O programa, que concede ênfase ao estudo e atividades de
Enfermagem em Pediatria Social, mantém, praticamente, a mesma estrutura
curricular (anexo 1). Houve inclusão de uma disciplina, Administração
do Ensino Superior, com 10 créditos, e aumento de 2 créditos na
Enfermagem em Pediatria Social, acréscimo este justificável por ser
disciplina que funciona como eixo integrador dos demais. A Comissão
Verificadora "constatou mudanças nos conteúdos programáticos tendentes
a melhorar, ampliar e atualizar o ensino e a pratica da en fermagem
nesta área do conhecimento".
são satisfatórias as condições da organização administrati va,
bem como a infra-estrutura física e financeira. Esta ultima é assegurada
pela própria instituição, CAPES e CEPES - Centro de Estudos para o
Desenvolvimento da Pesquisa no Campo Social e da Saúde , este em pequena
proporção.
são disponíveis os acervos bibliográficos da Biblioteca do
Departamento e da BIREME, esta última com a maior soma de recursos, como
de todos é sabido.
0 corpo docente da época do credenciamento sofreu alterações com
a exclusão dos professores Luiza Harunari, Carlos Vicente Serrano, Nélio
Parra, Dirce Trevise Prado Novaes e Ruth Elizabeth Kietzman, to dos
constantes do Parecer 1.499/79. Das novas indicações podem ser aceitos
Benjamin José Schmidt, José Pinces e Benjamin Lebnsgtajn, to dos
docentes da Escola Paulista de Medicina e portadores do título de
doutor, além de adequada qualificação, e Maurício Lanski e Olga
Rosário Eidt, professores visitantes, também doutores. A relação atual
do corpo docente,apre ciada em Câmara,esta no anexo 2. A propósito dos
docentes, o Relatório Técnico da CAPES oferece algumas observações
aqui transcritas para conhecimento da interessada.
"Embora docentes altamente qualificados parai) ensino das disciplinas
que ministram, verifica-se a predominância de docentes permanentes de
outras áreas com relação aos docentes enfermeiros," Mais adiante, no
mesmo relatório, às fls. 7, lê-se "a dimensão de docentes enfermei
ros, satisfatória em relação aos alunos e ás disciplinas, e inadequada
observando-se a concentração de tese em 2 orientadores, numa relação de
8/1 e 1/1." A propósito, o Relator considera que a EPM, através da
coordenação da Pos-graduação, deverá prover o aumento do número de
professores enfermeiros permanentes com atividade de orien