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J
CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO
Alteração do cur
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ulo de Pedagogia
Lêda Maria Chaves Tajr
a
C
ESU 1
º
GRUPO
23001 .001081/86-72
I - RELATÓRIO
A Diretora-Geral do Centro Educacional de Realengo,
mantenedora das Faculdades Integradas Castelo Branco, encaminha
a este Conselho projeto de um novo currículo para seu curso de
Pedagogia, devidamente aprovado pelo Conselho Departamental da
Instituição.
O curso de Pedagogia foi reconhecido pelo Parecer nº
4.420/76 (Doc. 193:281) com 100 vagas totais anuais, distribuí-
das em dois turnos, com as seguintes habilitações: Magistério das
Matérias Pedagógicas de Grau, Administração Escolar de 1º e 2º
Graus, Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus e Orientação
Educacio-nal.
Dentre as justificativas apresentadas pela Institui-
ção, destacamos:
- os termos do Parecer 161/86, que ressaltam a impor_
tância da reformulação do curso de Pedagogia;
- o artigo 104 da Lei 4.024/61, que permite a monta-
gem de currículos experimentais que levem a uma melhor qualidade
de ensino;
- a necessidade de formar o especialista em estreita
relação com o sistema de ensino de 1º e 2º graus;
- as recomenda
ç
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s de diversos encontros Estaduais,
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Regionais e Nacionais, bem como da Conferência Brasileira de Educa-
ção, relativas a formação de professores;
- e a necessidade de uma tomada de posição no que diz
respeito à preparação adequada do pedagogo, enquanto não se altera
a atual legislação.
Os objetivos que as Faculdades Integradas Castelo Branco
esperam alcançar com a reestruturação do curso de Pedagogia são os
seguintes:
- reestruturar o curso em termos de currículo, caracte-
rizando educação como sistema nas suas relações com a sociedade bra-
sileira - educação como processo e práticas sociais;
- formar o pedagogo nas perspectivas macroeducacional e
micro-educacional;
- aplicar o enfoque da interdisciplinaridade nas disci-
plinas do curso de Pedagogia;
- integrar o pedagogo e o especialista de educação no
contexto político, sócio-econômico e cultural da realidade brasilei-
ra ;
- redefinir o curso de Pedagogia através de um currículo
e programas mais condizentes com as necessidades atuais da educação
brasileira;
- adequar teoria e pratica, reflexão e ação, a partir da
participação direta do futuro pedagogo em situações da realidade do
ensino de 1º e graus;
- aplicar metodologia de ensino que promova o desenvolvi
mento do espírito crítico e autonomia de ação do pedagogo na tomada
de decisões;
- promover o aperfeiçoamento dos quadros docentes de re-
cursos humanos em Educação.
Na proposta ora em apreço, o curso de Pedagogia passara
a ter a duração de 2.940 horas-aula, integralizáveis no mínimo em 4
e no máximo em 8 anos. Tal medida representa uma significativa mudan
ça do Art. 83 do Regimento que previa o mínimo de 2.200 horas-aula
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para o curso.
Hã no processo a nova estrutura departamental e o fluxo-
grama do currículo para cada uma das habilitações oferecidas.
0 novo currículo contempla todas as matérias previstas
pela Resolução 2/69 e os alunos deverão obter 196 créditos assim dis
tribuídos:
- 25 créditos nas disciplinas que constituem o 1º ciclo;
- 94 créditos nas disciplinas comuns a todas as habilita
ções ;
- específicos para as diferentes Habilitações:
. 34 créditos para Orientação Educacional,
. 28 créditos para Administração Escolar, .
26 créditos para Supervisão Escolar,
- em disciplinas eletivas nas diferentes Habilitações:
. 43 créditos para Orientação Educacional
. 49 créditos para Administração Escolar .
51 créditos para Supervisão Escolar
Todos os alunos deverão cursar as disciplinas obrigató-
rias EPB e EF, em dois períodos letivos, com uma duração de 60 h/a
cada.
0 estagio supervisionado será realizado em dois semes-
tres letivos, atendendo as duas habilitações escolhidas.
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista que as modificações sugeridas pelo Centro
Educacional de Realengo enriquecem o currículo do curso de Pedagogia
e buscam melhorar o nível de qualificação de seus profissionais, so-
mos de Parecer que o novo currículo proposto, tal como se apresenta
no Anexo I, pode merecer a aprovação deste Conselho, devendo o Regi-
mento das Faculdades Integradas Castelo Branco acolher essas altera-
ções .III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo acompanha o voto relatora.
FLUXOGRAMA
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DO CURRÍCULO
FLUXOGRAMA DO
CURR
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CULO
FLUXOCIÍAMA DO
CURR
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CULO
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