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- RELATÓRIO
0 curso de Pós-graduação em Psicologia com área de
concentração em Psicologia Clínica, ministrado pela Universida_
de de São Paulo em níveis de mestrado e doutorado iniciou suas
atividades em 1º75 e 1º82 respectivamente.
0 mestrado e doutorado em Psicologia Clínica, têm,
dentro dos propósitos gerais da pós-graduação, os objetivos de
formar pesquisadores e professores para os quadros universitá-
rios, propiciar espaço para reflexão, questionamento e avalia-
ção das diferentes teorias que fundamentam a prática clínica,
contribuindo assim, para o desenvolvimento da própria àrea.
Para este curso foi listado um corpo docente perma_
nente integrado por 9 professores, todos doutores, 8 em Psico-
logia da Personalidade/Clínicia e 1 em Neurologia, dos quais 2
trabalhando na instituição em regime de dedicação exclusiva, 4
em tempo integral e 3 em tempo parcial. 0 curso conta ainda com
dois professores participantes. (Anexo I) A proporção orienta-
dor/orientando é de 1/6, com amplitude de variação de 1/1 até
1/10. Esta relação media orientador/orientando devera diminuir
a pequeno prazo, uma vez que vários docentes do Departamento de
Psicologia Clínica estão em fase de elaboração de tese de
doutoramento. É muito boa a produção científica segundo a Comi
são Verificadora embora chame a atenção o alto grau de endoge-
nia do curso. Os alunos que na sua maioria são docentes da ins
tituição, revelarão uma visão crítica extremamente construtiva.
V
írgnio Câ
n
dido Tosta de Souza
Credenciamento do curso de pós-graduação em Psicologia, com
ãrea de concentração em Psicologia Clínica, em níveis de mes-
trado e doutorado, ministrado pela Universidade de São Paulo.
Universidade de S
ã
o Paulo
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As linhas de pesquisa são coerentes com a área do curso, sendo que as
publicações e trabalhos científicos do corpo discente referem-se
sobretudo a apresentações reuniões científicas, mostrando a partici_
pação de vários alunos nestes eventos, o que e muito positivo.
As instalações físicas do curso são muito boas, a biblioteca
possui um acervo excelente com mais de 12000 volumes de livros, 844
teses e 467 títulos de periódicos. Desde 1º73, a Biblioteca da
FPUSP publica trimestralmente, os Seminários de Periódicos em Psic£
logia, trabalho segundo a comissão de grande interesse para a área.
As condições financeiras para manutenção são boas, não depen
dendo de projetos financiados por órgãos externos. Bem conceituado
dentro da instituição vem obtendo apoio vencendo pois o seu desenvol
vimento. Bem integrado com os demais cursos de pós-graduação, ofere_
ce uma boa infraestrutura para o trabalho do aluno. No que se refere
ao hospital universitário da USP, existe uma razoável integração.
A estrutura curricular e coerente com os objetivos de forma.
ção do especialista (Anexo II) no regime de créditos do curso, cada
credito corresponde a 1º horas de atividades programadas que compre-
endem aulas, seminários, trabalhos de laboratórios ou de campo, pes-
quisa, monitoria, estudo e preparo de dissertação de tese.
Ao nível de Mestrado o aluno deve cursar um mínimo de 120
créditos sendo 80 em atividades programadas nas áreas de concentração
e domínio conexo. 40 créditos corresponde a elaboração de disser_
tacão. Ao nível de Doutorado são exigidos 240 créditos, sendo
120 em atividades programadas e 120 na elaboração de tese.
0 curso recebeu o conceito B na CAPES para mestrado e douto-
rado .
Os diferentes aspectos do programa ora analisado conduzem a
conclusão de que se encontra consolidado, merecendo apenas a recomen
dação no que se refere a media orientando/orientador que se encontra
em alguns casos elevada.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando o exposto, o Relator é favorável ao credencia-
mento pelo período de cinco anos, com efeito retroativo ao ano de
1979, do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universida-
de de São Paulo, ministrado aos níveis de Mestrado e Doutorado, pelo
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seu Instituto de Psicologia,
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo acompanha o voto
do Relator.
Sala das Sessões, em 02 junho de 1987.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 03 de 06 de 1987