2. ORGANIZAÇÃO ACADÊNICA:
2.1 - Área de concentração e linhas de pesquisa:
0 curso de põs-graduação em História, em nível de mestrado, oferecido
pela UFPe, foi credenciado através do já mencionado Parecer, tendo como á
rea de concentração a "História do Brasil,gom ênfase em História do Nordes
te". Após o credenciamento e apesar da especificidade da área de concentra
ção, a produção científica e a temática das dissertações tornaram-se de to
do dispersa, perdendo, em muitos casos, qualquer vinculação com ela, o que
levou a Coordenação do Programa a promover estudos e discussões dos quais
resultou o estabelecimento do tema "Estado e Trabalho no Nordeste" como o
"eixo temático" do curso, a partir do qual reestruturou-se o elenco das dis
ciplinas, implantando-se, então, quatro linhas de pesquisa, a saber:1-Arque
ologia; 2-Estado e Trabalho Escravo; 3-Estado e Transição para o Trabalho
Livre; 4-Estado e Trabalho Assalariado.
Permaneceu, assim, patente, a existência, por parte do próprio Progra
ma, de alguma imprecisão quanto aos conceitos de "área de concentração" e
"linhas de pesquisa", o que levou o Relator a sugerir à Coordenação, atra vés
do Despacho de Câmara nº 121/86, ser mais apropriado manter como área de
concenc/itração do curso, de acordo com a proposta original, a "História do
Brasil.com ênfase em História do Nordeste", o que permitiria o estabelecimen
to,como linhas de pesquisa e de estudo,tanto das questões relacionadas com
o tema "Estado e Trabalho no Nordeste" quanto das questões relacionadas com o
tema da Arqueologia.
Em atendimento à sugestão feita, a Coordenação do Curso comunicou pe
lo"Relatório sobre as Diligências" a decisão de manter a proposta original,
respeitando "...a natureza e vocação de Programa de Pós-Graduação pluriregi
onal, vez que atende a uma clientela que vai da Bahia até o extremo norte
do país." Quanto às linhas de pesquisa, a discussão interna promovida pelos
integrantes do curso "...apontou para a necessidade de uma abrangência maior
sem, contudo, perder sua pertinência com a área de concentração", concluin
do-se pela adoção de três linhas que traduzem, na pratica, a característica
do Programa em termos de ensino e pesquisa, a saber: 1-Pré-História do Nor
deste; 2-História Política e Social do Nordeste; 3-História da Cultura do
Nordeste.
2.2 - ESTRUTURA CURRICULAR:
O Relatório das Diligências, anexado aos autos do processo, apresenta a
nova proposta curricular (ANEXO) cujas disciplinas, organizadas em função da
própria área de concentração, estão divididas em três blocos, a saber: