tas são bem distintas: enquanto o Orientador Educacional se volta pa-
ra o trato dos alunos(suas relações funcionais com os professores e
as famílias têm determinado (s) aluno (s) como alvo] , o diretor "res-
ponde" pelo bom funcionamento da escola, como um todo, aí incluídos os
trabalhos dos Orientadores Educacionais e dos Supervisores Escola res.
Sua resposta incide sobre a administração dos recursos disponíveis,
com vistas aos objetivos da unidade escolar.
0 Supervisor Escolar é um estimulador e controlador do de
sempenho pedagógico da unidade escolar, como tal, seu relacionamento
é de apoio ao trabalho docente. Embora os três atuem com vistas aos
mesmos objetivos - a maior produtividade da escola - suas tarefas,
técnicas, princípios norteadores da ação que exercitam são diversos.
0 Orientador Educacional tem regulamentada sua atividade
pro-fissional na Lei n° 5.564, de 21/12/68 e Decreto 72.846, de 26/9/73.
Cremos ser recomendável uma revisão no desenho formal do
cur-rículo, de modo a ajustá-lo à especificidade de cada
especialização. Nada existe, no processo, que informe sobre
alterações do currículo. tudo levando a crer:que a instituição
manteve o currículo anteriormen te programado e executado e para o qual
solicita aprovação "a posteriori". Ora, o plano constante do processo
informa que, no estágio anterior, o curso fora restrito aos egressos
de pedagogia e que, a partir de agora, será oferecido a qualquer
egresso de licenciatura. Essa distinção denota, igualmente, que se
explicitem melhor as razões que justificam tal conservação do
plano do curso.
Cremos, assim, que o plano de curso não deve ser aprovado cc
mo se encontra.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino de lº e 2º Graus acompanha o voto da Rela
tora.