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1. Da caracterização geral do projeto
O Processo em epígrafe de interesse da Sociedade Civil
Colégio Moderno, de Belém-PA, trata de pedido de autorização do Curso
Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pa ra funcionar nas
Faculdades Integradas Colégio Moderno, estabelecimento de ensino com
sede em Belém-PA. Apreciado e Aprovado na fase de Carta-Consulta pelo
Parecer nº 245/86, o pleito em apreço deve agora ser considerado nos
aspectos constitutivos da fase de Projeto.
Este Parecer, reportando-se aos aspectos discriminados na
Res. 15/84, sumaria nos itens a seguir os elementos contidos nos
autos, referindo-se em alguns momentos seja aos quadros anexos deste
estudo, seja aos cadernos marcados nos autos como peças definidoras
do projeto analisado no que ele encerra de substancial. Vale
assinalar que, na sistemática vigente de autorização e reconhecimento
le curso superior adotada pelo CFE, os cadernos aqui referidos
servirão de instrumento de acompanhamento aos órgãos competentes do
MEC que dele se utilizarão durante o período convencionado como de
execução do projeto.
1 - RELATÓRIO
J
oão Paulo do Valle Mendes
Autorização de Curso Superior de Tecnologia em pro-
cessamento de Dados - Exame 3 Projeto.
SOCIEDADE CIVIL COLÉGIO MODERNO
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O pedido de autorização em tela tem como objeto o Curso Su-
perior de Tecnologia em Processamento de Dados. Pelo Parecer de apro-
vação da Carta-Consulta, foram mantidas as 50 vagas totais anuais,
previstas, com uma (01) turma de 50 alunos. A previsão do pedido é de
que o curso funcionará à noite, sendo o preenchimento das vagas feito
através de concurso vestibular no início do ano letivo.
Quanto aos objetivos do projeto, podemos assim resumir:
preparar profissionais capazes de participar ativamente no processo
de informatização da sociedade, que irão atuar no Estado do Pará e no
Território Federal do Amapá, tanto na área estatal como no particular
dimensionar e selecionar equipamento e método adequados para projeto
de implantação de sistema de Processamento de Dados; examinar e veri
ficar a conveniência de aplicação de processamento de dados; projetar
sistemas para coleta e registro de dados; Orientar tecnicamente as
equipes e usuários; Conceber, desenvolver, implementar e documentar
sistemas; Criar um subsistema de avaliação do curso, visando atuali-
zar seu currículo e ementário, como avaliar a performance funcional
de seu egressos.
2. Da Organização Curricular
0 curso, programado com duração de 3 anos, terá regime se-
riado e obedecerá à grade curricular pré-estabelecida onde figuram
para cada ano letivo as disciplinas que o compõem e a respectiva
carga horária. As séries são divididas em módulos, conforme pode ser
vis to no quadro 1. Os autos trazem descrição de cada disicplina com,
pelo menos, estes elementos definidores de seu conteúdo: ementa e bi-
bliografia básica, o que possibilita a análise qualitativa do currí-
culo proposto na perspectiva de apurar o alcance de seu conteúdo for-
mativo .
De acordo com o currículo pleno, o curso terá uma carga ho-
rária, toda el a de caráter obrigatório, de 2.682 h/a, acrescidas de
72 h/a de EPB e de 72 h/a de EF, perfazendo assim um total de 2.826
h/a.
A intensidade prevista para cada ano letivo é satisfatória»
havendo explicitação dos dias de aula e do número de horas/dia.
0 estágio supervisionado, componente obrigatório do currí-
culo do curso, de acordo com o disposto no Regimento " art. 55, "cons
ta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações
'
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reais de trabalho, com ou sem vínculo empregatício, para cada aluno.
% obrigatória a integralização da carga horária total do estágio
prevista no currículo do curso, nela se podendo incluir as horas
destinadas ao planejamento, orientação paralela e avaliação das ati_
vidades" . É coordenado por Comissão de Estágio e supervisionado
por docentes designados pela Direção Geral, dentre os aprovados pelo
CFE, observando as normas gerais deste Regimento, tendo regulamento
próprio, pela referida Comissão e aprovado pelo Conselho De-
partamental (art. 56"). Apresenta-se caracterizado nos autos com os
seguintes elementos que formarão seu quadro operativo: condições
emjque será executado; de que modo será planejado, acompanhado e ava__
liado. Particularmente sobre sua carga horária observa-se que está
estipulada em 216 h/a, estando também previstas 180 h/a para Tra-
balho de Conclusão de Curso (TCC). Em termos percentuais isto signi_
fica: 216 para 2.682 = 8,05%; para 2.826 = 7,64%.
As informações contidas neste item podem ser comprovadas no
caderno 3 que integra os autos.
3. Dos corpos dirigentes, técnico-administrativo e docente
Neste item são apresentados, individualmente, os membros
indicados para integrar os corpos dirigente, técnico-administrativo e
docente, que atuarão no curso com os encargos que se especificam.
Sobre cada nome relacionado estarão em apreço os encargos conferidos,
levando-se em conta a qualificação acadêmico-profissional e a
disponibilidade de horário assegurada por contrato.
Preliminarmente cabe o registro de que no Regimento (ver
Caderno 2) foi disciplinado o processo de seleção para provimento
dos cargos de direção e de magistério. Sobre o corpo docente, refe-
re-se que os professores são contratados pela Mantenedora segundo o
regime das Leis Trabalhistas, dependendo a contratação de professores
integrantes da carreira de prévia aprovação do proposto pelo CFE,
(art. 58 Cad.2). A admissão de professor é feita mediante seleção
observados os critérios da idoneidade moral do candidato, seus
títulos acadêmicos, científicos, didáticos e profissionais, re-
lacionados com a matéria a ser por ele lecionada.
Eis a relação tal como se apresenta:
DIREÇÃO GERAL:
MARIA DA GRAÇA LANDEIRA GONÇALVES
COORDENAÇÃO DO SETOR I:
JESUS MAUÉS PINHEIRO
COORDENAÇÃO DO SETOR II:
SELMA DOS SANTOS BISI
CHEFES
DOS
DEPARTAM
ENTOS:
NELSON ROFFÉ BORGES HEVALDO
CASTRO MONTEIRO DIRSON
MEDEIROS DA SILVA OÁDIA
ROSSY
C. Exatas e Tecnologia: LUZIMAR REINALDO BARROS GON_
ÇALVES
Psicologia : ANAZILDA CERQUEIRA
Pedagogia : IVANILDES NEPOMUCENO DE OLIVEIRA
Ciências Sociais: MARIA DE NAZARÉ ROCHA
Educação Física
Informática
Bibliotecária
Secretário
Tesoureiro
Estudos Básicos
Administração
Contabilidade
Economia
MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DE VILHENA
O Chefe do Departamento de Infor-
mática será eleito no início do
ano letivo de 1987, pelos profes-
sores integrantes do mesmo. LUIZA DE
MARILAC POMPEU HERALDO DA COSTA
PAREDES RAIMUNDO CIRENE PINTO
Vale observar que constam dos autos os curricula vitae dos
membros do corpo administrativo,
CORPO DOCENTE
Os vinte professores indicados do ponto de vista da quali-ficação acadêmico-
profissional, apresentam o seguinte perfil: 01 livre-docente, 5 mestres; 14
especialistas. Possuem experiência no magistério superior, sendo que 7 têm
parecer de aprovação do CFE e muitos já lecionam na Universidade Federal do
Pará. Todos apresen-tam termo de compromisso para lecionar as disciplinas
para as quais são indicados. Ha professor para todas as disciplinas inte-
grantes do currículo pleno proposto. Sao os seguintes os indicados:
01 -
ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Estrutura de Dados/Técnicas de Programação.
Tecnólogo em Processamento de Dados - UEPA/1983; Especialização
"Lato sensu" em Informática - UFPA/1984; Possui vários cursos de
aperfeiçoamento e extensão universitária e foi aprovado em concurso
público para Professor Auxiliar da UFPA em 1984; Possui experiência
no magistério. Pode ser aceito.
02 -
ALDO DA COSTA E SILVA
Relações Humanas
Bacharel em Administração; Possui Especialização e
foi aprovado pelo CFE para: Administração II, ção
Financeira e Orçamento I e II (Par.1684/74)).
aceito.
de mudança
Administra-
Pode ser
03 -
ALFREDO BRAGA FURTADO
Programação Cobol/Teleprocessamento
Tecnólogo em Processamento de Dados - UFPA/1976; Mestre em
Ciências da Computação - PUC-RJ/1984; Possui experiência no
magistério superior desde 1978. Pode ser aceito
04 - ANTONIO MORAIS DA SILVEIRA
Análise e Projeto de Sistemas/Organização de Arquivos. Engenheiro
Eletrônico - UFPA- 1973. Mestre em Informática PUC-RJ/1977.
Possui experiência no magistério superior desde 1975. Pode ser
aceito.
05 - ANTONIO RICARDO PUGET MERGULHÃO
Cálculo/Cálculo Numérico
Licenciado em Matemática - UFPA/ 1972; Experiência no magistério de
1- e 2- graus e superior; Aprovado pelo CFE para Matemática I e II
(Par. 1664/79), e Matemática I (Par. 708/84), para lecionar na
FICOM. Pode ser aceito.
06 -BENEDITO GOMES DA SILVA
Estudo de Problemas Brasileiros
Licenciado e Bacharel em História e Geografia; Possui experiêri
cia no magistério superior; Aprovado pelo CFE para: Geografia
Humana e Estudo de Problemas Brasileiros (Par. 1.664/79), e Es-
tudo de Problemas Brasileiros (Par. 1.670/79) para lecionar na
FICOM. Pode ser aceito para coordenador.
07 - CONCEIÇÃO RANGEL FIÚZA DE MELO
Introdução à Programação/introdução à Lógica
Bacharel em Matemática - UFPA/ 1956; Licenciatura em Matemá-
tica - UFPA/1970; Especialização em Ciências da Computação -
UNICAMP/1977-1979. Aprovado em concurso público para profes-
sor Auxiliar da UFPA; Possui experiência no magistério superior
desde 1973. Pode ser aceito.
08 - DIRSON MEDEIROS DA SILVA
Noções de Contabilidade/Noções de Custos
Bacharel em Ciências Econômicas - UFPA/1962; Especialização em
Administração Financeira - FGV/ 1956; Possui experiência no
magistério superior desde 1974. Pode ser aceito.
09 - GERSON LOPES RAPOSO
Pesguisa Operacional/Programação Linear
Bacharel em Matemática - UFPA/1964; Mestre em Matemática
PUC-RJ/1976; Livre docente em Matemática,UFPA/1977
Possui experiência no magistério superior desde 1965. Pode ser
aceito.
10 - HERALDO DA COSTA PAREDES
Noções de Direito
Bacharel em Direito - UFPA/64; Possui vários cursos de exten-
são universitária e de aperfeiçoamento. Experiência no magis-
tério superior e larga experiência profissional. Pode ser acei
to para este curso.
11 - HEVALDO DE CASTRO MONTEIRO
Noções de Administração/Organização e Métodos
Bacharel em Administração - FICOM-PA/78 . Mestre em Adminis-
tração de Recursos Humanos - UFPA/1982, Especialização em Re-
cursos Humanos e Administração Financeira (480 h/a) - CESEP-
PA/1980; Aprovado em concurso público para Professor Assiten-
te da UFPA em 1983; Possui experiência no magistério superior
desde 1979. Pode ser aceito.
12 - JESSé HOLANDA PESSOA
Probabilidade e Estatística
Bacharel em Matemática - UFPA/1967; Licenciatura em Matemática -
UFPA/1969; Especialização em Demografia (420 h/a ) UFPA/ 1977; e em
Inferência Estatística (435 h/a) - UFPA/1981; Aprovado em concurso
público para professor de Escola Superior de Educação Física do
Pará/1983; Possui experiência no magistério superior. Aprovado pelo
CFE para Estatística (Par.708/84), para lecionar na FICOM. Pode ser
aceito.
13 -JOSÉ STENIO CONZAGA DE SOUZA
Noções de Economia
Bacharel em Ciências Econômicas - UFC; Mestre em Planejamento do
Desenvolvimento-UFPA; Possui experiência no magistério superior
desde 1979; Aprovado pelo CEF para Desenvolvimento e Teoria Geral do
Planejamento (Par. 1664/79). Pode ser aceito.
14 - LUIS PAULO LEAL DA GAMA MALCHER
Organização de Arquivos/Administração de CPD
Engenheiro Civil - UFPA/1976; Mestre em Informática, área de
Sistemas de Informação - PUC-RJ/1978; Possui experiência no
magistério superior desde 1978. Pode ser aceito.
15 - MARA LÚCIA CERQUEIRA DA SILVA
Sistema de Computação I e II
Tecnólogo em Processamento de Dados - UFPA/1976. Especialização em
Informática - UFPA/81. Possui experiência no magistério superior.
Pode ser aceito.
16 - MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DE VILHENA
Prática de Desportos Licenciada
em Educação Física
Aprovada pelo CFE para: Educação Física (par. 1.689/74 e Par.
1.670/79) e Educação Física I e II (Par. 1.664/79) para lecionar na
FICOM. Pode ser aceito.
17 -
18 -
19 -
MARIA LUIZA BISI DOS SANTOS
Inglês I e II
Licenciatura Plena em Letras - Lingua Inglesa - UFPA/1978; Possui
vários cursos de extensão universitária; Possui experiência no
magistério superior desde 1979. Pode ser aceito para este curso.
NELSON RUBENS ROFFÉ BORGES
Noções de Direito
Bacharel em Direito -UFPA/1975; Juiz Suplente de Direito da Comarca
de Igarapé - Açu; Possui experiência como advogado militante na
Comarca de Belém - PA. Comprova especialização. Pode ser aceito
para este curso.
NILZA OLIVEIRA DE MELO E SILVA
Lingua Portuguesa e Comunicação
Licenciatura Plena em Letras, habilitações em Lingua Portuguesa e
Literatura Brasileira, e Lingua e Literatura Latina -UFPA/1969;
Especialização em Lingua Portuguesa (390 h/a) UFPA/1984. Possui
experiência no magistério superior desde 1979. Aprovada pelo CFE
para Lingua Portuguesa (Par.708/84), para lecionar na FICOM. Pode
ser aceito.
20 -
ORLANDO PINHO DE ASSIS
Linguagem e Programação/Estágio Supervisionado
Engenheiro Civil - UFPA; Especialização em Informática - UFPA.
Possui vários cursos de treinamento e aperfeiçoamento na
UFPA. Possui experiência no magistério superior desde 1977.
Experiência profissional na área das disciplinas. Pode ser acei-
to.
4. Da infra-estrutura física
Este item trata das condições de laboratórios/equipamentos e
da biblioteca. As informações básicas sobre tais aspectos estão contidas
nos autos (Ver caderno 1, 5 A e 5 B).
OBSERVAÇÃO;
MEMÓRIA DE CÁLCULOS
NUMERO PE ALUNOS:
1987 - 50
1988 - 100
1989 - 150
• SEMESTRALIDADES :
1987/1 - 4.680,00 - 43,98 OTN
1987/2 - 4.680,00 - 43,98 OTN
1988/1 - 6.084,00 - 57,18 OTN
1988/2 - 6.084,00 - 57,18 OTN
1989/1 - 7.909,20 - 74,34 OTN
1989/2 - 7.909,20 - 74,34 OTN
CARGA HORÁRIA DO CORPO DOCENTE ( MENSAL )
1987/1 - 1º MÓDULO - 27 H/S - 142 H/M - 142 H/M
1987/2 - 2º MÓDULO - 27 H/S - 142 H/M - 142 H/M
1988/1 - 1º MÓDULO - 27 H/S - 142 H/M 27 3 H/M
3º MÓDULO - 25 H/S - 131 H/M
1988/2 - 2º MODULO - 27 H/S - 142 H/M f
279 H/M
49 MÓDULO - 26 H/S - 137 H/M }
1989/1 - 1º MÓDULO - 27 H/S - 142 H/M "
39 MÓDULO - 25 H/S -. 131 H/M - 431 H/M
59 MÓDULO - 30 H/S - 158 H/M ,
1989/2 - 29 MÓDULO - 27 H/S - 142 H/M "
49 MÓDULO 27 H/S - 137 H/M - 395 H/M
69 MÓDULO - 22 H/S - 116 H/M
* CÁLCULO BASEADO EM 04 (QUATRO) SEMANAS E MEIA MAIS 1/6 DE REPOUSO REMU-
NERADO.
SALÁRIO DOS PROFESSORES ( HORA / A U L A )
1987/1 - 60, 2 7 - 0,57 OTN
1987/2 - 60,27 - 0,57 OTN
1988/1 - 78,35 - 0,74 OTN
1988/2 - 78,35 - 0, 7 4 OTN
1989/1 - 101,86 - 0,96 OTN
1189/2 101,86 0,96 OTN
QUADRO I
Organização curricular:
Nota: 0 quadro de Organização Curricular apresentado foi
composto com base nos dados constantes do caderno 3.
1ª Série C/H
- Calculo (2 módulos semestrais) 180
- Probabilidade Estatística (1 módulo 2- semestre) 72
- Introdução à Programação (1 módulo 1- semestre) 72
- Linguagem e Programação (1 módulo 2- semestre) 72
- Programação Cobol (1 módulo 2º semestre) .90
- Sistema de Computação I (2 módulos 2- semestre) 144
- Inglês I (2 módulos semestrais) 126
- Introdução à Lógica (1 módulo 1- semestre) 72
- Lingua Portuguesa e Comunicação(1 módulo semestre) 72
900 h/a
série
- Calculo numérico (1 módulo lº semestre) 72
- Estrutura de Dados (1 módulo 1º semestre) 72
- Técnicas de Graduação (1 módulo 1º semestre) 72
- Noções de Administração (1 módulo 1º semestre) 72
- Noções de Contabilidade (1 módulo 2º semestre) 72
- Sistema de Computação II (1 módulo 1º semestre) 72
- Noções de Economia (1 módulo 2º semestre) 72
- Inglês II (1 módulo 1º semestre) 90
- Noções de Direito (1 módulo 2º semestre) 72
- Relações Humanas (1 módulo 1º semestre) 72
- Programação Linhar (1 módulo 2º semestre) 72
810 h/a
3ª série
- Organização e Métodos (1 módulo 1º semestre) 72
- Teleprocessamento (1 módulo 2º semestre) 72
- Organização de Arquivos (1 módulo 1º semestre) 72
- Análise e Projetos de Sistemas (2 módulos semestrais) 144
- Noções de Custos (1 módulo 1º semestre) 72
- Pesquisa Operacional (1 módulo 1 semestre) 72
- Administração CPD (1 módulo 2º semestre) 72
576 h/a
OBS: não estão computadas as cargas horárias reservadas a
Estudo de Problemas Brasileiros (EPB), Prática de Desportos (EF)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio Supervisionado.
- Estudos de Problemas Brasileiros (2 módulos semestrais) 72
- Prática de Desportos (2 módulos semestrais) 72
- Trabalho de Conclusão de Curso (2 módulos semestrais) 180
- Estágio Supervisionado(2º módulo da 2ª série e lº módulo __
da 3ª Série ) 540 h/a
TOTAL GERAL 540 + 2.286 = 2.826 Horas aulas.
Para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Pro_
cessamento de Dados, foi instalado um laboratório com um Núcleo Cen
tral de Processamento composto de 08 unidades de video/Teclado, com
memória de 64 KB, 04 impressoras e 8 discos flexíveis de dupla
densidade;material complementar composto de 1 telão para aulas
orientadas de demonstração e 1 quadro-imantado tipo Karbex, com
seus acessórios. O material de consumo é composto de 10 caixas de
Disquetes de dupla face, 10 caixas de formulários contínuo, 10 fi
tas pra impressora e 2 milheiros de formulários para controle de
computador. A utilização do laboratório pelos alunos ocorrerá con
forme a entrada das disciplinas curriculares. Pelos cálculos apre
sentados nos autos, os 8 computadores trabalhando 10 horas/dia em
um semestre, caberá a cada aluno 160 horas Dor semestre (ver cader-
no 1). Além do laboratório, o curso disporá de 3 salas pa-
ra aulas teóricas,todas devidamente equipadas.
Biblioteca
A biblioteca das Faculdades Integradas encontra-se ins-
talada numa área de 512 m2, das quais 206 m2 estão reservadas ao
acervo bibliográfico e 206 m2 ao ambiente de leitura. O sistema de
classificação adotado é o CDD. A biblioteca funciona das 8 horas às
23 horas, sem interrupção. 0 quadro de pessoal é formado por duas
bibliotecárias graduadas e 7 auxiliares de biblioteca. A capacidade
de atendimento por turno é de 300 leitores (ver o caderno 1).
A biblioteca conta, para uso do Curso Superior de Tecnologia
em Processamento de Dados com um acervo de 47 títulos de livros com
149 exemplares específicos e 3.705 títulos de livros com 6.061 volumes
em àrea afins ao curso; a relação apresentada refe-'rente aos 47
títulos obedece as recomendações da ABNT sobre referên cias
bibliográficas (NB-66). Quanto à aquisição de novos livros específicos
do curso, a Instituição informa que i adquirir 40 títulos em 1987,
60 em 1988 e 106 em 1989, sendo 3 exemplares de cada título. A
relação desses títulos consta do Caderno 5/A. A iteressada assegura que
estão sendo providenciadas assinaturas de revistas e periódicos sobre
tecnologia específica de computação. Por outro lado, destaca, ainda,
que devido ao avanço rápido da tecnologia na
área de computação, será necessário, nos próximos anos, enriquecer a
biblioteca com obras cujos tópicos sejam considerados. Assim, estão
previstas verbas razoáveis para aquisição de livros e periódicos que
dêem suporte ao ensino.A biblioteca conta, atual-mente, com 8
títulos específicos para o curso e 211 títulos. de áreas afins.
Consta, também, dos autos a relação de 6 novos títulos de periódicos a
serem adquiridos em 1987.
5. Do Planejamento econômico-financeiro
O caderno 6, que integra os autos, apresenta o plano eco-
nômico-financeiro trienal (1987/1989), onde se destacam as fontes
de receita, as categorias de despesas e a previsão dos investimen-
tos .
Na composição do plano observa-se que:
a) a receita é composta,nos dois primeiros anos de anui
dades e de transferência da mantenedora e, no terceiro ano, só
de anuidades. Em termo percentuais, é a sequinte a composição da
receita:
1- ano: anuidades (72%), transferência da mantenedora (28%)
2- ano: anuidades(82%), transferências da mantenedora (18%)
3º ano: anuidades (100%).
b) as despesas discriminam-se por estas categorias: Pes
soal docente; Pessoal administrativo; Manutenção (consumo e servi
ços gerais); qualificação de pessoal; e investimentos (equipamen
tos e biblioteca). Estão previstas despesas de manutenção dos equi
pamentos a partir do 2- ano de funcionamento do curso. 0 quadro II,
em anexo, contém dados relativos a este item.
6. Do estabelecimento de ensino que abrigará o
projetado
:urso
As Faculdades Integradas Colégio Moderno apresentam
sob forma de "estabelecimento isolado particular de Ensino Supe
rior", mantida pela Sociedade Civil Colégio Moderno, entidade cu
jas condições foram apreciadas e aprovadas por ocasião da carta-
consulta.
O estudo do Regimento se fará em processo específico,
quando serão apreciadas as alterações levantadas do novo curso..
0 Curso Superior de Tecnologia em Processamento de dados
funcionará em prédio situado a Travessa Quintino Bacaiuva, 1808, em
Belém-PA, onde as Faculdades Integradas Colégio Moderno mantém os
Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,
Ciências Sociais, Pedagogia e Psicologia, todos já reconhecidos. 0
caderno 1 contém os dados essenciais sobre o estabelecimento.
Acrescenta-se que a instituição tem em tramitação no CFE
o processo nº 23001.000572/85-38, referente a plano de curso em
Educação pré-Escolar.
7. Observações finais e complementares
A informação da CAE assinala:
"0 projeto se mostra claro e convicente. As observações
sobre o que será executado de futuro, após a verificação inicial
in loco, são referidas de forma sucintas com definições precisas.
Objetivando acompanhar o desenvolvimento do projeto há um crono
grama de execução que mostra o caminho que se pretende percorrer
para que, o curso resulte plenamente instalado.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, vota o Relator pela aprovação do pro-
jeto do Curso Superior de Tecnologia de Processamento de Dados a.
ser instalado em Belém, capital do Estado do Pará, pelas Faculda-
des Integradas Colégio Moderno, mantidas pela Associação Civil
Colégio Moderno, com 50 vagas totais anuais. Após a indispensável
homologação ministerial a entidade deverá requerer a designação da
Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1- Grupo, acompanha o voto
do Relator.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 07 de 08 de 1986
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