condem a vários tipos de imediatismos vigentes e equivocadamente
aceitos corno valores. Adicione-se, como já mencionado, a presença de
uma legislação que, ao invés de orientar, desorienta, que ao invés de
educar, deseduca. 0 que se registra no País, quase que diariamente, no
que se refere à semestralidade escolar, devido a ausência de regras e
princípios firmes, é lamentável e se define como uma política
antipedagógica.
Feitas estas considerações preliminares, chega-se ao ponto de
para onde ir e contar com a sorte de localizar o bom senso no
emaranhado da legislação e da realidade vigentes.
Anteriormente, em processos semelhantes, o CFE decidiu pelo
pleito do repasse tal como solicitado por várias escolas do Distrito
Federal. Todavia, o Parecer Conjunto do CEDF apresenta argumentos que
merecem consideração, como o fato de ter procedido a um exame cuidadoso
da situação das escolas. Em tese, o CEDF deve conhecer as escolas sob
sua jurisdição. Os Conselhos de Educação dos Estados foram criados para
isso. Entre o. Conselho Federal de Educação e os Conselhos de Educação
dos Estados, Territórios e do Distrito Federal, devem existir o máximo
de harmonia. Eles integram um sistema, isto e, um sistema brasileiro de
educação, é complementar em sua tarefa.
Nao se tem noticia no âmbito da Comissão de Encargos Educionais do CFE
de que, nenhuma das instituições que entraram com recurso, ou sejam:
Escola N.S.Rosário, Escola Pedacinho do céu, Centro de Ensino
S.Francisco. Escola M.Montessori, C. E. M.S. Mello, Escola Paroquial S.
Antônio e mais as que recorreram posteriormente - Escola N.S. Fátima e
Escola Teimei, estejam em ma situação financeira. Situação diferente de
algumas escolas que estão recorrendo em termos de defasagem.
Assim sendo, o relator submete as considerações que fez à
consideração da CENE e, posteriormente à do Plenário do CFE, pois
tratando-se de questão complexa, certamente que a posição colegiada
poderá encontrar o ponto mais equilibrado da questão que leve em conta
os vários segmentos envolvidos.
E o meu Parecer