distribuídos por 56 m u n i c í p i o s . Somente na
Capital se oferece o curso superior,
ficando os demais municípios na sua
dependência, no que respeita á formação de
profissionais a nível superior.
A dificuldade dos profissionais da educação
nos municípios, que desejam frequentar o
curso superior ê um fato preocupante. As
distâncias são c onsideravelmente longas, os
meios de transportes são deficientes para
alguns pontos do Estado, o que dificulta
e, até mesmo, impede a locomoção de possíveis
alunos para Cuiabá. .
As comunidades do interior vivem outra si
tuação em relação á Capital e, em termos
gerais, as áreas mais urbanizadas e desen-
volvidads do Centro do País. São comunida_
des de característica marcadamente rural, com
estilo de vida em fase de transição mais ou
menos acelerada. Caracterizam-se como co-
munidades extremamente carentes de quadros
humanos necessários para o seu progresso ma-
terial, social e cultural. E nesse último
aspecto que a educação se insere, pois visa a
formação de uma infra-estrutura mais aprimorada no
que se refere ao ensino, uma das bases e
condições para o progresso ulterior nas
outras áreas". - "Esta proposta parte, também,
de uma r e i v i n dicação formalizada pela
Se c r e t a r i a de Educação e C u ltura do Estado a
U n i v e r s i d a d e Federal de Mato Grosso que,
conhecedora das necessidades da região, passou
a i m p u l s i o nar meios para a execução da tarefa.
Trata-se, portanto, de um esforço conjunto dos
dois órgãos responsáveis pela educação no
Estado."