do o ensino de 1º e 2º graus, habilitação específica, obtida em
curso superior de graduação correspondente àlicenciatura plena."
É preciso lembrar que o pretendido é a formação do
professor e não a do bacharel em História ou Geografia. Esse é o
perfil profissiográfico que deve resultar para os concluintes do
Curso de Estudos Sociais desenvolvido nessas condições: um pro-
fissional egresso de formação abrangente, com um forte embasamen
to humanístico, que, além do conhecimento aprofundado nas maté-
rias que integram o currículo da habilitação escolhida - Histó-
ria, Geografia ou Educação Moral e Cívica - possuam formação pe-
dagógica obtida através de uma praxis desenvolvida de forma glo-
bal, do início ao fim do curso, por meio do exercício constante
e adequado de teorias e práticas, combinadas de forma harmônica,
cuidadosamente planejada e constantemente observada e avaliada.
Daí o entendimento que precisa haver de que não se
tratará apenas de acrescentar novas disciplinas e cargas horá-
rias para a formação dos profissionais pretendidos. O Curso de
Estudos Sociais até aqui oferecido terá que ser repensado como
um todo. Um novo enfoque metodológico e novos procedimentos didá-
ticos precisarão ser adotados. Não se tratará apenas de alinhar
as matérias dos currículos mínimos dos Cursos de Geografia
(Pare-cer nº 412/67), História (Parecer nº 377/72 ) e Educação
Moral e Cívica (Parecer n°554/72 ) e as mesmas agregar, na
proporção de 1/8 das horas de trabalho fixadas como duração
mínima, nos ter-mos da Resolução nº 09/69, as matérias de cunho
pedagógico: Psi-cologia da Educação, Didática e Estrutura e
Funcionamento do En-sino de 1º e 2º Graus. O objetivo maior será
a formação de pro-fessores que, ensinando História, Geografia ou
Educação Moral e Cívica, antes de mais nada, sejam educadores. A
concepção filosó-fica da praxis pedagógica a ser adotada para
tanto não poderá fi-car restrita ao como e ao o que deverá ser
ministrado, pois, pa-ra que esses objetivos possam vir a ser
atendidos, será fundamen-tal a conscientização do corpo docente.
Não basta reformular cur-rículos para melhorar a qualidade do
professor a ser formado. É preciso uma consciente mudança de
atitudes; ê preciso a retomada do compromisso com a pesquisa
científica nos cursos de licencia-turas; é necessária a
valorização e o adequado planejamento do estágio curricular e
das práticas de ensino, como procedimentos