O corpo docente é de excelente dimensão, em relação ao
número de alunos e ao volume de disciplinas oferecidas. Sua titula-
ção, dizem os consultores da CAPES , "configura uma situação das
melhores". Todos os professores permanentes trabalham em regime de
dedicação exclusiva. No concernente à composição, a Comissão Veri-
ficadora e os consultores da CAPES formularam críticas quanto ao
que consideram uma excessiva concentração de economistas em detri-
mento de especialistas em Extensão Rural. Em resposta, a Universi-
dade afirma que uma análise mais acurada da questão "revela que tal
predomínio é mais aparente do que real, uma vez que não só diversos
professores da área de economia rural trabalham com temas de exten-
são rural, especialmente os referentes a bem-estar, política e pro-
dução, como têm na extensão rural a área de interesse como espe-
cializaçao". No quadro I, encaminhado esta assinalado o campo de
trabalho dos docentes, permitindo identificar a ênfase em questões
de extensão rural. Salienta, ainda, que "cada programa de pós-
graduação tem particularidades próprias, que funcionam como indi-
cadores de sua distribuição em relação a seus congêneres. Uma das
particularidades do Mestrado em Extensão Rural da UFU é a possibi-
lidade que oferece aos estudantes de examinar problemas da exten-
são sob o prisma econômico".
Em reforço ao comprometimento com as questões de extern."
são rural, a UFU comprova que, no biênio 84/85, os estudantes do
0 programa
cursaram 20 disciplinas, das quais onze (55%) exclusivas da
área de extensão rural, cinco (25%) da área de economia, e quatro
(20%). da área de metodologia e estatística. Além disso, salienta
a UFU , o número de alunos matriculados em disciplinas de economia
foi sempre reduzido. Concluindo, faz a comprovação de que, das 22
dissertações defendidas nos anos de 1984 e 1985, apenas quatro
(18,18%) foram orientadas por professor da área econômica.
A estrutura curricular é satisfatória e corresponde aos
objetivos do^eurso, quanto à adequação e coerência do conjunto de
disciplinas, segundo o Relatório Técnico da CAPES.
As observações feitas pelos peritos verificadores merece-
ram, por parte da UFU, contestação já assinalada anteriormente , no
que diz respeito à predominância indiscutível de disciplinas da
área de extensão rural. A instituição acrescenta, ainda, em sua
resposta, que a reformulação da estrutura curricular tem sido ob-
jeto de reflexões, havendo, para o ano de 1986, alterações restri-