e linhas de pesquisa. Em relação as dissertações, apresentou
—
o maior índice de produtividade dentre os mestrados da área.
comissão Verificadora: A produção técnico-científica docente e discente é
constante, em numero elevado e de alta qualidade.
As publicações resultantes das -pesquisas são da mais alta rele vância, representando uma
contribuição significativa à literatu ra em Ciência da Informação. Os trabalhos do corpo
docente vêm sendo publicados tanto no Brasil como no exterior dos principais
periódicos da área.
Ate 31/07/85 foram defendidas 93 dissertações, considerando os 15 anos de existência
do curso, portanto com títulos distribuídos anteriormente à anexação do Curso à
UFRJ.
outras observações que se encontram no processo são as
seguintes:
CAPES: Somente está relacionado no presente relatório a de Ciência da
Informação; os conceitos emitidos pela CAPES
desde 1979, quando ainda não integrava o Curso de Mestrado em Comu
nicação da ECO/UFRJ, foram os seguintes: 1979-B; 1980-C; 1981-C;
1982-B. Em 1982 uma recomendação foi: solicitar credenciamento do curso junto
ao CPE, princiaalmente em consideração ao grande número de mestres já formados,
cujos diplomas carecem de validade nacional. Deve-se ressaltar seu papel na
formação do corpo do cente de todos os cursos do graduação em Biblioteconomia,
no Brasil. Comissão Verificadora: na analise ficam comprovados muitos '
pontos positivos, devendo-se citar a alta qualificacão do corpo
docente, a capacidade em atrair bons estudantes, a relevância e
da produção técnico-cientifica, as atividades exerci-
pelos mestres formados no curso, e com justo renome nacional
e internacional. Tambem podem ser consideradas a adequada infra-
estrutura física e financeira, a grande demanda do curso ( todos
os anos um numero significativo de candidatos brasileiros e es
trangeiros de várias áreas de especialização), 'sendo obvio que
são excelentes as perspectivas do curso".
problemas como foi feita a transferência
do curso da CNPq/lBICT para a UFRJ/ECO. Nessa transferência foi
"mutilada" a sua estrutura curricular, diminuiu-se drastica -
mente o numero de horas/aula dedicadas à Ciência da Informação.
Ao mesmo tempo o coroo docente perdeu sua autonomia pedagógica e
administrativa, e o corpo discente perdeu sua representatividade.
A área de concentração em Ciência da. Informação do Mestrado em
Comunicação da ' 30. deve voltar a ser um "Curso de Pós-Graduação
em Ciência da Informação", alias, o único existente na América Latina.
balanço de todos os depoimentos (CAPES, Comissão Verificadora
relatório da Instituição) nos leva à conclusão de que os elemen