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SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ
Aprovação de Modificações na Estrutura Curricular
do Curso de Museologia
0 Presidente das Faculdades Integradas Estácio de,
acolhendo a Sugestão do Conselheiro Armando Mendes, relativamen
te ao Processo CFE nº 23001.001133/84-9, decidiu desmembrar em
processos separados, os pedidos de modificação da estrutura cur
ticular de alguns cursos ministrados pela instituição, referin
do-se o presente processo especificamente as alterações propôs;
tas para o curso de Museologia
Integram este processo, além da cópia da documentação
inicial que originou o pedido, os seguintes documentos:
1 - Estrutura Curricular do curso de Museologia, com as al
terações propostas.
2 - Justificativa para as alterações.
3 - Ementário
4 - Normas para a realização de Estágio.
5 - Estrutura Departamental de Curso.
2 - Parecer
O curso de Museologia da FINES foi autorizado pe
lo CFE, através do Parecer 3472/75 e reconhecido pelo Parecer
nº 653/81, com 120 vagas totais anuais.
Na sua proposta de reestruturação do currículo a
FINES propõe a inclusão de 05 disciplinas - Metodologia da Pes
quisa I e II, Mobiliário, Indumentária e Arte Rupestre Brasilei
ra e exclui 03 disciplinas: Matemática, Estatística, Arqueolo
gia do Brasil III: (vide Anexo I) , com as alterações a carga ho-
rária do curso passará de 3.180 para 3.240 horas.
A Instituição justifica satisfatoriamente as alte
rações introduzidas queo contribuir para a melhor adequação
Zilma Gomes Parente de Barros
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do currículo aos objetivos do curso.
O comentário das novas disciplinas delineia de maneira
cinta o respectivo conteúdo programático.
A nova concepção de estágio, desdobrado em duas partes,
constitui-se numa boa iniciativa para conjugar a parte teórica com
a sua aplicação prática.
Além dos Anexos com a nova distribuição das disciplinas
nos oito períodos do curso, a instituição apresentou também a es
trutura Departamental decorrente das alterações introduzidas.
3 - VOTO DO RELATOR
Considerando que as alterações propostas para a estrutura
curricular do curso de Museologia das Faculdades Integradas Está
cio de Sá obedecem as normas vigentes quanto à composição curricu
lar e carga horária total do curso, somos favoráveis à sua aprova
ção, devendo ser substituídos no respectivo Regimento Unificado
os Anexos relativos à periodização do currículo pelos corresponden
tes a Nova Versão, ora aprovada.
4 - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 19 grupo, acompanha o voto
da Relatora.
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Aproximado de Praia Grande, onde a UDESC e a UFSC desenvol-
vem, integradamente, um conjunto de serviços comunitários e
de apoio, de grande relevância para o desenvolvimento da região. Outro
trabalho importante é desenvolvido junto às Prefeituras Mu-
nicipais, visando dar apoio técnico e logístico à organiza-
ção e funcionamento dos organismos municipais".
. A integração universitária
Em suas conclusões, a Comissão de Acompanhamento
acentua: " A UDESC ê uma Universidade Multi-Campi e uma
das preocupações da Comissão foi a questão da integração en-
tre os diferentes Campi existentes no mesmo distrito Geo-Edu-
cacional. A Universidade desenvolve esforços para consoli-
dar e preservar a integração acadêmica, administrativa, di-
dãtico-pedagôgica e funcional. A integração se concretiza ,
em primeiro lugar, através dos colegiados superiores, que definem e
traçam a política geral da universidade, que é seguida em
todos os campi; em segundo lugar, como os Campio voca -
cionados, a integração se corporifica inter-Campi . através
das atividades departamentais, no desenvolvimento de progra-
mas multidisciplinares; em terceiro lugar, administrativamente,visto que
a administração central planeja, coordena e controla, cabendo
a cada Campus a execução descentralizada das ações. Assim,
a partir de normas comuns, diretrizes comuns, princípios e
balizamentos comuns, ê possível a UDESC preservar e buscar,
continuamente, uma maior integração, no sentido mais amplo
que o termo possa abranger. Na área da Extensão, a existên-
cia do Campus Aproximado de Praia Grande permite, de maneira
mais eficaz, a integração das diferentes áreas e setores da
universidade".
. Conclusão da Comissão de Acompanhamento
A Comissão, depois de analisar o passado, as realiza-
ções do presente e as projeções para o futuro da UDESC, con-
sidera que a mesma se credencia sob todos os aspectos
tanto acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão) como materiais, insti -
tucionais, organizacionais e, principalmente, pelos recursos
humanos, para receber o reconhecimento oficial como Univer-
sidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina -
UDESC".
III - VOTO DA RELATORA:
Considerando os resultados obtidos no processo de
acompanhamento, as informações e analises efetuadas, os sete
relatórios parciais produzidos pela Instituição, a Relatora
entende que a mesma cumpre todos os requisitos exigidos
pela Lei nº 5.540/68 e Resolução 0 3/83 para receber o re-
conhecimento como Universidade. Diante do exposto, vota pe-
lo reconhecimento da Universidade para o Desenvolvimento
do Estado de Santa Catarina - UDESC, mantida pela Fundação
Educacional de Santa Catarina - FESC - com sede em Florianópolis,
Estado de Santa Catarina aprovando,neste ato, o Estatuto e
Regimento Geral, respectivos. Transcorridos cinco anos do reconhe
cimento a Instituição deverá apresentar ao CFE relatório circunstanciado sobre o cumprimento do
plano elaborado para o quinquênio.
IV - PARECER DA COMISSÃO ESPECIAL PE UNIVERSIDADES
A Comissão Especial de Universidades acompanha o
Voto da Relatora.
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