numa linha permanente de atualização e enriquecimento, incorporou
1.000 novos títulos ao seu acervo no último ano. Os verificadores
su-gerem o aprimoramento dos serviços de atendimento aos usuários,
par ticularmente quanto ao manuseio de periódicos, e o
prosseguimento da política de fortalecimento dos recursos
bibliográficos. 0 Curso, iniciado em 07 de julho de 1986,
desenvolveu-se da seguinte forma:
- aulas regulares em regime intensivo nos meses de julho e dezembro
de 1986, de 8:00 ás 12:00 e 14:00 as 18:00 horas.
- aulas regulares em regime intensivo durante 03 dias - quinta-feira,
sexta-feira e sábado, nos meses de agosto, setembro, outubro de
1986, num total de 30 horas/aula semanais;
- prática de ensino, sob a forma de estágio supervisionado, de março
a junho de 1987. Além disso, há atividades em serviço, não ultra.
passando a 30$ da carga horária total do curso.
0 Curso ESQUEMA I é vinculado administrativamente ao Centro de Ciên-
cias da Educação da UDESC. A coordenação do curso foi dividida em
duas áreas: Coordenação Pedagógica e Coordenação Administrativa. Con-
siderando que o curso se desenvolve em três poios, foi designado,
ain-da um Coordenador Local para cada polo. A Coordenação Geral,
basea-da no Centro de Ciências da Educação, em Florianópolis, é
desenvol_ vida por profissionais recrutados entre os integrantes do
copor do-cente desta Unidade".
2.4. Organização curricular
- A organização curricular do curso atende e expande as orientações
legais fornecidas pela Portaria Ministerial 432/72-BSB e pela Reso-
lução n° 12/78, dizem os verificadores. A disciplina Estrutura e Fun-
cionamento do Ensino de 2° Grau tem uma carga horária de 75 h/a (5 cr),
quando são exigidas 90 h/a. Ressalta-se no entanto, que tal medida
é perfeitamente cabível e encontra justificativa na própria abrangên-
cia do currículo proposto, que inclui três disciplinas que consti-
tuem os fundamentos da educação (filosofia, sociologia e historia da
educação), as quais tem no seu bojo as bases da própria Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 2° Grau, fornecendo as linhas conducentes
a uma reflexão crítica sobre as bases legais, os modos de organiza.
ção e funcionamento do ensino brasileiro, seus condicionantes, pro-
blemas e perspectivas. 0 currículo está organizado com 900 h/a, 60
créditos, assim distribuídos: