O Regimento proposto considera como orgaos de apoio, alem da
Coordenadoria, a Secretaria a Contadoria e Tesouraria e a Biblio teca.
No título referente à organização didática, o Regimento em
vigor é mais minucioso no determinar os cursos de graduação, de Espe
cializaçao, Aperfeiçoamento, Atualização e Extensão, nos (arts. 3º
seguintes) enquanto que essa matéria esta disciplinada, de modo mais
sintética, nos arts 41 e seguintes, no Regimento proposto, quan to as
matriculas iniciais e subseqílentes. Utiliza o critério de Ãreas de
conhecimento, de modo que a área de Ciências com . Habilita çao em
Matemática, detém 80 vagas, na área de Educação, há a Peda gogia, com
Habilitações em Administração Escolar (1º e 2º graus), Su pervisao
Escolar (1º e 2º graus) com 240 vagas; Estudos Sociais, com
Habilitações em Educação Moral e Cívica, Historia e Geografia com 80
vagas; Letras, com Habilitações em Português e Inglês, com 80 va gas.
Por fim, na área de Artes há Educação Artística, com Habi
litaçoes em Desenho e Artes Plásticas, com 80 vagas.
0 numero de vagas é o mesmo constante no Regimento em vi gor,
na conformidade do que se contém, no Parecer 1184/77.
Regulam-se, após as Transferências, a Verificação do Ren
dimento Escolar, a Avaliação de Aprendizagem.
No Título IV, cuida-se do Corpo Docente, subdividindo-se em duas
classes, Professores Titulares, e Assistentes.
No § 1º do Art. 60, determina-se que os "professores titulares
são os que tiverem aprovação pelo Conselho Federal de Educação, nos termos
da legislação específica, e avaliados pelo Coordenador dos Cursos em
provas de titulos."Quanto aos assistentes, "serão pas siveis de
avaliação de provas de títulos."
Embora essa matéria seja de autonomia das Universidades,não se
poderá ter Universidade, em seu verdadeiro e próprio sentido, sem um
rigoroso sistema de seleção, que nao pode ser outro que o concur so
publico de provas e títulos. A nao ser assim, como se poderá atri buir a
alguém o titulo de professor sem ofender gravemente aqueles que fizeram
o aludido concurso, e ainda defenderem tese? Em certos pai ses essa
possibilidade não poderá sequer ser objeto de imaginação, é considerado
um exemplo claro de país que não atingir ainda um certo nível cultural,em
que a dignidade dos títulos acadêmicos é intangível.