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A Fundação Universidade Regional de Blumenau ê uma enti dade filantrópica,
sem fins lucrativos, instituída pela Lei Municipal nº 1.557 de 14.12.68, com sede e foro na
cidade de Blume -nau-Santa Catarina. Seu Estatuto está registrado no Cartório de Registro
Civil - Títulos e Documentos, da Comarca de Blumenau. e
1. Dados Sobre a Universidade
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da Comissão
Verificadora, passamos a informar o que segue:
Pela Portaria nº 395/89-SESu/MEC, foi designada Comissão Verificadora
composta pelas professoras Dulce Castiglioni e Regina Lúcia Gianordoli, da
Universidade Federal do Esp-Crito San to, para verificar as condições de
funcionamento da habilitação e apresentar relatório conclusivo.
A referida habilitação foi autorizada pelo Parecer nº 117/86, de 13.08.86,
do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
0 Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau encaminhou a este
Conselho pedido de reconhecimento da habilita ção em Supervisão Escolar, do Curso de
Pedagogia, ministrado pe lo Centro de Educação.
I - RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento da habilitação em Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
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Pessoa Jurídica de Direito Privado. Seu objetivo principal ê manter a Universidade
Regional de Blumenau,
A Fundação Universidade Regional de Blumenau mereceu o reconhecimento da Utilidade
Municipal pela Lei nº 1,774/71 do Governo do Município de Blumenau; o reconhecimento de
Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 4,798/72 do Governo do Estado de Santa Catarina e o
reconhecimen to de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 85,896 de 12,04,81, Esta*
registrada no CNSS conforme processo nº 262,930/75 de 08,10,75,
A Instituição informa sobre a regularidade de sua situação fiscal e parafiscal o que
segue:
A Universidade e os Órgãos Complementares, mantidos pela Fundação
Universidade Regional de Blumenau, encontram-se em situação de regulari_ dade
quanto aos tributos e taxas que lhes competem. As contribuições previdenciárias
trabalhistas, sindicais securitárias e de fundos patri moniais de seus servidores são
recolhidas nos prazos fixados ou antes deles,
Assim, todas as taxas de serviços equivalentes se encontram com os seus
recolhimentos em dia. Existem um cronograma de desembolso para todas as obrigações
da Universidade e de seus órgãos,
A Entidade Mantenedora, igualmente, procede ao recolhimento de Im_ posto de Renda
retido na fonte. Sua inscrição no CGC do Ministério da Fazenda ê nº 82662958/0001-02 e a
inscrição no Estado de Santa Catarina é nº 250974665, Igualmente atende, prontamente, a todos os
pedidos de informações emanadas de órgãos de caráter público, privado, estatísti -cos ou outros
que digam respeito ao funcionamento da Instituição,
Dada a qualidade de Instituição reconhecida de Utilidade Pública Federal,
conforme Decreto nº 85,896/81 e ao seu registro no CNSS, sob o nº
2 5 9 ,0 7 9 / 7 7 a Fundação Universidade Regional de Blumenau ê isenta do pagamento
do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e outras atribuições defi nidas em Leis
específicas, Em relação aos demais impostos, tais como territorial, predial, também goza
de imunidade,
2 - Dados Sobre o Curso 2.1,
Condições Materiais
A Instituição informa que o Curso de Pedagogia, habilitação em Su_ pervisão Escolar
funciona nas dependências da Fundação 'Regional de Blumenau, onde ocupa uma sala de
aula para cada semestre conforme oferta da
habilitação até a conclusão, Esta oferta será de acordo com demanda específica para a
habilitação em questão,
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A Comissão Verificadora informa que o Centro de Educação ocupa um prédio
próprio com dois pavimentos, com salas de aula amplas, bem ilumi nadas, arejadas e bem
equipadas. Nessas instalações funciona a habilitação de Supervisão Escolar do Curso de
Pedagogia,
2.2. Biblioteca
A Biblioteca Prof. Martinho Cardoso da Veiga ê Central e possui um acervo de
167.573 volumes. Deste total 2.626 são títulos de periódicos nacionais e internacionais e
11.787 materiais específicos de apoio.
O material bibliográfico na área de afinidade ao Curso de Pedago
gia está composto por 3.021 títulos e 7.052 volumes.
.
O espaço físico da biblioteca conta com uma área de 2.623m
s
, dos quais
449,59m² estão destinados ao acervo; 464,83m
s
às salas de leitura e 102,81m² ao
serviço de apoio como: Processamento Técnico, Xerox, guarda-volumes e atendimento;
46,08m
s
está sendo usada para a Administração e 250,03m
s
ê usada para circulação.
Conta ainda com um hal l destinado á exposições com 231,36m² e 388,04m
s
destinados às salas de conferências e aulas.
Sobre a biblioteca, a Comissão Verificadora informa que os alunos do Centro de
Educação utilizam a Biblioteca Central da FURB que está lo calizada em prédio próprio,
ocupando uma área de 2.700m². dos quais 449,59m² destinam-se ao acervo, 500,83m²
à leitura e pesquisa com 320 assentos. Os setores de encadernação e multimeios funcionam
em salas anexas ao prédio da biblioteca. O setor conta com 42 funcionários, sendo 9
bibliotecários e 33 auxiliares de biblioteca, aproveitados dentre alunos do curso superior.
O atendimento aos usuários é de 2ª a 6ª feira no horário das 7:30 às 22:00 hs.,e aos
sábados das 7:30 às 17:30 horas.
A biblioteca participa do Programa de Computação Bibliográfica-COMUT, a nível de
biblioteca solicitante. Mantêm convênios e participa de outros programas. Os livros e
periódicos que compõem o acervo são adquiridos, doados ou solicitados pe l o sistema de
permuta. Consta do acervo um total de 59.6 44 títulos e 186.288 volumes, dos quais
3.202 tí_ tulos e 7.293 volumes na área de Educação. Em geral os títulos que com põem o
acervo em educação e áreas afins são bastante atualizados.
A biblioteca levanta características gerais relativas à consultas de empréstimos do acervo
por parte dos alunos, professores, funcioná -rios e comunidade.
As normas que regem seu funcionamento estão contidas no regulamen to
da Biblioteca Central.
Dentre os vários serviços proporcionados pela biblioteca, a Comissão
Verificadora encontrou o Setor de Multimeios, que possui todos os recursos
didáticos modernos utilizados na área do ensino. Para atender a toda a demanda
de recursos audiovisuais o Setor possui equipamentos e materiais tais como:
retroprojetores, videocassetes, receptores de televisão coloridos, projetor de slides,
filmes, mapas,etc.
2.3. Funcionamento e Estrutura Curricular
A estrutura curricular da habilitação em Supervisão Escolar atende às
prescrições estabelecidas na Resolução 02/69 do CFE.
A Comissão Verificadora informa que o Curso de Pedagogia da FURB
funciona em um único turno, noturno, e conta atualmente com duas turmas de
Supervisão Escolar, e outras turmas de Magistério para a Pré-Escola e Séries
Iniciais.
A integralização do currículo do curso se faz pelo sistema de crê ditos e de
matrícula por disciplina obedecidas as linhas de pré-requisi_ tos. O ano letivo abrange no
mínimo 180 dias distribuídos em dois perío dos regulares de 90 dias de atividades não
computados aqueles reserva -dos a provas e exames. A carga horária das disciplinas do
curso vem sen_ do rigorosamente cumprida.
As aulas têm a duração de 50 minutos ministradas de 2ª a 6ª feira, no
horário das 18:30 às 22:00 hs. e aos sábados das 7:30 às 11:45 horas.
O cumprimento da carga horária estabelecida no currículo para as
disciplinas já ministradas foi constatado através do confronto entre o horário
estabelecido e os registros feitos nos diários de classe, não se evidenciando
irregularidades na verificação feita.
A estrutura curricular da habilitação em Supervisão Escolar atende às
prescrições estabelecidas na Resolução CFE nº 02/69. Prevê uma carga horária
total de 2.445 h/a e 163 créditos distribuídos em 8 semestres le tivos, sendo
o prazo mínimo de integralização do curso de 8 semestres e o máximo de 14
semestres.
A carga horária total do curso está assim distribuída:
- disciplinas de formação básica comum a todas as habilitações -
- 1.335 horas - 89 créditos;
- disciplinas de formação específica e complementar - 1.140 horas-
- 76 créditos.
O Concurso Vestibular pe l o qual são selecionados os alunos para o Curso de
Pedagogia, em suas varias habilitações, ê único e unificado jun to com os demais
cursos da Universidade. Ê realizado semestralmente,aten-dendo o que estabelece o
regimento da FURB sendo organizado pela Associação Catarinense das Fundações
Educacionais.
Foram oferecidas 40 vagas para a habilitação em Supervisão Escolar nos dois
Vestibulares a oferta da habilitação, uma vez que a habilitação é oferecida em
períodos alternados. A primeira turma de Supervisão Escolar foi oferecida aos egressos
do Curso de Pedagogia, não tendo,des te modo, se submetido a concurso vestibular.
Foi adotada a complementação de estudos prevista na Resolução CFE 02 / 6 9 - Art. 7º
Uma analise dos dados de matrícula mostra que a primeira turma da
habilitação em Supervisão Escolar ingressou no 2º semestre de 1986 com 16 alunos.
Destes, 8 concluiram o curso. No 1º semestre de 1987 foram matriculados 45 alunos,
sendo que destes, 27 alunos permaneceram cursan_ do a habilitação. No 2º semestre de
1987, 50 alunos foram matriculados e 24 estão frequentando o curso.
A verificação do rendimento ê feita de acordo com a sistemática e os critérios
estabelecidos no Regimento da FURB - Art. 52 a 61 e parágrafos. Segundo se pode
comprovar pelos registros nos Diários de Classe dos professores e nas fichas acadêmicas,
essa verificação incide sobre o aproveitamento e frequência. Ê exigido 75% de
frequencia e média geral de aprovação não inferior a 5,0. Obtendo o grau de
qualificação igual ou superior a 7,5 nas atividades do semestre, o aluno fica dispensado
de prova final.
As disciplinas que integram o currículo pleno da habilitação com respectivas cargas
horárias, constitue o ANEXO I deste Parecer.
Com relação ao estágio e atividades de Pesquisa e Extensão, a Comissão Verificadora
informa em seu relatório que no que concerne ao Estágio Supervisionado ê desenvolvido em
duas disciplinas a saber:
- Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar de 1º Grau e
- Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar de 2º Grau, com cai ga
horária total de 180 h/a, atendendo ao Art. 6º da Resolução 02 /69-CFE.
De conformidade com o Regimento da FURB constituem atividades fina-
da Instituição, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Na área de Educação,
constatou-se o desenvolvimento das atividades de Pesquisa e Extensão.
Entretanto, é dado maior peso às atividades de ensino que recebem da administração e
dos. docentes uma atenção e empenho responsáveis, ob-
jetivando um trabalho de qualidade.
As principais atividades de Extensão estão direcionadas ao atendimento às necessidades
da rede municipal e estadual de ensino, envolvendo a atualização e treinamento de professores e
especialistas. No ano de 1989 foram desenvolvidos cerca de 10 eventos, dentre palestras
abordando Legislação de Ensino e Conselho de Classe, como também reali zação de Feiras
Educativas, Estágios curriculares, valorização do pessoal docente.
Em 1990 já foram realizadas duas palestras referentes ao uso da Informática na Educação
e Organização, Estrutura e Funcionamento do En sino de 1º Grau.
Ainda sobre o funcionamento da habilitação, a Comissão informa que a
documentação relativa à vida estudantil do aluno fica sob a guar_ da da Divisão de
Administração Acadêmica e compreende, fichas de matri-cula e identificação
comprobatória, fichas de controle da evolução do aluno no curso por semestre, fichas
de registro da situação acadêmica do aluno com dados sobre disciplinas cursadas, o
número de faltas e no_ tas. Todo o sistema de registro e controle acadêmico é feito
através da gravação em disquetes de computador.
Os diários de classe, criteriosamente escriturados, registram da dos sobre a
disciplina, os conteúdos desenvolvidos, o horário das aulas\ : o quadro controle de aulas
previstas e realizadas, a relação das notas i de aproveitamento dos alunos.
A matrícula dos alunos ê feita na Superintendência de Ensino, de acordo com as datas
estabelecidas no calendário acadêmico.
2.4. Corpo Docente
Os 23 professores indicados, do ponto de vista da qualificação acadêmico-
profissional, apresentam o seguinte perfil: 08 com Mestrado, 12 com Especialização e 03
com Graduação. Muitos possuem experiência no magistério superior e têm Parecer de
aprovação do CFE e Conselho de En_ sino, Pesquisa e Extensão-CEPE.
A Comissão Verificadora informa o que segue:
- Um confronto entre os dados constantes dos Diários de Classe e do processo de
solicitação de reconhecimento do curso, permitiu a cons-tatação de que as disciplinas oferecidas
para a habilitação foram e es tão sendo ministradas pelos professores listados às fls. 71 do
processo,
- Considerando que a FURB teve sua origem determinada pela Lei
Municipal nº 1.459/77, sendo autorizada pelo Conselho Estadual de Educa-ção e
posteriormente reconhecida pelo Parecer CEE nº 942/72, os profes sores foram autorizados,
alguns pelo Conselho Estadual de Educação, outros pelo Conselho Federal de Educação e
atualmente pelo CEPE da FURB conforme determina a Resolução nº 13 /89 daquela
Instituição;
- A análise do curriculum vitae dos professores permitiu a verifi
cação da formação especifica para ministrarem as disciplinas sob sua res
ponsabilidade, ale m de possuírem formação acadêmica em sua maioria a
nível de mestrado ou especialização.
A relação dos docentes constitui o ANEXO II deste Parecer.
3 - Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora concluiu seu relatório nos seguintes ter mos:
"Tendo em vista a verificação realizada pela Comissão, conside -rou-se que a
Instituição:
- possui instalações adequadas ao seu funcionamento;
- oferece ensino de qualidade na habilitação em Supervisão Escolar, estando o
Curso bem estruturado, do ponto de vista adminis trativo e acadêmico;
- possui uma administração e corpo docente bem qualificados e uma equipe técnico-
administrativo capacitada e eficiente;
- atende, quanto aos aspectos curriculares e acadêmicos ao que dispõe a legislação
em vigor;
- mantêm correta e atualizada a documentação do curso, de professores e alunos.
Desse modo, a Comissão, salvo melhor juízo, ê de parecer favorável ao
reconhecimento da habilitação em Supervisão Escolar, do Curso de Pedagogia oferecida pela
Fundação Universidade Regional de Blumenau -Santa Catarina".
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista o relatório da Comissão Verificadora, vota a Relatora no sentido de
que pode ser reconhecida a habilitação em Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia,
ministrado pelo Centro de Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau, com
sede em Blumenau, Esta-\do de Santa Catarina.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora, Sala das
Sessões, em 11 de outubro de 1990,
, Presidente ,
Relatora
ANEXO I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A N E X O I - (cont. )
(t) As horas/aula e creditos referentes a Pratica Desportiva e Estados de Problemas Brasileiros não estão
computadas nos totais da tabela.
A N E X O II - CORPO DOCENTE
01. ARTHUR ALEXANDRE HACKBARTH NETO
Disciplinas: Estatística Aplicada à Educação I e II Qualificação: Bacharel em Ciências
Econômicas/FURB/19 78. Curso de Especialização em Estatística/FFEFCLG/Guarapuava-PR/1982.
Professor de Estatística Aplicada à Educação e Estatística Geral/FURB,desde 1979.Apre vado pelo
Parecer nº 192/85 do CEE para as mesmas disciplinas. PODE SER ACEITO.
02. ALMERINDO BRANCHER
Disciplina: Metodologia Científica
Qualificação: Licenciado em Pedagogia, FFCL do Sagrado Coração de Je_ sus/Bauru-
SP/1974. Curso de Especialização em Métodos e Técnicas do Ensino / UnB / 1974 . Professor de
Metodologia Científica/FURB desde 1969. Pro_ fessor do Ensino Médio desde 1958. Aprovado
pelo Parecer CFE nº 1.116/71 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITO.
03. ANTONIO FRANCISCO BOING NETO
Disciplinas Sociologia da Educação I e II
Qualificação: Licenciado em Ciências Sociais/PUC-PR/1964. Professor de Sociologia da
Educação/FURB desde 1975. Professor do Ensino Médio de 1951 a 1985. Aprovado pelo Parecer CFE nº
798/78 para as mesmas disciplinas. PODE SER ACEITO.
04. AMABILE MARIA TEREZINHA DORIGATTI
Disciplina: Pesquisa em Educação
Qualificação: Licenciada em Pedagogia,Fac.Auxilium de Filosofia, Ciên cias e Letras-
Lins/SP/1967. Mestre em Serviço Social-PUC-SP/1984. Cursos de Atualização e possui
experiência na área. Aprovada pelo Parecer nº 71/86 do Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
05. BRÁULIO MARIA SCHLOEGEL
Disciplina: Legislação Geral e do Ensino
Qualificação: Bacharel em Direito/FURB/1977. Curso de Especialização em Direito/UFSC/1 982.
Curso de Especialização em Administração Universitária / IGLU /Canadá / 1985 . Vice-Reitor da FURB de
1982 a 1986. Professor da FURB desde 1979. PODE SER ACEITO.
06. BERNARD HUGO
Disciplina: Francês
Qualificação: Licenciado em Filosofia, Univ . Passo Fundo-RS /1975. Di_
plome Superieur de Langue et Civilisation Française-Université de Nan-cy/1975. Aprovado pelo Parecer
CFE nº 798/78 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITO.
07. FRANCISCO FRONZA
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau Qualificação: Licenciado em
Pedagogia/FURB/1974. Curso de Especiali zação em Educação/Administração Escolar/FURB/ 1 9 8 3 .
Participou de Cursos de atualização em Administração Escolar. Aprovado pelo Parecer nº 163/84 do CEE.
PODE SER ACEITO.
08. GETRUDES KNIHS DE MEDEIROS
Disciplina: Medidas Educacionais I
Qualificação: Licenciada em Pedagogia/UFSC/1966. Mestre em Educação na área de Ensino/UFRGS/1979.
Cursos de extensão e atualização na área. Aprovada pelo Parecer nº 153/8 7 do CEPE. PODE SER ACEITA
P/ ESTE CURSO.
09. HÉLIO BATISTA DE CASTRO
Disciplina: Relações Humanas
Qualificação: Bacharel em Administração/FCECAE "padre Anchieta"-SP 1974. Bacharel em
Psicologia/FPCL-SP/1982. Professor da FURB desde 1985. Diretor de Recursos Humanos em Empresa
Têxtil desde 1976. Aprovado pelo Parecer nº 119/87 do CEPE. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
10. HELGA EMMEL KOCH
Disciplinas: Metodologia do Ensino I e II/Técnicas Audiovisuais Qualificação: Licenciada em Pedagogia
/FURB /1972. Curso de Especiali_ zação em Medidas e Técnicas do Ensino/UnB/19 74. Professora da
FURB desde 1973. Aprovada pelo Parecer nº 1. 2 0 7 /77-CFE para Metodologia do Ensi_ no I e II e
aprovado pelo Parecer nº 084/84 co CEE. PODE SER ACEITA.
11. JOÃO BERTOLDO PETRY
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau Qualificação: Licenciado em
Pedagogia/FURB/19 74. Curso de Especiali zação em Metodologia do Ensino Superior/FURB/1989.
Diretor de Escola de 1º Grau. Professor da FURB desde 1975 de Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1P/2P Graus. Aprovado pelo Parecer nº 30 7/83 do CEE. PODE SER ACEITO.
12. LEANDRO ARMANDO LONGO
Disciplina: Biologia Humana
Qualificação: Licenciado em História Natural /UFPr /1962. Curso de Es_
pecialização em Genética Humana/UFRGS/1977. Professor de Biologia Humana
e Zoologia na FURB desde 1968. Professor do Ensino Médio desde 1963.Apro-vado pelo Parecer
CFE' nº 942/72 para a mesma disciplina.PODE SER ACEITO
13. LOURIVAL
BUSARELLO
Disciplina: Inglês
Qualificação: Licenciado em Letras Anglo-Germânicas/UFSC/1966. Mestre em Linguistica
Aplicada ao Ensino de Línguas-PUC/SP/1980. Professor de Inglês, Lingua Inglesa e Literatura Norte-
Americana,FURB desde março de 1973. Aprovado pelo Parecer CFE nº 886/72 para a mesma
disciplina.PO DE SER ACEITO.
14. LUIZ VENDELINO COLOMBI
Disciplinas: História da Educação I e II
Qualificação: Licenciado em Filosofia/FIDENE,Ijuí/RS/1971. Mestre em Historia do
Brasil/UFSC/1986. Professor de História da Educação na FURB desde 1986. Professor do
Ensino Médio desde 1969. Aprovado pelo Parecer nº 199/85 do CEE para as mesmas disciplinas.
PODE SER ACEITO.
15. MARIA LUCl BITTENCOURT
Disciplinas: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I,II,III/Cur
riculos e Programas/Estagio Supervisionado de Supervi -
são Escolar de 1 º / 2 º Graus. Qualificação: Licenciada em Pedagogia/FESSC/1983.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior/FURB/1989. Supervisora Escolar
em Escola Estadual desde 1985. Cursos de extensão na área. Aprovada pelo Parecer nº
008/89 do CEPE para Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I, II, III e Currículos e
Programas. Aprovada pelo Parecer nº 84/t%) do CEPE para Estagio Supervisionado de
Supervisão Escolar de 1º/2ºGraus. PODE SER ACEITA.
16. MARLI MARIA SCHRAMM
Disciplinas: Didática Geral I e II/Princípios e Métodos de Adminis
tração Escolar/Introdução ao Planejamento Educacional.
Qualificação: Licenciada em Pedagogia/FURB/1972. Mestre em Educação na área de Planejamento
da Educação/UFRGSJ1988. Curso de Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas
Educacionais/IESAE/FGV, rea_ lizada em Viamão-RS/1974. Curso de Aperfeiçoamento na área. Aprovada
pe_ lo Parecer nº 136/88 do CEPE para Didática Geral I e II. Aprovada pelo Parecer nº 798/89-CFE para
Princípios e Métodos de Administração Escolar e aprovada pelo Parecer nº 84/89 do CEPE para Introdução
ao Planejamento Educacional. PODE SER ACEITA.
17. MIRIAM KRETZSCHMAR SAUT
Disciplina: Português
Qualificação: Licenciada em Letras/FURB/1972. Curso de Especializarão em
Linguistica/UFSC/1985. Professora de Português e Lingua Portugue
sa na FURB desde 1973. Aprovada pelo Parecer nº 117/88 do CEPE. PODE SEB ACEITA.
18. NEDA MELO ALTENBURG
Disciplinas Complementares de Matemática I e II
Qualificação: Licenciada em Matemática/FURB/'1972. Curso de Especia lização em
Matemática/FIDENE/1976. Professora de Cálculo Diferencial e Integral na FURB desde 1973.
Aprovada pelo Parecer nº 131/88 do CEPE pa ra as mesmas disciplinas. PODE SER ACEITA.
19. SÂLVIO ALEXANDRE MULLER
Disciplinas: Sociologia Geral I e II
qualificação: Licenciado em Filosofia/FFNS de Medianeira-SP/1972. Mestre em Ciências
Sociais,Antropologia/FUSC/1987. Professor de Sociologia na FURB desde 1973. Aprovado pelo
Parecer nº 165 /83 do CEE. PODE SER ACEITO.
20. SUZANA PEREIRA SEDREZ
Disciplina: Medidas Educacionais II
Qualificação: Licenciada em Pedagogia/FURB/1978. Mestre em Educa -ção, área de Ciências
Sociais Aplicadas à Educação/UFMG/1988. Cursos de extensão e atualização. Orientadora Educacional e
Assessora Pedagógica em Colégio Estadual desde 1988. Aprovada pelo Parecer nº 136/88 do CEPE,
PODE SER ACEITA.
21. VICTOR TOMELIN
Disciplinai: Filosofia da Educação I e II
Qualificação: Licenciado em Filosofia/FFCL de Mogi das Cruzes-SP em 1970. Licenciado em
Pedagogia/FCL Plínio Augusto do Amaral/Amparo-SC,em 1978. Mestre em Educação/Administração e
Supervisão Escolar/UNICAMP-SP, 1985. Professor da FURB lecionando as mesmas disciplinas desde
1985. Aprovado pelo Parecer nº 033/86 do CEPE para as mesmas disciplinas.PODE SER ACEITO.
22. VITOR BAZZANELLA
Disciplinas: Estudo de Problemas Brasileiros I e II Qualificação: Licenciado "em
Filosofia/FSFCL/Lorena-SP/1966. Curso de Especialização em Estudos Brasileiros/Univ.Mackenzie-SP/1985.
Profes_ sor de Estudo de Problemas Brasileiros da FURB desde 1970. Professor do Ensino Médio
desde 1867. Aprovado pelo Parecer nº 1 56 / 83 do CEE para as mesmas disciplinas. PODE SER
ACEITO.
23. WILSON ZIMMERMANN
Disciplinas: Psicologia Geral/Psicologia da Educação I,II,III
Qualificação: Licenciado em Psicologia/FSFCF/Lorena-SP/1972, Curso de Especialização em
Metodologia do Ensino Superio-/FURB/1989, Psicólo go em Clinica Especializada desde
1978, Professor de Psicologia Geral e Psicologia da Educação desde 1974, Aprovado pelo
Parecer nº 307/83 do CEE para Psicologia Geral, Aprovado p e l o Parecer nº 307/83 para
Psicolo gia da Educação I,II e III, PODE SER ACEITO,
ANEXO II - CORPO DOCENTE
01. ARTHUR ALEXANDRE HACKBARTH NETO
Disc: Estatística Aplicada à Educação I (Par.Nº 192/85-CEE)
Estatística Aplicada à Educação II(Par.NO 192/85-CEE)
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas pela FURB - Blumenau/SC em
1978. Curso de Especialização em Estatística -FFEFCLG
Guarapuava/PR em 1982. Professor de Estatística Aplicada à
Educação e Estatística Geral, na FURB, desde 1979. PODE SER
ACEITO.
02. ALMERINDO BRANCHER
Disc: Metodologia Cientifica ( Par.Nº 1116/72 - CFE)
Qual.: Licenciado em Pedagogia pela FFCL do Sagrado Coração de-
Jesus de Baurú/SP em 1974. Curso de Especialização em Me
todos e Técnicas do Ensino - Universidade de Brasilia/DF
em 1974. Professor de Metodologia Cientifica na FURB,des-
de 1969. Professor do Ensino Médio, desde 1958. PODE SER
ACEITO.
03. ANTONIO FRANCISCO BOING NETO
Disc: Sociologia da Educação (Par.NO 798/78 - CFE)
Qual.: Licenciado em Ciências Sociais pela PUC/PR em 1964, Pro-
fessor de Sociologia da Educação na FURB, desde 1975.Pro
fessor do Ensino Médio de 1951 a 1985. PODE SER ACEITO.
04. AMABILE MARIA TEREZINHA DORIGATTI
Disc: Pesquisa em Educação (Par. NO 71/86 - CEPE)
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Auxilium de Filo-
sofia, Ciências e Letras - Lins/SP em 1967. Mestre em
serviço social /PUC/SP 1984. Curso de Atualização experiência na área. PODE
'SER ACEITA.
05. BRAOLIO MARIA SCHLOEGEL
Disc,: Legislação Geral e do Ensino (Par.nº 189/88 - CEPE)
Qual.: Bacharel em Direito pela FORB - Blumenau/SC em 1977, Curso
de Especialização em Direito - UFSC - Florianópolis/SC em
1982. Curso de Especialização em Administração Universitá-
ria - IGLU - Canadá em 1985. Vice-Reitor da FURB de 1982 a
1986. Professor da FORB, desde 1979. PODE SER ACEITO.
06. BERNARD HUGO
Disc: Francês - (Parc. Nº 798/78 - CFE)
Qual.: Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/
RS em 1975. Diplome Superior de Langue et Civilisation
Françaises-Université de Nancy - 1915.PODE SEB ACEITO P/ ESTE
ACEITO.
07. FRANCISCO FRONZA
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau (Par. nº
163/84 - CEE )
Qual.: Licenciado em Pedagogia pela FURB - Blumenau/SC em 1974.
Curso de Especialização em Educação/Administração Escolar -
FURB - Blumenau/SC,em 198 3. Participou de Cursos de atua
lização em Administração Escolar. PODE SER ACEITO P/ ESTE
CURSO.
3. GERTRUDES KNIHS DE MEDEIROS
Disc: Medidas Educacionais I (Par. nº 153/87 - CEPE)
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela UFSC - Florianópolis/SC em
1966. Mestre em Educação/área de Ensino - UFRGS - Porto
Alegre/RS em 1979.Cursos de Extensão e Atualização na área.
PODE SER ACEITO.
09. HÉLIO BATISTA DE CASTRO
Disc: Relações Humanas (Par. nº 119/87 - CEPE)
Qual.: Bacharel em Administração pela FCECAE "Padre Anchieta", São
Paulo/1974. Bacharel em Psicologia pela FPCL São Paulo,1982.
Professor da FURB desde 1985. Diretor de Recursos Humanos em
Empresa Têxtil desde 1976. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
10. HELGA EMMEL KOCH
Disc: Metodologia do Ensino I (Par. nº 1207/77 - CFE)
Metodologia do Ensino II(Par. nº 1207/77 - CFE)
Técnicas Audiovisuais (Par. nº 084/84 - CEE)
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela FURB - Blumenau/SC em 1972.
Curso de Especialização em Medidas e Técnicas do Ensino -
Universidade de Brasilia/DF em 1974. Professora da FURB ,
desde 1973. PODE SER ACEITA .
11. JOÃO BERTOLDO PETRY
Disc: Estrutura e Funcionamento de 1º Grau (Par.nº 307/83-CEE):
Qual.: Licenciado em Pedagogia pela FURB - Blumenau/SC em 1974.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior
- FURB, Blumenau/SC, 1989. Diretor de Escola de 1º Grau .
Professor da FURB desde 1975, de Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º e 2º Graus. PODE SER ACEITO P/ESTE CURSO.
12. LEANDRO ARMANDO LONGO
Disc: Biologia Humana (Par. nº 942/72 - CFE)
Qual.: Licenciado em Historia Natural pela UFPR/-62
6 _ Curso de Especialização em Genética Humana -
UFRGS/77 Professor de Biologia
Humana e Zoologia na FURB, desde 1968. Professor do Ensi
. no Médio, desde 1963. pode ser aceito
13. LOURIVAL BUSARELLO
Disc: Inglês (Par. nº 886/72 - CFE)
Qual.: Licenciado em Letras Anglo-Germânicas pela UFSC - Floria
nópolis/SC em 1966. Mestre em Linguística Aplicada ao En
sino de Linguas PUC/SP em 1980. Professor de Inglês, Lin
gua Inglesa e Literatura Norte Americana, da FURB, desde
março de 1973. PODE SER ACEITO.
L4. LUIZ VENDELINO COLOMBI
Disc: História da Educação I (Par. Nº 199/85 - CEE)
. História da Educação II (Par. Nº 199/85 - CEE)
Qual.: Licenciado em Filosofia pela FIDENE, Ijui/RS em 1971.Mes_
tre em História do Brasil - UFSC, Florianópolis/SC em
1986. Professor de História da Educação na FURB, desde
1986. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO,
L5. MARIA LUCI BITTENCOURT
Disc: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Currículos e Programas (Par. Nº 008/89 - CEPE).
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar de 1º e 2º
Graus (Proc. Nº 84/89 - CEPE).
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela FESSC, Tubarão/SC em 1983.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior
- FURB, Blumenau/SC em 1989. Supervisora Escolar em
Escola Estadual, desde 1985. Curso de Extensão na área.
PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
L6. MARLI MARIA SCHRAMM
Disc: Didática Geral (Par.- NO 136/88 - CEPE).
Princípios e Métodos de Administração Escolar
(Par. NO 798/89 - CFE). Introdução ao
Planejamento Educacional (Par. Nº 84/89 - CEPE).
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela FURB - Blumenau/SC em 1972-
Mestre em Educação: Planejamento da Educação, UFRGS, 1988..
Curso de Especialização em Planejamento e Administração
de Sistemas Educacionais, IESAE/FGV, realizado em Viamão,
RS, 1974. Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização na área
PODE SER ACEITA
17. MIRIAM KRETZSCHMAR SAUT
Disc: Português (Par. NO 117/88 - CEPE)
Qual.: Licenciada em Letras pela FURB, Blumenau/SC em 1972, Curso
de Especialização em Linguística - UFSC - Florianópolis
/SC em 1985. Professora de Português e Língua Portuguesa
na FURB, desde 1973. PODE SER ACEITA.
18. NEDA MELO ALTENBURG
Disc: Complementares de Matemática I (Par. NO 131/88 - CEPE).
Complementares de Matemática II(Par. nº 131/88 - CEPE).
Qual.: Licenciada em Matemática pela FURB - Blumenau/SC em 1972.
Curso de Especialização em Matemática - FIDENE - Ijui/RS
em 1976. Professora de Cálculo Diferencial e Integral na
FURB, desde 1973.PODE SER ACEITA.
19. SÁLVIO ALEXANDRE MOXLER
Disc: Sociologia Geral I (Par. Nº 165/83 - CEE)
Sociologia Geral II (Par. NO 165/83 - CEE)
Qual.: Licenciada em Filosofia pela FFNS de Medianeira/SP em
1972. Mestre em Ciências Sociais / Antropologia / UFSC /
Florianópolis/SC em 1987. Professor da FURB de Sociologia
Geral, desde 1973. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
20 SUZANA PEREIRA SEDREZ
Disc: Medidas Educacionais II (Par.NO 136/88 - CEPE)
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela FURB, Blumenau/SC em 1978.
Mestre em Educação/Ciências Sociais Aplicadas à Educação
- UFMG, Belo Horizonte em 1988, Cursos de Extensão e
Atualização. Orientadora Educacional e Assessora Pedagó-
gica em Colégio Estadual, desde 1988. PODE SER ACEITA.
21. VICTOR TOMELIN
Disc: Filosofia da Educação I (Par. NO 033/86 - CEPE)
Filosofia da Educação II (Par. nº 033/86 - CEPE)
Qual.: Licenciado em Filosofia pela FFCL de Mogi das Cruzes/SP
em 1970. Licenciado em Pedagogia pela FCL, "Plínio Au-
gusto do Amaral" - Amparo/SC em 1978, Mestre em Educa-
ção/Administração e Supervisão Educacional - UNICAMP/
Campinas/SP em 1985. Professor da FURB, lecionando as
disciplinas: Filosofia da Educação I e II, desde 1985.
PODE SER ACEITO.
22. VITOR BAZZANELLA
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I (Par.nº 156/83-CEE).
Estudo de Problemas Brasileiros II (Par.nº 156/83-CEE).
Qual.: Licenciado em Filosofia pela FSFCL, de Lorena/SP em
1966. Curso de Especialização em Estudos Brasileiros
Universidade Mackenzie/SP em 1985. Professor de Estudo
de Problemas Brasileiros da FURB, desde 1970. Professor
de Ensino Médio, desde 1967. PODE SER ACEITO.
23. WILSON ZIMMERMANN
Disc: Psicologia Geral (Par. nº 307/83 - CEE)
Psicologia da Educação I (Par.nº 307/83 - CEE)
Psicologia da Educação II (Par.nº 307/83 - CEE)
Psicologia da Educação III (Par.nº 307/83 - CEE).
Qual.: Licenciado em Psicologia pela FSFCF de Lorena/SP em 1972.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior
- FURB, Blumenau/SC em 1989. Psicólogo com Clinica
Especializada desde 1978. Professor de Psicologia Gerai e
Psicilogia da Educação, desde 1974 .PODE SER ACEITO.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade.
a Conclusão da Câmara .
Sala Barreto Filho em 12
de 10 de 1990
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