Download PDF
ads:
A Comissão Verificadora, designada especial-
mente para acompanhar a implantação de UNIMAR - UNI
VERSIDADE DE MARlLIA, efetuou um exame dos documen-
tos contidos no processo e verificou in loco os da.
dos relativos ao curso, de tudo fazendo circunstan-
ciado Relatório.
A Associação de Ensino de Marília, mantene-
dora das Faculdades Integradas de Marília, em Marí-
lia; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Tupã (FAFIT) e da Faculdade de Arquitetura e Urba-
nismo de Tupã (FAUT), solicita ao Conselho Federal
de Educação, o reconhecimento das habilitações: Ba.
charelado e em Formação de Psicólogos do Curso de
Psicologia, ministrado pela Faculdade de Psicologia
de Marília.
RECONHECIMENTO DO CURSO DE PSI-
COLOGIA NAS HABILITAÇÕES
BACHARE-LADO E FORMAÇÃO DE
I - RELATÓRIO
ASSOCI
A
ÇÃ
O
DE ENSINO DE MA
R
Í
LIA___
_
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
SITUAÇÃO JURÍDICA, REGULARIDADE FISCAL E SITUAÇÃO
ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MANTENEDORA
A Comissão observou que a Associação de Ensino
de Marília se encontra com a situação jurídica regular e
possui Utilidade Pública através do Decreto n° 86.072 de
04/07/82, Utilidade Estadual pelo Decreto n° 19.128 de
29/07/82 e Utilidade Pública Municipal pela Lei n° 1.829
de 09/08/81, como também é Entidade de Fins Filantrópi-
cos CNSS: Processo n° 237.928/74 de 11/09/81. Possui re-
gularidade fiscal e parafiscal; o patrimônio imobiliário
é avaliado em aproximadamente Cz$ 113.224,52.
A capacidade econômico-financeira é bastante sa-
tisfatória, demonstrada pelos balanços dos últimos exer-
cicios e pelos índices de liquidez a saber:
- Liquidez Corrente (1985) = 4,18 - (1986) = 0,90
- Grau de Solvência (1985) = 3,97 - (1986) = 2,82
- Garantia de Capital (1985) = 2,97 - (1986) - 3,77
- Grau de Endividamento (1985) = 25% - (1986) = 21%
2 - CONDIÇÕES MATERIAIS:
A Comissão constatou que existem condições ade-
quadas ao funcionamento do curso no Centro de Psicologia
Aplicada - CPA, da Faculdade de Psicologia de Marília.
O C.P.A. está localizado no Bloco V do Campus I
e possui 300 m
2
de área construída, conforme planta ane-
xada ao Processo de Reconhecimento. Possui Sala de Re-
creação, Secretaria, Sala de Professores, Sala de Atendi-
mento Psicoterapêutico, Sala de Ludoterapia, Coordenado
ads:
ria, Sala de Espelho, Almoxarifado, Sala de Supervisão,
Sala dos Alunos, Sala para Psicoterapia de Grupo, devida-
mente equipadas.
Existe ã disposição dos alunos grande variedade
de Testes Psicológicos e inventários de interesse.
A Sala de Ludoterapia acha-se devidamente equipa.
da com grande quantidade de brinquedos conforme o que
consta na relação apresentada no Processo de Reconheci.
mento.
0 Laboratório de Psicologia Experimental com 100
m
2
, tem como um dos objetivos, dotar o aluno de um
repertório sobre os princípios de Análise Experimental
do Comportamento, através dos procedimentos científicos,
tornando possível a verificação das leis que governam o
comportamento.
O Laboratório de Fisiologia e Anatomia localizam
se no Bloco III, com 100 m
2
respectivamente, com todos
os equipamentos fundamentais, sendo usados para as Aulas
de Anatomia e Fisiologia.
Portanto, conclui-se que a Instituição está devidamente
equipada com os recursos humanos, técnicos e materiais
para o atendimento das habilitações objeto de reconheci-
mento.
BIBLIOTECA
A Biblioteca Central de Instituição com 220 m
2
atende, no momento às necessidades básicas de consulta
dos acadêmicos de Psicologia como os de Formação de Psi-
cologia. Seu horário de funcionamento é das 8:00 h às
22:00 h e aos sábados das 8:00 h às 12:00 h.
O acervo específico é de 1.549 exemplares e
1.365 títulos, achando-se a Biblioteca equipada em ter;
mos de mobiliário e organização.
A Biblioteca possui bibliotecária formada e um
grupo de auxiliares para o atendimento aos alunos e pro-
fessores.
Atualmente as Faculdades de Marília possuem um
acervo de 21.068 títulos e 24.118 volumes. Seu espaço
fí-sico é de 425 m
2
, estando prevista novas instalações
con-forme consta no Projeto de Implantação de UNIMAR -
UNI-VERSIDADE DE MARlLIA. O sistema de classificação
adotado é o Decimal de Dewey - CDD e Tabela Cutter.
Outras dependências acham-se no Bloco V do Cam-
pus tais como: Laboratório de T.E.A.P. (Técnicas de Exa-
me e Aconselhamento Psicológico), com 100 m
2
.
O Laboratório de T.E.A.P. oferece ao aluno trei-
namento prático na aplicação, avaliação e interpretação
das técnicas de exame psicológico em crianças, adolescen-
tes e adultos, após os conhecimentos teóricos apresenta-
dos em classe.
Há prestação de serviços de avaliação psicológi-
ca em geral ã comunidade, tais como:
- psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e adutos;
- avaliação psicomotora de crianças;
- avaliação psicológica de crianças para classes Espe-
ciais da Rede Oficial de Ensino;
- sondagem vocacional;
- seleção profissional.
3 - DADOS SOBRE O CURSO
O curso foi autorizado pelo Parecer n° 206, de
10/04/85,foi aprovado o projeto para implantação das
habilitações em Formação de Psicólogos e em Bacharelado
na Faculdade de Psicologia de Marília, homologada pela
Portaria Ministerial n° 206, publicada no D.O.U. de
08/05/85, Seção I p. 7.006, com autorização para funcio-
nar com 80 (oitenta) vagas totais anuais.
O currículo pleno que vem sendo aplicado é o mes
mo do parecer da Autorização e obedece ao disposto na Re
solução s/n de 19/12/62. O total de horas/aula, sem in-
cluir Estudo de Problemas Brasileiros, Educação Física e
Estágio, é de 3.312; total geral, 4.050 horas/aula. O
tempo mínimo para integralização curricular será de 3,5
anos e o máximo de 7, conforme pode ser visualizado no
Processo de Reconhecimento das habilitações em apreço.
CORPO DOCENTE:
O Corpo Docente é qualificado, possui nível de
titulação adequado, satisfazendo aos requisitos deste
Con-selho.
O quadro do pessoal docente apresentado por oca
sião da autorização das referidas habilitações sofreu
pe-quenas alterações com a troca de alguns professores,
que aprimoraram as condições do curso.
Em anexo estão os docentes que atuam no curso,
com as indicações de sua qualificação.
ATIVIDADES REALIZADAS PELO C.P.A. (CENTRO DE
PSICOLOGIA APLICADA
Durante o ano de 1986, as atividades do C.P.A.,
através da mobilização de recursos humanos (Coordenadora,
Supervisores, Professores, Estagiários, Alunos e Secretá-
rias) e do material que dispõe, não se restringiram ape-
nas ã população carente, mas estenderam-se a entidades
públicas e privadas como também aos que individualmente
procuraram atendimento na Clínica Psicológica do Centro
de Psicologia Aplicada.
0 C.P.A. concentra as atividades desenvolvidas pelos es-
tagiários sob a orientação de Supervisores nas áreas de
Psicologia Clínica (fenomelógica e comportamental),
Esco-lar, Industrial e Psicopedagógica(Educação
Especial).
ESTÁGIOS
Os Estágios Supervisionados propiciam ao aluno a
prática pré-profissional, necessária como instrumento
dinâmico e integrador dos conhecimentos teóricos para a
profissão de psicólogo, além de oferecer ã comunidade
prestação de serviços no sentido de buscar soluções para
problemas humanos, como também contribuem para o atendi-
mento das necessidades psicológicas das Empresas, Esco-
las e Indivíduos.
As Faculdades Integradas de Marília desde 1976
mantêm o Curso de Licenciatura em Psicologia e atualmen-
te oferecem através da habilitação em Formação de Psicó-
logos, Supervisão e Estágio nas três principais áreas
dentro da Psicologia tais como: Clínica, Organizacional
e Escolar, pretendendo formar psicólogos que atuem nos
campos supracitados.
ÁREA DE PSICOLOGIA CLÍNICA: A Faculdade de
Psico-logia atua através do atendimento individual, ou
em gru-po, com pessoas que apresentam alterações ou
desequilí-brios emocionais, dificuldades de contatos,
dificuldades no trabalho e com desvios comportamentais.
NA ÁREA DE PSICOLOGIA ESCOLAR: Atua a Faculdade
de Psicologia no sentido de levar a escola (alunos, pro-
fessores e funcionários) a um nível de interação, cons-
cientização e reconhecimento de dificuldades e trabalho,
sejam a nível de aprendizagem, de contato, de equilíbrio
emocional.
NA ÁREA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: A atuação
dos alunos se faz não só na indústria, mas em todas as
áreas de organizações: Hospitalar, Bancária, Institucio-
nais com o objetivo de:
- atender às necessidades do funcionário bem co-
mo do empresário; necessidades a nível de maior motiva.
ção pelo trabalho; maior integração com o grupo de
traba-lho.
- recrutar adequadamente o indivíduo para a fun-
ção selecionada, acompanhando e avaliando seu desempenha
A atuação dos alunos nesta última área se faz
através de convênios com as empresas, distribuindo os
alunos por grupos e conforme as necessidades das mesmas.
Como anexos ao Relatório da Comissão acham-se es-
pecifiçadas as Escolas Oficiais, Particulares e Munici-
pais onde os alunos realizam o Estágio Supervisionado em
Psicologia Escolar como também a relação de Empresas com
as quais a Faculdade de Psicologia mantém convénio para
a realização do Estágio Supervisionado em Psicologia In
dustrial-Organizacional.
A seguir esta Comissão apresenta o Quadro de Con-
cluintes do Curso de Psicologia e da Formação de Psicólo-
gos como também o de Evolução de Matriculas:
CORPO DISCENTE
A evolução das matrículas e concluintes está in-
dicada nos quadros abaixo.
EVOLUÇÃO DE MATRÍCULAS
CAMPUS I - MARÍLIA
CURSOS NUMERO DE MATF IICULAS
1985 1986 1987
160 161 186
------
77 69
T O T A L ............................................... 160 238 255
NÚMERO DE CONCLUINTES
CAMPUS I - MARÍLIA
CURSOS NÚMERO I DE CONCLU INTES
1985 1986 1987
63 34 32
------ ----------
39
T O T A L .............................................. 63 34 71
4 - VOTO DO RELATOR
Dadas as informações e apreciações constantes no
Relatório da Comissão Verificadora e dos dados contidos
nos autos, o Relator conclui que o curso de Psicologia
nas habilitações de Bacharelado e Formação de Psicólogos,
oferecido pela Associação de Ensino de Marília, vem fun-
cionando com regularidade, podendo, por isso, ser reco
nhecido com as 80 vagas totais anuais.
5 - VOTO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2° Grupo acompanhou o
voto do relator.
-03-
CURSO DE PSICOLOGIA / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
DISCIPLINAS PROFESSORES TITULAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
Iraci Ribeiro Lima de Arru
da
Parecer n° 3587/74 '
BIOLOGIA Ramon Sabate Manubens Doutor-Anatomia - USP
P
arecer nº 260/1980
METODOLOGIA CIENTÍFICA Maria Beatriz B.M. Trazzi
Mestrado em Psicologia
da Educação - PUC/SP
Parecer nº 260/1980
COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA
Airton Moreira de Paula
Edgar Pontes Franco
Parecer n? 7771/78
Especialização em Fund.
Mat. Elementar - F.C.L
de Avare, 1974 - Pare
cer nº 613/1981
SOCIOLOGIA Maria Aparecida C. Mazzi
Mestrado em Sociologia
Urbana-PUC-Campinas .
Parecer nº 1093/76
INTRODUÇÃO À FILOSOCIA
Jose António Tobias
Livre Docente em Filo-
sofia - PUC-R.G. Sul/
1964 - Parecer 206/85/
Pare
cer nº 2387/77
PSICOLOGIA GERAL Cármen Lúcia Dias
Especialização em Psi
cologia Clinica - PUC
Campinas, 1983. Parecer
206/85
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Tânia Moron Saes Braga
Terezinha Maria Borges
Mestrado em Psicologia
Experimental - Parecer
nº 206/85.
Mestrado em Psicologia
Clinica - PUC-Campinas-
(SP) Parecer 206/85
/
ESTATÍSTICA Ilton Roberto Manfio Parecer nº 613/81
PSICOLOGIA DO
DESENVOLVIMENTO
Neusa Carolina Machado
Apostolo
Mestrado em Psicologia
da Educaçao/PUC - São
Paulo Parecer 383/79.
PSICOLOGIA SOCIAL Paulo Tadeu Rabelio
Mestrado em Psicologia
da C - Sao Educação - PU
Paulo. 1986
DISCIPLINAS
PROFESSOR TITULAÇÃO
ANTROPOLOGIA
e
«
Maria Aparecida Mazzi
Mestrado em Sociologia
Urbana-Universidade Es
tadual de Campinas(SP)
Parecer nº 1093/76' pa
ra Sociologia
ANATOMIA
Eladio P. Andrade
Sb b
Livre Docente em Anato
mia Humana - Univ. de
Mogi das Cruzes (SP) -
Parecer nº 720/1981 '
Doutor-Anatomia-USP
Parecer n°- 260/1980"
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Neusa Carolina Machado
Apostolo
trado em| Psicologia
da Educação - PUC/S.P.
Parecer 333/1979''
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE Maria Beatriz B.M. Trazzi
Mestrado em Psicologia
da Educação - PUC/S.P.
Parecer n° 471/80-'
PSICOLOGIA ESCOLAR E
PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM
Maria do Carmo M. Brandão
Ruth Vieira Nunes
Mestre em
3
sicologia da
Educação - PUC/S.P.
(1981) Parecer 260/80 '
Especialização em Psi-
cologia Clinica - PUC/
Sao Paulo, 1982 - Pare
cer nº 206/85.'
PSICOPATOLOGIA Terezinha Maria Borges
Mestrado em Psicologia
Clinica - PUC/Campinas
Parecer nº 206/85.
TÉCNICAS DE EXAME E
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICC
Ruth Vieira
Nunes Cármen
Especialização em Psi
cologia Clinica - PUC/
São Paulo, 1982 - Pare
cer nº 206/85,,
Especialização em Psi-
cologia clinica -
PUC/ Campinas - 1983 -
Pare cer nº 206/85/
TEORIAS E TÉCNICAS
PSICOTERÁPICAS
Cármen Lúcia Dias
Especialização em Psi
çologia Clinica - PUC/
Campinas - 1983 - Pare
cer n° 206 -''85
DISCIPLINAS PROFESSOR TITULAÇÃO
TEORIAS E TÉCNICAS
PSICOTERÁPICAS
Teresinha Maria Borges
Mestrado em Psicologia
Clinica —PUC/Campinas
FISIOLOGIA
Eladio Pessoa Andrade
Bassan Saad A. Mourad
Livre Docente em Anato
mia Humana - Universi-
dade - Mogi das Cruzes
Parecer nº 864/70.-
Especialização em
Sexua lidade Humana -
Fac.In tegradas de
Marilia -1984 - Parecer
206/85.-
PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL
Maria Silvia Medeiros
Mestre em Educação Es
pecial - George Peabo-
dy College for Teacher
Nashville Tenn -USA/78
Mestre em Educaçac-PUC-
Sao Paulo, 1981 .
ESTUDO DE PROBLEMAS
BRASILEIROS
António Oswaldo Perin Parecer nº 720/81 /
DINÂMICA DE GRUPO E
RELAÇÕES HUMANAS
Tânia Moron Saes Braga Mestrado em Psicologia
Experimental - USP
Parecer nº 206/85
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Maria do Carmo M. Brandão
Mestre em Psicologia
da Educação - PUC/Sao
Paulo (1981 ) - Parecer
nº 206/85.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Irton Carlos Del Nero
Yolanda Celeste Martini
Parecer nº 3240/76'
Parecer n°- 2326/76 '
ÉTICA PROFISSIONAL
Janete de Aguirre Bervique
ária Silvia Medeiros
Mestre em Educação -
Faculdades do Sagrado
Coração de Bauru -1977
Doutora em Educação -
Faculdades do Sagrado
Coração de Bauru -1980
Mestre em Educaçã
o
Es
pecial - George Peabo
dy College for Teacher
Nashvilli Tenn -USA/75
DISCIPLINAS PROFESSOR TITULAÇÃO
PSICOLOGIA DA INDUSTRIA
e
i
Maria Cristina Frollini í
Lunardeili
(
Especialização em Psi
colcgia Clinica e em
formaçao de Instrutores
de Treinamento de Pes
ssoal -USC-Bauru/SP.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
CLÍNICA
Ruth Vieira Nunes
Tânia Moron Saes Braga
Terezinha Maria Borges
Maria Silvia Medeiros
Especialização em Psi
cologia Clinica - PUC/
3cão Paulo (1982)
Parecer nº 206/85 '
Mestrado em Psicologia
Experimentai - USP
Parecer nº 206/85 '
Mestrado em Psicologia
Clinica - PUC - Campinas
Mestre em Educação Es
pecial - George Peabo
dy Coilege for Teacher
Nashville Tenn -USA/78
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
PSICOLOGIA ESCOLAR
Maria do Carmo M. Brandão
Maria Beatriz B.M. Trazzi
Neusa Carolina M. Apostolo
Norma de Fátima Garbulho
Mestre em Psicoloqia
da
Educação - PUC/Sao
Paulo (1381) - Parecer
n° 206/85 "
M
estrado em Psicologia
da Educação - PUC / Sao
Paulo - Parecer 206/85
M
estrado em Psicologia
da Educação - PUC / Sao
Paulo - Parecer 206/85
M
estrado em Psicologia
Escolar -USP - S.Paulo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
INDÚSTRIA
Maria Cristina Frollini
Lunardel1i
Especialização em Psi-
cologia Clinica em
Formação de Instrutores
de Treinamento de Pe;
soal - USP-Bauru/sp
SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO
PROFISSIONAL
Maria Cristina Frollini
Lunardeili
especialização em
Psicologia: Clinica e
Formação instrutores
de treinamento de t. o d e
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 01 de 07
de 1987.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo