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A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do
Piauí, vinculada ã Secretaria de Educação do Estado do Piauí, mantenedora do
Centro de Ensino Superior do Piauí, foi instituida
1. Dados Sobre a Mantenedora
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
Pela Portaria nº 114/90-SESu/MEC, foi designada Comissão Verificadora
constituída pelos professores Walter Fernando Araújo de Moraes, da UFPe e Lauro
Andrade Correia da UFPi, para verificar as condições de funcionamento e apresentar
relatório conclusivo.
Em 1987, a Resolução CEE/PInP26/ 8 7 , aumentou para 60 o número de vagas
para o Curso de Administração, com duas entradas.
0 referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 91.851 de 30.10.85,
tendo em vista o ParecerCEE/PI nº 43/85, com 40 vagas totais anuais.
0 Diretor da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do
Estado do Piauí-FADEP encaminha a este Conselho pedi do de reconhecimento do
Curso 'de Administração, ministrado pelo Centro de Ensino Superior do Piauí, com
sede em Teresina-PI.
l - RELATÓRIO
23000.002.757/90-63
12/10/90
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do curso de Administração ministrado pelo Centro de Ensino Superior
do Piauí.
FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ
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pelo Decreto Estadual nº 6,096 de 22.11.84, com fundamento na Lei Estadual
nº 3.967 de 16.11.84, regida por seu Estatuto aprovado pelo Decreto Estadual nº
6.124 de 05.12.84.
Os Estatutos da citada Fundação estão registrados no Cartório do 6P Ofício
de Notas "Nazareno Araújo", sob o nº 198, Livro A-l, em 20 de dezembro de
1984.
Foi constatada sua regularidade jurídica, fiscal e parafiscal, o que fica
comprovada pela documentação anexada ao processo.
1.2. Situação Econômica e Financeira
Conforme informação da Comissão o Orçamento do Estado do Piauí pa
ra o exercício de 1990, previa um aporte de recursos da ordem de
NCz$ 22,9 milhões - valor de julho de 1989. Essa dotação foi posteriormente
suplementada por créditos abertos pelos Decretos Estaduais nºs 7.934/90 e
7.965/90, respectivamente, nos valores de Cr$ 35 milhões e Cr$ 3,3 milhões.
Deve-se ressaltar que a Constituição Estadual, aprovada em 05.10.89
estabeleceu nos artigos 223 e 224, que o montante de 1,5% dos recursos
orçamentários (5% dos 30% destinados ã Educação fossem alocados no ensi no do 3º
grau).
Pode-se, portanto, concluir que a FADEP tem constitucionalmente assegurados
recursos para o regular funcionamento de seus cursos.
1.3. Estabelecimento de Ensino Mantido
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí,
mantêm o Centro de Ensino Superior do Piauí com os seguintes cur sos autorizados:
Licenciatura Plena em Pedagogia, hab. Magistério das Matérias Pedagógicas
do 2º Grau
Licenciatura Plena em Ciências, hab. Matemática
Licenciatura Plena em Ciências, hab. Biologia
Licenciatura Plena em Letras, hab. Português e Inglês e respectivas
Literaturas
Bacharelado em Administração
Licenciatura Plena em Educação Física
Tecnólogo em Processamento de Dados.
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2 - Dados Sobre a Escola/Curso
2.1. Condições Materiais
A Comissão Verificadora informa que o Centro de Ensino Superior do Piawí esta
instalado ã Rua João Cabral s / n º , Bairro Pirajá, cujas edificações compreendem onze
prédios, sendo oito blocos e três prédios para Mecanografia, Centro de Processamento de
Dados e a Unidade Escolar Os -car Clark, totalizando 6.238m
2
de érea construída.
O Curso de Administração tem suas aulas ministradas no Bloco nº 6
em sete salas de aula e a oitava sala de aula no Bloco nº 5, além de sa
las para Chefia do Departamento, Coordenadoria de Curso e Sala de Pro -
fessores.
Observou a Comissão que todos, os prédios e dependências apresentar) uma boa
concepção arquitetônica e se encontram em bom estado de conservação.
As condições de funcionamento no que concerne à luz, agua, sanita rios, limpeza, ventilação e
sonorização exterior são bastante satisfató rias.
2.2. Biblioteca
Com relação a este item a Comissão informa que o acervo total da biblioteca do
Centro ê de 2 . 6 2 7 títulos, abrangendo 6 .027 exemplares. O acervo de livros referentes ãs
disciplinas do Curso de Administração ê de 919 títulos, com 2.562 exemplares e 14
assinaturas de periódicos cor rentes.
De posse da relação de livros a Comissão procedeu uma amostragem de verificação,
com resultados satisfatórios. Quanto a atualização dos recentes livros, pode-se afirmar que as
compras foram efetivados, resul tando na razoável atualização de títulos em Administração.
Convém ressaltar, que apesar da atual limitação da bibliografia específica, a Diretoria do Centro
pleiteou ã Secretaria de Educação recursos da ordem de Cr$ 5,0 milhões para compra de publicações,
tendo já sido liberada a parcela inicial de Cr$ 1,0 milhão. Outrossim, a Diretoria e a Chefia do
Departamento de Administração asseguraram que pelo me nos 100 novos títulos específicos(300
exemplares) serão adquiridos para o Curso de Administração ainda este ano.
A Instituição fez anexar ao processo uma relação de novos títulos específicos, já adquiridos, para
o curso em total de 525 com 1.328 exemplares.
A biblioteca ê dirigida por profissional habilitado em Biblioteconomia e conta com
servidores em número suficiente para o pleno funcionamento em três turnos. A área coberta
ocupada é de 191m2 e as consultas totais no período de janeiro a maio atingiram o montante
total de 1,386, enquanto os empréstimos foram de 5.605. Quase todos os alunos do Curso
de Administração são inscritos e utilizam a biblioteca.
2.3, Funcionamento e Organização Curricular
O Curso de Administração foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 91.851 de 30.10.85,
tendo em vista o Parecer CEE-PI nº 43/85, com 40 vagas totais anuais. Em 1987, o curso teve seu número
de vagas autmenta do de 40 para 60 vagas totais anuais, com duas entradas, pela Resolução nº 026/87
do CEE-PI.
O primeiro vestibular ocorreu em abril de 1986.
Pela grade curricular apresentada o curso tem uma carga horária de 2.700 h/a,
acrescidas de 30 h/a de EF e 30 h/a de EPB, perfazendo , assim, uma carga horária total
de 2. 760 h/a. A organização curricular apresentada- constitui o ANEXO I deste Parecer.
A Comissão informa que o Curso de Administração possui um Chefe de
Departamento; um Coordenador de Curso, um Supervisor de Estágio, alem do Colegiado do
Curso e Assembleia Departamental. A representação estudantil se faz através do Centro
Acadêmico do Curso e o Diretorio Central dos Estudantes. A Comissão considera adequada
essa estrutura, bem como as condições físicas dos locais onde são exercidas.
A Secretaria Geral funciona no Departamento de Assuntos Acadêmicos e está
convenientemente organizada.
O quadro a seguir fornece dados sobre os Vestibulares já realiza-dos.
A Comissão, após cuidadosa verificação por amostragem das pastas colecionadoras,
constatou regularidade nos documentos dos alunos re lativos á matrícula, historico escolar,
transferências, etc.
Os diários de classe do Iº período letivo de 1990 e dos anos de 1987 a 1989
foram cuidadosamente analisados. A Comissão afirma, que de maneira geral, constatou-se
regular preenchimento com observância das recomendações ministeriais, quanto ao cumprimento
dos programas, contro les de frequência e atribuições de notas em cada disciplina.
Os programas estão convenientemente elaborados e atualizados.
A metodologia utilizada no Curso ê variada e inclui, com apoio de equipamentos
audiovisuais, exposição em sala de aula, trabalhos em grupo e apresentação de seminários.
Do exame da grade curricular ficou demonstrado o pleno atendimento das exigências
do Conselho Federal de Educação no que diz respei to ãs disciplinas do currículo mínimo,
complementares obrigatórias, com plementares optativas e extra-curriculares. Não obstante, foram
apresen tadas sugestões visando o aprimoramento futuro da grade curricular, as quais foram
aceitas pela Direção do Curso de Administração.
0 sistema adotado i o seriado, devendo ser ressaltado que o alu nado encontra-se
plenamente satisfeito com esse tipo de controle curri cular.
A Comissão observou que as atividades de extensão são limitadas, embora a acentuada
experiência do Centro em outros cursos possa ser facilmente transferida para o Curso de
Administração.
3,4, Corpo Docente
0 corpo docente do curso à constituído por 39 professores cujo perfil acadêmico-
profissional ã o seguinte: 07 com Mestrado, 01 cursando Mestrado, 28 com Especialização e 03
com Aperfeiçoamento. Todos aprel sentam experiência de magistério no ensino superior.
Quanto ao corpo docente a Comissão tomou a iniciativa de convi dar os professores do Curso
de Administração para uma reunião conjunta, havendo na ocasião ampla discussão sobre o Curso. A
maior aspiração do corpo docente, que demonstrou elevado espírito de dedicação, foi a implantação do
Plano de Cargos e Salários. 0 Plano encontra-se no presen_ te em análise na Assessoria Especial do
Governo do Estado, havendo a
promessa de implementação até o final do ano. A relação do corpo docente constitui o
ANEXO II deste Parecer.
4. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora concluiu seu relatório nestes termos:
"Não detectamos, e estamos convictos não existirem erros que impeçam a validade do Curso de
Administração, mas tão somente falhas sanáveis.
Em contra-partida, cumpre-nos o dever de consignar a existência de pontos positivos
observados e relativos ao Curso de Administração , pioneiro e único na Capital do Estado do
Piauí.
De tudo quanto acade de ser descrito, como decorrência de nossas observações in
loco, da leitura de documentos e de entrevistas realizadas tanto com o corpo docente,
quanto discente, concluimos que o Curso de Administração da Fundação de Apoio ao
Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí preenche os requisitos básicos exigidos e
necessários ao seu reconhecimento pelo órgão competente do MEC".
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados contidos no processo e tendo em vista o re latório da
Comissão Verificadora, vota a Relatora no sentido de ser reconhecido o Curso de
Administração, ministrado pelo Centro de Ensino Su perior do Piauv, mantido pela Fundação
de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí, com sede em Teresina-PI,
com 60 (sessenta) vagas totais anuais, em duas entradas.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das
Sessões, em 11 de outubro de 1990.
ANEXO II - CORPO DOCENTE
01. ANTONIO BACELAR FERREIRA
Disciplina: Matemática Comercial e Financeira
Qualificação; Licenciatura Plena em Ciências, UFPi/1985. Especializa
ção em Matemática (420 hs),UFPi/1988. Possui experiência no magistério superior. PODE
SER ACEITO.
02. ANTONIO RODRIGUES DE CARVALHO
NETO
Disciplinas: Introdução ã Economia/Economia
Brasileira/Teoria Econômica
Qualificação: Graduado em Economia,UFPe/1982. Curso Básico de Consultoria Empresarial,
a nível de Especialização, promovido pela SUDENE-CEBRAE/1982(640 h). Possui experiência
de magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
03. AURENICE SAMPAIO IRENE MONTE
Disciplina; Educação Física
Qualificação: Licenciada em Educação Física,UFPi/1981. Especialização em Educação Física para
Portadores de Deficiências,UFUberl./MG. Pos sui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
4. CASSIANO ANTONIO DOS SANTOS Disciplinas: Estatística Básica /Estatística Aplicada à
Administração Qualificação: Licenciado em Ciências,UFPi/1984. Curso de Especialização em
Matemática/UFPi/1985(420 h). Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO
5. CECÍLIA MARIA OLIVEIRA BATISTA
Disciplina: Língua Portuguesa
Qualificação: Licenciada em Letras,UFPi/1974. Curso de Especialização em nível Pos-
Universitário de Professores para Suplência - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do
Projeto Capacitação de Recursos Humanos/MEC/DSU/1976(380 h). Possui experiência no
magistério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
06. CRISTINA MARIA DO VALE E SILVA
Disciplina: Língua Portuguesa
Qualificação: Licenciada em Pedagogia,UFPi/1979. Especialização em
Educação - Planejamento Educacional, UFPi/1985(405h). Possui experiência no magistério
superior. PODE SER ACEITA.
07. ELISEU FERNANDES MONTEIRO FILHO
Disciplina: Teoria Geral da Administração/Administração de Material/ Economia Brasileira
Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas,Fac.Católica de Ciências
Humanas/DF/1980. Especialização em Administração Organizacional UFPi/1983(360 hs). Possui
experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
08. ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Disciplina: Introdução a Metodologia Cientifica
Qualificação: Licenciada em Filosofia, UFPi/1984. Curso de Especiali zação em Filosofia
- Filosofia das Ciências, UFPi/1986 (360 hs). Possui experiência no magistério superior.
PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
09. FRANCISCO NEWTON FREITAS
Disciplinas: Matemática Aplicada ã Administração I e II/Estatística Básica
Qualificação: Licenciado em Ciências,UFPi/1984. Graduado em Engenha ria
Civil,UFPi/1989. Curso de Especialização em Matemática,UFPi/1985 , 420 hs.Possui
experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
10. FRANCISCO WALDECI DE SOUZA CAVALCANTE
Disciplinas: Instituição de Direito Público/Legislação Social/Direi
to Administrativo Qualificação: Bacharel em Direito, UFPi/1979.
Especialização em Admi nistração de Recursos Humanos,Inst.Santanense de Ensino Superior-SP
1986, Cursando Mestrado em Direito, área de concentração em Direito do Trabalho PUC-
SP/1987 . Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
11. GERSON PORTELA LIMA
Disciplinas : Introdução ã Economia/Teoria Econômica/Planejamento e Programação
Econômica
Qualificação: Bacharel em Economia UFPb/1970. Especialização em Desenvolvimento
Econômico UFBa/1974(18 meses). Possui experiência no magis tério superior. PODE SER
ACEITO P/ ESTE CURSO.
12. GOETHE ROMMEL VERAS DE SANDES
Disciplinas: Introdução a Economia/Planejamento e Programação Econômica
Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas/CESEP-PA/1981. Curso de Planejamento
Operativo promovido pela SUDENE-MA/1981(406 hs). Possui experiência no magistério superior.
PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
13. IRACl CAMPELO DA FONSECA
Disciplina: Lingua Portuguesa
Qualificação: Licenciada em Letras UFPi/1984. Licenciada em Educação
para o Lar -Iº Grau/UFPi/1980. Curso de Especialização em Linguística, UFPe/1986(450 hs).
Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.
14. IVEUTA DE ABREU LOPES
Disciplina: Licenciatura Plena em Letras,Port./Inglês/UFPi/1984. Mes
trado em Linguística/UnB/1989. Possui experiência no magistério superior PODE SER
ACEITA.
15. JOSÉ NILO FEITOSA
Disciplinas: Matemática Aplicada ã Administração I e II
Qualificação: Licenciado em Ciências,UFPi/1982. Curso de Aperfeiçoa-
mento em Matemática,UFPi/1985(420 hs). Possui experiência no magistério
superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
16. JOSÉ SOARES LIMA
Disciplinas: Administração Financeira e Orçamentária/Contabilidade
Geral/Contabilidade de Custos Qualificação: Bacharel em Ciências
Econômicas,UFPi/1977. Cursos de Especializarão em Planejamento a Nível Estadual(450 h s ) ,
promovido pela SEPLAN/Pi, CENDEC, SAREM e UFPi, e em Economia Rural(360 hs) pela
UFPi. Cursos de Aperfeiçoamento em Métodos Quantitativos em Planejamento(280 hs), Técnicas
Orçamentárias(120 hs) e Formação de Gerentes para a Peque na e Média Industriai 180 hs ) .
Tem participação em trabalhos publicados. Possui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITO
17. JOÃO BARBOSA SOARES
Disciplinas: Contabilidade Geral/Contabilidade Publica/Contabilidade
de Custos Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis,UFPi/1979. Cursos de
Aperfeiçoamento em Administração Financeira, Escrituração Contábil Meca nizada, Chefia e
Liderança, Correção Monetária do Balanço. Aprovado em Concurso Público para Professor
Auxiliar da UFPi. PODE SER ACEITO
18. JOSUÉ DE MOURA SANTOS FILHO
Disciplina: Educação Física
Qualificação: Licenciado em Educação Física/UFPi/1982. Curso de Espe
cialização em Metodologia do Ensino Superior/UECe. Possui experiência no magistério superior.
PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
19. LIANA CHAIB
Disciplinas: Instituição de Direito Privado/Legislação Tributária/ Direito Administrativo
Qualificação: Bacharel em Direito/UFPi/1984. Cursando Mestrado em Direito, área de
concentração em Direito Administrativo-PUC-SP. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
20. LVCIMAR FREITAS SOARES CAVALCANTE
Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração
Qualificação: Licenciada em Psicologia/CEUB-DF/1985. Curso de Especialização em
Metodologia do Ensino Superior(360 hs)/PUC-MG/1989. Possui experiência no magistério
superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
21. MARCOS CURRALO JÚNIOR
Disciplinas: Introdução à Ciência do Computador/Análise de Sistemas Qualificação: Bacharel em
Ciências/FMU/197l. Curso de Especializa -ção em Análise de Sistemas/FAAP-SP/1972 a
1972. Vários cursos de pequena duração na área. Possui experiência profissional e de
magistério superior. PODE SER ACEITO.
22. MARIA DAS NEVES ROCHA CAVALCANTE
Disciplinas: Introdução à Administração/Administração de Material
Estágio Supervisionado Qualificação: Bacharel em Administração,Fac.Int.Colégio
Moderno/PA, 1980. Licenciada em Disciplinas Especializadas do Ensino de 2º Grau-Es-quema
I/UFPi/1988. Curso de Treinamento Específico para Agentes de Modernização
Administrativa/IDR/DF/1981(380 h s ) . Possui experiência no ma gistêrio superior. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
23. MARIA DE LOURDES DE MELO SALMITO
Disciplina: Estágio Supervisionado
Qualificação: Bacharel em Administração/UNIFOR/1984. Cursos de Aper feiçoamento em
Desenvolvimento e Recursos Humanos e em Correção de Ba -lanços. Possui experiência no
magistério superior .PODE SER ACEITA P/ESTE CURSO
24. MARIA DlNORA NUNES TELES
Disciplinas: Teoria e Prática de Pesquisa/Introdução ã Metodologia Científica
Qualificação: Licenciada em Letras/UFPi/1975. Curso de Especialização em Educação - Pesquisa
Educacional/UFPi /1985 (465 hs). PODE SER ACEI PTA P/ ESTE CURSO.
25. MARIA DO CARMO SILVA ARAÚJO
Disciplinas: Introdução ã Administração/Organização e Métodos 1,11/
Administração de Recursos Humanos I e II Qualificação: Graduada em
Administração/UFPi/1976. Curso de Especia
lização em Administração Organizacional,UFPi/1982(360 hs). Curso de Espe cialização em
Programação e Gerência de Sistemas de Saúde/FIOCRUZ/1986. Possui experiência no magistério
superior. PODE SER ACEITA.
26. MARIA DO SOCORRO RIBEIRO PESSOA MOURA
Disciplina: Língua Portuguesa
Qualificação: Licenciada em Letras/UFPi/1974. Curso de Especialização em Educação, área de
concentração em Ensino/VFPi/1984(375 hs). Possui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
27. MARIA ODETE PEREIRA MOURA
Disciplina; Língua Portuguesa
Qualificação: Licenciada em Educação para o Lar/UFPi/1984. Especialização em Educação
- Planejamento Educacional/UFPi/1985(405 hs). Possui experiência no magistério superior.
PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
28. MARIA TERESA DE JESUS ANDRADE PORTELA
Disciplinas: Administração de Vendas/Administração de Marketing/Administração da Produção
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas/UECe/1979. Curso de Especialização em
Administração de Recursos Humanos(36O hs)/UFPi, 1990. Cursos de Aperfeiçoamento em: Segurança do
Trabalho(180 hs), Admi nistração de Projetos(194 hs ) , Administração para o Planejamento (280 hs) e
Administração de Pesquenas e Médias Empresas(100 hs). Possui experien cia no magistério superior.
PODE SER ACEITA.
29. MILTON PERLINGEIRO GONÇALVES JÚNIOR
Disciplinas: Elaboração e Avaliação de Projetos/Analise de Sistemas Qualificação: Bacharel em
Administração de Empresas/Fac.Integradas Bennet/1986. Cursos de Especialização em Analise de
Sistemas-PUC/RJ e em Analise e Projeto Estruturado de Sistemas(400 hs)/Inst.Bras. de Adminis
tração Municipal. Curso de Aperfeiçoamento em Organização e Métodos/FGV. Possui experiência
no magistério superior. PODE SER ACEITO.
30. PAULO AFONSO DA SILVA PASSOS
Disciplinas: Matemática Aplicada ã Administração I e II Qualificação: Licenciado em
Ciências,UFPi/1986. Curso de Especialização em Matemática,UFPi/1989(402 h s ) . Possui
experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
31. PAULO RUBENS OLIVEIRA JALES DE CARVALHO
Disciplinas: Estatística Básica/Estatística Aplicada ã Administração Qualificação: Graduado em
Estatística,UFCe/1978. Curso de Especialização em Planejamento do Turismo
/SUDENE/SEPLAN /Pi/1988 (456 hs) .Possui ex_ periência no magistério superior. PODE SER
ACEITO P/ ESTE CURSO.
32. RAIMUNDO NONATO DA COSTA
Disciplinas: Matemática Aplicada ã Administração I e II
Qualificação: Licenciado em Ciências,UFPi/1983. Mestrado em Matemá
tica /UFRJ/1988. Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
33. RÓMULO MARTINS NASCIMENTO FRAZÃO
Disciplinas: Matemática Comercial e Financeira / Administração da Pro-
dução/Administração de Vendas Qualificação: Engenheiro Mecãnico-PUC-RJ/1969.
Apresenta Diploma de Master of Science, The Geórgia Institute of Technology,Atlanta-EUA/1971. Curso
de Productivity Improvement in Basic Consumer Goods Industries (09/69 a 9 6 / 7 1 ) do Program of
the Agency for International Development of the Government of the United States of America. Possui
experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
34. RONALDO MARTINS NASCIMENTO FRAZÃO
Disciplinas: Introdução á Ciência do Computador/Análise de Sistemas
Qualificação: Engenheiro Civil/PUC-RJ/1969. Pós-graduação em Admini
tração de Empresas, área de Informática Univ. de Paris 1/1971. Vários cursos de Aperfeiçoamento na
área. Vários projetos desenvolvidos. Possui experiência profissional e no magistério superior. PODE SER
ACEITO.
35. VALÉRIA RODRIGUES QUEIROZ
Disciplina: Inglês Instrumental
Qualificação: Licenciada em Letras/UFPi/1985. Curso de Especialização em Lingua Inglesa e
Literatura Anglo-Americana (40 5 hs), UFPi/1989 .Pos sui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
36. EMMANUEL BURLARMAQUI DA SILVA
Disciplinas: Contabilidade Geral/Contabilidade de Custos/Administra-
ção Financeira e Orçamentária Qualificação: Bacharel em Administração de
Empresas/UECe/1978. Mestrado em Finanças e Contabilidade/UFMG/1984. Curso de Especialização em
Análise e Projeto de Sistemas/Inst.Bras. de Administração Municipal-RJ, 1986(408 hs). Possui
experiência no magistério superior .PODE SER ACEITO.
37. FERDINAND CAVALCANTE PEREIRA
Disciplina: Sociologia Aplicada a Administração
Qualificação: Bacharel em Ciências Sociais/UFBa/1982. Mestrado incom pleto(elaboração de tese)
em Sociologia Rural UFPb/1987. Possui experiên cia no magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE
CURSO.
38. RONALD ROBERT ARAÚJO MARWELL DE OLIVEIRA
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros
Qualificação: Licenciado em Filosofia UFPi/1974. Cursos de Aperfeiçoamento em
Metodologia do Ensino Superior(180 hs)/FGV/1974 e em Jorna lismo(300 hs), realizado pela
UFPi/PUC-RJ/1979. Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE
CURSO.
ANEXO I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade.
a Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 12 de 10 de 1990.
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