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0 curso, programado com duração de oito (8) semestres
letivos integra1izáveis em quatro (4) anos, terá regim e seriado e
obedecerá ã grade curricular pré-estabe1ecida, onde fig ura m pa-ra cada
semestre letivo: as disciplinas que o compõem e a car-
a) Da Orqanizacão Curricular
1 - Da caracterização geral do projeto
0 pedido de autorização em tela como objeto o curso de
Ciências com habilitação plena em Matemática.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consu1 ta , foram
estipuladas 80 vagas totais anuais, sem discriminação do turno
de funcionamento e do numero de turma.
A previsão do pedido é de que o curso funcionará ã
tarde e à noite.
A Associação Educacional Cozzol ino cumpriu a di-
ligência determinada no Processo n° 2 3 0 0 0.100580/85-86, pelo DC.
n° 124/87. A r e f e r ida diligência determinou que a Associação de
veria , no prazo de 60 dias, fornecer dados sobre:
- o corpo docente
- a infra - estrutura física
A
rnaldo Niskier
Autorização do Curso de Ciências com Habilitação em
Matemática .
ASSOCIÃO EDUCACIONAL
C
OZZOLINO
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b) Do planejamento econômico-financeiro
A projeção trienal, atua1izada , foi convertida em Cruza_
dos, com destaque para o Custo da Anuidade e os níveis salariais (di-
rigentes, pessoal técnico- administrativo, docentes).
Seguem em anexo informações com referência à projeção
trienal da receita e da despesa.
c ) Dos corpos dirigente , técnico-administrativo e docente
São apresentados, individualmente, os membros indicados
para i n t egrar os corpos dirigente , técnico-administrativo e do-cente,
que atuarão no curso com os encargos que se especificam.
0 corpo docente indicado para o curso será constituído
de 24 (vinte e quatro) professores, dos quais 13 com mestrado; 07 com
especialização; 02 com aperfeiçoamento e 02 com graduação. Todos
apresentam termos de compromisso e curriculum-vitae.
Segue em anexo a relação do corpo docente.
d ) Da infra-estrutura f í s i c a
Reserva-se este ítem apenas ás condições de laboratóri-
os/equipamentos e de biblioteca (caderno 1 e 5).
Laboratórios e equipamentos
As instalações do laboratório estão localizadas em uma
área com 51,41 m².
Além dos móveis e equipamentos do 1aboratórios, foram in-
cluídos os equipamentos e a relão de material a serem adquiridos
após a aprovação do projeto dos laboratórios solicitados: Física ,
Química, Biologia e Geologia.
Bib1ioteca
Com relação a biblioteca, os livros estão c l as sif ica dos
e catalogados. Na catalogação, o livro ê estudo em seus elementos in-
tegrantes e resumido em uma ficha que fornece o nome do autor, tra-
dutor, série, ilustrador, título e assunto. Esta ficha é desmembrada
em várias outras, arrumadas nos f ichários dos catálogos na Biblioteca.
A biblioteca pode ser u tilizada pelos estudantes em ho-
rário integral: pela manhã, ã tarde e a noite.
As consultas e empréstimos feitos são d e v idamente regis-
trados em fichas pprias. A relação de livros específicos do Curso
em pauta e os periódicos especializados existentes e a serem adqui-
ridos encontram-se em anexo.
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ga horária semanal de cada uma delas (Quadro I em anexo).
As aulas deverão ser ministradas de 2ª feira a sábado,
com 4 h/a por dia.
Os estáqios supervisionados da Faculdade Renato Cozzo-
lino serão planejados, acompanhados e controlados por um Grupo de
Trabalho, constituído por:
a- o Vice-Diretor da Faculdade - Coordenador do grupo.
b- Um representante do Departamento de Ciências da Na-
tureza e Disciplinas gerais.
c- 0 Secretário da Faculdade.
0 embasamento de tais trabalhos será o Regulamento de
Estágios,a ser elaborado pelo Grupo de Trabalho e, posteriormente ,
submetido ao Conselho Departamental para análise e aprovação. Apro-
vado, o Conselho Departamental enviará o Regulamento ao Diretor da
Faculdade, para homologação e expedição do Ato correspondente.
0 planejamento será elaborado pelo próprio Grupo de Tra-
balho, em atividade conjunta, considerando a realidade do funciona-
mento da Faculdade, inclusive as condições de vida e trabalho dos seus
alunos. Conforme consta do projeto apresentado, os estágios se rão
programados para horário diurno e noturno.
0 acompanhamento do estágio será feito por um Supervi-
sor, professor da Faculdade, para tanto proposto pelo Grupo de Trabalho
e designado pelo Diretor, a quem compete auxiliar o estudante no
preparo do estágio, assisti-lo no seu trabalho de estagiário, a fim
de concorrer para o seu sucesso final;e controlar essa atividade
acadêmica dos a l unos postos sob a sua orientação.
A avaliação será feita pelo G.T., com a p a rticipação do
Supervisor, considerando:
. relatório do estudante
. opinião emitida pelo supervisor do estágio
. opinião emitida pelo professor regente da classe, on-
de o estagiário atuou.
Os estágios serão feitos fundamentalmente no Centro Edu-
cacional Cozzolino, no próprio imóvel em que funcionará a Faculdade.
Em caso de necessidade, poderão ser utilizadas outras escolas de 1? e
2? graus, de âmbito particular e estadual da localidade. 0 Centro
Educacional Cozzolino é uma escola de 1º e 2° graus, integrante do
Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, sendo devidamente re-
conhecida pelo Conselho Estadual de Educação.
e) O cronograma de execução
Em anexo, o cronograma de execução, em que fica eviden-
ciado o caminho a ser percorrido para que o curso resulte plenamen
te instalado.
I I - VOTO DO RELATOR
Por ter sido cumprida a diligência, o Relator ê de pa-
recer que pode ser a uto ri zad o o Curso de C i ências com Habilitação em
Matemática da Associação Educacional Cozzolino, com 80 vagas totais
anuais,em duas turmas .A matéria deverá prosseguir com ítens do dis-
posto artigo 11 e 12 da Resolução 15/84.
I I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara do Ensino 1º Grupo, acompanha o voto do
Relator.
. Relaçao do Corpo Docente
01- Andréa Latgé Alves da Silva.
Disc.: Física I, II e III
Qualificação: Bacharel em Física. Possui mestrado em Matéria Con-
densada. Pode. ser aceita.
02- Antonio José Bruno
Disc.: Cálculo das Probabilidades
Qualificação: Bacharel em Ciências Estatísticas. Especialização em Metodologia do
Ensino Superior. Possui parecer do CFE n°. 6 1 2 / 8 3 . Vodu ser aceito para este
curso.
03- Antonio Marmo Brandão
Disc: Elementos de. Geologia
Qualificação: Bacharel em Historia Natural. Mestrado em Ciências Biológicas.
Possui Parecer do CFE 3 2 4 / 8 2 . Pode ser aceito.
4- Augusto Caram Disc. Álgebra Linear I, II / Metodologia do Ensino da Matemática
Qualificação: Bacharel em física. Licenciado em física. Mestre em Matemática em
Equações Diferenciais de I e II. Possui Parecer do CFE 1082/72. Pode ser
aceito.
5- Cláudio César Manso Passos Disc:
fundamentos da Matemática
Qualificação: Bacharel e Licenciado em Matemática. Possui Especialização
em Matemática. Possui vários cursos de Aperfeiçoamen-to Inerente a área de
qualificação. Possui curso de Extensão em didática da Matemática. Pode ser
aceito.
06- Daika Marroquim de Barros Carvalho
Disc: Álgebra I e II
Qualificação: Bacharel em Ciências Exatas e Maturais e em Matemá-tica.
Possui cursos de pós-graduação: Mestrado em Tecnologla do Ensino Superior e
Mestrado em Matemática. Pode ser aceita.
07- Elza Vely Macedo Cysnelros
Disc: Estrutura e funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Qualificação:
Bacharel em Pedagogia. Mestra em Educação. Possui Curso de Extensão em
Questões especiais de Metodologia Vldãtlca Pode ser aceita.
0 8- Georgina Esterque Nunes Pereira
Disc: Didática I e II / Prática de Ensino I e II Qualificação: Licenciado em
Pedagogia. Mestre em Educação. Pos-sui Curso de Aperfeiçoamento para Orientadores
Pedagógicos.Pos-sui Parecer do C E E 742/82. Pode ser aceita para este Curso.
09- Gumerval Cezário da Silva
Disc: Análise Vetorial / Matemática Aplicada
Qualificação: licenciado em Matemática. Possui Curso de Exten-ção em Fundamentos
da Matemática. Possui Parecer do CEE 4 0 2 8 / 75. Pode ser aceito para este curso.
10- Jane Alice Lopes Bonges
Disc: Química
Qualificação: Licenciada em Matemática. Mestre em Química de
Produtos Naturais . Possuoi curso de extensão em Mecanismo de Rea-ções Químicas
.Pode ser aceita.
11- Lina Meibe Madureira de Avila Pires
Disc: Biologia
Qualificação: Licenciatura Plena em História Natural e Bacharel em História Natural.
Especialização e Aperfeiçoamento na área de Filosofia da Educação, em nível de pós-
graduação. Especialização em Entomologia. Possui Parecer do C F E 5291/78.
Pode ser aceita para este curso.
12- Luiz Carlos Cançado Pelxoto
Disc: Estatística Aplicada a Educação / Complementos de Matemátlca Qualificação:
Licenciado em Matemática. Bachanel e Licenciado em Ciências Sociais. Possui
Especialização em Matemática. Pode ser aceito.
13- Luiz Canlos Costa Martins
Dsic. Cálculo Numérico / Teoria dos Númenos
Qualificação: Bacharel em Matemática. Licenciado em Matemática. Especialização em
Matemática. Mestre em Matemática. Pode ser. aceito
14- Lea Kaplan
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II/ Metodologia Científica.
Qualificação: Bacharel em Ciências Sociais. Licenciada, em Ciên -
cias . Mestre em Filosofia da Educação. Possui vários cursos de
Aperfeiçoamento inerentes a área de qualificação.Pode ser aceito.
1 5- Luiz Carlos Teixeira Hering
Disc:Topologia no R/ Funções Vaiáveis Complexos
Qualificação: Engenheiro Eletricista .Mestre em Sistemas de Engenharia de Sistema e
Computação. Pode ser aceito.
16. Maria Elizabeth de Barcellos Lima
Disc: Geometria I,II e III
Qualificação Licenciado em Matemática.Possui Especilaização em Matemática .Pode ser
Aceito.
17- Milton Cavalcante de Araújo Disc: Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Qualificação: Bacharel em Letras Neolatinas Licenciado em Línguas Neolatinas .Mestre em
Letras .Pode ser Aceito.
18- Nícia Pereira Muniz Disc: Análise e
Matemática I e II
Qualificação: Bacharel em Matemática.Licenciado em Matemática Possui curso de
Especilização ;extensão ,atualização e aperfeiçoamento inerentes ás áreas de qualificação .Pode
ser aceito .
19- Paulo Fábio Bregaldo do Carmo
Disc: Cálculo diferencial e Integral I,II , III e IV Qualificação: Licenciado e Bachafiel em
Matemática. Pós-Graduação em Engenkafila. Possui Pareceres do CFE 888/75,
5275/78, 2479/77. Pode sen. aceito.
20- Paulo José de Almeida Ribeiro
Disc: Educação Física
Qualificação: Licenciado em Educação Física. Licenciado em Admi-nistraçãoo de 1º
e 2º Graus . Especialização em Metodologia do En sino Superior. Pode ser aceito.
21- Paulo Pereira Muniz
Disc: Cálculo Vetorial /Geometria Analítica
Qualificação: Bacharel em Matemática. Licenciado em Matemática. Mestre em
Educação na área de Métodos e Técnicas de Ensino. Pos_ sui os Pareceres do
C F E . 5. 275/ 78, 9 3 1 / 80, 8/79 e 1717/73. Pode ser aceito.
11- Vera Pereira Muniz
disc: Psicologia I e II
Qualificação: Bacharell e Licenciado em Psicologia. Pós-Graduaçãoo em Metodologia
do Ensino Superior. Possui Pareceres do CFE 7 4 1 / 8 2 e 3 5 8 / 84. Pode ser
aceita para este curso.
89/2º s
t
16330,
90
7274,01
4041,09
561,92
4453,87
B9/1
9
s
14661,32
6061,68
3367,58
467,66
V
4769,40
88/1º s 88/2º s
7209,84 7950,32
2104,75 2525,70
1169,30 1403,16
162,38 194,86
3.773,40 3822,60
87/2º s
2922,91
876,98
487,21
67,66
1491,06
87/1» s
2706,76
730,82
406,01
156,39
1513,19
Semestre Itens
Receita-
mensalidades
dos alunos
Despesa Professores
+ encargos sociais
. Corpo técnico
administrativos+
encargos sociais
. Despesas de Ma
nuntenção
. Resultado
Ope-racional
Com tais dados, a taxa de retorno calculada real é de 62,03% , ou seja, aproximadamente de 20 % reais
ao ano.
0 resultado indica que a Faculdade é economicamente viável.
PROJEÇAO PARA 0 TRIÊNIO 87/89 EM OTN (Cz$106,40]
Associação Educacional
Cozzolino
"AECO"
Av. Automóvel Club, Km 62 - Fragoso - Vila lnhomiríi
Magé - RJ - CEP 25.390
4 - Caminho a percorrer para que a Faculdade se encontre plenamente instalada
Semestre
Itens
87/1º 87/2º 88/lº 88/2º 89/1º
89/2º
90/2º
90/1º
Corpo Do-
cente
Corpo Téc-
nico Admi-
nistrativo
Biblioteca
Salas
especiais
Salas de
administra-
ção
Praça de
esportes
Secretarie
e arquivos
Diretório
Associação Educacional
Cozzolino
"A ECO"
Av. Automóvel Club, Km 62 - Fragoso - Vila Inhomlrim
Magé - RJ - CEP 25.390
3 - Projeção trienal da receita e da despesa com indicação destacada do valor
da anuidade e dos níveis salariais estipulados para as diversas categorias funcio-
nais, observando a alteração do número de vagas fixado' pelo Parecer que aprovou a
Carta-Colsulta.
3.1 - Pressupostos.
a - Número de vagas totais anuais aprovado pelo Parecer que aprovou a Carta-
Consulta: 80 b - Concursos
vestibulares anuais.
Normalmente será realizado apenas um concurso vestibular, realizado no i-
nício do primeiro semestre de cada ano letivo.
c - Variação do número de alunos no primeiro triénio.
Há que se admitir uma taxa de evasão e da inadiplincia. Admitiu-se os va-
lores alternados de 10% e 5% . Daí os seguintes efetivos escolares:
87/1
º
sem 80 alunos
87/2º sem ........................72
88/1º sem ........................68 a + 80 a = 148 a
88/2º sem ........................136 a
89/1º sem ........................129 a + 80 a = 209 a
89/2º sem ........................122 a + 72 a = 194 a
d - índice de inflação no período:
Estabelecemos como hipótese de trabalho o índice de 20% de semestre. e
- Semestralidade estabelecida para a presente data:
CZ$ 3600,00 ou seja, CZ$ 600,00 por mis. f - Níveis salarais por
categoria funcional. Referência: dezembro /86
. Diretor ................... Cz$ 4000,00
. Vice- Diretor .............. Cz$ 3000,00
. Assessor Técnico ........... Cz$ 3000,00
. Secretário ................ Cz$ 2000,00
. Bibliotecário .............. Cz$ 2000,00
. Dois auxiliares ............ Cz$ 1000,00 cada um
É nec rios mensais dos essário destacar que consideramos apenas 2/3 dos salá
níveis incluídos nos cinco primeiros itens, uma vez que o terço restante estará
incluído na previsão orçamentária do outro curso previsto: o de Língua Portugue-
sa, cujo total de alunos aprovados pelo Parecer respectivo é de (40].
g - Os gastos com as despesas de manuntenção forma de pequena mo nta porque o
Centro Educacional Cozzolino, onde a Faculdade funcionará, tem sua infra-estrutu-
ra montada e em pleno funcionamento.
Associação Educacional
Cozzolino
"AECO"
Av. Automóvel Club. Km 62 - Fragoso - Vila Inhomlrim
Magé - RJ - CEP 25.390
h - O valor da OTN é o vigente em dezembro de 1986. 1 - Nestas
condições o fluxo de caixa estabelecido para o triénio 87/89, expresso em
OTN, por projeção , foi o constante da tabela incluída a seguir.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 02 de 09 de 1987.
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