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UNIVERSIDADE GAMA FILHO
Credenciamento do curso de Psicologia com área de Concentração em Psicologia Social em
nível de mestrado.
Tarcísio Guldo Vella Senta
0 curso de mestrado cm Psicologia da Universidade Gama
Filho foi criado em 1973 e credenciado cinco anos após pelo Parecer
CFE-61/7 8 com duas áreas de concentração: Psico logia Escolar e
Psicologia Teórica.
Este curso recebeu, em três avaliações consecutivas efetuadas
pela CAPES o conceito " E" e, em função dessas avalia ções a UGF
empreendeu grandes esforços no sentido de elevar o nível de qualidade do
cursos. Assim e que foram tomadas ai, medidas administrativas e
pedagógicas que se fizeram necessárias, como passamos a historiar a seguir.
A primeira medida tomada no final do ano de 1982 e aprovação,
pelo Colegiada competente da UGF
/
foi a extinção da área de Psicologia Teórica
e da criação da área de Psicologia Social pois de acordo com a coordenação do
programa "era mal definida e, a julgar-se pelas Dissertações apresentadas nesta
área
t
ela servia para abrigar todo e qualquer trabalho sobre Psicologla que não se
enquadrasse na área de Psicologia Escolar. As dissertações em ambas as areas
eram, salvo algumas exceções, de nível Incompatível com a pos-graduação e a ativi-
dade de pesquisa, em ambas as áreas era inexistente ou quase inexistente".
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Em 19 83 a. CAVES inseriu o curso de mestrado em Psico_ logla na
faixa SC (Sem Conceito) uma vez que o curso encontrava-se em reformulação e não
havia completado,áquela altura, o tempo mini mo de funcionamento para ser submetido
a uma avalíação.
Neste mesmo ano - 1983 - o curso foi visitado pelas professoras
Maria Alice d'Amorim [ U n B ] e Terezinha Carraher (UFPe) que, na conclusão do
relatório de visita fiz com a seguinte recomen dação ao CEE:
"a) suspensão do julgamento do atual pedido de recre-denciamento
pelo periodode um ano• b) solicitação de atualização do processo e o envio de uma
Comissão Verificadora ao final deste periodo quando então, o CEE terá elementos
definidos para apresentar um julgamento final do pedido de recredenciamento".
Com base nas recomendações das especialistas da CAVES o
Conselheiro Relator solicitou, pelo DC 1 8 7 / 8 4 ; a) "Relatório téc-nico da CAVES de
1984 e b) informação atualizada das providencias adotadas pela instituição para
reformulação e consolidação do cur-so
)
referidas no relatório da Comissão
Verificadora".
Em resposta a primeira solicitação a CAVES enviou o Relatório, de
agosto de 1984, sobre o desempenho do curso no ano anterior e na
"Síntese da Avaliação" assim se expressou: "Na área de psicologia Social o curso
esta em progresso. A área de psicolo gia Escolar apresenta deficiências." Nesta
época foi atribuído o conceito B+ para psicologia Social e V para Psicologia
Escolar.
Qjxanto a segunda solicitação, foi enviado, através do Of. 119/VRD/84, assinado pelo
Vice-Reitor de Des envolvimento as "Providencias ado-tadas para reformulação e
consolidação do mestrado em Psicologia da UGF",de agosto de 1984. Constam ainda do
processo documentos outros enviados após a data acima mencionada, são eles:
11)Memorial do Coordenador do Curso - setembro/85; 2) Relatório Técnico nº 3 198 6
e 3) Oficio s / n º do Coordenador do curso encaminhando e Rela tório de Visita ao curso,
assinado pela Vrofa. Angela Maria Brasil Biaggio/CAPES - junho/87.
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II - Análise da Situação do curso
Após as inúmeras modificações Introduzidas no curso, os resultados logo
se fizeram sentir. Ventre estes sinais destaca-se o crescente numero de bolsas concedidas
ao programa(pa s sou de zero bolsas no período devigência do credenciamento para 10
bolsas atualmente) e os conceitos atribuídos ao programa pela CAPES.
A qualidade das dissertações, segundo o Coordenador,
atingiu nível compatível com um cursos de pós-graduação; os professores têm publicado
trabalhos de pesquisa em periódicos especializados e em Congressos; vários projetos
vinculados a linhas de pesquisa bem definidas estão em andamento ou já faram concluídos e
dissertações de Mestrado se enquadram dentro destas linhas. O curso conta no momento
com doutores, destes 5 são provenientes de Uni-versidades estrangeiras, 1 livre-docente e
7 mestre concluindo o doutorado.
Apesar destas sensíveis melhoras, a Coordenação do Cur-so e o Corpo
Docente "perceberam que a área de Psicologia Escolar não dispunha de condições para
acompanhar o nível de excelência de sejado. Isto se devia , principalmente , á
Impressionante carência de professores-doutores nesta área no Brasil em geral e no Rio
de Janeiro em particular".
E, na Impossibilidade de fazer com que aárea de Psico-logla Escolar
atingisse o nível de excelência desejado, após amplos debates e considerações de outras
alternativas com os corpos docen te e discente e com a administração superior, optou-se
por sua ex-tlnção em 1984. Sendo assim, já em 1985, foram admitidos alunos no_ vos
apenas na área de concentração em Psicologia Social.
- Corpo discente
A data do Memorial encaminhado ao CFE pelo Coordenador do Mestrado,
9/ 9 . / 8 5, o curso contava com 39 alunos remanescentes da área de Psicologia Escolar.
Vestes, 30 estavam em fase de disserta ção e os 9 alunos restantes estavam concluindo
os créditos necessários e deveriam terminar todos os requisitos para a obtenção do grau de
Mestre, no prazo de 1 anos e meio,
Seja como for, as duas área - Teórica e Escolar - creden0-ciada pelo
Parecer 6 1 / 7 8, foram extintas, e ama única área - Psi-cologla Social - está em
funcionamento há mais de três anos, a que ora se apresenta para o credenciamento.
Segundo Informação do Coordenador do Curso, não há mais alunos
matriculados cm Psicologia Teórica e os remanescentes da anca de Psicologia
Escolar, cm cerca de dois anos poderão concluiu o curso..
Em fevereiro de 1987 o Conselheiro Relatou Solicitou da CAPES "uma
avaliação mais atualizada do curso."
Em resposta, a CAPES, em agosto de 1986, havia realizado nova
avaliação do progama, e, o resultado desta avaliação e o que a seguir passamos a
descrever,
Corpo Docente
"Adequado e bem qualificado, estando apenas com 1 mes
tre terminando o doutorado. O Curso .não depende de professores visitantes
paticipantes. A distribuição de atlvldades pelo corpo docente deixa a
desejar, havendo sobrecarga de orientação em poucos professores. A
relação orientando/orientador e multo boa," (Ver lista anexa)
Estrutura Curricular
"Ha área de Psicologia Social a estrutura curricular e adequada. O
curso passou a apresentar uma maior coerência no conjun-to de disciplinas,"
Ativldades de Pesquisa
"Com a desatlvaçao da arca de concentração em Psicologia Escolar, o
curso apresenta, momentaneamente, certas dificuldades na coerência de suas ativldades de
pesquisa, de vez que ainda exls-tem alunos e uns poucos professores da área extinta. As
atlvldades de pesquisa na área de Psicologia Social são coerentes, notando-se , entretanto,
um numero demasiadamente grande de linhas de pesquisa, Verifica-se que ha núcleos
temáticos coerentes com a área de concentração."
Produção Docente
Ha área de Psicologia Social, a produç é razoável,mas ainda depende
de poucos professores."
Tempo Médio de Titulação
"O tampo médio é de 5 anos, o que corresponde aproxima-damente a.
mídia da área no período ."
Síntese de Avaliação
"A área de Psicologia Social tem boas perspectlvas,tan to no que diz
respeito a qualificação docente como no que concente à estrutura curricular á
atividade de pesquisa. A áreaa se encontra em processo de desatlvaçao, apenas
se mantendo para ti-tulaçao dos alunos remanescentes.
Recomendações da Comissão ao `Progamas "Recomenda-se concentração
dos esforços na área de Psicologia Social z a rápida ex-tlnção do que permanece em
relação a área de Psicologia Escolar, As atividades remanescentes desta última áreaa
comprometem neste ênio, a avaliação global do curso."
A CAPES Inseriu este curso na faixa de conceito " C" pa ra o mestrado,
NOS dias 4 e 5 dez maio de 1987, o curso foi visitado, a pedido da
CAPES, pela professora Angela,M. B. Biaggio,e a Conclu-são de seu
relatário foi nos seguintes termos:
"O curso de mestrado em psicologia Social da UGF é um programa bem
estruturado e organizado, com alta coe_ réncia em torno de linhas de
pesquisa especificas ã Psicologia Social. O corpo docente é dedicado e
competentes, embora haja a limitação de todos, com excessão
Coordenador, terem 20 horas apenas, o que,no caso específico, não
parece acarretar dificuldades, pois não são sobrecarregadas com tarefas
na graduação nem com a infindável burocracia e reuniões típicas das
univeridades publicas. As Instalações são modestas, porém
confortáveis e adequadas . O clima de trabalho é positivo e as relações entre o
corpo docente e discente são cordiais .Os alunos são bastantes motivados
,conforme se observou na entrevista com corpo discente .Apreciam os professores e
estão satisfeitos com o curso . Apontam como maior dificuldade as deficiências da
biblioteca que muitas vezes não possui os livros recomendados pelos professores .
Parecem notar mais falta de livros do que de periódicos . Mencionaram também a
necessidade de maior números de bolsas para os mestrados , e desejariam melhores
condições de infra -estrutura ,tais como xerox em local mais próximo e banheiro no
mesmo andar do prédio .A maioria exerce alguma atividade e só se dispõe de um
turno para comparecer á Universidade."
"O curso parece estar evoluindo na direção de um Mestra-do pequeno e
especializado nos moldes talvez do mestrado em Pscologia Cognitiva da
UFPe, com boa produçao científica e seriedade.Há que se destacar a li-
derança do atual coordenador e o grande progresso obti-do graças aos seus
esforços junto a administração da UGF para obter apoio, o quez permitiu
sempre melhora na infra-estrutura, bem como a ampliaçao do corpo do_ cente
com mais doutoradosA-ó pespectivas do curso são portanto altamente
positivas e promissoras.
II - VOTO VO RELATOR
Diante do exposto, o relator é favorável ao credenciamento durante um período
de 5 (anos ) do curso de pós graduação em Psicologia ,com área de concentração em Psicologia
Social ,ministrada pela Universidade Gama Filho-RJ-em nível de mestrado.
III - CONCLUSÃO VA CÂMARA
A Câmara de ensino Superior , 1°. Grupo ,acompanha o voto
do Relator.
ANEXO
CORPO DOCENTE
NOME TIT. INSTITUIÇÃO PAIS REG. TRAB.
Eliezer Schneider
DO
UFRJ
BR TP
Aroldo S. de Souza Rodrigues
DO
U CALIF
EU TI
Cilio Rosa Ziviani
DO
UNIV. COLÚMBIA
EU TP
Helmuth Ricardo Kruger
DO
ISOP FGV
BR TP
Sérgio Luiz de C. Fernandes
DO
UNIV. LONDRES
GB TP
Lúcia Maria Moraes Moyses
DO
PUC/RJ
BR TP
Eliane Gerk
DO FGV BR TP
Stefan Kucharski
DO
V. VARSÓVIA
PO DE
Olavo Guimarães Feijó
DO
S WERSTERN BSE
EU TI
Maniusia Mota de Oliveira
ME UGF BR TP
Nina Virgínia de A. Leite
ME
UNIV. LONDRES
GB TP
Bernardo Jablonski
ME
PUC/RJ
BR TP
Sharon Alisa Lobel
DO
UNIV. HARWARD
EU DE
2.CORPO DISCENTE
MESTR
E
ADO
DOUTORADO
PER.l
PER.2
PER.1 PER.2
INSCRITOS PARA SELECÃO NO ANO DE 1985
DOCENTES ENS. SUPERIOR PRÓPRIA INSTI TUI ÇÃO
DOCENTES ENS. SUPERIOR OUTRAS INSTITUIÇÕES NÃO
DOCENTES
TOTAL
ALUNOS NOVOS MATRICULADOS NO ANO DC 1985í
DOCENTES ENS. SUPERIOR PRÓPRIA I NST ITU IÇÃ O
DOCENTES ENS. SUPERIOR OUTRAS INSTITUIÇÕES NÃO
DOCENTES
TOTAL
3
5
8
5
12
TOTAL DE ALUNOS DO CURSO EM DEZEMBROL DE 85
SOMENTE CURSANDO DISCIPLINAS CURSANDO
DISCIPLINAS E ELABORANDO TESE SOMENTE
ELABORANDO TESE COM MATRÍCULA TRANCADA TESE
ENTREGUE AGUARDANDO DEFESA
TOTAL
1
3
4
4
3
7
ALUNOS TÍTULADOS NO ANO UE 1985
DOCENTES ENS. SUPERIOR PRÓPRIA INSTITUIÇÃO
DOCENTES ENS. SUPERIOR O UTR AS INSTITUIÇÕES NÃO
DOCENTES
TOTAL
3
02
05
ALUNOS QUE ABAND.. DEFlN. 0 CURSO NO ANO DE 85
ALUNOS COM CRED. COMPLETOS EM DISCIP LINAS
ALUNOS SEM CRED. COMPLETOS EM DISCIPLINAS
TOTAL
1
2
ALUNOS SO ELAB. DISS/TESE C/ ATE 3 ANOS NO CURSO
ALUNOS ESPECIAIS QUE PARTI C. DAS AT 1 V . DO CURSO
4
10
1
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 31/de 08 de 1987.
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