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A C atribuiu Conceito B e conclui seu relatório com
seguintes observações:
Área de Concentração em Ciência da Informação em vias de con solidação.
0 curso foi transferido para a Escola de Comunicação da UFRJ e, consequentemente,
sofreu mudanças significativas em suas atividades de ensino e pesquisa. Passa por
um período de a daptaçao, sem contudo perder sua identidade e nem desconti -
nuar a processo de desenvolvimento e consolidação".
A Instituição solicita agora o credenciamento de nova área Ciência da Informação.
Este parecer baseia-se no Relatório de Técnico da CAPES(1933
e 1984), no relatório da Comissão Verificadora (outubro de
1985), e, nos dados fornecidos pela Instituição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Credenciamento do Curso estrado em Comunicação - área
concentração em Ciências da Informação.
Nilson Paulo
I - RELATÓRIO
0 Curso teve inicio em 1983. Antes, a área de Ciência da Informação
era um curso do IBICT/CNPq, tendo iniciado em 1970 e pelo Convênio
firmado entre o
17 de maio de 1983, a gestão acadêmica e administrativa do Curso de
Ciência da Informação passou a integrar o curso de
trado em Comunicação da ECO/UFRJ como uma área de concentração, a qual
foi se juntar às duas outras áreas, Sistemas de Comunicação e Sistemas de
Significação; o curso de Comuni
cação já foi credenciado nessas duas áreas pelo Parecer nº 6 56/81 de 04
de setembro de 1981.
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Também recomenda:
"Estudar a possibilidade de incrementar a carga horária e créditos exigidos em
disciplinas especificas da área".
A Comissão Verificadora examina os seguintes pontos:
1 - Histórico.
1.1- Criação do Curso de Ciências da Informação
1.2- Transferência do curso para a UFRJ.
2 - Mérito
2.1- Organização acadêmica e administrativa
2.2- Corpo docente
2.3- Corpo discente
2.4- Pesouisa e produção técnico-científica 2.5-
Infraestrutura física e financeira
2.6- Intercâmbio com outras instituições e cursos
2.7- Principais problemas e perspectivas do curso.
suas conclusões a Comissão assim se manifesta:
"Esta Comissão Verificadora recomenda ao Conselho Federal de Edu
cação a concessão condicional do credenciamento do Curso de Pós-
Graduação (Mestrado) em Ciência da Informação da Escola de Comu
nicação da Universidade Federal do e Janeiro, sendo cumpri
para este credenciamento as seguintes modificações:
1ª - A área. de concentração em Ciência da Informação do Mestrado
em Comunicação da UFRJ/ECO deve ser transformada em "Curso de
Pós-Graduação (Mestrado) em Ciência da Informação", reforçando -se a estrutura
curricular na área especifica, fazendo-se as ne cessárias modificações de acordo com
recomendações da comissão ' de professores e estudantes da área, devidamente eleitos
pelos ' seus pares para essa função;
2
a
- 0 titulo de Pós-Graduação a ser outorgado devera ser " Mes
tre em Ciência da Informação", em obediência à Resolução nº 5 ,
de 10 de março de 1983, do CFE, Artigo 2º, VI, paragrafo tercei
ro.
- 0 credenciamento deve ser extensivo a todos os egressos do curso desde sua
criação em 1970, garantido-lhes o direito da validade nacional de seus diplomas;
- Os -orofessores do curso que obtiveram seus titulos de pós-
graduação no exterior, caso ainda não o tenham feito, deverão pro videnciar
sua revalidação de acordo com a Resolução nº 03, de 10 de junho de 1985, do
CFE".
Dados sobre a área de Ciência da informação:
1 - Corpo docente: número adequado em qualidade e quantidade, em
relação Pi-
regirne de tempo satisfatório para o atendimento do programa; o
orientando/orientador adequada.
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São 12 docentes, 6 doutores (5 em Ciência da Informação > e 1 em
Biblioteconomia) e 6 mestres (2 em Ciência da Informação, 3 em
Ciência Politica e 1 em Administração). Todos os docentes estão
envolvidos em pesquisa.
A Instituição informou contar com o professores participantes e
que também 4 orofessores estavam realizando o Doutoramento em
1984.
2. Estrutura Curricular: Segundo a CAPES,"a estrutura curricu lar passou por
modificações significativas a de se adaptar aos
moldes da Escola de Comunicação para onde o curso foi transferi_
do em 1º
apesar de estar ainda em fase de transição, pode-se notar que
as atividades de ensino vêm sendo desenvolvidas regularmente e
de forma satisfatória. 0 elenco de disciplinas é adequado à propos
ta do curso, havendo ainda espaço para aumentar o numero de
disciplinas direcionadas à área de concentração .
A Comissão Verificadora, sobre o mesmo assunto, assim se manifesta: A estrutura
curricular e consistente e adequada à natureza e
aos objetivos do "curso em Ciência da Informação" metamorfosea-
do em "área de concentração do Curso de Comunicação. 0 problema
é que, enquanto outras áreas do Curso Pós-Graduação em
Comunicação,mantêm uma relação gênero-espécie com a área maior
o mesmo não acontece com a área de Ciência da Informação,que tem
identidade própria, sacrificada também na sua organização acadêmica para poder
ser acomodada, por contingências casuísticasECO/UFRJ".
•Antes da mudança, quando o curso em Ciência da Informação ainda
era um curso independente, o numero de horas/aula em disciplinas
especificas era de 465(31 créditos), hoie, depois da trans
ferência para a ECO/UFRJ, esse número de horas/aula caiu drasticamente
para apenas 180 (12 créditos).Isso não seria um problema se essa transformação
tivesse vindo atender aos anseios dos professores e alunos, mas é o contrário
que pode ser constatado: ambos os corpos doscente e discente es
tão insatisfeitos com o resultado da mudança mutilou -
se o único curso de Ciência da Informação no Brasil.
3 - Atividades de pesquisa e Produção docente e discente:
CAPES: as atividades de pesquisa são coerentes com a área de
concentração; foram listadas 9 linhas de pesquisa.
No ano de 1984 , integrantes do corpo docente publicaram 10 arti gos nacionais, 1
trabalho em anais de congresso nacional e 17 trabalhos considerados como
produção técnica; no mesmo anos foram defendidas 3 dissertações, situando-se o
tempo médio de titulação em torno de 65 meses.
publicações são bastante coerentes com a área de concentração
e linhas de pesquisa. Em relação as dissertações, apresentou
o maior índice de produtividade dentre os mestrados da área.
comissão Verificadora: A produção técnico-científica docente e discente é
constante, em numero elevado e de alta qualidade.
As publicações resultantes das -pesquisas são da mais alta rele vância, representando uma
contribuição significativa à literatu ra em Ciência da Informação. Os trabalhos do corpo
docente vêm sendo publicados tanto no Brasil como no exterior dos principais
periódicos da área.
Ate 31/07/85 foram defendidas 93 dissertações, considerando os 15 anos de existência
do curso, portanto com títulos distribuídos anteriormente à anexação do Curso à
UFRJ.
outras observações que se encontram no processo são as
seguintes:
CAPES: Somente está relacionado no presente relatório a de Ciência da
Informação; os conceitos emitidos pela CAPES
desde 1979, quando ainda não integrava o Curso de Mestrado em Comu
nicação da ECO/UFRJ, foram os seguintes: 1979-B; 1980-C; 1981-C;
1982-B. Em 1982 uma recomendação foi: solicitar credenciamento do curso junto
ao CPE, princiaalmente em consideração ao grande número de mestres já formados,
cujos diplomas carecem de validade nacional. Deve-se ressaltar seu papel na
formação do corpo do cente de todos os cursos do graduação em Biblioteconomia,
no Brasil. Comissão Verificadora: na analise ficam comprovados muitos '
pontos positivos, devendo-se citar a alta qualificacão do corpo
docente, a capacidade em atrair bons estudantes, a relevância e
da produção técnico-cientifica, as atividades exerci-
pelos mestres formados no curso, e com justo renome nacional
e internacional. Tambem podem ser consideradas a adequada infra-
estrutura física e financeira, a grande demanda do curso ( todos
os anos um numero significativo de candidatos brasileiros e es
trangeiros de várias áreas de especialização), 'sendo obvio que
são excelentes as perspectivas do curso".
problemas como foi feita a transferência
do curso da CNPq/lBICT para a UFRJ/ECO. Nessa transferência foi
"mutilada" a sua estrutura curricular, diminuiu-se drastica -
mente o numero de horas/aula dedicadas à Ciência da Informação.
Ao mesmo tempo o coroo docente perdeu sua autonomia pedagógica e
administrativa, e o corpo discente perdeu sua representatividade.
A área de concentração em Ciência da. Informação do Mestrado em
Comunicação da ' 30. deve voltar a ser um "Curso de Pós-Graduação
em Ciência da Informação", alias, o único existente na América Latina.
balanço de todos os depoimentos (CAPES, Comissão Verificadora
relatório da Instituição) nos leva à conclusão de que os elemen
tos colhidos são suficientes para a regularização da ãrea de con
centração em "Ciência da Informação" e consequentemente dos estu
dos de todos os seus egressos desde a época do início do acom-
panhamento pela CAPES, isto é, desde 1979.
Paralelamente, a Instituição, através de seus órgãos superiores,
poderá considerar as ponderações da Comissão Verificadora sobre
a transformação da área" em "curso", com o que este Conselho na
da tem a opor, uma vez satisfeita as condições legais para tal.
II - Voto do Relator,
Do exposto somos de parecer que o presente processo baixe em di
ligência para que a Instituição possa se pronunciar sobre as con
dições negativas Comissão Verificadora, bem como esclarecimen tos
sobre as atividades de orientação de dissertações com rela ção
aos docentes indicados (mestres , diretores e participantes).
III - Decisão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo, acompanha o voto do Rela-
tor .
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