- Falta de estimulo por parte da Secretaria Estadual
de Educação como, por exemplo, a instituição da
carreira do magisterio.
- Baixa remuneração do professor.
. que a atual politica do MEC de preparação para o Magis
terio de 1º e 2º Graus, que responsabiliza e incentiva as licencia-
turas a desenvolverem novas experiencias de modalidades de ensino, bem
como, a adaptarem os Curriculos conforme as caracteristicas re
gionais que permitem a atingir os professores o mais profundo e am-
plamente possivel de modo a alterar quantitativamente o quadro de
Recursos Humanos do Magisterio brasileiro.
. que a politica da Secretaria da Educação de Santa Cata
rina a epoca do encaminhamento do projeto, em "articular a Secretaria
da Educação e o Sistema de Ensino Superior na busca de novas formas de
atendimento educacional para as regioes ainda carentes de Ensino
Superior, atraves de cursos de Regime Especial ou fora de sede,
fazendo com que cada IES assuma a responsabilidade de capaci-tação
docente para o ensino de 1º e 2º Graus no subdistrito Geoedu-cacional.
. que dos 60,4% nao habilitados na regiao da 14a. UCRE ,
41,6% manifestaram interesse em realizar curso nesta modalidade.
. que um grande numero de professores da regiao deslocan-se
anualmente para cursos de Ferias nos Estados do Parana e Rio Gran de do
Sul.
. a solicitação da 14a. UCRE no sentido de que o Curso -
de Ciencias da FEARPE seja reativado.
- a manifestação da 14a. UCRE no sentido de titular pro-
fessores na area de Ciencias para suprir as deficiencias existentes
na Rede Escolar do Sistema na sua area de abrangencia.
. as deliberações do Processo de Democratização da Educa
ção, Piano 1985 a 1988 nas deliberações de nº 0182, 0542, e 0546 em
especial e as -de nº 0540 a 0574 em geral".
A Instituição ainda ressalta que com o presente projeto
pretende "... apresentar e aprofundar o processo de integração e de ação
conjunta da FEARPE e 14a. UCRE com a comunidade, desenvol -vendo um
trabalho no sentido de melhor qualificar o Corpo Docente da Rede
Oficial e Particular de Ensino, e com isto obter a atualiza ção,
fomentando a implementação de mudanças significativas no proces