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De acordo com as informações contidas no processo, a Univer-
sidade de Ijuí, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 497
de 28/06/85, é regida pela Legislação Federal, pelo Estatuto
da Mantenedora, pelo seu próprio Regimento e pelas Resolu-
1. Dados sobre a Universidade
Com base nos dados e informações contidos no processo e no
relatório da Comissão Verificadora, passamos a informar o
que segue:
Pela Portaria nº 104/86 - SESU/MEC foi designada Comissão Ve_
rificadora constituída pelos professores Carlos César Souza
e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Brumel, respectivamente.
da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade
do Paraná para verificação das condições de funcionamento do
curso e apresentação de. re latório pertinente.
0 Reitor da Universidade de Ijuí encaminha a este Conselho
pedido de reconhecimento da habilitação em Educação Pré-Esco
lar, do curso de Pedagogia, ministrado pelo Centro de Educa_
ção da Universidade de Ijuí.
L
eda Maria Chaves Tajra
Reconhecimento da habilitação em Educação Pré-Escolar do
curso de Pedagogia
FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCA
Ç
Ã
O
DO NOROESTE - FIDENE
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ções do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pes_
quisa e Extensão. Não tem p e r s o n a l i d a d e j u rídica própria, mas
sim a de sua mantenedora.
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroes_ te
do Estado - FIDENE é uma instituição de caráter técnico-
educativo-cultural e pessoa jurídica de direito privado. Seus
estatutos foram aprovados pela Procuradoria Geral da Jus_ tiça do
Estado em.1969. E reconhecida de utilidade pública federal,
e s t adu a l e m u n i c i p a l e como e n t i d a d e de fins filantrópicos.
Quanto a sua situação fiscal, parafiscal e conta-bi1 , co nsta
que é reg ular. 2. Dados sobre o curso
2.1 Estrutura e funcionamento
0 curso de Pedagogia foi autorizado pelo Parecer CFE nº 513/
56 e Decreto Presidencial nº 40.936/57 e r e c o n h e c i d o pelo
Parecer CFE nº 564/59 e Decreto 47.670/60.
Em 1977, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ijuí teve aprovadas, pelo Parecer nº 1453/77, as habilita_ ções de
Administração Escolar, Orientação Educacional , Super_ visão
Escolar, Inspeção Escolar e Magistério das Matérias Pe_ dagógiças
do 2º grau.
A habilitação em Pre-Escolar, no Curso de Pedagogia, foi au_
torizáda a funcionar pelo Parecer CFE nº 40/84, tendo a primeira
turma iniciado a referida habilitação no primeiro semestre de
1984.
A clientela da habilitação em Educação Pré-Escolar são os
próprios alunos do curso de Pedagogia, que após haverem cursado
os quatro primeiros semestres (tronco comum), optam por uma das
habilitações oferecidas, dentro do número de' v a gas totais
anuais, cuja situação esta expressa no quadro abaixo:
Habilitação em Educação Pre-Escolar, alunos matriculados em
84/86.
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SEMESTRE/ANO
nº de alunos matriculadas na Habilitação
1º/84
17
2º/84 17
1º/85 37
2º/85 38
1º/86 49
As opções pela h abilitação em questão, ocorreram nos primei_
ros semestres de 84, 85 e 86, tendo a p r i meira turma conclui
do seus créditos cm 1985.
A relação entre o numero de alunos matriculados no Curso e
nas habilitações, no corrente semestre, está expressa a se
guir:
Curso de Pedagogia - alunos matriculados por habilitação em
1986:
Tronco
Comum n
Pré-Esco
1 ar
Supervisão
Escolar
Total
219 49 70 338
0 curso de Pedagogia oferecido pela UNIJUÍ tem a duração em
média de 4 anos letivos e um total de 2.610 hora s / a u l a . a ha
bilitação em Educação Pré-Escolar ocorre a partir do 59 se-
mestre do curso, com um total de 52 créditos, que perfazem 900
horas/aula.
0 curso funciona em regime regular noturno.
Segundo a Comissão Verificadora "o número de alunos por turma,
nas disciplinas é, em média, de 20, oscilando em funºão de
ajustes de períodos processados pelo aluno.
A integralização da carga horária, em anos se efetiva em to-
tal de quatro anos, distribuídos em oito períodos, sendo qua_
tro dedicados ao tronco comum e quatro a habilitação especi-
fica".
A freqúência, registrada pelo professor responsável pela dis_
ciplina 5 é de mínimo o b rigatório de -75%.
A verificação do rendimento escolar abrange as dimensões da
frequência e o aproveitamento nos estudos, com base nas
orientações contidas no sistema de avaliação da
Universidade normalizadas pelos Colegiados.-
Sobre este item a Comissão Verificadora informa:
"0 Curso de Pedagogia - Habilitação de Educação Pré-Escolar
funciona no período noturno, no horário compreendido das 19h
10min. ás 22h 50min.
a elaboração do Currículo Pleno obedeceu aos dispositivos do
Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação, sendo que a
Parte Diversificada se constitui em proposta da instituição,
uma vez que não existem mínimos fixados pelo CFE em relação a
habilitação. Essa oferta permitiu a organização de um currículo
e decorrentes programas em consonância a realidade e
possibilidades da instituição.
Os ciclos componentes do Currículo se constituem em: P r imeiro
Ciclo e Profissional e Parte Diversificada da Habilitação em
Educação Pré-Escolar, estruturados por disciplinas da par te
comum do currículo mínimo de Pedagogia - CFE, e por disci_
plinas complementares obrigatórias e eletivas.
a distribuição em créditos e horas, assim se constitui:
CICLOS HORAS CRÉDITOS
Primeiro Ciclo
--------
300 h
.....
20
Ciclo Profissional
---------
1.410 h--
.........
-
.......
--90
'Parte Diversificada
Habilitação Pré-Escolar
.........
900 h
...................
52
T 0 T a L
........................
2.610 h
----- ...........
162
A grade curricular apresenta uma distribuição em oito perio-dos,
compreendendo fundamentação e os ú lt i m o s , ao ciclo profissional.
as disciplinas se desdobram em I, II, e em alguns casos IV,
sendo que a Prática de Ensino está sob a denominação de
Estágio Supervisionado I e II, em um total de 240 ho_ ras.
As ementas do total das Disciplinas estão registradas em pas_
ta específica de uso da coordenação, e Professores, bem como
complementadas por itens que constituem os Planos de Cursos,
indicadas por: - Objetivos: Programa; Metodologia; avaliação:
Bibliografia.
- Quanto ao Currículo, ressalta-se:
-0 Currículo Mínimo de Pedagogia - Parecer 252/6 9 e Resolução
02/69 - CFE, é c u m p r i d o ;
e a carga horária total prevista para Pedagogia - Habilitação
em Educação Pré-Escolar - 2.610 - ultrapassa o mínimo legal
previsto (2.200 h).
- A formalização do Curso em ciclos - com a oferta de disci_
plinas eletivas - sugere uma organicidade curricular adequada
.
-A flexibilidade curricular - reforçada no depoimento da
Coordenadora - e, constatada pela não fixação rígida e está-
tica das discipl i n a s em cada período, pois, inexistem pré-re_
quisitos e sim, uma orientação ao Plano de Estudos dos estu-
dantes - dá um quadro de constante revisão das reformulações
das ofertas nos períodos.
e Estagio Supervisionado em Pré-Escola - formalizado em um
total de 240 horas - representa um esforço para um a d e q u a d o
preparo profissional e riqueza de experiência na área.
- Espaço sico - Instalações e Equipamentos
"0 Centro de Educação utiliza as Bibliotecas da Sede e do
Campus da Universidade, sendo que, a Biblioteca do Campus a-
briga as referências específicas em acervo da própria Habili_
tacão. 0 acervo de obras referentes a Habilitação esta regis_
trado na Biblioteca do Campus, havendo material de orientação
para acesso e uso do mesmo. 0 controle do movimento de
leituras e empréstimos se condensa em fichas para tal fim.
De posse da indicação de Referências Bibliográficas indica_
das nos Planos de Ensino dos Professores, a Comissão pôde de
senvolver um trabalho de constatação da existência e disponi
bi1idade das obras indicadas naquelas. Essa constatação par_
tiu da escolha aleatória das obras e imediata verificação no
arquivo pertinente.
Os materiais de ensino são produzidos pelos professores, ha-
vendo também acervo no Centro. Os equipamentos estão ã
dispo_ sição dos Professores nos Setores de Audio-Visuais
localizado; em cada Biblioteca; alé em disso, o Centro possui
equipamentos próprios (retroprojetor, projetor de slides e
outros).
As atividades académicas relativas ao Currículo são desenvol_
vidas nas instalações da Sede e do Campus, obedecendo a uma
distribuição:
Sede - locais para A d m i nistraçã o Geral da Universidade; Se-
cretaria Académica, Biblioteca, salas de reuno,
instalações sanitárias, almoxarifado,
Campus - Biblioteca específica para as Habilitações de Peda-
gogia; áreas de lazer e cultura; 08 salas de aula para
o Curso de Pedagogia "(02 utilizadas especialmente
para Habilitaç ã o , atualmente). Um dos 03 (três)
prédios se destina ao Centro de Educação. Há também
salas de trabalho e permanência dos Professo_ res.
Observa-se que nos dois espaços citados, há uma infra-estru-
tura para acesso e uso livres da comunidade escolar, como,
cantina, cancha de esportes e lazer.. Constatou-se que, dada a
proximidade física nos dois locais, há facilidade de acesso
e locomoção sede - campus.
As atividades do Estágio Supervisionado - atendimento e
orientação aos estudantes - se desenvolvem nas salas citadas.
bem como, nas salas dos Professores Supervisores. Ressalta-se
a disponibilidade, face á proximidade física (junto ao
local da sede) das dependências da Escola de 1º Grau "Francisco
de Assis" - Ensino de lª. a 8ª, serie, e c l a s s e s da Pré-Escola
(Maternal, Jardim e Pré). A instituição em tela é mantida pela
FIDENE, com alguns professores em regime de ce_ dencia do
Estado, não se constituindo formalmente em Escola
de Aplicação, dada a sua autonomia administrativa e pedagógi_
ca. Os estudantes podem e desenvolvem atividades do Estagio
Supervisionado em P-Escola, havendo 05 (cinco) alunos da
Habilitação docentes contratados da Escola. Há locais, da
comunidade, para o Estagio Supervisionado, cujos processos de
encaminhamento dos Estagrios se dá via escolhas indivi-
dualizadas e/ou contato direto Professor Supervisor e Insti-
tuição.
0 espaço físico destinado ás atividades pode ser qualificado
como excelente, adequado e funcional, contribuindo para uma
integração entre os elementos da comunidade escolar e da co-
munidade de IJUÍ.
0 acervo bibliográfico, fonte de preocupação e reflexão dos
usuários, se configura como satisfatório, ressalvando-se a
realidade atua! - restritiva - isto é, as dificuldades em
constituição de um acervo volumoso, em termos de produção na_
cional - na área da pre-escola". .
2.3. Corpo Docente
Sobre o corpo docente a Comissão informa o que segue:
"A listagem do corpo docente da Habilitação em Educação Pré-
Escolar consta do item 3.7. do Processo, incluido um total
de 17 (dezessete) com indicação de: Disciplinas a seu
encargo, Titulação e Regime de Trabalho.
Verificando ã titulação mais alta declarada, tem-se o
seguin_ te quadro:
TITULAÇÃO DECLARADA NÚMERO
Doutorado
Mestrado
04
Especialização
09
Graduação
03
Realizando PÕs-Graduação
Mestrado
-
TOTAL
FONTE: Fichas Pessoais dos Professares - UNIJUl - 1986
A produção científica dos Professores compreende, alem das Teses
de Mestrado, publicações (livros e artigos) as quais a Comissão
teve acesso, para conhecimento e analise. 0 Corpo Docente está
envolvido em atividades de extensão, quais se_ jam, projetos
interligados ã comunidade.
Quanto a Carreira do Magistério, a NÍVEL de instituição no
seu todo, são obedecidas as normas Regimentais, confiquran_
do-se em: classes (04 - A, B, C, D - ordem decrescente) e
Níveis (04 em cada classe).
Ressalta-se que, a política de Recursos Humanos, segundo a
Vice-Reitoria de Ensino tem ênfase na concessão de tempo in-
tegral, preservando-se assim, a dedicação dos professores dos
encargos a síatribuídos. Dos 130 professores (total da Ins-
tituição), tem-se um percentual de 70% em tempo integral, Há
uma titulação adequada e pertinente no que se refere á relação
entre a disciplina e qualificação do corpo docente. 0b-
servou-se um esforço significativo na produção dos trabalhos
publicados e, nos produtos visados pelos projetos em andamen_
to e, sob a responsabilidade dos professores. A Editora da
Universidade, já implantada, e, em fase de produção inici a l
se enquadra como alternativa variável para o registro e di-
vulgação dos estudos e trabalhos científicos."
2.4 Corpo Discente
Sobre este item a Comissão Verificadora observa o que segue:
"Com o o b jetivo de tomar contato direto com os alunos da. Ha_
bilitação, a Comissão teve oport u n i d a de de reunir-se com 02
turmas, aleatoriamente escolhidas com 23 (vinte e três) e 15
(quinze) ai unos,respectivãmente, nas quais, as atividades se
referiamam a Psicologia da Educação Pre-Escolar e Metodologia de
Ciência (6º e 8º Períodos). Nessa reunião, obteve-se refe_
renciais da percepção dos alunos quanto a estrutura e funcio
namento da Habilitação, bem como da filosofia e implementação das
atividades curriculares e extra-curriculares .
Desse contato, indica-se o s e g uin t e quadro:
PERÍODO ALUNOS TRABALHAM NA PRÉ - ESCOLA
%
69
89
23
15
14
10
61%
66%
TOTAL
38 24
FONTE: Entrevista direta com os alunos da Habilitação
Observa-se que, do total dos alunos-entrevistados ,' tem-se 63%
tr a b a l h a ndo na área da Pre-Escola em instituições escolares da
Rede Pública Estadual e Municipal.
No contato direto com os alunos, ressalta-se a preocupação
salutar e entusiasmo nas dimensões de:
abertura as discussões com todos os responsáveis e envolvi_
dos no Curso, q uanto aos pontos positivos e/ou restritivos, o
que con figur a uma busca constante de respostas em trabalho
cooperativo com os professores;
© a formação v i s a d a p e l o Curso que, constantemente respondendo
a solicitação da comunidade, na qual trabalham e são chamadas
para apoio e contribuições, propricia uma nova visão Pré-
Escolar, como campo promissor de experiências e pesquisas
inovadoras;
e a integração das disciplinas - buscada pela adoção de al-
ternativas, como reuniões com a Coordenação e Professores,
trazendo produção do saber e constante relação teoria e prá-ti
ca ;
o envolvimento em Projetos Acadêémicos, visando o fortaleci
mento das atividades de extensão, e, por conseguinte, os
fins da universidade: ensino e pesquisa.
2.5 . Considerações finais
A Comissão Verificadora finaliza seu relatório com a seguinte
conclusão:
"Ao Final do trabalho desenvolvido "in loco", em cumprimento
as determinações da Portaria de numero 104 - a r t i g o s
e
2º,
de 31 de julho de 1986, da Secretaria de Educação Superior
do Ministério da Educação, a Comissão responsável, com base
no .exame e análise da documentação - Processo número
23000.014285/86-96 -e, decorrente acervo (arquivos, atos le_
gais administrativos da Universidade e Centro de Educação), o
material bibliográfico, instalações e equipamentos, em suas
dimensões específicas, além de serem ouvidos administradores,
professores, alunos, pessoal de apoio logístico, l i g ado a
administração da Universidade de IjuÍ e, do Centro de Educa-
ção, emite, de forma conclusiva o seguinte: .
A Comissão Verificadora julga que o Curso de Pedagogia —
Habilitação em Educação Pré-Escolar da Universidade de IjuÍ,
situada em IjuÍ - RS, esta em condições de ser reconhecido,
II - VOTO DA RELATORA
Pelo exposto, está Relatora vota favoralmente ao reconhecimen_
to da habilitação Pré-Escolar, do curso de Pedagogia ministra_ do
pelo Centro de Educação da Universidade "de IjuÍ, RS.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 19 Grupo Acompanha o voto da Rela-
tora.
ANEXO I
CORPO DOCENTE APROVADO
01. ISELDA T. S., FEIL
Disciplina: Didática, Metodologia do Ensino de 19 Grau
02. ANA MARIA DIAS
Disciplina: Psicologia da Educação Pré-Escolar
03. NOELI WESCHENFELDER
Disciplina: Metodologia do Ensino Pré-Escolar - Estágio Supervisiona
do em Educação Pré-Escolar
04. GIOVANA A.
Disciplina: Nutrição e Higiene do Pré-Escolar
05. SONIA BONFADA
Disciplina: Nutrição e Higiene do Pré-Escolar
06. SOLANGE NONNENMACHER
Disciplina: Didática e Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Super_ visionado em Escola de 29 Grau.
07. IVALDO GEHLEN
Disciplina: Sociologia da Educação
08. MARIZA FRIZZO
Disciplina: Metodologia do Ensino 19 Grau: Ciências
09. JOSÉ M. NODARI
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 29 Grau
10. LORI FRANTZ
Disciplina: Metodologia do Ensino de 19 Grau: Comunicação Expressão
11. ARMGARD LUTZ
Disciplina: Principio e Método de Educação Pré-Escolar e Didática
12. EUNIRES BATEZINI
Disciplina: Metodologia do Ensino de 1º Grau: Comunicação Expressão
13. TERESINHA B. PINTO
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino Pré-Escolar
14. ERONITA S. BARCELOS
Disciplina: Didática
15. MARIDALVA MALDANER
Disciplina: Metodologia do Ensino de 1º Grau: Estudos Sociais
16. HÉLIO HARTMANN
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 29 Grau
ANEXO II
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO
DISCIPLINA
CRÉDITOS
CARGA
H0RARIA
Semestre
Lógica 04 60
Língua Portuguesa 04 60
Filosofia 04 60
Sociologia 04 60
Psicologia 04 60
EStudos de Problemas Brasileiros I 02
3
0
Semestre
Psicologia da Educação I 04 60
História da Educação I 04 60
Filosofia da Educação I 04 60
Sociologia da Educação I 04 60
Estrutura e Funcionamento do Ensino de lº Grau 04 60
Estudos de Problemas Brasileiros II 02 30
3
g
Semestre
Psicologia da Educação II 04 60
História da Educação II 04 60
Filosofia da Educão II 04 60
Sociologia- da Educação II 04 60
Ptstrutura e Funcionamento do Ensino de Grau I
O4
60
4- Semestre
Psicologia da Educação III
04 60
Estrutura e Funcionamento do Ensino de Grau II
. 04 '60
Filosofia da Educação III 04 60
História da Educação III 04 60
Didática 04 60
PRÉ-ESCOLAR
5º Semestre
Princípios e Métodos de Educação Pré-Escolar I
04 60
Metodologia do Ensino Pré-Escolar I
04
60
Nutrição e Higiene e Pré-Escolar I
04 60
Didática II
04 60
Psicologia da Educação IV 04
60
6
o
Semestre
Sociologia da Educação III
04 60
Didática III
04 60
Princípios e Métodos de Educação Pré-Escolar II
04 60
Metodologia do Ensino Pré-Escolar II
04 60
Psicologia da Educação Pré-Escolar
04 60
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1 º Grau II
04 60
7
9
Semestre
Didática IV
04 60
Estrutura e Funcionamento do Ensino Pré-Escolar
04 60
Estágio Supervisionado em Educação Pré-Escolar I
04 120
Metodologia do Ensino de 1º Grau: Com.e Expressão
04 60
Metodologia do Ensino de lº Grau: Estudos Sociais
04 60
Metodologia do Ens. de Grau: Currículo p/Ativ.
04 60
8º Semestre
Pratica de Ensino sob a forma de Estagio Super-
visionado em Escola de 2º Grau
04
120
Estágio Superv. em .Educação Pré-Escolar II
04. 120
Metodologia do Ensino de lº Grau: Alfabetização
04 60
Metodologia rio Ensino de lº Grau: Ciências.
04 60
Prática de Ensino sob a forma de Estágio Super-
visionado em Escola de :- Grau
04
120
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
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