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Na Câmara de Ensino Superior na fase do exame do Proje-
to, o processo foi convertido em diligência, através do Despacho
de Câmara nº. 272/86, abrangendo os seguintes itens:
biblioteca,laboratorios e equipamentos, revisão do plano de
receitas e despesas, indicação ou substituição de docentes para
algumas disciplinas e apresentação de cronograma de execução do
Projeto. No prazo assinalado a instituição atendeu ao
cumprimento da diligência determinada.
0 processo pode ser assim resumido:
2. Da organização curricular
O curso, programado com a duração de seis (6) semestres
letivos integralizados em três (3) anos, terá regime seriado e
obedecera á grade curricular pré-estabelecida onde figuram para
cada semestre letivo: as disciplinas que o compõem e a carga ho-
rária semestral de cada uma delas.
0 Sistema Educacional Momento-RJ, submeteu a este Conse
lho Carta-Consulta, aprovada pelo Parecer nº. 495/86 para a insta
lação de Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados,
com 80 (oitenta) vagas totais anuais, distribuídas em 2 turmas. A
previsão do pedido é de que o curso funcionará ã noite.
HEITOR GURGULINO DE SOUZ
A
Autorização (Projeto) do Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados.
SISTEMA EDUCACIONAL MOMENTO
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Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga
horária de caráter obrigatório, de 1.820 h/a, acrescidas de 62 h/a de
E.P.E e 62 h/a de Educação Física, perfazendo assim um total de 1.944
h/a.
As aulas serão desenvolvidas de 2º a 6º feira, com 4 horas/
/aula diárias de duração (50 minutos). As práticas de Educação
Física serão aos sábados.
O estágio supervisionado, componente obrigatório do currícu-
lo do curso, será desenvolvido no 69 período letivo com duração de
108 h/a, permitindo o desenvolvimento de atividades supervisionadas
por professores, visando a ambientação do aluno com os aspectos reais
das diversas atividades em Processamento de Dados e a familiarização
do aluno com o trabalho profissional. 3. Dos corpos dirigentes,
técnico-administrativo e docente
Neste Item são apresentados, individualmente, os membros in-
dicados para integrar os corpos dirigentes, técnico-administrativo» e
docente.
Diretor da Faculdade: Carlos Alberto Martins Pinto. É graduado em En-
genharia/72; Pós-Graduação em Engenharia - IME.
Coordenador de Ensino da Faculdade: Carlos Alberto Martins Pinto. É
graduado em Engenharia Mecânica-PUC/RJ. Pós — Graduação em
Engenharia Mecânica pela UFRJ.
Coordenador Administrativo-Financeiro: Célio Goulart Meira. É licen-
ciado em Pedagogia na habilitação Administração e Supervisão Escolar.
Secretária da Faculdade: Conceição Schincariaol Turcheti. É licencia-
da em Pedagogia pela Univ. do Estado do Rio de Janeiro/7 8; Técnica em
Contabilidade.
Coordenador Técnico-Jurídico: João Roberto Moreira Alves. È Bacharel
em Direito pela UFRJ/7 8; Graduado em Administração de Empresas.
- CORPO DOCENTE -
Os vinte e dois (22) professores indicados, do ponto de vista
da qualificação acadèmico-profissional, apresentam o seguinte perfil:
5 com Mestrado; 2 com Pós-Graduação(sem especificação da carga hora -
ria); 1 com Especialização; 3 cursando Mestrado e 11 com Graduação
mui tos já possuem experiência no magistério superior. Não foram
apresentados os termos de compromisso para lecionar as disciplinas
para as quais foram indicados e este aspecto deverá ser objeto de
especial a-itenção da Comissão Verificadora. Os abaixos indicados
podem ser aprovados .
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01. CARLOS ALBERTO MARTINS PINTO
Disc.: Introdução à Computação / Introdução à Matemática
02. GERSON LAG
Disc.: Linguagem e Técnicas de Programação I, II e III
03. RUI RIBEIRO NATAL
Disc.: Organização de Computadores
04. Prof. FERNANDO AUGUSTO FERREIRA BRAGA
Disc.: Sistemas de Programação
Administração de Processamento de Dados
05. Prof. LUIZ PAULO TAVARES
Disc.: Estrutura de Projetos
Sistemas e Introdução ã Análise de Sistemas I e II
06. JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO CUNHA
Disc.: Análise e Projeto de Sistemas I e II
7. PAULO ADÃO DE CASTRO THEOBALD Disc.:
Laboratório de Programação I
8. LEE ROY SMITH III
Disc.: Laboratório de Programação II
09. LUÍS ANTÔNIO PEREIRA DE ARAÚJO
Disc.: Seminário de Processamento de Dados
10. LENILSON NAVEIRA E SILVA
Disc.: Tópicos Avançados de Processamento de Dados
11. JOSÉ GERARDO COSTA FILHO Disc.:
Estágio Supervisionado
12. LUIZ CARLOS CORREIRA PINTO
Disc: Estágio Supervisionado
13. Prof. JOSÉ ROBERTO PAREDES
Disc.: E.P.B. I e II
Noções Gerais de Direito
14. CARLOS DUARTE NUNES LOUREIRO
Disc.: Educação Física I e II
15. ANA BEATRIZ SAYÃO SENRA DE OLIVEIRA
Disc.: Inglês Técnico
16. HUMBERTO MÁRIO ATHAYDE DE MELLO SANTOS
Disc: Introdução ã Matemática
17. TOMAZIA AMARAL MINIKOWSKI Disc:
Matemática para Computação
18. JORGE FERNANDO TAVARES MATTOSO DA COSTA
Disc.: Matemática para Computação
19. JOSÉ CARLOS TAVARES DA SILVA
Disc.: Estatística
20. CARLOS ALBERTO USIBLIO CARDOSO Disc:
Introdução ã Análise Empresarial
21. JORGE FERNANDES DE MORAIS Disc:
Introdução à Análise Empresarial
22. JOSÉ HELENO BATISTA LIMA
Disc: Economia e Finanças
4. Da infra-estrutura física:-
Laboratórios e equipamentos
O laboratório de Processamento de Dados está subdividido em sala de
Computação, laboratório de micro e laboratório eletrônico linear e
digital. Ocupa uma área de 142,50 m
2
. O processo contém a relação de-
talhada dos equipamentos já existentes nas dependências da Faculdade, a
seguir especificados:
- Um mini-computador EDISA, Modelo ED-281 , com a seguinte configuração:
CPU com 128 K bytes;
2 discos flexíveis com 2 M bytes; e
2 terminais de vídeo
- Uma impressora ELEBRA com 132 colunas, 100 CPS;
- Oito microcomputadores CP-500, da PROLÕGICA, versão cassete com 4
8 K de memória RAM; e
- Dez microcomputadores CP-200, da PROLÕGICA, versão cassete com 16
K de memória e vídeo PHILLIPS de 16 polegadas.
Existem outras salas com ambientes de apoio que se manterão inte-
grados ao ensino de Informática.
A instituição apresentou também um Plano de instalação dos equipa
imentos adicionais de computação, onde esclarece que já dispõe de alguns
equipamentos de computação, conforme descrito no projeto do cur-
so e pretende, para atender ao novo curso, ter seu microcomputador de
médio porte com capacidade de memória ampliada para 496 K bytes, sendo
ligado em rede a 20 terminais inteligentes, proporcionando menor custo
global de implantação. A implantação dos equipamentos será feita sempre
no semestre anterior ao início do período letivo, sendo este, pois, o
seu cronograma de execução. E, acrescenta:
"Levando-se em conta que a evolução tecnológica na área da Infor-
mática é altamente acentuada fazendo que exista uma permanente reci-
clagem dos computadores e, considerando-se que os equipamentos seriam
utilizados nº. 29 e 39 anos de funcionamento do curso e,em conta, que o pro-
jeto não foi ainda implantado, julgamos que a definição exata dos com
putadores a serem adquiridos deve ser feita em época próxima ao início
da etapa letiva, com estudos detalhados das inovações tecnológicas da
área específica".
5. Biblioteca
A biblioteca ocupa uma área de 96 m
2
para a guarda do acervo bi-
bliográfico e 48 m
2
para consultas. Para atender alunos e professores, a
biblioteca conta com uma bibliotecária, três funcionárias de apoio e
dois serventes. O sistema de catalogação é o de Dewey.
O funcionamento será ininterrupto, das 8 às 22 h., com revezamento
dos integrantes da equipe. Aos sábados o horário será de 8 às 10 hs.
0 processo informa que o acervo específico para o curso a ser ad-
quirido, é de 432 títulos de livros. 0 acervo geral e de 1.500 títulos
Outros títulos atinentes ás diversas disciplinas do curso também
serão adquiridos, num total de 95 títulos com 973 volumes, e as assi-
naturas de periódicos serão de 23 revistas estrangeiras(por ano) e 18
nacionais. A Comissão Verificadora informará quanto a esse acervo e o
seu incremento que deverá ser comprovado por ocasião da visita.
6. Do planejamento econômico-financeiro
O Caderno 6 , que integra os autos, apresenta o plano econômico-fi_|
nanceiro trienal, onde se destacam as fontes de receita, as categorias
de despesas e a previsão dos investimentos. O plano foi trabalhado com
valores constantes (em ORTN) e mostra que há viabilidade para a execu
ção do Projeto apresentado.
7. Cronograma de Execução
O Sistema Educacional Momento que esclarece que já vem procedendo,
desde 1985, a trabalhos e investimentos tanto em recursos humanos co-
mo financeiros para que, uma vez autorizado o funcionamento do curso,
possa existir uma equipe administrativa coesa para atender prontamen_
te a docentes e discentes.
Na primeira fase - pré-operacional, foram aplicados recursos no
treinamento de membros da equipe administrativa, com realização de
estágios em outras Instituições de ensino superior onde o curso de
Processamento de Dados é ministrado. Futuros coordenadores também f^
zeram estágio em Universidades e IES. Foram realizadas obras no imó-
vel que abrigará o curso e revistos os laboratórios e dependências
que servirão ã Faculdade, reservando-se, já em 1987, salas de aula e
de apoio para instalação.
A biblioteca está sendo atualizada e revisada para receber novas
obras e consulentes. 0 processo discrimina as ações a serem tomadas nos
3 primeiros anos que asseguram o funcionamento do curso.
Será incrementado o programa de aperfeiçoamento de docentes, com
realização de cursos dentro da Instituição e apoio, através de bolsas
de estudo, para professores.
8. Regimento
O Regimento deverá ser objeto de análise em processo ã parte.
O currículo pleno do curso consta do Anexo 1 a este Parecer.
9. Conclusões Finais e Recomendações
Tendo em vista o exposto o relator conclue que o Projeto poderá
ser aprovado recomendando especialmente ã Comissão Verificadora a cor
provação do acervo da biblioteca e do incremento recomendado, sobre
os equipamentos de computação e sua ampliação e os termos de compro -
misso dos docentes.
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista o exposto é o relator de parecer que pode ser apro
vado o Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de De
dos, a ser ministrado na Faculdade de Informática, mantida pelo Sis -
tema Educacional Momento, no Rio de Janeiro, com 80 (oitenta) vagas te
tais anuais, distribuídas em 2 turmas.
A instituição deverá tomar as providências necessárias, previstas
na Resolução n? 15/84, solicitando a designação da Comissão Verifica-
dora após a homologação ministerial deste Parecer.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior(1º Grupo) aprova o voto do Relator.
Sala das Sessões, 19 de fevereiro de 1987.
A N E X O 1
QUADRO I
Organização Curricular
Nota: O quadro abaixo foi composto
com base nos dados constantes do
Caderno 3.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
1ºSemestre
1. Introdução ã Comutação ------- -------------------------- 32
2. Linguagens e Técnicas de Programação I ------------------- 96
3. Organização de Computadores ------------------------------ 80
4. Introdução â Análise Empresarial ------------------------- 64
5. Introdução ã Matemática----------------------------------- 64
Subtotal--------------- 33 6
2º Semestre
6. Linguagens e Técnicas de Programação II ------------------ 96
7. Sistemas de Programação I -------------------------------- 80
8. Introdução ã Análise de Sistemas I ----------------------- 48
9. Introdução ã Análise Administrativa ---------------- ' ---- 64
10. Matemática para Computação ------------------------------- 6_4
Subtotal--------------- 3 52
3º Semestre
11. Estatística I -----------------------------.-------------- 6 4
12. Economia e Finanças -------------------------------------- 48
13. Introdução S Análise de Sistemas II ---------------------- 48
14. Estudos dos Problemas Brasileiros I --------------- : ----- 30
15. Educação Física I ---------------------------------------- 30
16. Inglês Técnico------------------------------------------- -96
Subtotal--------------- 316
4º Semestre
17. Análise e Projeto de Sistemas I -------------------------- 96
18. Estruturas e Projetos de Sistemas ------------------------ 4S
19. Comunicação e Expressão ---------------------------------- 64
20. Noções Gerais de Direito --------------------------------- 48
21. Laboratório de Programação I ----------------------------- 64
22. Educação Física II -----
--------------------------------- 32
Subtotal--------------- 3 52
5º Semestre
23. Análise e Projeto de Sistemas II ------------------------- 96
24. Linguagens e Técnicas de ProgramaçãoIII ------------------ 96
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
5ºSemestre (Cont.)
25. Laboratório de Programação II --------------------------- 64
26. Seminário de Processamento de Dados -------------------- -64
Subtotal --------------------- 3 20
6º Semestre
27. Administração de Processamento de Dados ----------------- 64
28. Tópicos Avançados em Processamento de Dados ------------- 64
29. Estudo dos Problemas Brasileiros II --------------------- 32
30. Estágio Supervisionado --------------------------------- 108
Subtotal---------------------- 268
Total Geral-
, 944
Total Geral
EPB e
EF — -
. 820
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 20 de 02 de 1987.
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