Assim, do confronto entre as grades curriculares e as
declarações de compromisso dos professores da UFPA com o programa
observa-se em todos os cursos que:
- a predominância é de 1 (um) professor indicado para várias dis_
ciplinas. Considerando-se que a oferta será em todos os municí_
pios incluídos no Programa, ao mesmo tempo, tal previsão carece
de sentido.
- ainda assim, falta professores apra grande número de disciplí_
nas, conforme se especifica:
. História - Introdução à Filosofia, Introdução à Sociologia, Geo_
grafia Humana, Língua Portuguesa e Comunicação, Introdução à E_
conomia i, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais,Estudo
de Problemas Brasileiros I e II, Cultura Brasileira, Didática Ge_
ral, Psicologia da Educação.
. Letras - Estudo de Problemas Brasileiros I e II, Metodologia do
Trabalho Científico, Cultura Brasileira, Psicologia da Educação,
e Educação Física.
. Geografia - Introdução à Filosofia, Introdução à Sociologia,Lín_
gua Portuguesa e Comunicação, Introdução à Economia I, Introdu_
ção à Educação, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais,
Estudo de Problemas Brasileiros I, Cultura Brasileira,
Matemáti_ ca I, Psicologia da Educação, Geografia do Brasil
III.
.Pedagogia - Língua Portuguesa e Comunicação, Introdução à Econo_
mia I, Introdução à Sociologia, Introdução à Metodologia das Ci_
ências Sociais, Introdução à Filosofia, Introdução à Educação,
Inglês Básico I (Eletiva), Antropologia Cultural (optativa), In_
trodução à Administração (optativa), Educação Física, Estudo de
Problemas Brasileiros I e II, Psicologia da Educação III,Filoso
fia da Educação II e III, Fundamentos da Avaliação Educacional,
Estatística Aplicada à Educação I, Teoria do Currículo, Planeja_
mento Educacional, Pesquisa Educacional, Biologia Educacional
(optativa), Fundamento de Educação Especial,Problemas Regionais
da Educação, Metodologia do Ensino de 1º Grau II, Legislação A
plicada à Administração Escolar, Princípio e Métodos de Orienta,
ção Educacional II, Princípios e Métodos de Supervisão
Escolar II, Medidas Educacionais.