res, supervisionar docência e orientar estudantes, requer uma experiência
de vida que, positivamente, ultrapassa as possibilidades de jovens recêm
saidos da adolescência...."
2. HISTÓRICO:
E", pois, dentro deste contexto, criado a partir de 1971,com a adoção da
Lei nº 5.692, que passaram, então, a desenvolver-se os estudos relativos aos pro
blemas do ensino básico no Brasil, sendo possível distinguir,em tal processo,duas
grandes etapas:
Uma primeira, mais antiga [1971-19761, teve início logo após o advento da
Lei nº 5.692 que estabeleceu as novas diretrizes para a educação nacional em ní vel
de lº e 2º Graus. A iniciativa, nesta etapa, coube ao próprio Conselho Fede ral de
Educação que começou a promover estudos e a emitir pareceres que levaram ã
atualização dos currículos do ensino nesse nível, culminando com o Parecer nº 70/76
do Conselheiro Valnir Chagas, que não chegou a ser homologado pelo Senhor Ministro
da Educação e voltou ao Conselho para novas e mais amplas discussões da matéria,
em nível nacional.
A segunda etapa caracterizou-se por um crescente e proveitoso envolvimento da
comunidade acadêmica. Entre 1977 e 1980 foi iniciado, ainda que de maneira pouco
sistemática, um processo de consultas mais amplas através de encontros e
seminários, com o objetivo de repensar um novo projeto para o curso de Pedagogia.
Esta iniciativa, porém, levou, em pouco tempo, e como natural extensão do te ma,
à reflexão mais ampla sobre aspectos da formação pedagógica inerente às dema is
Licenciaturas. Assim, em 1981, com o apoio da SESu/MEC e com o objetivo de
discutir, em nível nacional, a formação do educador brasileiro, deu-se início ao
Projeto: REFORMULAÇÃO DOS CURSOS DE PREPARAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCA
ÇÃO.
Nesse mesmo ano já eram realizados sete seminários regionais que reuniram
representantes de 1.310 cursos de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Tais se
minários, que contaram com o apoio de uma Comissão Assessora integrada por educa
dores oriundos de diversas regiões do país, não alcançaram objetivos conclusi
vos. Em atendimento, pois, a solicitações da comunidade educacional, deu-se pros
seguimento a uma nova série de iniciativas, apoiadas, agora, na publicação, pri
meiro, de uma COLETÂNEA dos Seminários Regionais e, em seguida, de uma SÍNTESE dos
referidos documentos.Essas publicações foram encaminhadas a todas as Institu ições
interessadas, para novos estudos e sugestões.
Realizaram-se, então, diversos Encontros Estaduais aos quais se seguiu um
Encontro Nacional que teve lugar em Belo Horizonte, em novembro de 1983 e do qual
resultou um "DOCUMENTO FINAL DO ENCONTRO NACIONAL- PROJETO: REFORMULAÇÃO DOS
CURSOS DE PREPARAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO".(ANEXO].