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SOCIEDADE CAMPINEIRA DE EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO
SP
Credenciamento do curso de pós-graduação em Filosofia com áreas
de concentração em Filosofia da Educação e Filosofia Social, em
nível de mestrado.
[ - RELATÓRIO
A Pontifícia Universidade Católica de Campinas solicita
credenciamento do seu curso de mestrado em Filosofia com as áre
as de "Filosofia da Educação" e "Filosofia Social", tendo sido
distribuído o processo primitivamente aos Conselheiros Luiz
Augusto Fraga Navarro de Britto e Dom Luciano José Cabral Duarte
e redistribuído ao signatário em 14.06.1985.
Verifica-se ainda que a aludida instituição mantém "de
sativados" temporariamente duas outras áreas de concentração ,
o da "Filosofia da Ciências" e a da "Filosofia da História".
Salienta que a técnica dos estudos está na análise soei
al, o que se verifica nos trabalhos de professores e alunos ,
ainda quando referentes aos aspectos próprios de outras áreas.
Alude, por igual, ao fato de os professores e alunos haverem publi
cado cinco (5) livros voltados para diversos temas, sempre marcadamente po_
larizado para essas análises sociais. Procura-se, por outro lado, segundo já
firmam, enfatizar o pensamento brasileiro, indicando as suas contribuições em
cada uma das disciplinas do curso.
Comoo poderia deixar de ser, procura demonstrar a compatibilida
de das linhas de pesquisa, ou seja, a sua congruência com os objetivos do cur_
so.
Como instrumento necessário para atingir as finalida
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des do curso, resolveu editar uma revista especializada, com o titu
lo " Reflexão ", atualmente um conceituado periódico, publicado a
cada quatro meses, numa média de 160 paginas por número.
Essa Revista - acrescentam - vem mantendo a sua periodici
dade, desde a sua fundação em 1975, estando sob a gerência do pro
grama desde 1976. Ate o momento, esclarece a aludida informação, já te
riam sido publicados nada menos do que 25 números.
Juntamente ao pedido, anexou a instituição interessada o Relatório
Técnico da CAPES, prolatado em 1983, bem como o da Comissão Veri
ficadora. Naquele Relatório, atribuiu-se ao Curso de mestrado a letra
C, pelas razões nele constantes. Seria,talvez, necessário reproduzir
na sua integralidade essa peça técnica, e altamente fundamentada, que
è o Relatório da CAPES e ainda o Parecer da Comissão Verificadora subs
crito pelos Professores. José Chasin (.UFPb) e Nelson Gonçalves Gomes
(UNB).Todavia, alguns aspectos merecem ser solicitados como condições
necessárias ao julgamento da matéria,
0 anterior Relator, Dom Luciano Cabral Duarte, tendo em
vista as conclusões da Comissão Verificadora,na qual se denunciavam al
gumas deficiências sanáveis, baixou em diligência com as seguintes
finalidades:
1) Encaminhar a este Conselho relação completa do atual cor
po docente do programa, contendo titulação, regime de
trabalho e forma de atuação no curso, tendo em vista a
disparidade de informações entre Relatório da CAPES e Co
missão Verificadora;
2) Informar quantos alunos estão titulados até a presente da
ta e os temas de suas dissertações;
3) Informar o nº de orientandos por professor;
4) Alem disso, atendendo às sugestões da Comissão Verificado
ra, solicito as seguintes providências:
a) Contratação imediata de mais um professor de tempo inte
gral, além de mais um ou dois em regime de tempo parcial.
b) Modificação na estrutura dos cursos, de modo a diminuir o
número de matérias obrigatórias e aumentar o de optativas,
concebidas estas enquanto um leque coerente e articulado;
c) Introdução da leitura de grandes textos filosóficos , du
rante os cursos, posto queo pode haver mestrado nessa
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área sem recurso à grande tradição multissecular da filoso
fia universal, mesmo quando a linha de pesquisa estabeleci
da seja Pensamento Brasileiro;
d) Exigência de que as teses dos alunos sejam predominantemen
te filosóficas pelas forma e natureza do tratamento, mesmo
quando os temas envolvam problemas mais "empíricos".
e) Assinatura comprovada de maior numero de periódicos filoso
ficos, assim como de livros estrangeiros, por parte da
biblioteca central da PUCCAMP.
Notificada a instituição interessada, pediu prazo de 60 di
as para cumprir as exigências solicitadas. Essas informações foram re
metidas em 27 de Março de 1985.
II- VOTO DO RELATOR
Conforme se depreende do Relatório, mereceu o Curso de
Mestrado o Conceito C por parte da CAPES. No Parecer dos Consultores,
consta a analise da dimensão do corpo docente permanente, considerada
Regular. Quanto à qualificação do corpo docente,entende ser boa ,
embora sejam poucos os professores permanentes e apenas a metade de
les em Tempo Integral. Esclarece, ainda, que o Cursoo depende de
professores visitantes.
A qualificação do corpo docente foi considerada boa. Quan
to aos professores que integram o corpo docente, 3o doutores (2em
Filosofia e 1 em Educação) e o outro é mestre em Filosofia. Nada se
diz, porem, quanto a instituição em que os professores obtiveram es_
sas titulações.
Como quer que seja, o Curso conta ainda, com a colaboraçãc
de 4 professores participantes, sendo 3 doutores ( 2 em Filosofia e ]
em Educação), e ainda um mestre em Educação.
Examinando esse aspecto, o Relatório da CAPES menciona
"uma fragilidade institucional" havendo ainda "dificuldade em consoli
dar o setor de pesquisa". 0 número insuficiente de professores para
um bom desempenho produz uma "precariedade das afinidades entre as
publicações e as áreas do curso e as linhas de pesquisa".
No Relatório de visita, os professores Drs. José Chasin
(UFPb) e Nelson Gonçalves Gomes (UNB) enfatizam essas mesmas defi
MEC/CFE
ciências do corpo docente por ser pequena em face do numero de alu
nos, 67 de ambos os cursos. Consideram este, aliás, o maior problema
do aludido curso de mestrado.
Quanto a pesquisa e às publicações, anotam que os traba
lhos versam temas de caráter "empírico, (currículos, problemas de
nutrição na escola etc), com uma ligeira tintura filosófica".
Alias, este parece ser um mal de muitas de nossas publica
çÕes,porquanto revela uma deficiência naquilo que Goethe chagava de
"Bildung" queo se traduz apenas por formação. Por outro lado, de_
monstra a falta de domínio idiomático para examinar as publicações
em primeira mão, comentandoo só os tratados e monografias, como
também os artigos de revistas, queo são, no geral, traduzidos.
Por isso, foi feita no Relatório a recomendação de contra
tacão de mais um professor em tempo integral, e mais um ou dois do_
centes em tempo parcial; modificações na estrutura do Curso, dimi
nuindo as matérias obrigatórias e aumentando as optativas ; introdu
ção da leitura dos grandes textos filosóficos; e ainda a exigência
de as teses dos alunos jovem predominantemente filosóficos. Como es_
ses requisitos vem sendo cumpridos, o parecer é favorável ao creden
ciamento do Curso de Mestrado em Filosofia, com a concentração na área de
Filosofia da Educação e Filosofia Social, pelo prazo de 5 ( cinco )
anos .
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A. Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto
do Relator.
Sala das Sessões, em 11 Setembro de 1985.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 10 de 10 de 1985
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