1 - Organização Acadêmica Administrativa
A estrutura curricular parece estar adequada e coerente
com os objetivos do curso, sendo suficiente o número de disciplinas
oferecidas. As ementas das disciplinas atendem bem ao curso e estão
condizentes com o seu programa geral, faltando no entanto, constar
das mesmas a bibliografia pertinente. A proposta curricular é por
tanto consistente com a natureza e o objetivo do curso.
2 - Corpo Docente
0 número de docentes com doutorado é de 25, sendo que
21 destes orientam estudantes do curso, o que indica numa proporção
de 2,0 alunos por professor, considerando um total atual de 42 alu_
nos. D número de docentes é portanto suficiente para o programa.
A totalidade dos professores com doutorado, exceção de
um, com 4Oh., trabalha em dedicação exclusiva, não havendo necessi-
dade de professores visitantes para os trabalhos normais do curso.
Há ainda para as disciplinas do mestrado mais 21 professores com o
título de Mestre. Os professores estão qualificados para atuarem
na pós-graduação, quer pelos títulos, quer pela experiência ante
rior em pesquisa e orientação,
Ressalta-se aqui a necessidade de fortalecimento das
áreas de Tecnologia e Economia, seja por meio de contratação de pro-
fessores já treinados ou por meio de convénios com outras institui
çòe s .
Quando se considera o número de disciplinas do programa
global, do processo do Mestrado e Doutorado, parece haver uma so-
brecarga do professorado em ensino, com professores lecionando até
5 disciplinas nos níveis de graduação e pós-graduação.
3 - Corpo Discente
As normas para a seleção dos canditatos são adequadas e
permitem boa seleção dos estudantes,
Considerando que o curso foi criado em 1982, só em 1986
foram defendidas as 4 primeiras teses, e o tempo médio foi de 41 me
ses, o que parece razoavelmente bom,