A evasão foi caracterizada em torno de 15%,entre
os integrantes do curso em 1985, concluintes em 1986.
Os registros escolares e Diarios de Classe foram
verificados e estes demonstram a intenção prioritaria de preparar
professores para os níveis de 1º e 2º Graus.
Os conteudos da habilitação em Geografia foram
julgados satisfatorios para as disciplinas Geografia Física,
Huma-na, Regional, Cartografia e Biogeografia, porem
"insuficiente o tratamento teorico-metodologico, sendo
aconselhavel incluir estu-dos sobre os Fundamentos da geografia,
a Evolução do Pensamento Geografico e a Teoria
A Comissão caracterizou a ausência de qualquer
preocupação com a pesquisa e a ausência de trabalhos de campo. Do
mesmo modo, os trabalhos de extensão não foram constatados, inclu-
sive, desde 1º83 não se registram iniciativas educativo-culturais,
tais como palestras, conferências, simposios, etc., dirigidos a
comunidade, como ate então fazia.
Quanto ao conteúdo das disciplinas relativos a
formação especifica em História, constatou a Comissão um excesso
de itens nos programas "... devido a evidente preocupação de ofe-
recer ao alunado um curso 'panoramico'."
A Comissão sugeriu a substituição dessa aborda-
gem informativa por outra de caráter mais formativo,caracterizada
por uma melhor seleção dos temas - com ênfase efetiva aos mais
re-levantes, os quais, deverão ser objeto de tratamento commaior
pro-fundidade.
Faz, ainda, a Comissão, a extensão dessa
observa-ção no processo de seleção da bibliografia
correspondente: "Ma-nuais organizados por autores não
especialistas deveriam ser eli-minados, substituindo-os por
Historiadores conceituados."
Completando suas observações, antes de concluir
pela recomendação do reconhecimento pretendido, a Comissão
Verifi-cadora sugere mudanças no enfoque metodologico que vem
sendo ado-