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"pela a n álise dos documentos, constantes do pro-
cesso relativos à Regularidade Jurídica, Fiscal e Parafiscal
Sobre este ítem a Comissão Verificadora assim se
refere:
1.1. Condições jurídicas e regularidade fiscal e parafiscal
1. Dados sobre a mantenedora
O Presidente da Sociedade Paranaense de Ensino e Informática
encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de
Tecnoloqia em Processamento de Dados, ministrado na Faculdade
de Ciências e Informática, instalada em Curitiba, Paraná. 0
referido curso foi autorizado pelo Decreto nº 95.043/87, nos termos do
Parecer 753/87 com 80 vaqas t o t a i s aniais. Pela P ortaria 35/90-
SESu/MEC foi desinanada Comissão Verificadora, inteqrada pelos
professores Arth ur Darezzo Filho e Décio Botura Filho, da
Universidade Federal de São Carlos e o TEA Beloni do Carmo G.
Maqaldi da DEMEC/PR., para veri f i car a existência de condições
para o reconhecimento do curso e apresentar relatório
conclusivo.
I
-
RELATÓRIO
S Y D M E I LIMA SANTO
S
RECONHECIMENTO
D
O
C
URSO OF
T
ECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
SOCIEDADE PARARAENSE DF
E
NSINO F
I
NFORMÁTICA
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da Mantenedora e daaueles apresentados à Comissão Verificadora por
ocasião de sua visita, constata-se que a Mantenedora encontra-se com a sua
situação reqular perante as Instituições da previdência Social e das
Fazendas Estadual e Federal.
A Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - SPEI é
uma sociedade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e
foro em Curitiba-PR, teve seu Estatuto registrado no Cartório Lou res ,
de Penistro Civil de Pessoas Jurídicas, sob nº 8674 - Livro "A"-6, em
19.07.83.
Cabe observar que a Mantenedora está solicitando junto
ao Conselho Federal de Educação a alteração da denominação manti da,
para Faculdade S P FI . consta do anexo 02, do r e l a t ó r i o a S o l i c i tação do
Presidente da Mantenedora, bem como, a Ata da Assembleia
Extraordinária da Sociedade Paranaense de Ensino e Informática-SPEI ."
1.2.
Situação Econõmica-Financeira
Os indicadores da situação econômica-financeira da man-
tenedora mostram uma situação sem anormalidades impeditivos do re-
conhecimento solicitado, no que tange ao índice de Liquidez Geral, ao
Grau de E ndividamento em relação ao Ativo Total, ao grau de Imobilização
em relação ao Ativo Total, ao Patrimônio Líquido e ao Ati vo Permanente, às
Anuidades, Taxas escolares, dividendos e juros fi naceiros como fontes
de receitas, ao gasto com o pessoal e ao "supe ravit" médio no
triênio.
1.3. Estabe1ecimento de ensino mantido
A Sociedade Paranaense de Ensino e Informática mantém
Faculdade de Ciências e Infortica, onde funcionam os seguintes cur
sos :
. Processamento de Dados (Aut.) - 80 vagas .
Administração - AG (Aut.) - 80 vagas
2. Dados sobre e escola/curso
2.1. Instalacões
Sobre as instalações e estrutura física, a Comissão
Verificadora assim se expressa em seu relatório:
"O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados, ministrado nela Faculdade de Ciências e Informática, funciona
num edifício de 6 pavimentos localizados à Rua Cruz Machado, 555 em Curitiba-PP.
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No primeiro pavimento constatamos a existência salas destinadas a
Xerox, Livraria, Diretório Acadêmico, Cantina, Ambiente de Lazer, além de
uma quadra descoberta poliesportiva.
No segundo pavimento, constatamos a existência de dependências e
salas destinadas â Diretoria, secretaria e Tesouraria da Faculdade e do
Colégio de 20 Grau, além da sala de professores. É neste pavimento que
estão localizados os Laboratórios de Processamento de Dados.
No terceiro pavimento, além de 2 salas de aulas, para aproximadamen
te 70 alunos cada, encontra-se a biblioteca da Faculdade.
No quarto pavimento constatamos a existência de 4 salas de aula,
sendo duas com capacidade para aproximadamente 70 alunos, uma para
aproximadamente 45 alunos e uma para 25 alunos, além de uma sala para
Orientação Educacional.
No quinto pavimento além de um Laboratório de Manutenção de Equipa
mentos Computacionais, existe 5 salas de aula com capacidade para a-
proximadamente 60 alunos.
No sexto e último pavimento, das suas 6 salas de aula, 5 tem capa-
cidade aproximadamente para 40 alunos e uma para aproximadamente 70
alunos.
• Trata-se de um edifício muito bem conservado com dependências sani
tárias e bebedouros em todos os andares. Suas salas de aulas são bem
iluminadas, ventiladas, com quadros negros bem dimensionados, em bom
estado de conservação,assim como, suas carteiras e mobiliários.
O sistema de circulação entre os andares é realizado através de uma
escadaria bem dimensionada e em todos os andares observamos a ausência
de equipamentos contra incêndio.
Por ocasião da visita, a Comissão Verificadora teve a oportunidade
de visitar a Unidade de Ensino SPEI JOVEM onde funciona os Cursos de
Pré-escola e lº Grau, com aproximadamente, 160 alunos.
- Trata-se de uma Unidade escolar de amplas dimensões, com um edifício
de 2 andares, onde constamos a existência de 10 salas de aulas , sala
destinada ao Laboratório de Processamento de Dados, Biblioteca, além das
salas destinadas a parte administrativa. Verificamos, também, a
existência de dependências para Práticas Desportivas.
Trata-se de uma unidade muito bem conservada e arborizada o que a
torna um ambiente agradável e propício ao aprendizado.
Visitamos, também, o Instituto SPEI, Instituto de apoio empresarial
destinado ao desenvolvimento de Cursos de curta duração na área de In-
formática Industrial. É neste edifício, que está instalado toda a parte
Administrativa, Financeira e Contábil da Mantenedora e da Faculdade
É oportuno observar que o Contrato de Locação do referido estabele-
cimento de ensino, onde funciona atualmente o curso, encontra-se vencido
desde julho de 1989, e que a Mantenedora, segundo informação do seu
Presidente, está empenhada na renovação do mesmo. Neste sentido segue no
anexo 07, deste relatório, uma Declaração de Compromisso do Presidente
da Mantenedora.
Além disso seguem no mesmo anexo 07, documentos que comprovam o
empenho da Mantenedora com a construção de novas instalações para Fa-
culdade em espaço físico próprio.
Laboratório de Processamento de Dades - 1
Este laboratório esta instalado numa área de aproximadamente 44m
onde já existe instalado um equipamento EDISA de 3 2 bits com 2 Mb de
memória onde estão concectadados 8 termianais ED 3629.
Neste laboratório já existe, também, um outro equipamento EIDSA, com
a mesma configuração, onde deverão ser conectadas 8 micro computa dores
ED 251 de 64 Kb de memória. Estes equipamentos já encontram-se no
laboratório e deverão ser brevemente instalados.
Esse equipamento está protegido contra possíveis variações de ten
são.
Laboratório de Processamento de Dados - 2
2 -
A área ocupada por esse laboratório e de 30m onde estão instalados
9 equipamentos I-7000 PCxt com capacidade de 256kb de memória. Todos
estes equipamentos possuem duas unidades de disco flexivel de 5 1/4".
Este laboratório tem capacidade para atender 18 estudantes.
Laboratório de Processamento de Dados - 3
Este laboratório esta instalado numa área de aproximadamente 35m e
possui 11 micro computadores PROCEDA 4270 PC com 704 kb de memória
todos com duas unidades acionadoras de disco flexível 5 1/4". Estes e
quipamentos estão instalados em 3 bancadas e o laboratório tem capaci
dade para atender aproximadamente vinte e quatro estudantes.
laboratório de Processamento de Dados - 4
Este laboratório ocupa uma área de aproximadamente 45 m
2
e possui 9
microcomputadores ITAUTEC de 16 bits, todos com duas unidades acio-
nadora de disco flexível de 5 1/4". Este laboratório tèm capacidade para
atender, atualmente, 16 estudantes.
Atende todos esses laboratórios uma impressora RIMA XT de 180 cps
acoplada num micro computador instalado na coordenação dos laboratórios.
Pudemos verificar a existência de mais 6 impressoras com caracte
risticas semelhantes a anterior distribuidas pelos outros setores da
Instituição.
Recomendações no sentido de alocar outras impressoras para atender
os laboratórios de Processamento de Dados foram feitas pela Comissão
verificadora aos dirigentes da Instituição.
Em todos os laboratórios estão instalados sistema de refrigeração.
Esses laboratórios dão suporte às disciplinas do Curso Superior de
Tecnologia em Processamento de Dados e, ao ver da Comissão Verificado
ra, são suficientes para atender a demanda solicitada. Todos os labora
tórios estão sob a responsabilidade de um Coordenador e de um Gerente
Operacional.
Para atender os usuários-estudantes desses laboratórios existem 6
monitores bolsistas que estão sob a responsabilidade de um Gerente.
O horário de funcionamento dos laboratórios é das 8 à 22h 50min. de
segunda a sexta feira e aos sábados nos períodos,matutino e vespertino
até às 17 horas.
são entanto, mediante sistema de reserva, esses laboratórios poderão
atender seus usuários fora do horário de funcionamento.
Maiores detalhes sobre os equipamentos computacionais e software
desenvolvidos encintram-se no anexo 08 deste relatório." 2.2. Biblioteca
Sobre a biblioteca, a Comissão Verificadora informa que:
"
A Faculdade de Ciências e Informática tem, atualmente, a sua biblioteca
instalada no 3º pavimento do edifício, numa área de aproximadamente 150
m2, destinadas ao acervo e à consulta.
No ambiente destinado à consulta constatamos a existência de 7 mesas
com capacidade para atender 50 consulentes.
Seu horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas. de
segunda a sexta-feira e está sob a responsabilidade de uma bibliotecária
habilitada e 6 auxiliares de biblioteca.
Os estudantes têm acesso as estantes e além da consulta local existe,
também, o sistema de empréstimo domiciliar por 7 dias, com renovação.
Através de informações prestadas pela bibliotecária, a biblioteca é
bastante utilizada, principalmente, no período noturno, sendo que a média
de consulta local nos meses de setembro, outubro e novembro foram de
2101 consultas enquanto que a média de empréstimo domiciliar no mes-, mo
período foi de 6.483 empréstimos.
Para um melhor atendimento aos seus consulentes recomendações da am
pliação do espaço físico da biblioteca foram feitas pela Comissão Veri-
ficadora aos dirigentes da Instituição.
A biblioteca é associada ao grupo de Bibliotecárias em Informações,Do
cumentação e Tecnologia do Paraná, o que amplia a possibilidade de con-
sulta e empréstimo à comunidade docente e discente da Instituição.
Esta biblioteca atende tanto os alunos do Curso Superior de Tecnolo
gia em Processamento de Dados como os alunos de Administração com Enfo
que em Informática, e conta atualmente, com 2.786 títulos e 3.691 volumes.
Com relação ao acervo desta biblioteca, que está completamente catalo
gado, pudemos verificar ser o mesmo atualizado e suficiente para atender
os alunos tanto na parte específica como na complementar do Curso.
Quanto ao acervo específico para o curso pudemos constatar que as re-
ferências bibliográficas utilizadas em algumas disciplinas são bem di
versificadas e com volumes suficientes para atender a demanda dos estu-
dantes. No entanto, para outras disciplinas seria recomendável um maior
enriquecimento.
A biblioteca é atualmente assinante regular de 10 periódicos na área
específica do Curso. São periódicos adequados e auxiliam, de forma sig-
nificativa, a alcançar os objetivos do curso.
Sendo a biblioteca, uma unidade fundamental de apoio para o desenvol-
vimento do curso, deve ser a mesma sistematicamente atualizada, no que
diz respeito aos seus títulos e periódicos.
Os dirigentes da Instituição através de uma declaração, constante do
anexo 09, deste relatório, se comprometem com uma maior ampliação do
acervo bibliográfico.
Observando o cronograma económico e financeiro da Faculdade para os
anos de 1990 e 1991 é possível constatar uma boa destinação de recur
sos para a biblioteca.
Maiores informações a respeito da biblioteca segue no anexo 09 deste
relatório."
3. Dados sobre o curso
3.1. Estrutura e funcionamento
Quanto a estrutura e funcionamento do curso a Comissão Verificadora in
forma que:
"O Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, teve sua autoriza
ção de funcionamento, concedida através do Decreto Presidencial nº 95043
de 15 de outubro de 1987 e teve o seu primeiro vestibular realizado, pe
la própria Instituição nos dias, 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro de
988, com 800 candidatos inscritos que concorreram as 80 vagas ofereci-
as. Dos 80 estudantes, que ingressaram através do primeiro concurso
vesti bular, estão atualmente matriculados no 5o período 27 estudantes.
Desde o vestibular de 1988 até o vestibular de 1990 inscreveram-se
pa ra concorrer as 240 vagas 2.058 candidatos dos quais 158 estão
atualmen te frequentando o curso.
Especificamente, no vestibular de 1990, inscreveram-se para concorrer
as 80 vagas oferecidas 624 candidatos, o que proporciona uma relação de
7,8 candidatos por vaga.
0 Curso de Tecnologia em Processamento de Dados na época de sua im-
plantação, lº semestre de 1988, estava proposto para ser desenvolvido
em 2.520 horas aula, sendo suas disciplinas organizadas em semestre le
tivos.
Os estudantes que ingressaram através do primeiro vestibular estão ho
je, lº semestre de 1990, iniciando o 50 período do curso.
É oportuno observar que os estudantes egressos do lo vestibular, obe-
decem a grade curricular inicialmente proposta e a previsão de concla
são é para o final do 20 semestre de 1990.
Com a aprovação do regimento da Faculdade de Ciências e Informática,
através do Parecer nº 679/89 do Conselho Federal de Educação, a grade
curricular passou a ser organizada através de disciplinas anuais, sendo
que algumas delas, no primeiro ano, ainda são desenvolvidas semestral.
mente. Ê esta nova organização curricular que está em vigor até a pre
sente data
Observando as duas organizações curriculares é possível constatar que
a diferença básica é de que, na primeira proposta a previsão de conclu-
são é para 3 anos, enquanto que, a nova proposta é para 3 anos e meio,
com a mesma carga horária total de 2520 horas aula.
A nova proposta curricular, assim como a inicial, está estruturada vi
sando a formação de um profissional habilitado para o desenvolvimento de
Sistemas de Informação e selecionar alternativas eficientes para o tra-
tamento das mesmas.
O elenco das disciplinas proposta na organização curricular além de
estar de acordo com a Resolução 55/76 do Conselho Federal de Educação,
contempla de forma adequada a formação específica do futuro profissio
nal, bem como sua formação geral, conforme podemos constatar nos quadros a-
AREA
NO DE CRÉDITOS HORAS/AULA
Comunicação e Expressão 8 120
Contabilidade
60
Administração
120
Economia
60
Direito
60
Matemática 16 240
Estatística
60
Análise de Sistemas 24 360
Processamento de Dados 68 1.020
Estágio Supervisionado 20 300
Estudos de Problemas Brasileiros
60
Prática Desportiva
60
TOTAL 168 2.520
No total do quadro acima estão computadas as horas aula referen
tes à disciplina Estudos de Problemas Brasileiros e as referentes prá
tica Desportiva.
Por ocasião da visita da Comissão Verificadora uma nova proposta pa ra
organização curricular foi apresentada pela Instituição, bem como a
adequação de algumas ementas.
De forma geral, a reformulação do ementário proposto está bem elabo-
rado, sendo que para cada disciplina é apresentado, além do programa de
talhado, referências bibliográficas utilizadas e os objetivos a serem
alcançados.
Em reunião com o Diretor da Instituição sugestões a respeito da adequação
do conteúdo programático, proposto para algumas disciplinas, fo ram
feitas pela Comissão Verificadora. Por exemplo o conteúdo da disciplina
Técnica e Projeto de Arquivo é muito extensa para a carga horária
prevista. Algumas disciplinas poderiam, ao ver da Comissão Verificadora,
serem colocadas em outro período, como é o caso das disciplinas Sistemas
comerciais e Linguagem Técnica de Programação. Sugestões também forma
dadas, no sentido do estabelecimento de um sis tema de pré-requisitos, com
o objetivo de uma melhor orientação no caminhar dos estudantes ao longo
curso.
Quanto ao estágio supervisionado, proposto na Estrutura Curricular,para
ser desenvolvido no 1º período do 4º ano, da nova proposta curricular, tem
uma carga horária de 300 horas de atividades que deverão ser realiza das
em empresas e será desenvolvido em área de interesse do estudante re
lacionado com a sua formação.
O estágio deverá ser acompanhado por um Coordenador e por um professor
Orientador, da área específica, além de ser supervisionado pelo profis
sional da empresa responsável pelo estagiário.
O desenvolvimento do trabalho será periodicamente avaliado e orientado
pelo professor Orientador e, no final do estágio o estudante deverá
apresentar uma monografia do projeto desenvolvido, que será avaliado por
uma banca de professores da área em que o estágio foi desenvolvido.
Cabe observar que durante a visita da Comissão Verificadora à Institui
ção, não foi possível examinar, nenhuma monografia do estágio, visto que,
os estudantes do curso ainda estão iniciando o 3º ano.
Apesar das observações apresentadas pela Comissão Verificadora a pro-
posta curricular elaborada pela Instituição é adequada e garantirá, com
certeza, uma formação sólida ao futuro profissional egresso deste Curso de
Tecnologia em Processamento de Dados."
O currículo pleno em viqor, aprovado pelo Parecer CFE nº 679/89, e a
nova proposta curricular com os ajustes necessários foram objetos da
Diligência do DC nº 145/90 e as respectivas orqanizacões curriculares
periodizadas ou senadas constam dos Quadros Anexos l-A e l-D.
3.2. Corpo Docente
Conforme consta no processo, o coroo docente é constituído por
33 professores, cujo perfil é o seguinte: 4 com graduação 2 graduados
com parecer; 16 com especialização e ll com mestrado. A relação dos Pro-
fessores Docente, com a Titulação e as disciplinas que lecionam consti
tui o Quadro II, já examinado após DC nº 145/90.
Através de uma análise dos currículos dos professores que ministram
disciplinas do curso, até a presente data, pudemos constatar que mui tos
deles, além de uma boa experiência académica, possuem experiências
adquiridas em empresas cujas atividades se relacionam com aquelas que
são tratadas nas disciplinas da estrutura curricular, o que certamente,
não só propicia aos alunos um ensino de boa qualidade como também con-
tribuem na sua formação profissional.
A Instituição tem incentivado o seu corpo docente na participação de
Programas de Põs-Graduação e em atividades que buscam o seu melhor aper
feiçoamento.
0 regime de contratação do corpo docente é o de hora/aula ministrada
obedecendo uma tabela do plano de carreira docente, existente na Insti
tuição, sendo que o coordenador do Curso e o Diretor da Faculdade são
contratados em regime especial.
4. Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos:
A Comissão Verificadora, após a análise dos elementos constantes do
processo, comprovação "in loco" dos dados e informações fornecidos polo
mesmo e, também, aqueles apresentados pelo Presidente da Sociedade
Paranaense de Ensino e Informática, Diretor da Faculdade e Coordena dor
do Curso, além das avaliações das instalações, Biblioteca, Laboratórios
de Processamento de Dados, Equipamentos, condições do Curso Su-
perior de Tecnologia em Processamento de Dados (académica e administra
tiva), Corpo Docente, Idoneidade da Mantenedora e de seus dirigentes e
tendo em vista o compromisso assumido pela Mantenedora, constante do
anexo 7 deste relatório, conclui que o referido curso tem condições pa
ra o seu funcionamento e, portanto, opina favoravelmente pelo seu re-
conhecimento .
Desta forma julgamos que o presente processo está em condições de
ser submetido â competente apreciação do Egrégio Conselho Federal de
Educação."
II - PARECER
Parece ao Relator que o Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados ministrado na Faculdade de Ciências e Informática, instalado em
Curitiba, Paraná, satisfaz as condições de Reconhecimento, atendidas que
foram as recomendações da Comissão Verificadora bem como as solicitações
do Relator no DC nº 145/90.
A Instituição, às 7 (sete) impressoras R I M A 180 CPS , adi cionou
mais 3 (três) impressoras, totalizando 10 (dez) impressoras, atendendo
is recomendações feitas pela Comissão Verificadora.
Atendeu ainda a recomendação de enriquecer a Biblioteca no que
diz respeito a obras para outras disciplinas, com a aquisição de (562)
quinhentos e sessenta e dois exemplares diversos.
No que tanqe ao espaço físico, embora considerado satisfatório
pela Comissão Verificadora, a Instituirão comprovou, a farta, o empe-
nho da Mantenedora com a construção de novas instalações para a Facul-
dade, em espaço sico próprio.
Com relação a orqanização curricular parece ser possível a
modificação pois ambas as propostas sao inteiramente equivalentes, al-
terando,em essência,a divisão em períodos semestrais nela em séries
anuais. Haverá, por certo, uma fase de transição, na qual o princípio
a ser atendido sempre, ê o de que os direitos adquiridos com o início
dos estudos num currículo devem ser preservados a todos os que não o
perdem, por reprovação, trancamento ou abondono de estudos.
A entidade acolheu também as sugestões da Comissão Verificadora no que se
refere à adequação do conteúdo programático de algumas disci plinas e
também a adoção do sistema de pré-renuisitos, decidindo reme tê-las aos
órqão coleqiados "da Faculdade para exame e eventual adoção. Mo que
concerne â mudança de denominação da Faculdade, o Relator ju1ga ser
conveniente que a entidade, se assim a desejar, ornanizo um processo
específico.
III- VOTO DO RELATOR
O Relator vota pelo Reconhecimento do curso de Tecnoloqia em
Processamento de Dados, ministrado na Faculdade de Ciências e Informa
tica, ins talada em Curitiba, Paraná, com as 80 vagas totais anuais,
em duas turmas, autorizadas pelo Decreto nº 95.043/87.
Ficam assegurados, aos alunos classificados nos vestibulares desde
1988 até a 2? semestre de 1989 e, por Isso, matriculados, o direito de
concluírem o curso com a orqanização curricular até então vi gente
(constante do Quadro l-A anexo).
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 12 de setembro de 1990.
QUADRO l-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR- PERIODIZADA
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE TECNOLOGIA
EM PROCESSAMENTO DE DADOS.
1º PERÍODO
QUADRO I - B
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SERIADA
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE TECNOLOGIA
EM PROCESSAMENTO DE DADOS
3º SÉRIE
2º SÉRIE
1º SÉRIE
4º SÉRIE
QUADRO II
01-ADALBERTO GOLÇALVES CALLADO
Disciplinas: - Economia
- Matemática Financeira
Graduação: Ciências Econômica, 1982, UFRJ.
Cursos: frequentados na área de Economia, Administração, Processa-
mento de Dados e Finanças.
Experiência Profissional: na área da macroeconomia, O & M, Enge-
nharia de Produtos, Finanças com ampla
utilização e vivência com os recursos
matemáticos e financeiros, desde 1981.
Experiência em Magistério Superior: a partir de 1988.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 684/87 - Economia.
02.AILT0N RENATO DORL
Disciplina: - Análise e Projeto de Sistemas
Graduação: Administração de Empresas, 1976, Fac. Integradas Está-
cio de Sá.
Pós-Graduacão: Especialização em Análise de Sistemas, 1978,
PUC-RJ.
frequentadas na área de processamento de dados, adminis-
tração e informática.
Experiência Profissional: na área de informática, computação e
processamento de dados desde 1971.
Experiência em Magistério Superior: 1988 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 528/87 - Sistemas de Informações e No.
684/87 - Análise e Projeto de Sistemas
03. ALDO DO COUTO COSTA
Disciplina: - Administração
Guaduação: Administração de Empresas, 1973, FAE-PUC.
Pós-Graduação: Mestrado em Administração Pública (University of
Southern, California - USA). Especialização em Administração
Pública, 1979, UFPR.
Cursos: frequentados na área de Administração e Métodos, Processa-
mento de Dados.
Experiência Profissional: Analista de 0 & M da CELEPAR desde 1975.
Experiência em Magistério Superior: 1988 e 1989.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
528/87 - Metodologia de Pesquisa em Administração No.
684/87 - Administração
04.CARLOS ALBERTO TEIXEIRA
Disciplina: - Linguagem e Técnicas de Programação
Graduação: Tecnologia em Processamento de Dados, 1978, Univ. Vale
do Rio dos Sinos, RS.
Cursos: frequentados na área da disciplina.
Experiência Profissional: na área de informática desde 1985.
Experiência em Magistério Superior: 1988-1989.
05-CELSO TEIXEIRA DE SOUZA
Disciplinas: - Técnicas e Projetos de Arquivo
- Software Básico
Graduação: Engenharia Geodésia e Topografia, 1976, IME.
PÓB-Graduacão: Mestrado em Informática na área de Ciência da Com-
putação, 1980, PUC-RJ.
Experiência Profissional: Na área de Informática, Processamento de
Dados e Computação desde 1978.
Experiência em Magistério Superior: 1988-1989. Possui Parecer
no Conselho Federal de Educação No. 684/87 - Técnicas e
Projetos de Arquivo, Software Básico.
06.DARCI CENTENARO
Disciplina: - Administração de Dados
Graduação: Ciências Económicas, 1974, UFPR.
Cursos: frequentados na área de processamento de dados, programa-
ção, sistemas, informática.
Experiência Profissional: em computação e processamento de dados
desde 1970.
Experiência em Magistério Superior: 1988 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
684/87 - Administração de Dados
07.DENISE GASSENFERTH
Disciplina: - Lingua Portuguesa
Graduação: Letras Português/Inglês, 1985 - FURB.
Pós-Graduacão: Mestrado em Linguistica da Lingua Portuguesa, 1990,
UFPR.
Experiência Profissional: no magistério de lo e 2o. graus.
08.DIONISIO ARTHUR STRICKR VIEIRA
Disciplina: - Introdução ao Processamento de Dados
Graduação: Licenciado em Matemática, 1970 - UFPR.
Pós-Graduacão: - Introdução em Ciência, Tecnologia e
Engenharia
. Nuclear, 1971 - UFPR - Especialização - Análise
de Sistemas e Processamento de Dados, 1975 -
PUC-PR.- Especialização.
cursos: frequentados na área de Matemática, Ciência, Tecnologia e
Processamento de Dados.
Experiência Profissional: Analista de Sistemas desde 1976.
Experiência Magistério Superior: desde 1988. Possui
Parecer do Conselho Federal de Educação Nº 528/87
- Introdução ao Porcessamento de Dados Nº 684/87 -
Cobol
09. ELCIO ORLANDO CALEGARI
Disciplinas: - Economia
- Estudo de Problemas Brasileiros
Graduação: Ciências Económicas, 1971, FESP-PR.
PÓS-GraduacãQ: Especialização em Comercialização Internacional,
1975, ONU/UNCTAD/GATT/OEA/CICOM, Lima, Peru.
Cursos: frequentados na área econômica administrativa, social.
Experiência Profissional: na área social, administrativa e Índices
económicos desde 1965.
Experiência em Magistério Superior: de 1975 até a presente data.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 5.683/78 - Formação econômica do Brasil
No. 5.682/78 - Economia Internacional
No. 4.873/78 - Estudo de Problemas Brasileiros
10.ELIANA DE OLIVEIRA DE CASTRO LEITE
Disciplina: Língua Inglesa
Graduação: Letras, 1980, UMB
Pós-Graduacão: Mestrado em Literatura da Lingua Inglesa , 1986,
UFPR.
Cursos: frequentados na área de letras e línguas.
Experiência Profissional: como professora no lº, 2º e 3º graus.
Experiência em Magistério Superior: 1988 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 528/87 - Língua Inglesa Instrumental No.
684/87 - Lingua Inglesa
11- FERNANDO SEBASTIÃO GRAEML JUNIOR
Disciplina: Língua Inglesa
Graduação: Letras Inglês, 1976, PUC-PR
Ciências Económicas, 1966, UFPR.
Cursos: frequentados em Língua Inglesa na The University of Michi-
gan, Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Miami, Univer-
sity.
Experiência Profissional: como professor de lº, 2º e 3º graus, in-
térprete e missivista de negócios do Co-
mércio Exterior.
Experiência em Magistério Superior: 1989 -1990
12 -FREDERICE SAMIR EUGSLEL BRANCO
Disciplina: - Prática Desportiva
Graduação: Educação Física, 1974, Escola de Educação Física e Des-
portos do Paraná.
Pós-Graduacão: Medicina Desportiva, 1981, UFPR.
Cursos: frequentados na área de Educação Física.
Experiência Profissional: como instrutor e professor de Educação
Física, além de desportiva.
Experiência em Magistério Superior: desde 1975.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
528/87 - Educação Física No. 684/87 - Prática
Desportiva
13. GILBERTO-MAXIMIANO ALVES
Disciplinas: - Administração de CPD
- Elementos de Hardware
- Sistemas Comerciais
Graduação: Engenharia Eletrônica, 1967, Escola Nacional de Enge-
nharia Universidade do Brasil, RJ.
Pós-Graduacão:
- Especialização em Operação e Manutenção de Equipamentos de Plo-
tagem CALCOMP, 1969, Califórnia Computers, USA.
- Especialização em Operação e Manutenção de Equipamento Digital de
Prospeção Geofísica, 1969, Taxas Instrument Incorporated,
Hanston, Texas, USA.
- Mestrado em Engenharia da Produção.
- Planejamento de Sistemas de Produção, 1981, UFFluminense.
- Especialização em Engenharia econômica e Administração Indus-
trial, 1976, UFRJ.
- Especialização em Análise Empresarial e Técnicas de Planejamento,
1987, FAF-PUC-PR.
Cursos: frequentados na área de software, hardware e processamento
de dados.
Experiência Profissional: em hardware e software desde 1968.
Experiência em Magistério Superior: 1989-1990.
14.HELIO HIPÓLITO SIMIEMA
Disciplinas: - Matemática Financeira
- Matemática
Pós-Graduação: Mestrado em Matemática Aplicada, 1981, UFCampinas.
Mestrado em Ciências Geodésicas, 1979, UFPR.
Experiência Profissional: professor de Matemática de lº e 2º Graus
na rede particular e estadual de ensino
desde 1972. -
Experiência em Magistério Superior: professor na área da Matemática
desde 1976. Possui Pareceres do Conselho Federal de Educação No.
528/87 - Matemática Financeira No. 684/87 - Matemática Financeira
15.HUDSON PRESTES DOS SANTOS
Disciplinas: - Estatística
- Noções de Pesquisa Operacional
- Sistemas Comerciais
Graduação: Estatística, 1978, UFPR
PÓS-GRADUAÇÃO: Mestrado em Engenharia da Produção, 1980, UFSC
Experiência Profissional: desde 1977 atuando no Departamento Esta-
dual de Estatística, como técnico e su-
pervisor.
Experiência em Magistério Superior: professor de Estatística,
1978, 1982, 1988 a 1989.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No. 528/87 -
Estatística
- Sistemas Operacionais
16. JOÃO ADOLFO BORIS
Disclplinas: - Elementos de Hardware
- Engenharia de Programas
Graduação: Curso de Engenharia de Operação, 1980, CBFET-PR.
Cursos: frequentados na área das disciplinas.
Experiência Profissional: na área da informática desde 1982.
Experiência em Magistério Superior: 1989-1990.
APROVADO PARA O CURSO RES 20/77
17.JOÃO CARLOS LOYOLA PIRES
Disciplina: Estatística
Graduação: Licenciado em Matemática, 1969, UFPR.
Pós-Graduacão: Especialização em Metodologia do Ensino Superior,
1984-UFRGS.
Cursos: frequentados na área de Estatística e Matemática.
Experiência Profissional: como professor do ensino de lº, 2º e 3º
graus desde 1971.
Experiência em Magistério Superior: desde 1971.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
475/82 - Estatística No. 684/87 - Estatistica
18.JOSÉ CARLOS TEODOROVICZ
Disciplina: - Técnicas Avançadas em Programação
Graduação: Engenharia Civil, 1983, UFPR.
Pós-Graduacão: Especialização em Processamento de Dados (Análise
de Sistemas), 1984, FAE-PUC-PR.
Cursos: frequentados na área de processamento de dados e computa-
ção.
Experiência Profissional: em processamento de dados desde 1981,
COPEL.
Experiência em Magistério Superior: 1988 A 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
528/87 - Lógica de Construção de Programas No.
684/87 - Técnicas Avançadas em Programação
19. LILIAN LUCY LEPINSKI
Disciplinas: - Estatística
- Noções de Pesquisa operacional
Graduação.: Estatística, 1986-UFPR.
Pós-Graduacão: Especialização em Engenharia de Produção, 1987,
UFSC.
Cursos: frequentados no área de estatística e pesquisa operacional.
Experiência Profissional: Analista Estatístico, controle de quali-
dade, custos econômicos, industriais,
administrativos desde 1986.
Experiência em Magistério Superior: 1990.
20.LUÍS ALLAN KUNZLK
Disciplinas: - Noções de Lógica
- Engenharia de Programas
- Linguagens e Técnicas de Programação
Graduação: Engenharia Elétrica e Telecomunicações, 1987-CRKET-Pa-
raná.
Pós-Graduacão: Mestrado em Informática Industrial (Automação),
1989, CEFET-Paraná.
Cursos: frequentados na área de informática e processamento de da-
dos.
Experiência Profissional: na área de processamento de dados desde
1983.
Experiência em Magistério Superior: 1989 e 1990.
21. LUIS CARLOS DA COSTA
Disciplinas: - Administração de CPD
- Estágio Supervisionado
Graduação: Engenharia Civil, 1978, UFPP
Pós-Graduacão: Especialização em Administração de Empresas, Orga-
nização e Planejamento, 1981, FAE-PUC-PR.
Cursos: frequentados na área de processamento de dados, computação
e análise de sistemas. |
Experiência Profissional: em processamento de dados e informática
desde 1974.
Experiência em magistério Superior: 1988 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 528/87 - Organização e Administração de CPD, Estágio Supervi-
sionado nº 684/87 - Administração CPD. ACEITO
22.MARGARET GUIMARÃES NEDER
Disciplina: Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemática, 1981, UFPR.
Pós-Graduacão: - Especialização em Processamento de Dados (Análise
de Sistemas), 1985, FAE-PUC-PR. -
Mestrado em Educação Curriculo, 1987, UFPR.
Experiência Profissional: professora de lº, 2º e 3º graus e
outros.
Possui experiência em magistério superior.
23. MIGUEL MARTINS DE MATOS
Disciplinas: - Análise e Projeto de Sistemas
- Administração de Dados
- Sistemas Comerciais
Graduação: Ciências Econômicas, 1981, UFPR.
Pós-Graduacão: - Especialização em Administração de Empresas,
1986, CEAG-PR. (Centro de Assistênica Gerencial a
Pequena e Média Empresa). - Especialização em
Processamento de Dados, 1982, FAE-PUC-PR.
Cursos: frequentados na área de processamento de dados e computa-
ção.
Experiência Profissional: em processamento de dados e computação
desde 1974.
Experiência em Magistério Superior: 1989-1990
24..NATALÍCIO SOARES
Disciplina: - Estudo de Problemas Brasileiros
Graduação: História, 1976-UFPR.
Pós-Graduação: Mestrado em História do Brasil, 1986, UFPR.
Cursos: frequentados na. área de História
Experiência Profissional: no magistério de lº, 2º, 3º graus e ou-
tros desde 1975.
Experiência em Magistério Superior: 1985 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No.
684/87 - Estudo de Problemas Brasileiros
25. NELSON LUÍS STROREL
Disciplina: - Matemática
Graduação: Licenciado em Matemática, 1969, UFPR
Pós-Graduacão: Especialização em Matemática Pura, 1980, CEFET Pa-
raná.
Cursos: frequentados no âmbito da Ciência e Matemática.
Experiência Profissional: como professor e coordenador na área da
matemática desde 1973.
Experiência em Magistério Superior: desde 1973 (Fundamentos de Ma-
temática, Matemática, Cálculo Avançado, Álgebra Linear,etc.
ACEITO
Disciplinas: - Análise e Desempenho de Microcomputadores
- Teoria Geral de Sistemas
Graduação: Administração de Empresas, 1972, FAE-PUC-PR.
Pós-Graduacão: Especialização em Processamento de Dados, 1974
FAE-PUC-PR.
Cursos: frequentados na área de Administração, Informática, Siste-
mas e Computação.
Experiência Profissional: na área de processamento de dados desde
1973. Analista de Sistemas.
Experiência em Magistério Superior: 1973 a 1976, 1988 a 1990.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No. 528/87 -
Auditoria de Sistemas
No. 684/87 - Teoria Geral de Sistemas, Análise e Desempenho de Mi-
crocomputadores
28.
PATRÍCIA DE CASTRO TRINDADE
Disciplina: Lingua Portuguesa
Graduação: Letras (Português/Francês), 1981, UFPR.
Pós-Graduacão: Especialização em Literatura Portuguesa, 1983,
UFPR.
Cursos: frequentados em Lingua e Literatura Portuguesa e Francesa.
Experiência Profissional: professora de lo, 2o e 3o graus e cursos
preparatórios.
Experiência em Magistério Superior: 1983, 1988 a 1989.
Possui o Parecer do Conselho Federal de Educação No.
528/87 - Lingua Portuguesa
29. PEDRO SALVADORI
Disciplina: - Contabilidade
Graduação: Ciências Econômicas, 1973 - PUC-PR.
Pós-Graduacão: Especialização em Processamento de Dados, 1980
FAE/PUC-PR.
Experiência Profissional: no campo da Contabilidade e do Processa-
mento de Dados desde 1965.
Experiência em Magistério Superior: desde 1988 - Contabilidade
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação No. 528/87-
Contabilidade No. 684/87 - Contabilidade
ACEITO.
30. ROBERT CARLISLE BURNETT
Disciplinas: - Linguagem de Programação Avançada
- Elementos de Hardware
- Comunicação de Dados
Graduação: Engenharia Elétrica de Telecomunicações, 1980 - Facul-
dades Reunidas Nuno Lisboa-RJ.
Pós-Graduacão: - Mestrado em Engenharia de Sistemas, 1980, UFRJ.
- Mestrado em Ciência da Computação, 1989, UFRGS.
Cursos: frequentados na área de Processamento de Dados.
Experiência Profissional: no campo do processamento de dados e in-
formática desde 1982.
Experiência em Magistério Superior: no campo do Processamento de
Dados e Informática desde 1986
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
No. 528/87 - Microcomputadores
No. 684/87 - Introdução ao Processamento de Dados
31. SAMUEL KHURY
Disciplinas: - Noções de Lógica
- Engenharia de Programas
- Software Básico
Graduação: Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrônica
Industrial e Telecomunicações (1986, CEFET-Paraná.
Cursos: frequentados na área de informática e Processamento de Da-
dos.
Experiência Profissional: TELEPAR S.A. desde 01.09.86 como Analista
de Suporte Técnico (Analise de novos
softwares, performance de sistema, Ins-
trutor).
Experiência em Magistério Superior: 1989-1990. Software Básico
32. SÉRGIO APARECIDO IGNACIO
Disciplinas: - Estatística
- Matemática
- Matemática Financeira
Graduação.: Estatística, 1983, UFPR.
Põs-Graduação - Especialização em Engenharia de Produção - UFSC/85
Aceito
33. VICENTE DEL PRETI MISURELLI
Disciplinas: - Introdução ao Direito
Instituição de Direito Público Privado
Graduação - Direito
Põs-Gradudção -Especialização - Estudo de Problemas Brasileiros
Especialização - Teoria Sociológica
Especialização - Filosofia do Direito
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº 528/87 - Instituições de Direito Público e Privado
nº 687/87 Introdução ao Direito
I
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 13 de 09 de 1990.
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