEIRA:
E quase que integralmente amparada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear
que paga os docentes e pesquisadores, custeia a quase totalidade dos projetos
de pesquisa, equipamentos, etc. Outras contribuições externas provêm do CNPq
CAPES, FAPESP e CODESP. Em 1988 as bolsas dadas por estas diversas institui-
ções somaram o total de 60 o que parecer ser de todo insuficiente se comparado
com o potencial do Curso.
08. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES:
A Comissão de Especialistas que visitou o Programa recomenda o credenciamento
e os recredenciamentos solicitados, apresentando, em benefício do Curso, as
seguintes recomendações:
a. Assegurar, no início do curso, a oferta de disciplinas que constituam a
base comum para todos os alunos que ingressam;
b. Que a Coordenação do Curso observe a evolução curricular de cada aluno no
sentido de verificar que sua área de concentração esteja bem caracterizada
ao fim do curso;
c. Que, apesar da qualidade constatada do curso, se proceda ao convite de pro-
fessores visitantes do país e do exterior, para ministrar algumas disciplinas
regulares, propiciando, assim, um impacto de natureza positiva no ní-