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O pedido de autorização em tela tem como objeto o pla_
no do curso de Administração de Sistemas de Informações
.
Pelo
Parecer de aprovação da carta-consulta de nº 691/86, estipula-
das 8 0. vagas totais anuais distribuídas em duas turmas de 40
l. Da Caracterização Geral do Projeto
O Parecer 691/86, aprovado p elo Conselho Pleno, aco_-lhe a carta-
consulta relativa ao pedido do Centro Hispano-Bra-sileiro de Cultura , que deseja
implantar plano de curso de Ad_ ministração de Sistemas de Informações, a
funcionar na Faculda_ de Ihero-Americana de Letras e Ciências Humanas,
estabelecimen_ to de ensino superior sediado em São Paulo-SP.
Ao exame preliminar do projeto apresentado foi identi_ ficada
insuficiência de informações quanto ao Estágio Supervi_ sionado e outros pontos
da organização curricular,
bem como au sencia de indicação de professores
para duas (2) disciplinas . Em consequência, o Relator converteu o
processo em diligencia para atendimento de exigências estabelecidas no
DC 25/87. Cumprindo ao determinado, a instituição vem de preencher
as condi cões formais necessárias e suficientes ao exame conclusivo do
pleito.
João Paulo do Valle Mendes
Autorização (exame do projetol de plano de curso de
Administração de Sistemas de Informações
_,
a funcionar na Facul_ dade
Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas.
CENTRO HISPANO-BRASILEIRO DE CULTURA
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alunos cada uma. A previsão ê de que o curso funcionara no turno no_ turno.
Quanto aos objetivos do curso, encontram-se no item 5.2 (justificativas)_ as
razões que motivam a formulações do plano, (ver fls. 87/102 do volume principal do
processo).
2. Da Organização Curricular
O curso, programado com duração de 4 anos letivos, terá regime seriado anual e
obedecerá a grade curricular pré-estabeleci-da onde figuram, para cada ano, as disciplinas que o
compõem. (ane_ xo I) .
No caderno 3 estão presentes a descrição de cada disciplina com
respectiva ementa e a bibliografia básica, o que permite a uma análise qualitativa do
currículo proposto, o qual ê compatível com o objetivo pretendido.
De acordo com o currículo pleno, o curso terá uma carga horária de 2.790 h/a,
acrescida de 92 h/a de EPB e 124 de EF, perfa_ zendo um total de 2.976 h/a, toda ela
de caráter obrigatório.
A intensidade prevista para cada ano letivo apresen_ tam uma
sequencia regular: 682 h/a nos três primeiros anos e 806 h/a no 49 e último ano. A
distribuição das aulas, conforme resposta ao DC 25/87, se fará ao longo de todos os
dias úteis da semana.
1 O estágio supervisionado, componente obrigatório do cur_
rículo do curso, encontra-se regulamentado nos autos (fls. 118/121 do volume principal do
processo ). Todavia, faltava a plena caracterização dos elementos que formará seu quadro
operativo cumprindo o determinado no referido Despacho de Câmara, a instituição completou
todas as informações referentes ao mesmo, cuja duração estabelecida ê de 2 48 h/a.
3. Dos Corpos Dirigente, Tecnico-Administrativo e Docen_
te
O processo contêm as informações essenciais sobre os in_ dicados para integrar
os corpos dirigente, têcnico-adminístrativo e docente que atuarão no curso, (ver caderno
4).
Pode-se dizer , em reumo, que os dirigentes possuem qua_ lificaçao e
experiência administrativa e pedagógica para as funºões
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que lhes estão sendo cometidas.
Os 21 (vinte e um) professores indicados, do ponto de vista da qualificação
acadêmico-profissional, apresentam o seguinte perfil: l com doutorado; 5 com mestrado; 5
mestrando e os .demais com especialização. Muitos comprovou experiência no magiste -rio
superior e têm parecer de aprovação do CFE. São os seguintes ' os indicados no processo
original e na documentação complementar:
01 - Airton José Bottini do Santos
Disc.: Projetos Informáticos/Tópicos Avanºados em Informática/ Estágio
Supervisionado.
Bacharel em Administração p e l a Fundação Getúlio Vargas - SP -1976. Curso
de Especialização em Métodos Quantitativos e Infor mática - FGV-SP-1980. Idem
em Computer Technology ( 1983), International Cooperation Programme of the
Government of Japan. Além de professor na área, atua como Coordenador de
Sistemas na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo-
PRODESP desde 1981. Pode ser aceito.
02 - Ana Cristina Ristow Wolff
Disc.: Práticas Desportivas
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade de Mo_ gi das Cruzes e em
Pedagogia, p e l a Faculdade Riopretense de Filo_ sofia Ciências e Letras. Comprova vários
cursos de especializa -çao e Extensão Cultural na área em que atua. Atualmente e profes_ sor
de Educação Física, Ginástica Rítmica e Danºa na Faculdade ' Ibero-Americana. Pode ser
aceita.
3 - Antolin Marcos Franco Disc: Laboratório I, II, III e IV / Estágio
Supervisionado Bacharel em Ciências Contábeis ( 1 97 9) . Mestre em Análise
de Sistemas (,984). Experiência de 10 anos na área , tendo sido Auditor
Trainee (1975 a 1978). Exerce, desde 197 8, a funºão de Coordenador de
Auditoria em Sistemas e PED na Caixa Econô_ mica do Estado de São Paulo
S.A. Pode ser aceito.
4 - Antônio Carlos Fiorenga Disc: Organização e Arquitetura de Sistemas/Economia
Bacharel em Ciências Econômicas p e l a Faculdade de Ciências Eco
nomicas de São Paulo ( 1972). Cursos de especialização em Analise de Sistemas, (Fev. a
Dez/7 5), Estrutura Sistêmica de Empresas (Prodam), Desenvolvimento de Sistemas, (FEv. a
Dez/75), ON LINE. Experiência profissional apreciável, exercendo atual_ mente a funºão de
Coordenador Geral de Sistemas da CMTC-SP. ' Pode ser aceito para este curso.
05 - Antônio Nicolau Youssef
Disc: Linguagem de Programação / Técnicas de Programação Graduação em Física p e l a
Unviersidade de São Paulo - 1980.Idem em Pedagogia, 1982. Comprova especialização
na área, bem como experiência de magistério superior. Trabalhos publicados, en -tre os
quais o livro: "Linguagem Basic e Programas para Matema_ tica" - editora Scipione -
SP - 1984. Pode ser aceito.
06 - Armando Hermínio Avinella
Disc.: Administração e Organização de Empresas I e U/Organização e Método.
Bacharel em Administração de Empresas pela ESAN. Mestrado em Ad_
ministração na PUC-SP, com a dissertação em andamento. Experié~n_
cia profissional como coordenador do setor de suprimentos e po-
Iztica de compras / estoque, nos mercados interno e externo. Expe_
riencia docente em Magistério Superior desde 1978, sempre na
área em que está indicado. Pode ser aceito.
07 - Auro Castiglio Raduan
Disc.: Técnicas de Programação
Licenciado em Matemática, 1976. Curso de especialização em Administração
Contábil e Financeira p e l a FGV-SP, em 1975, e em Linguagem de
Programação e Tecnologia DB/DC,IBM. Experiência profissional como programador
e analista de sistemas. Possui trabalhos publicados. Pode ser aceito.
08 - Carlos Alberto Maufré
Disc.: Cálculo
Bacharel em Ciências, habilitação em Matemática - 1981. Curso de Cálculo no
IR e Álgebra Linear ( 1 9 8 2 ) , no Instituto de Matemática e Estatística -da
DSP. Atualmente cursa pós-graduaçao em nível de mestrado, em Matemática Pura
na DSP. Comprova expe_
riência docente. Pode ser aceito para este curso.
09 - Cláudio Roberto Carpinelli
Disc.: Matemática Financeira
Bacharel e Licenciado em Matemática p e l a Universidade Macken-
zie em 1974. Especialização em Matemática. Experiência de Ma
gistério desde 1971. Possui Parecer de aprovação do CFE
4096/76 e 161/83. Pode ser aceito.
10 - Cleide Maria Lacerda Cerdeira
Disc.: Inglês I e II
Bacharel em Letras pela USP (1969). Créditos para mestrado ' cumpridos
de 1980 a 1984 na PUC-SP. Dissertação em andamento. Possui trabalhos
publicados, entre e l e s dois livros didáticos. Já aprovada p e l o CFE, Parecer
151/84. Pode ser aceita.
11 - Jean Damasceno Kiouranis
Disc.: Projeto de Sistemas/Simulação e Modelagem/Avaliação do Desempenho de
Sistemas.
Bacharel em Ciências Econômicas p e l a Universidade de Atenas -1978. Doutor em
Administração p e l a USP - 1984. Larga experiên_ cia profissional no campo da
informática, inclusive no exte -rior (Grécia). Pode ser aceito.
12 - Luiz Carlos Miranda
Disc.: Administração e Análise Financeira/Administração Finan_ ceira e Orçamento.
Graduado em Ciências Contábeis. Mestrado em contabilidade
(USP), em 1980. Professor nas áreas de Contabilidade e Adminis_
tração Financeira desde 1976. Experiência profissional nos
campos de orçamento e planos de investimento. Pode ser aceito.
IZ - Luis Maia de Cerqueira Leite
Disc.: Probabilidade e Estatística
Bacharelado em Estatística ( 1 9 7 7 ) pela UNICAMP. Experiência ' profissional
na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Experiência docente em
ntvel de 3º grau. Pode ser aceito para este curso.
14 - Mariângela Gentil Savoia
Bisa.: Psicologia Organizacional
Licenciada e Bacharel em Psicologia p e l a PUS-SP - 1976. Pos-Graduação em
Psicologia Clínica - PUC-Campinas. Experiência profissional e docente. Já
aprovada Parecer CFE 161/83. Pode ser aceita.
15 - Osmar Pereira Machado
Disc: Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais (.1964) e em Ciências Econômicas
(1952). Pós-Graduação Ciências Contábeis (PUC-SP), em fase final.
Experiência profissional de mais de 20 anos. Atualmente é chefe de
Contabilidade da EMURB - Empre_ sa Municipal de Urbanização. Já aprovado
p e l o Parecer CEE nº 115/79. Pode ser aceito.
16 - Riuji Augusto Kiyohara
Disc: Telecomunicações e Sistemas Distribuídos/Avaliação do Desempenho de
Sistemas.
Bacharel em Engenharia p e l a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Curso de Especialização em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas -
1980 a 1983. Curso de especializa -ção técnica no Japão, junho/79 a
janeiro/80, junto a Nippon ' Eletric Company. Numerosos cursos de
aperfeiçoamento, desde 1979 a 1984 (conf. curriculum vitae), destacando:
"Micropro -cessadores NEC do Brasil) 1980. "Bata Anagement Applications
Workshop" (1983). "Software data Comunication" (1984). Pode ser aceito.
17 - Sérgio Luiz B.ambace
Disc.: Introdução ao Direito/Estudo de Problemas Brasileiros Bacharel em
Ciências Jurídicas (1964). Especialização (2 anos) pela Uni-versúde de São
Paulo (1964-1966)
3
junto a Faculdade de Direito. Experiência docente desde
1974. Já aprovado pelo Parecer CFE 4393/74. Pode ser aceito para este
curso.
18 - Sindo Vasquez Bias
Disc.: Algaritmos e._ Estrutura de Dados/Arquivo e Banco de Da-dos/Avaliação
do Desempenho de Sistemas.
Bacharel em Ciência da Computação p e l a UNICAMP-SP. Créditos completos para o
mestrado na mesma Universidade, tendo sido aprovado no exame de qualificação.
dissertação em andamento . Vários cursos na área, destacando-se: "Computação Bási-
ca, Cobol, Analise de Sistemas e Característica dos Siste -mas B-2/34700; "Avaliação
de Sistemas de Informação: Critérios do Administrador " (CNPq, IBICI). Experiência
profissi_ onal como Analista de Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de
Dados desde 1979. Ex-Professor do Departamento ' de Ciência da Computação
da UNICAMP. Pode ser aceito.
19 - Tânia Celestino de Macedo
Disc.: Língua Portuguesa
Bacharel em Letras - Português (USP - 1980). Comprova Mes -
trado em Letras (USP-1984). Pode ser aceita.
20 - Natanael D 'Angelo
Disc.: Planejamento e Controle/Sistemas de Informações Geren_
ciais/Organização e Gestão de Informática.
Engenheiro Eletrônico (ITA-1965); Mestre em Administração ' de Empresas
(EAESP/FGV - 1974). Tem ampla experiência profis_ sional na área da
informática. Pode ser aceito.
21 - Paulo Roberto Guedes
Disc.: Economia
Bacharel em Ciências Económicas, 1975. Mestrado em Administração, FGV - 1984.
Já aprovado pelos Pareceres 1080/77 e 6270/78. Pode ser aceito.
4. Da Infra-Estrutura Física
Além dos recursos materiais relativos a sala de aula e
dependências adminsitrativas a instituição conta para o curso em tela com um
Laboratório de Práticas de Administração de Siste_ mas de Informação e um
Laboratório de Computadores. No Caderno ' S/A existem informações detalhadas
sobre este tópico.
Biblioteca
A biblioteca da Faculdade que abrigará o curso em tela possui um acervo de
19.501 títulos de livros com 30.107 volumes ; os periódicos são em número de 9 . 2 8 7 volumes
e um total de 42 títulos correntes.
O acervo específico para o curso em exame compreende ' 1.818 títulos com
3.129 volumes de livros; e 23 títulos de periódi_
cos com um total de 1.664 volumes. Sobre a organização e funciona-
2
mento da biblioteca observa-se que el a ocupa uma área de 250 m ,
seu sistema de catalogação è o A . L . A ; o de classificação ê CDD ;
o atendimento é por consultas e empréstimos. O horário de funciona_
mento é das 8:00 ás 22:00 horas.
5. Do Planejamento Economico-Financeiro
Atendendo ao DC 25/87, a interessada encaminhou docu -mentação
complementar contendo novo planejamento econômico-financeiro (1987/89) . (Anexo II).
Verifica-se que, para os dois anos inici_ ais, estão previstas expressivas contribuições
da mantenedora.
6. Do Estabelecimento de Ensino que Abrigará o Curso
Projetado
A Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas que
abrigara o curso em exame, apresenta-se caracterizada no Regimento (Caderno 2)
sob a forma de "instituto superior de ensino e pesquisa", tendo estes órgãos como
formadores de sua estrutura or_ ganizacional: "a Congregação; o Conselho
Departamental; a Direto -ria; as Coordenadorias; e os Departamentos". O exame do
Regimento com as alterações decorrentes do presente pedido será feito em parecer
específico, como é usual.
As instalações-gerais utilizadas pelo estabelecimento
em apreço são formadas por um conjunto de três prédios com área
2 2
construída total de 6.437,50 m² situado em terreno de 3.125 m²
(ver Caderno 7), no qual se encontra planta baixa, onde-se especi_
ficam e se localizam as diferentes dependências.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto e cumprindo o DC 25/87, vota o Relator pela aprovação do projeto
relativo ao plano de curso de Administração de Sistemas de Informações , a funcionar na Faculdade Ibe_
ro-Americana de Letras e Ciências Humanas, mantida pelo Centro His_ pano-Brasileiro de Cultura, com
80 vagas totais anuais em duas (2) turmas de 40 alunos cada um. Aprovado este parecer, a tramitação '
deste p l e i t o obedecerá ao disposto nos artigos 11 e 12 da Resolu -ção 15/84.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Camará de Ensino Superior, 1º Grupo, subscreve o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 16 de fevereiro de 1987.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 17 de 02 de 1987
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