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0 Reitor da Universidade Federal de Mato
Grosso - UFMT, encaminhou a este Conselho pedido de autoriza
ção para funcionamento do curso de Pedagogia-Licenciatura de 1º
grau com habilitações em Magistério e Supervisão Escolar. com
50 vagas, em regime emergencial e parcelado, a ser oferecido
em convênio com o Fundo Estadual de Educação - SEE/MT, nos
municípios de Dom Aquino e Diamantino, Estado de Mato Gros
so(cf. fls. 49/67 do vol. principal).
0 projeto do curso foi aprovado pela CONSE
PE/UFMT através da Resolução nº 23/85 de 22.11.85.
Mediante despacho inter1ocutório com a Sub
reitora para Assuntos Académicos, foram esclarecidas dúvidas
relacionadas as habilitações pretendidas, ficando definido pe-
la Universidade, de acordo com a Secretaria de Educação e Cul-
tura de Mato Grosso, a oferta de uma única habilitação, qual
seja Supervisão Escolar, para exercício nas Escolas degrau.
A instituição justifica seu pedido nos se
guintes termos:
- "0 Estado de Mato Grosso possui uma ex-
tensão territorial de 880.000Km², com
u
ma
p
o
p
ula
ç
ã
o
de 1.300.000
h
abitantes
J
o
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o
aulo do
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M
endes
Autorização do curso de Licenciatura de 1º grau em Peda-
gogia, com habilitação em Supervisão Escolar, a ser oferecido
nos municípios de Dom Aquino e Diamantino.
UNIVERSIDADE
F
EDERAL DE MATO
G
ROSSO
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distribuídos por 56 m u n i c í p i o s . Somente na
Capital se oferece o curso superior,
ficando os demais municípios na sua
dependência, no que respeita á formação de
profissionais a nível superior.
A dificuldade dos profissionais da educação
nos municípios, que desejam frequentar o
curso superior ê um fato preocupante. As
distâncias são c onsideravelmente longas, os
meios de transportes são deficientes para
alguns pontos do Estado, o que dificulta
e, até mesmo, impede a locomoção de possíveis
alunos para Cuiabá. .
As comunidades do interior vivem outra si
tuação em relão á Capital e, em termos
gerais, as áreas mais urbanizadas e desen-
volvidads do Centro do País. São comunida_
des de característica marcadamente rural, com
estilo de vida em fase de transição mais ou
menos acelerada. Caracterizam-se como co-
munidades extremamente carentes de quadros
humanos necessários para o seu progresso ma-
terial, social e cultural. E nesse último
aspecto que a educação se insere, pois visa a
formação de uma infra-estrutura mais aprimorada no
que se refere ao ensino, uma das bases e
condições para o progresso ulterior nas
outras áreas". - "Esta proposta parte, também,
de uma r e i v i n dicação formalizada pela
Se c r e t a r i a de Educação e C u ltura do Estado a
U n i v e r s i d a d e Federal de Mato Grosso que,
conhecedora das necessidades da região, passou
a i m p u l s i o nar meios para a execução da tarefa.
Trata-se, portanto, de um esforço conjunto dos
dois órgãos responsáveis pela educação no
Estado."
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O curso tem como objetivo geral "contribuir
para uma melhoria do ensino de 1º e 2º graus e para o progresso de
desenvolvimento sócio-cu1tura1 da região beneficiada" e como objetivo
específico; habilitar profissionais para o desempenho das ativi-
dades de supervisão escolar em escolas de 1º grau.
A clientela a que se destina compõe-se de
profissionais da educação que se encontram em vínculo empregatício
com o sistema estadual de ensino e que possuem a formação de 2º grau
comp1eto.
A forma de ingresso é o vestibular eliminató
rio e classificatório de acordo com as normas baixadas pela COPEVE.
Os períodos de funcionamento do curso carac-
terizam-se como Períodos Letivos e Períodos de Serviço.
Os períodos letivos são divididos em 06 eta-
pas letivas que devem c o i n c i d i r com as férias escolares da UFMT e dos
alunos. Nestas etapas, de caráter mais teórico, os alunos rece-bem as
informações e avaliações das várias disciplinas, cujas jorna-das
diárias de trabalho devem ser distribuídas em dois turnos (das 7:30 às
11:30 e das 13:30 às 17:30 horas).
Nos períodos em serviço, os alunos trabalha rão
com o m aterial teórico da fase anterior, sob a forma de tarefas
propostas pelos professores com o objetivo de enriquecer e aprofun-dar
os conteúdos estudados. 0 acompanhamento e controle dos trabalhos no
decorrer desses períodos ê da competência dos docentes das disc i p l i n a s ,
sendo a carga horária determinada para o período em pauta.
0 Currículo proposto para o curso tem dura ção
de 1.530 horas/aula - 98 créditos, assim distribuídos:
C/H Créditos
Disciplinas obrigarias .1050. . ..69
Disciplinas Complementares 420
..28
Disciplinas obrigatórias
Por Legislação Específica
..60.... ..03
1530 98
A relação das disciplinas que int egram o
currículo com as respectivas cargas horárias e a periodização, inte_
gra o anexo I a este Parecer. As ementas correspondentes podem ser
vistas as fls. 40/47 do volume principal. São adequadas e atendem aos
objetivos da proposta.
Os recursos financeiros para fazer face as despesas
do curso estão a cargo da SEEC/MT, através do Fundo Estadual de
Educação que deverá repassá-los ã UFMT de acordo com o cronograma
estabelecido.
Os recursos humanos competem â Universidade
e compreendem: Corrdenador geral, Coordenador do curso, Corpo docen
te, Secretário e Datilógrafo.
As instalões previstas são sat isfatórias e
têm capacida d e para atender ao curso.
0 acervo bibliográfico utilizado pertence ã
Biblioteca.Centra1 da UFMT, sendo enriquecido com a b ibliogra f i a re-
comendada pelos professores.
0 corpo docente responsável pelo curso com
põe-se de professores pertencentes ao quadro da UFMT, cuja relação se
encontra no anexo I I,
I I- VOTO DO RELATOR
Diante do expostos e c o n s i derada a importân-
cia do programa, vota o Relator pela aprovação do pedido da Univer-
sidade Federal de Mato Grosso para fazer funcionar, em regime emer-
gencial e parcelado, nos m u n i c í p i o s de Dom A q u i n o e Diamantino, Es-
tado de Mato Grosso, o curso de Pedagogia - Licenciatura de 1º grau com
habilitação em Supervisão Escolar, para exercício nas Escolas de
1º grau, com 50 vagas para cada município, turma única.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A CESu - 1º grupo, acompanha o voto do Rela-to
r .
Sala das Sessões 03 de agosto de 1987.
TOTAL
| Estudo de Problemas Brasileiros
I Está
q
io Su
p
e vi ionado e Sur s d
p
. Esco lar
I
Supervis
ã
o na Escola de 1
º
Grau
P incír
p
ios e M
é
t
. de Su
p
. sc larE o
I
Metodologia do Ensino de 1
º
Grau
II
| Metodolo
g
ia do Ensino de 1
º
Grau
I
I Currículos e ro P
g
ramas
I
Psicolo
gia da Educa
çã
o
II
| Estrutura e Func. do Ensino de 1
º
Grau
lanejame tP n o Educacional
| Did
á
tica
I
|
Filosofia da Educa
ç
ã
o
I
I
| Sociologia da EDucação II
Historia da Educa
ç
ã
o
I
I
| Estatí
s
t c Ai a
p
licada
ã
Educa
ç
ã
o
Introdu
çã
o
ã
Matem
á
tica
| História da Educa
ç
ã
o
I
Filosofia da Educa
çã
o
I
|
Psicolo
g
ia da Educa
ç
ã
o
I
Sociolo
g
ia da Educa
ç
ã
o
I
Educação F
í
s
ica
Método e Ts
é
c
. de Pes
q
. Educacional
L
í
ngua Portuguesa
Introdu
ç
ã
o
à
Filosofia
Introdu
ç
ã
o
à
Psicolo
g
ia
Introdução à Sociologia
DISCIPLINAS
300
-
I
3
0
3
0
60
60
60
6
0
1
ª
ETAPA
LETIVA
JAN/FEV/
86
210
30
4
5
45
45
45
2
ª
ETAPA
SERVIÇO
JULHO/8
6
60
1
5
15
15
15
1
ª
ETAPA
SERVIÇO
AGO/OUT/
86
375 45
60
6
0
60 |
60
45 15
4
5 15
4
5 15
I
-
3
ª
ETAPA 2
ª
ETAPA
LETIVA SERVIÇO
JAN/FEV/ MAR/MAI/
87 87
150
4
5
4
5
60
4
a
ETAPA
LETIVA
JULHO/8
7
15
1
5
3ª ETAPA
SERVIÇO
V30/OUT/
87
315
30
30
60
60
9
0
45
I -
-
-
-
-
5ª ETAPA
LETIVA
JAN/FEV/
88
ANEXO 1
60
60
-
-
-
4ª ETAPA
SERVIÇO
MAR/MAI/
88
ANEXO II
CORPO DOCENTE
MARIA DE JESUS DAS DORES PATATAS-Lingua Portuguesa Licenciada em Letras,
UFMT. Curs o de Especia-lização em Ensino de Lingua Portuguesa. Expe_
riência docente na UFMT desde 1984 , traba-1hos pub1icados. Pode ser
aceito.
GILBERTA BORGES AÇO-Introdução á Psicologia Psicologia da Educação I
Licenciada em Pedagogia . Cursos de Especia-lização em Dinâmica de
Grupo e Avaliação Edu-ca c ional - Experiência Docente como professor
de Psicologia da UFMT. Pode ser aceito.
I0LANDA JACOBINA DA CRUZ Introdução á Biologia Psicologia da
Educação I Graduada em Pedagogia Mestra em Educação - UFPB,1979.
Docente de Psicologia Educacional da UFMT
Pode ser aceita.
PELAGÍO PALMA FIL HO-Introdução á Matemática Já aprovado, Parecer CFE-
6.699/78
JOÃO ANTONIO CABRAL DE MONLEVADE Introdução á Sociologia Sociologia
da Educação I e II . Já aprovado, Parecer CFE-1154/73
AMIL TEREZINHA OLIVEIRA A. e SILVA Psicologia da Educação II Já aprovado, Parecer
723/85~CFE
NEDA JORGE DA CUNHA CÁLIX-História da Educação - I e I I Licenciada em
Pedagogia - Pós-graduação Supervisão Escolar, 965 hs. Prof. Adjunto IV
da UFMT. Pode ser aceito para o curso
ANTONIO CRISÓSTOMO DO PRADO-Introdução á Filosofia Filosofia da
Educação I e I I Já aprovado, Parecer CFE 6699/78
MARIA GREGÕRIO ALVES DE SOUZA-Introdução á Filosofia Filosofia da
Educação I e I I D i d ática I Licenciada em Pedagogia Comprova
especialização e experiência docente.Pode ser aceita para este curso.
ANA DALVA TOLEDO REZENDE-Métodos e Técnicasde Pesquisa Educacional
Psicologia da Educação I I Licenciada em Pedagogia, curso de
especializa-ção em Metodologia da Pesquisa Educacional (420hs).
Experiência docente. Pode ser aceita para este curso.
ROSA MARIA JORGE PERSONA-Metodologia do Ensino de 1º grau I e II
Licenciada em Pedagogia – Comprova especialização(420 hs.) E xperiência
docente de nível uperior desde 1977. Trabalhos publicados. Pode ser
aceito.
MARIA DA CONCEIÇÃO CORDEIRO MANHAES - P r atica de Ensino na Escola de
1º grau I e II L i c e n c i a d a em Pedagogia, 1975 Especialista em Educação-
Administração Escolar. Pós-graduaçao na U n iversidade de Ciências
Sociais de Grenoble ná área de Educação(Doctorat d'Université) 1980-
1983. Experiência docente a nível de 1º grau e superior. Pode ser
aceito.
EDITE MACIEL RIBEIRO-Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º grau Já
aprovada, Parecer CFE-2743/77
JORCELINA ELIZABETH FERNANDES-Currículos e Programas Princípios e
Métodos de Supervisão Escolar Licenciada em Pedagogia, 1º77 Mestrado
em Educação-Supervisao e Currí-cu 1 o (falta concluir dissertação). Expe_
riência docente Pode ser aceita
SILER JEAN S.ALBERNAZ-Planejamento Educacional Mestrado em
Administração de Sistemas Educacionais-PUC-RS. Expecia1ização em
Planejamento Educacional Fundação Getú lio Vargas-RJ. Trabalhos
publicados. Ex periência docente como professor da UFMT. Pode ser
aceito.
DORIVAL GARCIA COELHO Educação Física Jâ aprovado, Parecer 723/85
BENEDITO PINHEIRO DE CAMPOS-EPB.Aceito para Coordenador, Parecer CFE-
543/86
RENETE MARIA DE A.MACIEL-Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional
Já aprovada, Parecer CFE-723/85 para Metodologia do Ensino de 1º
grau. Compro va curso de especialização em Metodologia da Pesquisa
Educacional, 420 hs. Experiência docente. Pode ser aceita.
DINEVA VANUZZI-Supervisão na Escola de 1º grau Já aprovada, Parecer
474/83-CFE
MARIA IGNEZ JOFFRE TANUS-Esgio Supervisionado de Supervisão
Escolar Já aprovada, Parecer 474/83-CFE
PEDRO NOVIS NEVES- Estatística Aplicada à Educação Já aprovado,
Parecer 1154/73"CFE
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 04
de 08
de 1987.
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