II - Análise da Situação do curso
Após as inúmeras modificações Introduzidas no curso, os resultados logo
se fizeram sentir. Ventre estes sinais destaca-se o crescente numero de bolsas concedidas
ao programa(pa s sou de zero bolsas no período devigência do credenciamento para 10
bolsas atualmente) e os conceitos atribuídos ao programa pela CAPES.
A qualidade das dissertações, segundo o Coordenador,
atingiu nível compatível com um cursos de pós-graduação; os professores têm publicado
trabalhos de pesquisa em periódicos especializados e em Congressos; vários projetos
vinculados a linhas de pesquisa bem definidas estão em andamento ou já faram concluídos e
dissertações de Mestrado se enquadram dentro destas linhas. O curso conta no momento
com doutores, destes 5 são provenientes de Uni-versidades estrangeiras, 1 livre-docente e
7 mestre concluindo o doutorado.
Apesar destas sensíveis melhoras, a Coordenação do Cur-so e o Corpo
Docente "perceberam que a área de Psicologia Escolar não dispunha de condições para
acompanhar o nível de excelência de sejado. Isto se devia , principalmente , á
Impressionante carência de professores-doutores nesta área no Brasil em geral e no Rio
de Janeiro em particular".
E, na Impossibilidade de fazer com que aárea de Psico-logla Escolar
atingisse o nível de excelência desejado, após amplos debates e considerações de outras
alternativas com os corpos docen te e discente e com a administração superior, optou-se
por sua ex-tlnção em 1984. Sendo assim, já em 1985, foram admitidos alunos no_ vos
apenas na área de concentração em Psicologia Social.
- Corpo discente
A data do Memorial encaminhado ao CFE pelo Coordenador do Mestrado,
9/ 9 . / 8 5, o curso contava com 39 alunos remanescentes da área de Psicologia Escolar.
Vestes, 30 estavam em fase de disserta ção e os 9 alunos restantes estavam concluindo
os créditos necessários e deveriam terminar todos os requisitos para a obtenção do grau de
Mestre, no prazo de 1 anos e meio,