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A Comissão Verificadora integrada pelos Professores Ma
ria Luisa Santos Ribeiro/PUC-SP e Paolo Neselha/UFSCar também
apresenta seu relatório de visita realizada nos dias 13 e 14 de
junho de 1985.
A CAPES apresenta Relatório Técnico com base em avalia-
ção dos anos de 1983 e 1984.
Após reformulação sofrida em 1985, o curso passou a fun
cionar com apenas uma área de concentração, Educação Brasileira,
iniciada no primeiro semestre desse ano.
O curso iniciou suas atividades em 1970, com área de
concentração em currículo. Em 1978 introduziu nova área de con-
centração_a de Metodologia do Ensino e foi credenciado pelo Pare
cer nº 493/80 de 08/05/80.
Trata-se do Curso de Mestrado em Educação, com área de
concentração em "Educação Brasileira", para o qual o Magnífico
Reitor da Universidade Federal de Santa Maria-RS, mantenedora do
curso, solicita renovação de credenciamento, apresentando a docu
mentação necessária.
I - RELATÓRIO
Anna Bernardes da Silveira Rocha
Renovação de Credenciamento do curso de pós-graduação
(Mestrado) em Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARI
A
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II - PARECER E VOTO
Como se vê, dos relatórios da CAPES, o curso passou por
uma fase crítica em que esteve buscando opções para melhorar seu
desempenho. Efetivou uma avaliação interna, com críticas de docen-
tes e discentes e o novo direcionamento resulta de um esforço con-
junto de melhorar, qualitativamente o curso que, no período de 83
e 84 situou-se abaixo da média dos cursos da região, como conceito
"D" atribuido pela Comissão de Consultores Científicos da CAPES.
Cremos dever situar-se a apreciação do curso, para efeito de
recredenciamento pretendido, em dois momentos: o antecedente a 1985
e o consequente à reformulação oferecida, uma vez que a mudan ça
impressa ao mestrado foi relevante o suficiente para impedir que se
confundam os dois períodos como integrantes de um mesmo curso.
Até 1985, após o credenciamento, o curso enfrentou proble-
mas, que, prejudicando sua busca de aperfeiçoamento não impediam re
visões e correções ao longo do tempo.
O corpo docente permanente é integrado por 12 professores,
dos quais 9 trabalham na instituição em regime de dedicação exclusi_
va e 3 em tempo integral, sendo oito doutores e quatro mestres.
O curso conta com a colaboração de 10 professores. É boa
a relação orientando/orientador. Em 1983, a relação situou-se em
torno de 2,18, com variações dentro do intervalo de 1 a 4 alunos
por professor. Tal relação em 1984, foi de 2,46, com variações de
1 a 7 alunos por professor.
Produção científica - No período, foram listadas três li-
nhas de pesquisa, hoje reduzidas a duas.
Em 1983, integrantes do corpo docente publicaram 10 artigos
nacionais e 2 internacionais, 2 trabalhos completos em anais de
congressos nacionais e um trabalho de interesse para a ÁREA. Foram
também publicados 17 trabalhos considerados como produção Técnica.
Em 1984 foram publicados 2 livros no País, 3 artigos nacio
nais e 1 internacional, 1 trabalho em anais de congresso internacio
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nal e 3 outros trabalhos de interesse para a área. Foram também pu-
blicados 19 trabalhos considerados como produção técnica".
Em relação ao corpo discente, "em 1983 foram defendidas 7
dissertações, situando-se o tempo médio de titulação em torno de
47 meses, com variações de 40 a 64 meses. Em 1984 foram defendidas 4
dissertações, situando-se o tempo médio de titulação em torno de 6 5
meses, com variações de 31 a 82 meses".
Em dezembro de 1984, o curso contava com 31 alunos, dos
quais 5 apenas cursavam disciplinas, 24 somente elaboravam tese e 2,
já a tendo concluído,aguardavam defesa pública.
Os dados permitem admitir-se que a renovação do credencia-
mento se dê até 1985 exclusive quando se inicia a nova fase, para a
qual não há relatórios abrangentes de tempo necessário a uma aprecia
ção efetiva. As próprias linhas de pesquisa do curso atual, que ten-
dem para : Sistema Educacional Brasileiro e Teoria e Sistematização
do Ensino, ainda se encontravam, no segundo semestre, quando da visi
ta da Comissão Verificadora, em fase de discussão. A única turma, se
lecionada para a nova fase do curso, não se achava em fase de elabo-
ração/defesa de dissertação.
Há necessidades informadas, no processo e que devem ser
atendidas para a consolidação da nova orientação do curso, entre
elas:
a) Conquista de autonomia relativa do curso quanto, espe -
cialmente, à possibilidade de contar com horários dos professores
que atuam também na graduação e com recursos financeiros para pesqui_
sas.
b) Melhoria e atualização do acervo da biblioteca de modo a
adequá-la à atual orientação do curso.
c) Busca de ampliação da qualificação dos professores assis
tentes-mestres.
d) Melhor definição da natureza e do grau de envolvimento
dos professores participantes, no programa.
e) Acompanhamento mais próximo dos alunos envolvidos em ati
vidades de pesquisa.
f) Cuidados em relação a tempo/qualidade do atendimento aos alunos re-
mananescentes da antiga orientação do curso.
g) busca de intercâmbio científico-cultural em especial com programas
do Sul e Sudeste.
As evidências apresentadas induzem a relatora a concluir por que se re-
nove o credenciamento do curso de pós-graduaçao em educação , com áreas de concen-
tração em Currículo e Metodologia do Ensino, por cinco anos a contar do credencia-
mento. Quanto à nova proposta da área de concentração em Educação Brasileira, deve
a instituição retornar com o pedido de credenciamento quando, adotadas as medidas
necessárias esteja consolidada a nova orientação.
III - DECISÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo, acompanha o voto do
Relator.
Sala de Sessões, em 19 de fevereiro de 1986,
131/86
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho
,
em 21 de fevereiro de 1986
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