sertaçao (mestrado) e teses (doutorado);02 apenas lecionaram; 12 desenvolve-
ram projetos de pesquisa. 0 curso contou, ainda, com 01 professor participan
te, havendo 02 em treinamento em nível de doutorado.
No ano de 1984, a relação orientando/orientador situou-se em torno
de 3,53 (2,28 no mestrado e 1,25 no doutorado).
0 corpo docente, ainda que bem qualificado, é relativamente reduzi.
do, uma vez que, segundo parecer da Comissão Verificadora, além das ativida-
des de pós-graduação, os professores permanentes tem,a seu cargo, outras ta-
refas, tais como, lecionar na graduação e orientar alunos em ambos os níveis.
5. Corpo Discente:
Desde sua implantação, o processo de seleção para o doutorado tem
enfatizado, além de um certo domínio de conhecimento na área de Sociologia ,
alguma experiência de pesquisa.
Com uma organização flexível, o curso exige do aluno um certo volu-
me de leituras sobre questões relevantes, cujo ritmo e qualidade são acompa-
nhados por um grupo de professores, especialmente, pelo orientador.
Em dezembro de 1984 o programa de pós-graduaçao em Sociologia con-
tava com 23 alunos, sendo 19 em nível de mestrado e 04 em nível de doutorado.
Por ocasião da visita da Comissão Verificadora (dezembro de 1986)
o curso de doutorado já contava com 15 alunos matriculados, 03 dos quais de)
centes da UnB e,os demais, originários de outros estados do país.
Dos 04 alunos admitidos na primeira turma, 02 já foram aprovados no
exame de qualificação, consistente na discussão intensa, com uma comissão de
03 membros, dos respectivos projetos de teses a serem elaboradas.
Conclui-se, assim, que o curso ainda não havia titulado nenhum de
seus alunos até a ocasião da visita da Comissão Verificadora.
6. Pesquisa e Produção Científica:
Muitos professores e alguns alunos têm tido ativa participação em
congressos, seminários e simpósios. Suas comunicações, palestras e conferênci-
as tem sido publicadas freqüentemente, sob a forma de artigos em revistas es-
pecializadas.
Vários convênios têm sido desenvolvidos nos últimos anos com seus resultados
divulgados sob a forma de relatórios, artigos em revistas, edição em coletâ-
neas, etc.