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I - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
A organização curricular e o elenco de disciplinas é
Foi designada Comissão Verificadora integrada pelos Professores
Francisco César de Sá Barreto (UFMG) e Oscar Hipólito (USP), que apresentaram
detalhado relatório, concluindo pela re comendação de renovar-se o
credenciamento. Da documentação apre_ sentada o relator extraiu os seguintes
elementos sobre o Curso:
A Universidade solicitou a renovação do credenciamento do curso, e,
com o objetivo de fornecer subsídios ao CFE para o julgamento do mérito da
solicitação, a CAPES encaminhou os Rela tórios Técnicos de avaliações feitas
p e l o s Consultores Científi cos referente aos anos de 1983 e 1984, cópias do
Relatório Anual do Curso 1984, e Cadastro da Produção Científica.
0 curso de pós-graduação em Física, inicialmente com as áreas de
concentração em Física do Estado Sólido e Física Iso tópica, em nível de
Mestrado da Universidade Federal do Ceará, iniciou suas atividades em 1976,
tendo sido credenciado pelo Con selho Federal de Educação, através do Parecer
nº 2 41/ 80 , de 06 de março de 1980.
I - RELATÓRIO
Heitor Gurgulino de Souza
Renovação do credenciamento do Curso de Pós-graduação em Física, nível de mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
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adequado. São três disciplinas obrigatórias e um conjunto satisfató rio de disciplinas
optativas. Em relação a proposta aprovada pelo CFE em 0 6/ 03 / 8 0 , não houve nenhuma
grande modificação na estrutura curri cular.
Diz a Comissão "O curso propõe que a área de concentração de física
Isotópica seja suspensa, temporariamente, e que a área de concentração Física do Estado
Sólido passe a se denominar Física da, Matéria Condensada.
O congelamento da área de Física Isotópica se justifica por não existir há mais de 3
anos nenhuma capacidade de orientação, e por_ tanto nenhuma linha de pesquisa bem definida. A
proposta de denominar a única área de concentração do curso como Física da Matéria Condensada é
justificada por se tratar de uma classificação mais ampla para as atividades dos grupos de pesquisa.
A Comissão concorda com essas propostas. " A reincorporação da área de concentração em Física Isotópica
dependerá de pronunciamento das Comissões da CAPES e do CFE.
Quanto ao Corpo Docente desde o credenciamento anterior hou ve sensíveis
progressos. Assim se pronunciou a Comissão:
II - CORPO DOCENTE
" 0 corpo docente é constituído de 12 doutores em regime de tempo integral e
dedicação exclusiva (Relação no Anexo I). Esses pro fessores obtiveram seus doutoramentos
em diferentes instituições de alto nível, tanto no país como no exterior. Existem, no
momento, 8 mestres obtendo o doutoramento no país e no exterior, sendo que pelo
menos 3 deles deverão retornar no prazo de no máximo 1 ano. Alem des ses, existem 3
mestres que mesmo não participando de pós-graduação ,ou realizando pós-graduação,
colaboram em projetos de pesquisa de outros doutores do curso. Dessa forma espera-se
que, no prazo de aproximadamente 3 anos, estarão envolvidos com projetos de pesquisa um
total de 26 docentes, sendo 24 doutores e dois mestres.
0 curso não tem nenhuma dependência de professores visitan tes e
participantes.
Em resumo, com relação ao corpo docente houve uma melhora considerável.
Quanto ao corpo discente a Comissão disse:
III - CORVO DISCENTE
"0 corpo discente é constituído de 9 alunos cursando discí plinas e 5
realizando pesquisa voltada para as teses de Mestrado.
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No período de 5 anos, após o credenciamento, foram formados 23 mestres.
Considerando o tamanho do corpo docente, que, efetivamen te, nesses cinco anos, participou
da orientação das teses (10 docentes), a relação número de admissões / numero de
titulações é boa.
A única reclamação que ouvimos dos estudantes e com relação ao valor e atraso
sistemático, das bolsas da CAPES."
IV - PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTIFICA
As linhas de pesquisa do curso são às seguintes: a. Espectroscopia
Mössbauer; b. Espectroscopia Raman; c. Medidas de Constante Dielétrica; d.
Instrumentação Eletrónica; e. Mecânica Esta tística; e f. Excitações Eletromagnéticas e
Propriedades Eletrônicas de Superfícies.
A produção do corpo docente ê boa e está dentro da média do país. No
período de 5 anos foram publicados, em revistas de circulação internacional, 18 trabalhos
teóricos e 30 trabalhos experimentais. Estão submetidos ã publicação 5 trabalhos teóricos
e 7 trabalhos experimentais .
A comissão teve em mãos as teses defendidas no curso, e ve rificou que as mesmas são
de bom nível e compatíveis com as linhas de pesquisa do curso.
Quanto a instalações e recursos financeiros, assim se pronunciou a Comissão;
V - INFRAESTRUTURA FÍSICA E FINANCEIRA
Os escritórios de professores e alunos, as salas de aulas, os espaços físicos
para laboratório de pesquisa e oficinas, & biblio teca, enfim as instalações físicas são
perfeitamente adequadas ao con forto e bom funcionamento do curso.
A biblioteca conta com um acervo de revistas muito bom, con siderando as linhas
de pesquisa desenvolvidas pelo curso.
O acervo de livros necessita reforço que será dado com a existência de maiores
recursos financeiros.
Os laboratórios de pesquisa estão bem instalados e contam com os principais
equipamentos necessários ao levantamento de dados. O mesmo ocorre com as oficinas de
apoio, mecânica e eletrônica.
O curso, como todos os outros do país, depende totalmente
de recursos extra-orçamentarios/FINEP, CNPq e CAPES, para manter os la boratórios e
biblioteca.
E acrescentou a Comissão:
"Em resumo, a situação financeira, que vai desde os salários de professores
e técnicos, até a manutenção e aquisição de equipamentos de pesquisa é precária, como
no resto do pais.
Há boa atividade de intercâmbio com outras instituições na cionais e
internacionais.
Entretanto, notamos que o curso não tem tido nos últimos anos professores
visitantes."
A Comissão concluiu seu relatório manifestante-
"O curso evoluiu em relação ao credenciamento e mostra pers pectivas muito
boas de crescimento nos próximos anos, principalmente se considerarmos o retorno de
novos recém-doutores.
Houve um crescimento do quadro docente, da produção de teses, da produção
científica e das instalações, principalmente da biblioteca.
Os problemas existentes, como no resto do pais, residem na sua maioria
fora do curso, como por exemplo, a escassez de recursos e a diminuição do número
de candidatos ã Pós-Graduação em Física.
Diante do exposto concluímos pela recomendação do recreden ciamento do curso de
Mestrado em Física da Universidade Federal do Ceará. "
O curso foi classificado pela CAPES com o conceito "B".
II - PARECER
Trata-se de um curso consolidado que evidenciou progressos desde o ultimo
credenciamento.
O corpo docente aumentou bem como a produção científica; a relação
orientando/orientador ficou entre 1 a 2 alunos por professor, e foram formados 23 mestres
no período de 5 anos. Os problemas existen tes quanto à aquisição de livros novos para
a biblioteca e a contra tacão de professores visitantes, mencionados pela Comissão
Verifica dora, são comuns à maioria dos programas de pós-graduação que carecem de
recursos orçamentários para dar solução aos mesmos. A mudança de denominação da
área de concentração para Física da Matéria Condensada está plenamente justificada.
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista o exposto ê o relator de parecer que seja renovado o credenciamento, por
5 (cinco) anos, do Curso de Pós-Gradua ção em física, área de concentração física de Matéria
Condensada , nivel de Mestrado, ministrado pela Universidade Federal do Ceará , retroagindo seus
efeitos ao término do período anterior do creden ciamento.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior( 1 º Grupo) aprova o voto do Relator.
MEC/CFE
ANEXO I
CORPO DOCENTE
Nome Titulação Instituição País ano
José Evangelista de C Moreira Doutor UN. Copenhagem DI 75
Francisco Alcides Germano Doutor UN. Illinois EU 67
Francisco Flávio T de Araújo Doutor UN. de Oxford GB 75
José Francisco Julião Doutor UNICAMP BR 80
Newton Theophilo de Oliveira Doutor UN. São Carlos BR 81
Gil de Aquino Farias Pós-Doutorado UN. Califórnia EU 80
Júlio Auto Neto Doutor
UN.de
Wyommg
EU 72
Lindberg Lima Gonçalves Doutor UN: de Oxford GB 77
Antônio José da Costa Sampaio Doutor UNICAMP BR 83
Francisco Erivan de A Melo Doutor UNICAMP BR 83
Vicente Walmich A Vieira Doutor UN. Copenhagem DI 85
Miguel Antônio B de Araújo Doutor UN. Oxford GB 85
CFE
100/86
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 18
de fevereiro de 1986.
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