a fim de que os discentes possam dispor da oportunidade de organizar
um currículo com a flexibilidade compatível com a pós-graduação. O
anexo 1 contém a relação das disciplinas do curso.
É boa a organização administrativa. A coordenação do
curso mantém relacionamento satisfatótio com a direção da Faculda
de e da Universidade.
O corpo docente permanente, Anexo 2, é integrado por 9
professores, todos doutores, vinculados â área de concentração,dos
quais cinco (5) trabalham em tempo integral.Além disso, o curso
conta com 12 professores participantes dos quais 11 portadores de
titulo de doutor e um especialista de alto nivel, com treinamento
pós-graduação no exterior e experiência de mais de 30 anos de ati
vidade profissional. A relação orientando/orientador é elevada ,
particularmente no caso do coordenador do curso, que esponde pela
orientação de 10 alunos. No concernente ao doutorado, embora não
objeto do pedido, 2 questões precisam ser sanadas. A ampliação do
tempo de dedicação de orientadores em tempo parcial, ainda alta, e
aumento do número de docentes especialistas em Ortodontia. Há 5
mestres que deveriam obter o titulo de doutor, no Brasil ou no ex
terior, a fim de propiciar o crescimento da massa critica de docen
tes qualificados e experientes em pesquisa.
No último triênio do credenciamento, foram titulados 14
mestres, sendo, a qualidade das dissertações, de muito bom nível. A
produção científica docente, todavia, está aquém da capacidade dos
professores, havendo observação dos peritos verificadores quanto â
necessidade de ser aumentado a quantidade de publicação, con
siderando ser pequena a preocupação dos docentes com a divulgação de
trabalhos julgados relevantes para a área ortodôntica. A produção
técnica é expressiva.
O corpo discente do mestrado, segundo o Relatório Técni
co da CAPES, correspondia a 30 alunos, dos quais 10 envolvidos ex
clusivamente com a dissertação. A Comissão Verificadora faz consi
derações sobre os critérios de seleção, sugerindo maior peso ao
vínculo do candidato com uma instituição de ensino. Isto evitaria,
no entender dos verificadores, a alta evasão que vem ocorrendo, em
virtude de muitos discentes se satisfazerem com a conclusão dos
créditos, o que lhes confere competência profissional, desinteres
sando-se do preparo da disssertação.