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Universidade Federal do Paraná
Renovação do credenciamento do Curso de Pos-Graduaçao em Educa-
çao na Área de concentração em Currículo e credenciamento da
Área Recursos Humanos e Educação Permanente, a nível de Mes-
trado.
Leda Maria Chaves
0 . Pró-Reitor do Curso de Pós-Graduação da Universi-
dade Federal do Paraná, através do ofício nº 564, datado de
11.08.88, solicita a este Conselho renovação do credenciamento
do curso de pós-graduação em Educação, na área de concentração
em Currículo e credenciamento na Área de Recursos Humanos e
Educação Permanente, ambas em nível de Mestrado.
0 Programa de Pos-Graduação em Educação na Área de
Currículo, iniciou suas atividades em 1976, tendo sido credenci-
ado pelo CFE, através do Parecer nº 822 de 09.03-78. Posterior-
mente foi criada uma nova Área, "Recursos Humanos e Educação Per-
manente.
0 curso foi visitado nos dias 7,8 e 9 de agosto e
1989, por Comissão de Especialistas integrada pelos professores
Robert E. Vernine da UFBa e Anita Fávaro Martelli da USP.
Através do Despacho de Câmara nº 74/90, o processo foi
baixado em diligência, para que a Instituição se manifestasse
a respeito das sugestões feitas pela Comissão de Especialistas
Pelo ofício nº 048 datado de 17.04.90, a Coordena-
dora do curso de pós-graduação encaminhou documentação cumprin-
do a referida diligência.
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O presente parecer se baseia nas informações contidas na
seguinte documentação:
- Relatório anual do curso, 1986;
- Relatório Tecnico da CAPES, referente ao Biênio 1985/86;
- Relatório da Comissão de Especialistas 1989
- Documentação Complementar , DC nº 74/90
2 - Organização Acadêmica
A estrutura Curricular é formada por um conjunto de disci-
plinas obrigatórias e eletivas da área de concentração e discipli-
nas obrigatórias e eletivas do domínio conexo, sendo estas duas últi-
mas comuns para as duas áreas de concentração.
o tres as disciplinas obrigatorias da área de concentra-
§ (08 créditos) e seis as disciplinas obrigatórias do Domínio co-
nexo(l2 créditos). Cada área oferece quatro disciplinas eletivas es-
pecíficas, das quais o aluno deve cursar duas disciplinas (06 credi_
los) e < ze disciplinas eletivas do Domónio Conexo, das quais o
aluno deve cumprir . ete créditos.
Para completa o, o studante deverá cumjbrir 33 cré-
itos em di. ciplinas e 13 a 15 créditos para elaboração da disserta
ção. A oarv;v ior^ria atual atribui a cada cr dito 45 horas.
Em atendimento ao X n2 74/90 e acata .do as su^esto ..; fei.
tas pela Comissão de Especiali. t , a InstituiçSo informa que;
0 Pro rama de Pos-Oraduação em Zduc ção, a nível de mestra
i, da U'Pr, . u importante modificado . , dotadas no ;. entido de
roporci nar maior flexibilidade e oportunidade de atendimento á dji
versidade de tendências, conhecimento e interesse; do., me. trandos ,
com. inada e relevância científica e so. ial de sua produção.Desta for-
ma, as disciplinas obri ) I oram reduzidas à quatro: Correntes
Filosóficas da educação Contemporânea, Investigação Científica em
Edu : çao, Seminário de dissertação e uma disciplina da Área de Con
ce ~o. 0 Me: trando fará , ainda, uma lina optatia dentro
da área de conce ção.
Os créditos das disciplinas Foram ampliados, de modo a in-
po r o tempo de ded cação ao trabalho indi idual em cada uma de_
Ias
A composição curricular e :eita de cordo com cada plano '
individual de estudo. - 0 mestrando escolhera os eontuedos que
de co .entar sua experiência prof ission- 1 e ' "rnica com o obje-
tivo de obter uma visão global da sua área de concentração.
As disciplinas e respectivas ementas foram revi tas. 7o-
r jn melhor explicitados os aspectos sóoio-político e econômicos dos
conteúdo s disciplinas.
3 - Organização Administrativa
0 curso é dirigido por urr Colegiado, compôs .o por um Coor-
denador e um ,'Vice-Coordenador, quatro professores doutores,dois Re-
presentantes de aluno. (um de cada área de concentração) e, como mem
frros natos os chefes dos tre. Departsventos do Setor de Educação.
\ ao de ESJB ciali-ita considera qu a estrutura
admi-
nistrativa esta adequada a alcançar seu. o \-oz .
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4 - Corpo Docente
0 Relatório da Comissão de especialista assinala que a di
mensão do corpo docente e adequada, estando integrado por 1º profes
sores permanentes, oito Professores participantes e 02 professores
1
visitantes. Todosn re ime de trabalho de dedicação exclusiva.
A distribuição de atividades entre os docentes e satisfa.
toria. 0 cursoo tem dependência de professores visitantes.
A media de alunos por professor nae tividadee de ensino
e de, aproximadamente, 4,0, e nas atividades de orientação e de
aproximadamente, 4,5.
Todos os docentes do quadro permanente responsáveis por
disciplinas e orientação de dissertação,o doutores ou livre-do-
cente, doe quais 9 sao Professores Titulares e 10 sao Professores
Adjuntos.
Com relação a sugestão feita pela Comissão de Especialis-
ta, quanto a. 3 iberação dos docentes de suas atividades didáticas na
graduação, quando encarregados de disciplinas de Pos-Graduaçao, a
Instituição informa que, tal questão está sendo paulatinamente nego-
ciada junto aos Departamentos onde estão lotados os professores.
5 - Corpo Discente
Os alunoso selecionados , anu. lante, para as duas
áreas de concentração, por meio de prova escrita, prova de língua
estrangeire e entrevista com bancas constituídas de três elementos,
distint s ..para a área de Cunrículo e de Recursos Humanos e educa-
ção Permanente.
Na opinião levantada entre professores e alunos revelou '
que o proce.so de seleção tem-se mostrado satisfatório, com exoe
ção da exigência do exame de proficiência em línguas . Este aspecto
será corrigido na próxima seleção, por exigência das Norm s Regimen
tais da Universid. de.
Os e:trandoso egressos de variados cursos de gradua-
ção, existindo maior concentração de ex-alunos de pedo o ia, psico_
coloria, ciências sociais e educ: ç~o artística. Quanto ao exercício
profission; 1, 50$ dedicam-se ao magistério de ensino superior; 10/
dedicam-se a atividades da área de educação; 28$ dedicam-se a ativi
Jes profissionais na área de medicina,psi;olo^ic, administrf.e~o e
finanças e 13$ declararamo estarem exercendo atividade profis-
sional, no momento da avaliação.
"m 1988, encontravam-se cursando disciplinas 10 mestran-
dos; 20 estavam cursando disciplina e elaborando dissertação; 34 so
mente elaborando dissertação; 02 estavam agu rdando a defesa e 14
com matrícula trancada.
Quanto à porcentagem de alunos que .concluem o curso com
ito, os lados mostrar.: que oesde 1984 houve apenas três abandonos
1
e o tempo médio de titulação e de 4,3 anos. A Comissão pondera v£
rias razoes que podem exolicar essa demor ?
-
- o numero excessivo de disciplinas
- o fato deo existir prazo fixo para escolher o orientador
- a facilidade de trancamento de matrícula
- as greves
- obrigações outras, tanto profissionais quanto familiares.
Nesse sentido a Comissão recomenda que o numero de disci-
plinas do curso seja reduzido, seja estabelecido prazo para escolha
do orientados e dificultado trancamento do curso, só o permitindo /
em casos excepcionais. A Instituição acatou as recomendações fei-
tas pela Comissão de Especialistas, objeto do DC nº 74/90.
6 - Pesquisa e Produção Científica
Consta do Relatório da Comissão de especialista que o Cur-
so tem, oficialmente, cinco linhas de pesquisa: Meios nao convencio-
nais em Educação, Melhoria do Ensino de lº e 2º Graus, Desenvolvimen
to e Avaliação do Currículo, Educação Rural e Representação Social
da Educação.Destas,a primeira foi criada especificamente para cana
lizar a produção científica relacionada à Área de Recursos Humanos'
Humanos e Educação Permanente.
De 1984 a 1989, foram defendidas 88 dissertações: 12 na
Área de Recursos Humanos e Educação Permanente e 66 na Área de Cur-
rículo. Dessas dissertações, algumas foram publicadas sob forma de
livros ou reduzidas para artigos, publicados em várias revistas.
Atualmente, existem 62 dissertações em fase de elaboração,
sendo 41 da área de Recursos Humanos e Educação . lente e 21 da
área de Currículo.
0 Corpo docente mostra certa quantidade de publicações ,
embora seja ainda, em sua maioria, restrita . a periódicos locais.
As pesquisAs do Corpo Docenteo individuais, existindo
apenas uma pesquisa institucional, no momento. Nota-se que existe
tendência em criar núcleos de trabalho científico, envolvendo docen-
tes e discentes, sendo eles nas áreas de Currículo, Educação e Tra-
balho, a Formação do Educador e Educação a Distancia.
A Comissão evidenciou os seguintes problemas, quanto a
produção científica:
- falta de articulação entre as pesquisas desenvolvidas e em desen-
volvimento;
- pouca participação efetiva de alunos nas pesquisas;
- número pequeno de pesquisas financiadas;
- número inexpressivo de pesquisa institucional;
- disseminação limitada dos resultados produzidos;
0 Corp; Docente mostrou-se consciente desses problemas
e esta empenhado em resolvê-los.
7 - Infraestrutura Física e Financeira
O Curso de Mestrado ocupa dois andares de um dos blocos da
Universidade, contando com número adequado d e salas de aula, gabine-
tes individuais para seus professores e laboratórios de informática ,
línguas e multimeios.
A Biblioteca de Educação e Ciências Humanas, conta com am
plo acervo de livros e periódicos, tanto nacionais, com internacio-
nais, que se encontram perfeitamente atualizados. Os alunos do cur-
so podem utilizar-se de outras Bibliotecas da Universidade, em espe-
cial da Biblioteca Central, onde se encontram as obras de referência.
0 Curso e mantido com recursos orçamentários da Universida-
de Federal do Paraná e recursos da CAPES, para infraestrutura e manu-
tençao. Conta ainda, com numero expressivo de Bolsas de Estudo da
CAPES e CNPq, para mestrando.
8 - Intercâmbio com Outras Instituicoes e Cursos
um fluxo constante de professores estrangeiros (dos Es-
tados Unidos, da Europoa, do Canadá e da Argentina) ministrando dis_
ciplinas, bem como realizando seminários anuais. Em seminários dessa
também o Curso conta com professores deo Paulo e Rio de
Janeiro.
Os professores do Programa se deslocam para Santa Catarina,
Marília, Goiânia, para ministrarem cursos.
A Comissão constatou que o Programa tem intercâmbio r: zoa
vel com outras Instituições e Cursos e conta com professores de ou-
tras Unidades de Universidade para orientarem mestrandos do Setor de
Educação. Faz-se mister acrescentar que os alunos podem complementar
seus estudos em outras Unidades ou em outras Instituições do Estado
ou do País.
9 - Avaliação e Recomendações
A Comissão de Especialistas constatou que o Programa de Mes-
do em educação e consolidado, com dinâmica expressiva, possibili-
tando boa formação de mestrandos e também a produção de novos conheci
mentos. Por outro lado, recomenda, com maior ênfase, a reformulação
do currículo, conforme exposto, maior articulação entre os projetos
de pesquisa e que mecanismos sejam acionados para a redução o tempo
necessário para conclusão do Curso.
A Comissão e otimista quanto à implementação dessas suges-
, pela receptividade do Corpo Docente e Discente.
Pelo exposto, recomenda-se o credenciamento da área de con-
centração de Recursos Humanos e Educaçao Permanente e o recredenciam
mento da área de concentração de Currículo.
A CAPES em seu último Relatório atribuiu o Conceito B+ pa-
ra o Curso.
II - VOTO DA RELATORA
Diante das considerações feitas ao longo deste Parecer ,
e acatando as sugestões e recomendações feita pela Comissão de Espe-
cialistaf, esta, Relatora é de Parecer favorável a renovação do cre-
denciamento do curso de Pós-Graduação em Educação, na Área de concen-
tração em Currículo e o credenciamento na Área de Recursos Humanos e
Educação Permanente, ministrado pela Universidade Federal do Paraná,
em nível de Mestrado, pelo prazo de 5(cinco) anos, retroagindo os
I I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 29 de janeiro de 1990.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por una
nimidade a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho em, 29 de janeiro de 1991
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