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UNIVERSIDADE DEO PAULO
Recredenciamento do curso de Pós-Graduação em Agronomia/Solos e
Nutrição a nível de Mestrado.
SP
IB Gatto Falcão
CESu, 2º Grupo
Por ofício de 21 de março de 1986 requereu o Magnífi-
co Reitor da Universidade deo Paulo a renovação do credencia-
mento do programa de Pós-Graduação em Agronomia com área de con-
centração em Solos e Nutrição de Plantas, aos níveis de Mestrado
e Doutorado mantido pela supracitada Universidade sob a responsa-
bilidade da Escola Superior de Agricultura "Luz de Queiroz". O
Programa foi credenciado pelo Parecer 1207/80 de B/11/80.
Os relatórios da CAPES e da Comissão Verificadorao
enaltecedores de vários aspectos e condições do Programa.
Textualmente, informa a CAPES, "A dimensão do corpo do
cente é mais que adequada para os objetivos do curso, em relação
ao número de alunos matriculados. A qualificação é excelente sen-
do 100% a nível de doutorado. A composição e dedicação do corpo
docente permanenteo adequadas. 0 relatório mostrao haver
dependência de orientadores em tempo parcial, tempo simples e ho-
ristas. A relação orientando/orientador é de 2,2 para o mestra-
do e 2,5 para o doutorado. Merecer comentário o fato de que 54
dos 69 professores permanentes,o apresentados no relatório
como obtendo seu mais alto grau de titulação na própria ESALQ.
o que representa um alto grau de endogenia.
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"Anota um corpo docente permanente com 69 professores dos
quais 8 em regime de dedicação exclusiva, 58 em tempo integral e 3
em tempo parcial, com a seguinte distribuição:
TITULAÇÃO
ESPECIALIDADE
Bioquímica
Proteínas
Fisiologia Vegetal
Fisiologia
Microbiologia
Física Geral, Física Matemática, Física Estatística
Estatística Aplicada
Química Analítica
Físico-Química
Geologia
Economia Agrária
Agronomia
Agroclimatologia
Ciência do Solo
Fitotecnia
Tecnologia dos Alimentos
Engenharia Agrícola
Irrigação e Drenagem
Máquinas Agrícolas
TOTAL
TOTAL.
06
02
03
01
0 2
0 3
01
03
01
01
01
0G
04
26
04
01
01
02
01.
69
DO
05
0 1
0 3
01
0 2
0 3
0 1
0 3
0
1
01
-
06
04
26
0
4
01
0.1
0 2
01
66
01
01
-
-
-
-
-
-
-
-
01
-
-
-
-
-
-
-
-
03
No período, 11 professores lecionaram e orientaram, 1 apenas
lecionou, 32 orientaram e 25o estiveram envolvidos em nenhuma das
atividades. Segundo o relatório do curso, 61 docentes desenvolveram
atividades de pesquisa.
O curso informou contar com a colaboração de 3 professores
doutores (2 em Ciência do Solo e em Fisiologia Vegetal) , sendo que 2
apenas desenvolveram atividades de pesquisa.
No período, a relação orientando/orientador, situou-se ou
torno de 4,61 (2,.l6 no mestrado + 2,45 no doutorado), com variações de 1
a 7 alunos por professor"
Enºuanto o relatório da Comissão Verificadora segue uma
linha de coerência em apreciações positivas registrando,ocasional men-
te que,"há um desbalanço entre o número de estudantes orientados pe-
los professores. Enquanto alguns orientam apenas um estudante, outros
professores chegam a orientar ate 10, o que pode ser uma carga um
pouco excessiva" o relatório da CAPES , porém, na síntese de avalia-
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ção diz surpreendentemente o seguinte: "O curso de doutorado encon-
tra-se em retrocesso, no decorrer dos últimos anos a sua qualidade
deteriorou-se rapidamente. Apesar do número e da titulação adequada
do corpo docente os problemas apontados em outras avaliações persis-
tem.
0 número de projetos de pesquisa (19) e as. publicações cien-
tíficas (11) foram extremamente baixos quando comparados com outros
cursos da área e considerando-se o número de 'professores permanentes
(69) e alunos matriculados (193).
0 curso de mestrado, encontra-se estacionario com proble-
mas semelhantes ao curso de doutorado " e nas recomendações da Co-
missão ao Programa recomenda:
"1 - Redução sensível no número de alunos a sereia admitidos, prin-
cipalmente para o doutorado, visando reduzir a massificação
observada no curso.
2 - Decisão a nível departamental o conselho do curso, no que
respeita à definição clara das linhas de pesquisa e vincula-
ção de projetos.
3 - Regularizar o oferecimento das disciplinas, do acordo com a
estrutura de admissão ao curso, a fim do que o candidato tan-
to a mestre couto a doutor possa completar o número de créditos
exicjidos em disciplinas afins ao objetivo do curso.
4 - Necessidade imprescindível de aumentar a produção cientifica-
de docentes o discentes para atingir níveis compatíveis com o
potencial do curso."
Estas considerações conflitam com avaliação procedida em
1983/1934, porquanto assim 5 anotado: "Com relação ao mestrado, o
curso se encontra consolidado, com elevado padrão de qualidade, e
situa-se dentre os melhores do País. Possui um corpo docente adequa-
do em número e titulação. A produção de dissertações foi excelente,
mas a do corpo docente foi um pouco abaixo da média em relação aos
demais cursos.
Para o doutorado: em relação á última avaliação, nota-se
um pequeno progresso. Entretanto, perduram alguns problemas que pode-
o ser facilmente sanados a curto prazo, uma vez que o corpo docen-
te é adequado em número e titulação
Esta divergência na avaliação do curso, possuidor de recur-
sos humanos excepcionais, suporte Físico e Técnico da melhor condi-
ção,determina no espírito do julgador uma dúvida a ser esclarecida
Doutra parte a respeitabilidade da instituição requer também que
tudo se aclare e o programa surja novamente na área educacional com
o relevo anterior. Considerando as divergências de avaliação anotadas no proje-
to,opinou o relator fosse realizada Diligência de Câmara de modo a serem, pela re-
querente, dirimidas todas as dúvidas suscitadas, como adotadas as recomendações
formuladas no processo.
II - VOTO DO RELATOR
Efetuada a Diligência de Câmara declarou a Coordenação do
Curso de Pós-Graduação a existência de informações incompletas nos
formulários que serviram de base aos relatórios,por motivos vários
declarando expressamente que "referente ao período de 1980/85, regis-
tra a apresentação de 104 dissertações de Mestrado e 92 teses de Dou-
torado; bem como uma produção científica do corpo docente atingindo
os expressivos números apresentados a seguir: 1980 - 130 trabalhos;
1981 - 132 trabalhos; 19B2 - 132 trabalhos; 1983 - 88 trabalhos;
1984 - 126 trabalhos; e 1985 (parcial] - 24 trabalhos publicados e
41 entregues à publicação."
Assegura mais o cumprimento das recomendações formuladas ,
declarando que a produção científica do corpo docente atingiu 101
trabalhos publicados em 1986, ressaltando que esse número correspon-
de a apenas 38% dos professores permanentes do curso.
Diz mais que no ano - curso de 1986 foram titulados 35 can-
didatos sendo 15 mestres e 20 doutores e que 8 desses alunos entre-
garam a respectiva dissertação ou tese para defesa em 1985.
Tudo considerado, em face do cumprimento da diligência pe-
Ia entidade : requerente e seguro da continuidade e aper-
feiçoamento das providências requeridas em benefício da eficiência
do curso, vota o relator pelo deferimento do pedido, retroagindo os
efeitos da decisão à data de término do credenciamento anterior.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
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