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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
LAURO LEITÃO
Oferta de Curso de pós-graduação lato sensu pelo sistema de ensino semidireto :
"Projeto UNIGRANRIO"
ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO
CESu
A Associação Fluminense de Educação, mantenedora das
Faculdades Unidas Grande Rio, dirige-se a este Conselho a fim
de submeter à respectiva analise e aprovação o "Projeto UNIGRAN-
RIO", através do qual pretende ministrar cursos de pós- gradua
ção lato sensu, pelo sistema de ensino semidireto .
Anexa ao expediente uma copia do "Projeto UNIGRANRIO" -
cursos de pós-graduaçao lato sensu em que apresenta uma proposta de tra
balho bem estruturada e fundamentada nos princípios da doutrina
pedagógica que respalda o ensino semidireto.
Há muito as autoridades publicas se debruçam sobre es
tudos a respeito do "ensino à distância", produzindo textos
alen-tados sobre o assunto.
0 Conselho Federal de Educação vem se preocupando com
o tema, dedicando parte substancial de seus trabalhos doutrina
rios ao ensino à distância, conforme demonstra a Indicação n?
18/86, de autoria do eminente Conselheiro Arnaldo Niskier, ver
sando especialmente sobre as virtualidades do ensino por corres
pondencia e técnicas correlatas. A questão do ensino à distancia
foi objeto de estudo de uma Comissão Especial, cujo relatório
foi apreciado pelo Parecer 26 3/88, prolatado pelo ilustre
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selheiro Walter Ramos da Costa Porto, que propôs as seguintes conclu
soes :
"1. Que o Ministério da Educação crie um Grupo de Tra_
balho que, de forma sistematizada, se volte para a problemá-
tica do ensino a distância, promovendo levantamentos, entendi
mentos e troca de experiências entre os responsáveis pelas
iniciativas nesse sentido já existentes no País, procurando
integrar esforços, avaliar resultados e possibilitar uma
judi-ciosa seleção dos métodos e técnicas mais adequados à
nature-za dos cursos oferecidos e às realidades da clientela
a que se destinam.
2. Que esse Grupo de Trabalho planeje e incentive o de
senvolvimento de projetos experimentais de ensino à distância
centrados principalmente em instituições educativas nas dife-
rentes regiões do País, recobrindo com prioridade as áreas de
capacitação de professores leigos e do treinamento e melhoria
da mão-de-obra, com extensão progressiva e cautelosa a outros
campos do conhecimento depois das primeiras avaliações
positi-vas .
3. Que esses projetos experimentais, em princípio, te
nham como elemento integrador os cursos por correspondência,
mas que a eles se possa juntar a atuação pelos jornais, revi£
tas e emissoras de rádio e TV, oficiais ou particulares.
4. Que esse Grupo de Trabalho implante um cuidadoso
sis-tema de acompanhamento e avaliação dessas experiências,
forne-cendo relatórios semestrais das mesmas a todas as
institui ções envolvidas e também ao CFE, que, para tal fim,
manterá uma Comissão Especial.
5. Que, ao se completar o procedimento de avaliação,
seja apreciada pelo CFE a possibilidede de que, à vista dos
resultados obtidos, se autorize a expedição de diplomas".
Paralelamente, iniciativas outrora pioneiras, estão se
consolidando , em diversas partes do mundo, nessa modalidade de ensino
superior. Experiências alentadoras são observadas na Inglaterra bas
tante conhecidas em nosso País, embora parcamente utilizada.
As Faculdades Unidas Grande Rio, norteadas pelo Parecer
630/89, da eminente Conselheira Zilma Gomes Parente de Barros , elabo
raram o "Projeto UNIGRANRIO", o qual passamos a analisar:* .
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O Projeto UNIGRANPIO tem por objetivo oferecer cursos de
pós-graduação lato sensu (especialização, aperfeiçoamento ou atua
lização) à distância, pelo sistema de ensino semidireto, conforme
Parecer aprovado pelo Conselho Federal n9 6 30/89, a graduados que,
por diversas razoes,não podem submeter-se a un processo convencio-
nal de aprendizagem.
0 Projeto abrangera todo o território brasileiro,
bene-ficiando uma clientela que não dispõe, em sua localidade, da
ofer-ta de cursos de pós-graduação lato sensu.
Os curso oferecidos deverão suprir as lacunas na oferta
regular das instituições de ensino superior do País, alem de privi-
legiar os processos de educação permanente, especialmente destina
dos a melhorar a qualidade do desempenho profissional dos egressos
dos cursos superiores de graduação.
A instituição vem oferecendo cursos de graduação, pós-
graduação, bem como atividades de pesquisa e extensão há mais de
19 anos,o que comprova a sua tradição de ensino.
0 "Projeto UNIGRANRIO" implementará cursos planejados
pela Coordenação Geral, identificados mediante pesquisas locais e
regionais, cuja concepção levará em conta a área de conhecimento ,
a c l i e n t e l a - alvo e as r ealidades locais.
A Coordenação Geral terá sede nas Faculdades Unidas Gran-
de Rio, de onde promoverá todas as atividades de planejamento, acom-
panhamento, avaliação e controle do projeto.
0 acompanhamento da execução do projeto terá dois está
gios: o acompanhamento local, onde cada curso esteja sendo realiza
do, promovido pelo Coordenador Regional do projeto, e o acompanhamen-
to gerancial, a ser promovido pelo Coordenador Geral e para cada
curso oferecido em qualquer ponto do País.
A avaliação de cada curso e do projeto será efetivada
mediante relatórios escritos, semestrais, reuniões perdicas, quês
tionários de pesquisas entre os participantes (alunos e professores)
e processos de auto-avaliação .
0 processo de acompanhamento, avaliação e controle con-
tínuos do Projeto UNIGRANRIO poderá indicar alterações na programa-
ção dos cursos oferecidos, aprofundamento dos conteúdos programáti-
cos, etc. Quando essas alterações alteraremos objetivos básicos do
Projeto, a Coordenação Geral submete essas alterações ao Conselho
Federal de Educação, após pronunciamento do Conselho Superior das
Faculdades Unidas Grande Rio,
0 material didático estará centrado
em Unidades Didáti
cas, instrumento adequado para o tipo de ensino
à distância que se
pretende oferecer, que incorporará requisitos e
estrutura condizen-
tes com esta metodologia.
A qualidade e a adequação do material didático utiliza do
serão objeto de contínuo acompanhamento, avaliação e controle, em nível
local, pelas coordenações regionais, e em nível central, pela Coordenação
Geral do projeto, cabendo aos professores parcela im-portante nesse
processo.
0 regime acadêmico será o de matrícula por d i s c i p l i n a e
o controle da execução curricular será exercido pelo sistema de
crédito. Cada c r é dito terá a duração de 15 horas/aula.
A carga horária total de cada curso será de, no m í n imo, 800
(oitocentos) horas/aula, s en d o 380 com assistência direta dos
professores do projeto, 380 de e s t u d o l ivre,, com a utilização do
material didático referenciado e 4 horas de avaliação formal promo-
vida pelos professores e instrutores, a par da auto-avaliação.
A avaliação dos alunos será feita a t r a vés de provas o_
obrigatórias, testes, questionários e monografias, além da a v a l i a ç ã o
feita pelo p r o f essor, resultante da observação em sala de aula ou nos
contatos diversos com os usuários do sistema.
Não serão considerados aprovados os a l u nos que tiverem
frequência inferior a 85% da carga horária programada para as ativi-
dades de assistência direta dos professores do projeto e que não
responderem, pelo processo adequado, às atividades acompanhadas e
controladas à distência.
A monografia,
aprovada
pela Coordenação Geral, em qual_ quer
situação, será condição essencial para a expedição do certifi-cado de
aprovação no curso. A monografia deverá abordar uma disci_ plina de curso,
mediante orientação do professor e s c o l h i d o pelo alu-no.
A Organização Curricular de cada curso será aprovada pelo
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades Unidas
Grande Rio, com b a s e nos objetivos e no perfil dos profissionais que se
pretenda especializar ou aperfeiçoar.
Na programação do conteúdo seo incluídas, obrigatoria-
mente, disciplinas de Métodos ecnicas de Pesquisa (geral e especí-
fica para a área de conhecimento do curso). Na duração de cada curso será
observada a duração mínima estabelecida reste projeto.
0 corpo docente se integrado por professores permanen-tes e
convidados. Os professores permanentes
fazem
parte do quadro docente da
UNIGRANRIO e os professores convidados são a q u e les sele-cionados para
projetos específicos com duração e stipulada em cada programa .
0 corpo docente terá a titulação exigida pela Res. CFE. 12/83.
Os professores serão coodjuvados, em suas atividades por
instrutores .
Os instrutores deverão ser portadores de títulos de espe-
cialização ou, no m í n i m o , de g r a d uação e não poderão c orresponder a mais de
1/3 do corpo docente envolvido no projeto.
Quanto aos recursos bibliográficos, os a l u n o s e professo-res
poderão dispor do acervo bibliográfico das Faculdades Unidas Gran-de Rio,
instalada em seu Campus, do acervo das bibliotecas convenia_ das,
existentes nas comunidades e unidades didáticas.
Os alunos serão atendidos diretamente nas aulas m i n i s t r a _ das
pelos professores ou, ainda, por correspondência periódica e pes_ soal, com a
Coordenação Geral do projeto, mediante a utilização de questionários
especialmente projetados para cada disciplina e curso. Os professores
responsáveis pela minist r a ç ã o de ca d a disciplina se-rão e n c a rregados de
analisar cada questionario , p r oduzindo comenta rios que a j udem o
entendimento dos contdos pelos alunos.
0 Calenrio para os cursos oferecidos pelo Projeto será
aprovado anualmente, pela Coordenação geral.
0 projeto será executado com recursos financeiros oriun-dos
da mantenedora das Faculdades Unidas Grande Rio e com a receita
produzida pelos s e r v i ç o s de e n s i n o pesquisa e extensão gerados pelo
próprio projeto, diretamente ou mediante convênio ou contratos.
Os certificados de conclusão dos cursos serão expedidos
pela Direção Geral das Faculdades Unidas Grande Rio, com o aval da
Coordenação geral do Projeto, conforme os critérios detalhados no
Processo para a expedição dos mesmos.
Cursos Programados Inicialmente.
Os cursos foram estruturados em módulos e os estudos se
desenvolverão em nível de pós-graduação.
0 corpo docente terá a titulação exigida pela Res. CFE.
12/83.
As atividades de ensino - aprendizagem compreenderão 380
horas em forma de aulas, atividades de pesquisa e outros recursos de
ensino individualizado, cumprindo plano especial de estudo e apoia
das em bibliografia especializada.
Consta dos autos a b i b l i o g r a f ia básica e o ementário para
cada curso.
1- Estrutura dos Cursos 1-1. Técnicas de
Ensino para o Magistério Superior
DISC1PL1NAS
Carga Horária
Hora/Aula
01-
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira -
Análise Crítica
40
02- Filosofia da Educação Contemporânea 40
03
-
Teorias da Aprendizagem 40
04- Didática e Inovação cm Educação 40
05
-
Fundamentos de Tecnologia Educacional 40
06- Avaliação e Medidas em Educação 40
07
-
Prática de Magistério 40
08-
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
40
09
-
Seminário de Monografia 60
Total •' •
380 h/a
1.2 — Planejamento e Técnicas de Ensino
DISCIPLINAS
Carga Horária
Horas /Aula
01- Estrutura e Funcionamento da Educação
Brasileira - Análise Crítica
40
02- Filosofia da Educação Contemporânea 40
0 3- Teorias da Aprendizagem 40
04- Didática e inovação em Educação . 40
OS- Meios, Métodos e Técnicas de Ensino 40
06- Avaliação e Medidas em Educação 40
07- Planejamento Participativo - Estraté -gias de
Integração
40
08 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
40
09- Seminário de Monografia 60
Total
3
80 h/a
1.3 - Tecnologia Educacional
DISCIPLINAS
Carga Horária
Horas/Aula
01- Estrutura e Funcionamento da Educação
Brasileira - Análise Crítica
45
02- Fundamentos de Tecnologia Educacional. 45
03- Teorias da Aprendizagem
45
04- Teoria da Comunicação
45
05- Teoria e Pratica dos Meios
50
06-
Planejamento e Avaliação em Tecnologia
Educacional
45
07-
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
45
08-
Seminário de Monografia
60
Total 380 h/a
4.4 - Linguística Aplicada ao Ensino da Lingua Portuguesa
DISCIPLINAS
Canga Horária
Horas/Aula
01-
Fonética e Fonologia
45
02-
A Semântica e a Estilística
45
03-
Estruturas Sintáticas da Lingua Portuguesa
. .
45
04-
Análise Semântica e Pragmática de Textos
45
05-
0 Ensino do Léxico: Lexiologia e Lexio-grafia
45
06-
Reflexões Pedagógicas sobre a Gramática
50
07
-
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
45
O8-
Seminário de Monografia
60
Total 380 h/a
1.5 - Administração Escolar
DISCIPLINAS
Carga Horaria
Hora s/Aula
0/-
9
40
02-
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
- Análise Critica
Flloso&la da Educação Contemporânea
40
03-
Estatística Aplicada ao Contexto Educacional
40
04-
Aspectos Econômicos da Educação
40
05-
Organização Estrutural e Funcionai da Escola
40
06-
Administração Escolar - Publica e Privada
40
07-
Desenvolvimento e Avaliação Organiza -cional
50
08-
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
40
09-
Seminário de Monografia
50
Total
380 h/a
1.6 - Orientação educacional
D1SC1PLINAS
Carga Horária
Horas/Aula
01- O.E. - Modalidades de Atuação 40
02- Psicologia do Desenvolvimento 40
03-
Distúrbio da Conduta 40
04- Teorias da Aprendizagem . 40
05- Aconselhamento e Entrevista 40
06- Orientação Vocacional
40
07-
A Pratica da Orientação Educacional
50
08-
Métodos e Tecnicas de Pesquisa em Educação
40
09- Seminário de Monografia 50
Total
380 h/a
2 - CORPO DOCENTE .
Os professores que integrarão o Corpo Docente. do Curso,
abaixo indicados foram selecionados pela Coor-denação de Pós-
Graduação obedecendo a especificação mí-nima exigida pelo Art. da
Resolução CFE nº 12/83:
21 - PAUTE COMUM
2.2 - PARTE ESPECÍFICA
- TÉCNICAS DE ENSINO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR -
- PIANEJAMENTO E TÉCNICAS PE ENSINO -
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL -
- LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA -
- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR -
- ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL -
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente à aprovação do "Projeto
UNIGRANRIO", por entender que a Associação Fluminense de Educação reúne todas
as condições para implantar os cursos propostos no Pro
jeto. Todavia com se avida de experiencia nova, a instituição em
referencia, inicialmente, deverá limitar-se a implantação de somente
dois dos seguintes cursos:Letras, Pedagogia, Administração e
Ciências Contábeis
III - CONCLUSA0 DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Presidente
Relator
ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA- RJ Oferta de
curso de pós-graduação lato sensu pelo sistema de ensino semidireto: "Projeto Novo
Saber".
CESu - Par. 630/89, aprovado em 2/8/89 (Proc 23001.000287/89-03) I - RELATÓRIO
IV-DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 2 de agosto de 1989.
A Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, mantenedora das
Faculdades Integradas de São Gonçalo, dirige-se a este Conselho a fim de submeter à
respectiva análise e aprovação o "Projeto Novo Saber", através do qual pretende
ministrar cursos de pós-graduação lato sensu, pelo sistema de ensino semidireto.
Anexa ao expediente uma cópia do "Projeto Novo Saber" - cursos de
pós-graduação lato sensu - em que apresenta uma proposta de trabalho bem
estruturada e fundamentada nos princípios da doutrina pedagógica que respalda o
ensino semidireto, utilizando a metodologia de ensino à distância, concebida pela
Universidade Nacional de Ensino à Distância da Espanha (UNED).
O Projeto Novo Saber tem por objetivo geral facilitar o acesso de graduados em
nível superior a cursos de aperfeiçoamento e especialização lato sensu, nos cursos
mantidos pela ASOEC. Nestes cursos utilizar-se-ão técnicas e experiências adequadas à
educação à distância, facilitando, assim, o experimento de novos modelos educativos.
A estrutura do projeto prevê uma Sede Cultural na qual estarão situados os
serviços da direção, gestão e administração do projeto, e Centros Associados, que serão
localizados onde se fizerem necessários de acordo com a demanda , destinados a prover
a clientela de atendimento durante todo o período do curso, seminários, consultas
bibliográficas e outras.
O curso oferecerá um núcleo comum às diversas áreas de ensino formado pelas
disciplinas de Metodologia do Ensino Superior, Métodos e Técnicas de Ensino e
Pesquisa, e disciplinas específicas que atenderão à especificidade da área de
especialização e/ou aperfeiçoamento.
O curso terá a duração de 740 horas, com 360 horas de assistência direta dos
professores, 360 horas de estudo livre com a utilização de material didático que substitua
os contatos diretos com o professor - Unidades Didáticas - e 20
horas de avaliação formal, realizada por professores e/ou tutores, e
auto-ava-liação.
A avaliação do aluno será integrada ao processo de aprendizagem e terá
caráter contínuo: exigir-se-á 75% de rendimento do aluno.
O modelo educativo utilizado no curso será de ensino à distancia semidireto. e
o material didático predominante será a unidade didática, que idealmente
É a própria instituição que sumaria a sua proposta nos seguintes termos:
das mesmas a todas as instituições envolvidas e também ao CFE, que
para tal
fim. manterá uma Comissão Especial.
5. Que. ao se completar o procedimento de avaliação seja apreciada pela
CEE o possibilidade de que. à vista dos resultados obtidos, se autorize a expedi-
ção de diplomas."
"Projeto Novo Saber"
0 "Projeto Novo Saber", apresentado pela Associação Salgado de Oliveira de
Educação e Cultura, insere-se, como se pode depreender da sua proposta, na mesma
linha de ação de outros já apreciados por este Conselho.
Embora o ensino à distância seja uma metodologia amplamente aceita em
diferentes países do mundo - citem-se os exemplos da Grã-Bretanha, da Espanha e da
Alemanha, conforme menciona a Indicação do Conselheiro Arnaldo Niskier - e
recomendada como alternativa pedagógica para atender às demandas sempre
crescentes de educação nos países, como o nosso, em que I oferta de serviços
educacionais está longe de satisfazer às necessidades de sua clientela. Convém,
contudo, que a aprovação de qualquer projeto que utilize formas não convencionais de
ensino seja analisada com a máxima cautela.
Assim pensando, elencaremos alguns requisitos que deverão ser atendidos
para que o projeto seja aprovado:
1. Clientela-Alvo
No nosso entendimento, o ensino à distância deverá beneficiar aquelas
clientelas que não podem, por razões diversas, submeter-se a um processo con-
vencional de aprendizagem.
7. Objetivos dos Cursos Ministrados
Os cursos deverão voltar-se para suprir as lacunas ou insuficiências na oferta
regular das IES, ou, ainda, privilegiar os processos de educação permanente,
especialmente os destinados a melhorar a qualidade do desempenho profissional dos
egressos dos cursos superiores.
3.
A instituição que pretenda oferecer cursos de ensino à distância deve ter
experiência comprovada no ensino regular na área em que pretende iniciar-se com a
nova metodologia, contar com pessoal qualificado para atender às espe-cificidades
dessa modalidade de ensino e dispor dos recursos técnicos que essa modalidade de
ensino exige e assegurar que parcela do curso seja desenvolvida com a presença
efetiva do professor junto ao aluno.
4.
A instituição deverá planejar cuidadosamente o projeto que pretende de-
senvolver, em todas as suas fases, desde a sua concepção, formas de imple-
Em diferentes ocasiões este Conselho tem tido a oportunidade de manifestar-se sobre
formas não convencionais do processo ensino-aprendizagem.
Mais recentemente, dando efetividade à proposta contida na Indicação 18/86, de
autoria do eminente Conselheiro Arnaldo Niskier, versando especificamente sobre as
virtualidades do ensino por correspondência e técnicas correlatas, a questão do ensino à
distância foi objeto de estudo de uma Comissão Especial, cujo relatório foi apreciado pelo
Parecer 263/88, prolatado pelo ilustre Conselheiro Walter Ramos da Costa Porto, que diante
dos trabalhos e estudos apresentados, propôs as seguintes conclusões:
"1. Que o Ministério da Educação crie um Grupo de Trabalho que. de forma sistematizada, se
volte para a problemática do ensino à distância, promovendo levantamentos, entendimentos e troca de
experiências entre os responsáveis pelas iniciativas nesse sentido já existentes no País, procurando
integrar esforços, avaliar resultados e possibilitar uma judiciosa seleção dos métodos e técnicas mais
adequadas à natureza dos cursos oferecidos e às realidades da
clientela a que se destinam.
2. Que esse Grupo de Trabalho planeje e incentive o desenvolvimento de projetos experimentais
de ensino à distância centrados principalmente em instituições educativas nas diferentes regiões do País.
recobrindo com prioridade as áreas de capacitação de professores leigos e do treinamento e melhoria da
mão-de-obra, com extensão progressiva e cautelosa a outros campos do conhecimento depois das
primeiras avaliações positivas.
3. Que esses projetos
experimentais, em princípio, tenham como elemento
integrador os cursos por correspondência, mas que a eles se possa juntar a
atuação pelos jornais, revistas e emissoras de rádio e TV, oficiais ou parti
culares.
4. Que esse Grupo de Trabalho
implante um cuidadoso sistema de acom-
panhamento e avaliação dessas experiências, fornecendo relatórios semestrais
deve substituir o livro-texto e as explicações do professor. Em atendimento esta
pretensão, a unidade didática será organizada segundo requisitos próprios apresentará
estrutura adequada e será de diferentes tipos,
O atendimento ao aluno será efetuado durante todo o processo via orientação
tutorial. cadernos de avaliação, cartas e entrevista pessoal.
Os recursos humanos necessários à execução do projeto serão provenientes de
pessoal pertencente à Sede Central ou de pessoal por ela selecionado e pelos
componentes da coordenação central, coordenação local, docentes e
pessoal de apoio.
Os recursos financeiros serão oriundos da mantenedora e de receita advinda do
pagamento efetuado pelos alunos ou por convênios feitos com organizações
interessadas em aperfeiçoar e especializar sua clientela.
A avaliação do projeto será realizada durante todo o processo através de
reuniões periódicas, elaboração de relatórios, pesquisas de avaliação do modelo
didático utilizado, pesquisa do perfil do aluno que frequenta o curso e outras que se
fizerem necessárias.
A divulgação de todos os itens referentes à avaliação do projeto será de
competência da ASOEC."
• Parecer
II-VOTO DA RELATORA
Diante das considerações feitas, cremos que o "Projeto Novo Saber" atende,
genericamente, às exigências anteriormente mencionadas, estando a Associação
Salgado de Oliveira de Educação e Cultura em condições de imple-menta-lo. No
entanto, a instituição deverá submeter a apreciação deste Conselho projetos
específicos nas áreas em que pretende ministrá-los, complementando as informações
com dados mais precisos sobre corpo docente, conteúdos programáticos, materiais
instrucionais, dentre outros, que melhor permitam a sua avaliação por parte deste
Conselho.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 1 ° de agosto de 1989. (aa) Arnaldo Niskier -
Presidente/Zilma Gomes Parente de Barros - Relato-ra/Jessé Guimaráes/Jacks
Grinberg/Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa/Yugo Okida/Afrânio Coutinho/Lauro
Leitão
IV- DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Pilho, em 2 de agosto de 1989
mentação. controle, acompanhamento e avaliaçao.
5. Material Didático e Recursos Instrucionais
Considerando-se a natureza rio processo de ensino à distância, deve-se dar
especial ênfase à análise da qualidade e adequação do material didático a ser
utillizado e dos demais recursos instrucionais que estarão disponíveis, sem os quais
se poderá comprometer todo o projeto.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
una-nimidade a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho em,
31 DE
JANEIRO de 1991
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