E aí é que se encontra o argumento mais forte contra essa
pressa de abreviar as etapas. A seriação escolar, isto é, a
ordenação da escolaridade, sobretudo do pré-adolescente e do
adolescente, em séries regulares não tem como objetivo princi-
pal a divisão dos conhecimentos em doses ou conjuntos cumulati_
tivos. Tem esse objetivo também, pois o processo de aquisição
de conhecimentos exige um certo ritmo de sedimentação. Mas não
é esse o objetivo principal: 0 motivo principal é que o
amadurecimento humano é um processo global, em que cada etapa
é mais que uma aquisição de conhecimentos; é uma experiência
de vida. Ai de quem, por ter um cérebro capaz de aumentar co-
nhecimentos para provas (digo intecionalmente, para provas) ,
abreviou as etapas, e acabou perdendo a infância. E quem não
viveu a infância (ou a adolescência) no devido tempo, vê-la- á
ressurgir em tempos tardios. "Quem cala com os lábios, tagare
Ia com os dedos", diz o velho Freud. Gosto de modificar o dito
dos antigos - vitae discimus, non scholae - aprendemos para a
vida, não para a escola. A escola não é mero caminho, prepa_
ração para a vida; ela é, em si mesma, vida. A escola é uma fa
se da vida que não pode ser supressa. Pode ser um pouco mais
lenta, um pouco mais acelerada, mas deve ter o seu ritmo, como
a vida tem ritmo.
Eis porque a um educador que está acostumado a acompanhar,
como está acompanhando este ano, numerosos jovens aprovados em
vestibular, que voltam a conviver com seus colegas para comple_
tar os conhecimentos na sua 3ª,ou mesmo na sua 2ª série do 2º
grau, é muito difícil admitir, como um lucro, essa perda da 3ª
série, para jovens de 15 anos, para avançar um ano. Perde um
ano ou ganha um ano? Quem o dirá?
Mesmo que sejam, ou direi, sobretudo se forem, como admi-
to que sejam, superdotados, vivam a sua idade, aprendam a
vivê_ riaa, vivendo. Não dizem os especialistas em
superdotados (para o que não há especialidade neste mundo de
hoje!)que os superdotados devem ser inseridos em classes normais
? Por que, então, sair dessa boa norma ?