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1 . CARACTERIZAÇÃO GERAL DO PEDIDO:
0 pedido diz respeito, como já mencionado, a autorização de
curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, para o qual, na
fase de carta-consulta, foram estipuladas 80 vagas totais anuais, com
duas turmas de 40 alunos, em duas entradas. De acordo com o pedido, o
curso tem por objetivo "graduar profissionais que atuem na utilização de
compu-tadores, no processamento da informação para fins administrativos e
Em decorrência de exigência feita através de despacho
interlocutório. foram anexadas aos autos do Processo algumas informações
complementares relativas à organização curricular, biblioteca, planejamen-
to econômico-financeiro, corpo docente e cronograma de execução.
Indeferido, inicialmente, pelo Parecer nº495/86-CAPLAN, o pro-
cesso foi submetido a revisão, em virtude de pedido da interessada,sendo
aprovado pelo Parecer nº 661/86-CAPLAN. Deve, agora, o pleito ser anali-
sado nos diversos aspectos constitutivos de seu projeto, de acordo com o
que dispõe a Resolução nº15/84-CFE.
A Sociedade Paranaense de Ensino e Informática, com sede na cidade de
Curitiba, PR-DGE 32, submete ã consideração deste Conselho pedido de au-
torização para o funcionamento do curso superior de Tecnologia em Proces-
samento de Dados, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências e Informati-
ca, novo estabelecimento de ensino superior isolado particular, a ser ins-
talado na cidade de Curitiba,PR.
P
e. Antonio Geraldo Amaral Rosa
Autorização (projeto] para o funcionamento de Curso Superior de
Tecnologia em Processamento de Dados.
SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E INFOR
M
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T
ICA
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cos; dotar esses profissionais de formação básica e habilitação prática de modo
a capacitá-los a operar sistemas, preparar programas e desenvolver análises
mediante o uso eficiente dos recursos de equipamento e dos sistemas operacionais
a sua disposição e a selecionar alternativas do ponto de vista de economicidade
e eficácia para o tratamento da informação a ser processada."
2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
2.1 - 0 CURRÍCULO: De acordo com a programação apresentada, o currículo pleno
terá uma carga horária de 2.400 h/a a serem acrescidas de 60h/a relativas a
EPB e 60 h/a relativas à prática de Educação Física, perfazendo, assim, um to
tal de 2.520 h/a. 0 currículo proposto cumpre os requisitos legais. Suas disci
plinas estão organizadas em semestres letivos, constando dos autos do processo
uma grade curricular pré-estabelecida, em que figuram, para cada semestre, as
respectivas disciplinas com a carga horária de cada uma delas [ANEXO). Informa
ções adicionais, anexadas ao processo, contêm as ementas de tais disciplinas e
a bibliografia básica correspondente a cada uma.
2.2 - 0 FUNCIONAMENTO DO CURSO: A duração prevista para cada aula é de 50 mi-
Nutos,devendo ser ministradas diárias de 2ª a 6ª feira nos turnos diurno e
noturno. o regime escolar a ser adotado será o seriado semestral. A intensidade
prevista para cada semestre é variável, mas razoavelmente equilibrada, a saber:
1º e 2º semestres: 375 h/a; 3º: 360; 4º:315; 5º: 360 e 6º: 375. 0 7º semestre,
com 300 h/a, será dedicado, inteiramente, ao cumprimento do estágio
supervisionado. 0 semestre letivo terá semanas.
2.3 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Componente obrigatório do currículo, o estágio
constará de atividades de prática pré-profissional, a serem exercidas em
situações reais de trabalho. A integralização da carga-horária total do estágio
incluirá as horas destinadas a seu planejamento, orientação e avaliação. Os
estágios serão coordenados pelos Departamentos e supervisionados por docentes
designados dentre os aprovados pelo CFE. Informações adicionais, anexadas aos
autos do processo, descrevem as condições em que os estágios serão executados,
planejados, cumpridos e avaliados.
3. CORPOS DIRIGENTE E DOCENTE:
3.1 - CORPO DIRIGENTE: 0 ante-projeto de Regimento disciplina o processo de
provimento dos cargos de direção da Faculdade. A pro-
posta em análise relaciona, individualmente, os membros indicados para o quadro
dirigente ( com as respectivas qualificações) a saber:
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Diretor: Prof. Luiz Carlos da Costa (30 hs/sem.); Vice-Diretor: Prof. Jair
Fioravanti Baggio (30 hs/sem.); Secretário: Prof. Antonio Chaves de Lima (30
hs/sem.);Bibliotecária: Cristina Victória Dal Lin Esteves (30 hs/sem.).
3.2 - CORPO DOCENTE: 0 corpo docente está integrado por 31 professores que
apresentam o seguinte perfil: 02 têm o doutorado; 08 têm
o mestrado; 13 a especialização e 08 a graduação, com experiência profissional
específica e/ou experiência de magistério de nível superior.
A relação completa dos docentes propostos é a seguinte:
1. Adalberto Gonçalves Callado - Economia
2. Ailton Renato - Análise e Projeto de Sistemas I
3. Alceu Souza - Software Básico
4. Aldemir Clemente - Noções de Lógica
5. Aldo do Couto Costa - Administração I e II
6. Álvaro Muriel Machado - Comunicação de Dados
7. Anderson Wolupeck - Fortran
8. Bernardo Valdemar Siweck - Análise e Projeto de Sistemas III
9. Carlos Massuo Horita - Fortran
10. Celso Teixeira de Souza - Técnicas e Projetos de Arquivo - Software Básico
11. Darci Centenaro - Administração de Dados
12. Dionísio Arthur Strick Vioira - Cobol I e II
13. Eliana de Oliveira de Castro Leite - Língua Inglesa
14. Frederico Samir Piegsley Branco - Prática Desportiva I e II
15. Hélio Hipólito Simiema - Matemática Financeira
16. João Carlos Loyola Pires - Estatística
17. João Suplicy de Lacerda Neto - Cálculo
18. José Carlos Teodorovicz - Técnicas Avançadas em Programação
19. Luiz Carlos da Costa - Administração de CPD
20. Luiz Gonzaga Caleffe - Matemática
21. Luiz Octávio de Araújo - Basic
22. Natalício Soares - EPB I e II
23. Orlando José Leite de Castro - Análise e Projeto de Sistemas II
24. Osni Camargo Carvalho - Teoria Geral de Sistema
25. Osvaldo Luiz Franco Domingos . Sistemas Comerciais
26. Patrícia de Castro Trindade - Língua Inglesa
27. Pedro Salvadori - Contabilidade
28. Rafael Silva Anastácio - Elementos de Software
29. Robert Carlisle Brunett - Introdução ao Processamento de Dados
30. Vicente Del Preti Mismelli - Introdução ao Direito
4. INFRAESTRUTURA FÍSICA:
4.1 - Instalações Físicas:
0 curso funcionará em prédio situado à Rua Cruz Machado nº 555,
Curitiba, e que dispõe de área construída de 2.931, 25m
2
distri-buída em 5
pavimentos. De acordo com a planta anexada ao processo o prédio conta com
10 salas de aula com 93,O0m
2
cada; 02 salas com 4 6,50 m
2
cada, sala para
a Biblioteca com 93,00m², salas de adminis-tração, 05 salas com
instalações do CPD, áreas de circulação, etc,
4.2 - Biblioteca:
A biblioteca, já instalada, dispõe de área de 61,78m²e con-ta cem um
acervo geral constituído de 1.006 títulos com.1,169 exemplares,
devendo receber cerca de 500 títulos novos com, no mínimo, dois exemplares
por título, referentes a matérias do curso. Os periódicos a serem assinados
somam 07 títulos. 0 horário de atendimento da biblioteca será das 08:00 às
22:00 h, de 2a a Ba feira e, aos sábados, das 09:00 às 17:00 h.
Fica assinalada a necessidade de que a entidade solicitante assuma o
compromisso de ampliar sua biblioteca quer com relação ao espaço, para que pos-
sa comportar uma clientela que será progressivamente crescente, quer com rela-
ção ao acervo de interesse específico do curso. Esta recomendação deverá ser
objeto de avaliação por ocasião da visita da Comissão Verificadora ã Faculda-
de.
4.3 - LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS: A Instituição dispõe de um Centro de Pro-
cessamento de Dados destinado ás aulas práticas do curso, instalado em espaço
físico de 133,70 m², dispondo do seguinte equipamento:
- 06 conjuntos de microcomputadores I - 7000 composto, cada um, de:
. módulo básico
. monitor de vídeo
. unidade de diskete
. placa de controle de diskete
. impressora de 100 cps
- 12 conjuntos de microcomputadores I-7000 composto, cada um, de :
. módulo básico I-7000 júnior .
monitor de vídeo multitonal .
unidade de "drive" 5 1/4" FS .
placa controladora de diskete
5. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO:
Em atendimento a exigências feitas, a Instituição solicitante apresen-
tou um novo planejamento econômico-financeiro, atualizando os valores pertinen-
tes em função da situação criada com a autorização de apenas 80 vagas totais
anuais em duas turmas de 40. Os referidos valores são expressos em índices cons-
tantes de referencia. Está prevista uma transferência inicial de recursos por
parte da mantenedora; a partir de então, as anuidades serão as únicas fontes de
receita para a manutenção do curso. A previsão das despesas leva em conta o au
mento progressivo dos custos em função do crescimento da clientela e da implan
tação programada de novas séries e novas atividades.
B. CRONOGRAMA PE EXECUÇÃO:
Foram anexadas aos autos do processo informações atualizadas relativas às
etapas de implantação da Faculdade e de suas atividades, o que permitirá o a-
companhamento da referida implantação de acordo com as necessidades do curso e
as disponibilidades financeiras.
7. AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES:
A proposta da Sociedade Paranaense de Ensino e Informática, devidamen
te instruída com as informações relativas ao cumprimento dos dispositivos legais
e ao atendimento das diversas exigências feitas, pode ser considerada como ade-
quada aos propósitos que a motivaram, satisfazendo, pois, na presente etapa, os
requisitos básicos para sua aprovação.
Deve, contudo, ser assinalada,mais uma vez, a recomendação feita rela
tivamente a compromisso a ser assumido pela solicitante, no sentido de tomar as
medidas indispensáveis para a ampliação do acervo bibliográfico específico
disponível na própria Faculdade e,também,para a ampliação do espaço físico da
biblioteca tendo em vista oferecer um atendimento adequado a uma clientela que
deverá ir crescendo progressivamente com a implantação das novas séries. Esta
recomendação deverá ser objeto de especial avaliação por parte da Comissão Ve-
rificadora por ocasião de sua visita ã Instituição.
II - VOTO DO RELATOR:
Diante do exposto, o Relator vota pela aprovação do projeto do curso
superior de.Tecnologia em Processamento de Dados, com 80 vagas anuais em 02
turmas' de 40, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências e Informática, novo es-
tabelecimento de ensino superior particular isolado a ser instalado na cidade
de Curitiba, PR-DGE 32, sob a responsabilidade da Sociedade Paranaense de Ensi-
no e Informática. Pelo disposto no artigo 11 da Resolução nº 15/84, o presente
Parecer, uma vez aprovado pelo Plenário deste Conselho, deve ser encaminhado a
apreciação do Senhor Ministro da Educação, cabendo o pedido de Comissão Veri-
ficadora na hipótese de sua homologação.
III - A Câmara de Ensino Superior, Grupo, acompanha o voto do Relator.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 18 de de 1987.
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