cendem a vários tipos de imediatismos vigentes e equivocadamente
aceitos como valores. Adicione-se, como já mencionado, a presença de
uma legislação que, ao invés de orientar, desorienta, que ao invés de
educar, deseduca. 0 que se registra no País, quase que diariamente,
no que se refere a semestralidade escolar, devido a ausência de
regras e principios firmes, é lamentável e se define como uma polí-
tica anti-pedagogica.
Feitas estas considerações preliminares, chega-se ao ponto
de para onde ir e contar com a sorte de localizar o bom senso no e-
maranhado da legislação e da realidade vigentes.
Anteriormente, em processos semelhantes, o CFE decidiu
pelo pleito do repasse tal como solicitado por várias escolas do
Distrito Federal. Todavia, o Parecer Conjunto do CEDF apresenta ar-
gumentos-que merecem consideração, como o fato de ter procedido a um
exame cuidadoso da situação das escolas. Em tese, o CEDF deve conhecer
as escolas sob sua jurisdição. Os Conselhos de Educação dos Estados
foram criados para isso. Entre o Conselho Federal de Educação e os
Conselhos de Educação dos Estados, Territórios e do Distrito Federal,
deve existir o máximo de harmonia. Eles integram um sistema, isto e,
um sistema brasileiro de educação. São complementares em sua tarefa.
Não se tem noticia no âmbito da Comissão de Encargos Edu-
cionais do CFE de que, nenhuma das instituições que entraram com re-
curso, ou sejam: Escola N.S.Rosário, Escola Pedacinho do Céu, Centro
de Ensino S.Francisco. Escola II. Montessori, CE. M.S. Mello, Escola
Paroquial S. Antônio e mais as que recorreram posteriormente - Escola
N.S. Fátima e Escola Meimei, estejam em ma situação financeira. Situação
diferente de algumas escolas que estão recorrendo em termos de
defasagem.
Assim sendo, o relator submete as considerações que fez à
consideração da CENE e, posteriormente à do Plenário do CFE, pois
tratando-se de questão complexa, certamente que a posição colegiada
poderá encontrar o ponto mais equilibrado da questão que leve em con-
ta os vários segmentos envolvidos.
E o meu Parecer