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Da analise preliminar a matéria foi convertida em diligência pelo
Despacho de Câmara nº 111/90, para que a instituição
Pela Portaria SESu/MEC nº 51, de 14.2.90, foi designada
Comissão Verificadora,composta pelas professoras Maria Antonieta Bianchi e Pura
Lúcia Oliver Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais, para verificar as
condições de funcionamento do curso e apresentação do relatório conclusivo.
0 Reitor da Universidade de Brasilia encaminha a este Conselho pedido
de reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena para Professores das Matérias
de Formação Especial do Currículo de 2º Grau - Esquema I, ministrado naquela
Universidade e autorizado nos termos do Parecer CFE nº 465/89 transcritos a
seguir:
"0 processo encontra-se em condições de ser apro vado. Somos
pela autorização de funcionamento do Curso de Esquema I -
Complementação Pedagógica para Formação de Professores das
Disciplinas Pro fissionalizantes do 2º Grau, a ser oferecido pe
la Universidade de Brasília, com entradas até o 2º semestre de
1990. "
I - RELATÓRIO
ARNALDO NISKIER
Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena para Professores das Matérias
de Formação Especial do Currículo de 2º Grau, Esquema I.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
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encaminhas se a relação dos docentes que atuam no curso, com especificação das disciplinas que
ministram, qualificação profissional e cópia do curriculum-vitae de cada docente,
Com base nos dados contidos no processo, no relatório da Comissão
Verificadora e no cumprimento do Despacho de Câmara, passamos ã análise do pleito:
1 - Dados Sobre a Universidade
Conforme consta dos Arts. 1º e 2º do seu Estatuto, a Universidade de
Brasília i uma instituição de ensino superior mantida Fundação Universidade de
Brasília (Lei nº 3.998, de 15.12.61), com sede na Capitai Federal, possuindo
autonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar definida em Lei,
regendo-se pelo seu Estatuto, Regimento Geral e demais normas aplicáveis.
2 - Dados Sobre o Curso
2.1. Estrutura e Funcionamento
O curso teve sua criação nos termos da Resolução do Conselho
Universitário nº 001/88, de 03.03.88, com início no 1º semestre letivo do
mesmo ano, com 50 créditos, 750 h/a e 80 vagas por período.
A matrícula do aluno, em disciplinas, obedece ao mínimo de
12 e o máximo de 30 créditos, por período letivo.
A demanda /oferta no período de 1988/89 está demonstrada atra_ vês dos
seguintes dados:
. No primeiro semestre de 1988 matricularam-se 77 alunos,ten_ do
concluído o curso no 1º semestre de 1989, um total de 28 alunos;
. Dos 59 alunos matriculados no 2º semestre de 1988, há uma previsão de que
41 concluirão o curso';
. Dos 16 alunos matriculados no 1º semestre de 1989, apenas
13 foram frequentes durante o semestre;
. O quadro atual do Curso(todas as turmas) indica 50 alunos matriculados, 65
não efetivaram a matrícula e 12 desistiram.
A Comissão Verificadora informa que em 07 de junho de 1989, o Parecer CFE
nº 465/89 autorizou o funcionamento do curso em questão, com entrada ate o 2º
semestre de 1990.
No primeiro semestre de 1988 teve início o curso atendendo
exclusivamente professores da Rede da Fundação Educacional do Distrito Federal.
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A partir do segundo semetre de 1988 o curso passou a atender, também, a
candidatos da comunidade em geral, portadores de diploma de nivel superior com
experiência de magistério.
A clientela é formada por profissionais portadores de diploma de curso
superior, ficando excluída a necessidade de o candidato se sub meter ao Concurso
Vestibular. (V.645/89 e Relatório da Comissão Verificadora).
A partir da segunda turma, a Congregação de Carreira dos Cur -sos de
Graduação da Faculdade de Educação teve a responsabilidade pela seleção dos
candidatos ao curso.
A divulgação da abertura de inscrições para seleção ao Curso foi veiculada através
da imprensa do DF e outros veículos internos a comunicação universitária.
A Comissão constatou, nos relatórios sobre a matéria, um aperfeiçoamento no
processo de seleção com base na avaliação das dificuldades encontradas em cada semestre.
2.2. Organização Curricular
A Comissão informa que o currículo integraliza 50 créditos,per fazendo um
total de 750 h/a, em três semestres. São as seguintes as disciplinas que compõem o
currículo: Fundamentos Sociais da Educação I e 11(4 créditos cada); Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 1º/2º Graus (6 créditos); Filosofia da Educação(4
créditos); Evolução da Educação no Brasil(4 créditos); Didática(6 créditos); Psicologia
da Educação( 6 créditos); Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem(6 créditos)
e Pratica de Ensino das Disciplinas Profissionalizantes do 2º Grau - I , II e
III(respectivamente com 2, 2 e 6 créditos).
Foi prevista a seguinte distribuição das disciplinas por período letivo:
1º período - Fundamentos Sociais da Educação I
- Filosofia da Educação
- Evolução da Educação no Brasil
- Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do 2º
Grau I
2º período - Fundamentos Sociais da Educação II
- Fundamentos de Desenvolvimento e .Aprendizagem
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º/2º Graus
- Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do 2º
Grau II.
3º período - Psicologia da Educação
- Didática
- Prática de Ensino das Disciplinas Profissionalizantes do 2º
Grau III.
Observação: As disciplinas EPB e Pratica Desportiva integram o currículo pleno do curso, sendo
dispensado o aluno que já tenha cursado na graduação de origem.
No primeiro período de funcionamento do curso as disciplinas foram
ofertadas simultaneamente, conforme esquema corrente da UnB. A par tir do segundo
período as disciplinas são ofertadas uma de cada vez, de forma compacta, obedecendo,
entretanto, a carga horária prevista.
A oferta em bloco em cada semestre não inviabiliza a matrícula do aluno por
disciplina, visto que lhe é permitida, conforme normas acadêmicas, o mínimo de 12 e
o máximo de 30 créditos por período letivo.
As ementas das disciplinas se encontram no Processo, págs. 5 a 7. A Comissão
verificou que os programas expressam a proposta ementa -ria.
Observou, ainda, a Comissão, que todas as disciplinas fazem um relatório de
avaliação após cada período letivo, destacando os avanços obtidos.
A proposta metodológica do currículo toma como princípio básico a
articulação entre teoria/prática, guardando ao futuro profissional uma visão de totalidade
da educação. Isso implica numa via de mão dupla entre a prática pedagógica dos
participantes e os conteúdos teóricos das diferentes disciplinas.
Segundo informações da Coordenação do Curso, este currículo tem favorecido um
repensar dos cursos de Licenciatura e Pedagogia da Faculdade.
3 - Condições Materiais
A Instituição informa que a Faculdade de Educação da UnB, constituída de
três Departamentos: Teoria e Fundamentos, Métodos e Técnicas e Planejamento e
Administração, tem como espaço físico três prédios denominados FE-1 e FE-5, com
área total de 10. 258m
2
.
Os prédios FE-1 e FE-3 atendem, no momento, a todas as atividades de ensino
de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e administração. No presente semestre, a
Faculdade de Educação esta recuperando o prédio FE-5 que, durante anos, foi cedido a outros
órgãos da UnB.
Com o apoio da Prefeitura do Campus, esta em andamento um projeto de redistribuição do
espaço físico dos três prédios, visando a tender ãs necessidades surgidas com a ampliação das atividades
acadêmicas da Faculdade, advindas da reforma do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas, da criação
de novos cursos, de novos projetos de pesquisa e extensão e da expansão do corpo docente, discente e
técnico-administrativo.
Nos últimos anos, a Faculdade de Educação vem trabalhando no sentido de
ampliar e melhorar a qualidade dos equipamentos indispensáveis ãs suas atividades acadêmicas.
Neste sentido foram adotadas as seguintes medidas:
- aquisição de 560 novas carteiras e 12 novas mesas para professor, para
renovação do mobiliário das salas de aula;
- aquisição de equipamentos para implantação dos Laboratórios de Ensino de
Linguagem, de História e Geografia, de Ciências e Matemática, de Educação Artística e
de Audiovisual, e da Oficina de Construção de Material Didático;
- ampliação do Centro de Microcomputadores para o ensino, que tem estado a
serviço não apenas do corpo discente, mas também de professores, funcionários, contando
com o apoio de um técnico a serviço dos usuários;
- aquisição de uma nova máquina xerox - modelo 7000 - com uma quota de
42.000 cópias mensais;
- compra, com recursos da própria Faculdade, de livros, revistas e periódicos para
a Biblioteca Central da UnB, que dispõe de aproximadamente 9.680 livros e 336
periódicos na área da Educação;
- aquisição de novos equipamentos para o Laboratório de Tecnologia Educacional
(vídeo e TV ) ;
- instalação de uma Secretaria para o curso, com horário de funcionamento
também no periodo noturno, contando com dois funcionários têcnico-administrativos.
por fim, ressaltamos que as atividades acadêmicas relacionadas
ãs Práticas de Ensino contam com o apoio do que existe no Sistema de Ensino Oficial do
DF, através do Convênio FUB/FEDF nº 18/87.
4 - Biblioteca
A Comissão Verificadora informa que o curso funciona na Faculdade de
Educação, utilizando todas as suas instalações e equipamentos.
5 - Corpo Docente
Integram o corpo docente da instituição 29 professores, com o seguinte perfil de
qualificação: 9 doutores, 19 mestres e 1 com graduação.
A Comissão Verificadora, em seu relatório faz a seguinte obser vação sobre o
corpo docente:
"A Organização Administrativa e Docente insere-se na estrutura da Faculdade de
Educação.
O corpo docente ê constituído por professores dos Departamentos da Faculdade de
Educação e Instituto de Psicologia.
Há um professor responsável pela Coordenação do Curso, bem como uma
Secretaria funcionando no período noturno com dois funcionários".
6 - Considerações Finais da Comissão Verificadora
"A vista dos aspectos destacados no corpo do relatório, apôs verificação in- loco
realizada nos dias 23 e 24 de março de 1990, a Comissão Verificadora julga estar o
processo nº 23001.000.045/90-08 em condições de ser apreciado pelo Conselho Federal
de Educação, para deci dir sobre o reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena para
Professores das Matérias de Formação Especial do Currículo de 2º Grau -Esquema I,
ministrado pela Fundação Universidade de Brasília - Faculdade de Educação, com sede em
Brasília-DF."
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista as considerações finais da Comissão Verificadora e o satisfatório
atendimento ao DC nº- 111/90, o Relator ê de parecer favorável ao reconhecimento do Curso
de Licenciatura Plena para Professores das Matérias de Formação Especial do Currículo de
2º Grau - Esquema I, ministrado na Universidade de Brasília - Faculdade de Educação ,
com sede em Brasília-DF.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade. a Conclusão da
Câmara.
Sala Barretto Filho, em 05 de 07 de 1990.
CORPO DOCENTE - ANEXO I
1. LAIS MARIA BORGES DE MOURÃO SÁ
Disciplina: Fundamentos Sociais da Educação I e II
Qualificação: Graduação, PUC/RJ, Escola de Sociologia e Política-1864 /
a 1967. Mestrado/UFRJ. Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-1971 /74 .
Doutorado /UnB. Doutorado em Antropologia So-ciai/1984. ACEITO
2. CÂNDIDO ALBERTO DA. C. GOMES
Disciplina: Jundamentos Sociais da Educação I
Qualificação : Licenciado em Ciências Sócias/UEG (atual UERJ) , 1965/68. Doutorado em
Educação(Ph.D)University of Califórnia
t
Los Angeles,EE.UU.Especialização em Sociologia e
Antropologia da Educação. Mestrado em Soei logia/IUPERJ,1972/77. ACEITO
3. ISAURA BELLONI
Disciplina: Fundamentos Sociais da Educação I
Qualificação: Ph.D em Educação Internacional e Comparada,SIDEC(Stanford International
Development Educacion Center), Stanford University,USA,79. Mestre em Educação Internacional
e Comparada, na mesma Instituição,USA, 1971. Licenciado em Filosofia,Fac.Fil. Ciências e
Letras da Universidade Federal do RGS, 1966. ACEITO
4. BERNARDO KIPNIS
Disciplina: Fundamentos Sociais da Educação II
Qualificação: Graduação,1971/72 - Fac. de Ciências Econômicas da UERJ. Faculdade de
Economia da Universidade Hebraica de Jerusalém,1973/74. Faculdade de Ciências Econômicas
da UERJ,1975/76. Mestrado em Economia da UnB/1977/80. Doutorado em Educação,Institute
of Education,University of London,1982/ 86. ACEITO
5. EVA WAISROS PEREIRA
Disciplina: Filosofia da Educação I
Qualificação: Mestrado em Educação,Fac. de Educação/UnB,1983. Curso de
graduação em Pedagogia,Fac.Filosofia,Ciências e Letras CEUB-DF,1974. ACEITA
6. MARLENE CABRERA DA SILVA
Disciplinas: Filosofia da Educação I/Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do
2º Grau I
Qualificação: Curso de Pedagogia,Fac.Filosofia,Ciências e Letras de Marília / SP-UNESP ,1959 / 62 .
Curso de Especialização em Educação Brasileira, UnB/1974/75. Fez vários cursos de Especialização na
área de Administração Escolar. ACEITA
7. LEDA MARIA RANGEARO FIORENTINI
Disciplinas; Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do 2º Grau I e III/Didática.
Qualificação: Graduação em Pedagogia,FFCL/USP, bacharelado e licenciatura ,1965/68.
Especialização em Orientação Educativa,FFCL/USP,1969, Mestrado em Educação, na área de
Supervisão Escolar,FE/UFRJ,1972/75. Aceita P/ ESTE CURSO.
8. LUIS BASÍLIO ROSSI
Disciplina: História da Educação Brasileira
Qualificação: Bacharelado em História,FFCL de Londrina/PR,1960-62. Licenciatura em
História/USP,1964-65. Pós-graduação em Ciências Sociais, Escola Pós-Graduada em Ciências
Sociais-SP/1963. Pós-Graduação-USP/1966. ACEITO P/ ESTE CURSO.
9. ERASTO FORTES MENDONÇA
Disciplina: História da Educação Brasileira
Qualificação: Mestre em Educação,UnB/1986. Psicólogo,Univ. Gama Filho, RJ em 1982.
Licenciado em Psicologia,Univ.Gama Filho-RJ/1981. Licenciado em Ciências,Fund. Brasileira
de Educação,Niterói-RJ,1976. Bacharel em Psicologia,Univ. Gama Filho-RJ,1981. PODE SER
ACEITO.
10. MARIA INES SARMET
Disciplina: Psicologia da Educação I
Qualificação: Mestrado em Educação(Psicologia da Educação)FGV-RJ, 1983. Curso de
Aperfeiçoamento,IMPA/1972. Licenciatura em Matemática, Faculdade de Filosofia de Campos-
RJ,1968/71. ACEITA P/ ESTE CURSO.
11. SANDRA F. C. DE ALMEIDA
Disciplina: Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem Qualificação: Licenciatura em
Pedagogia, com habilitação especifica em Orientação Educacional, UCPr/72-75. Doutora em
Ciências da Educação, Universitê René Descartes, Sorbonne, Paris, França/79-82. Curso de
Aperfeiçoa_ mento em Metodologia do Ensino Superior(pós-graduação "lato sensu"),Faculdade
de Educação/UFRGS-1977. ACEITA
12. MARIA REGINA ZAMITH CALAZANS
Disciplina: Fundamento do Desenvolvimento e Aprendizagem Qualificação: Mestrado em
Tecnologia da Educação,CNPq/INPE,São José dos Campos-SP/1975. Bacharelado' e Licenciatura
em História\FFCL/USP-SP,69. ACEITA P/ ESTE CURSO.
13. BENIGNA MARIA de F. VILLAS BOAS
Disciplinas: Didática I/Pratica de Ensino de Disciplinas Profissionali
zantes do 2º Grau III.
Qualificação: Curso de Pedagogia,CEUB-DF/1968/71. Curso de Mestrado em
Educação, na área de Técnicas de Ensino,1976/78, na University of Hous
ton, em Houston, Texas,USA. ACEITA.
14. MARIA LUIZA ANGELIM
Disciplina: Didática I
Qualificação: Graduação em Serviço Social,na Escola de Serviço Social da UFBa/1962/65.
Mestrado em Educação,área de concentração em Planejamento Educacional,UnB. Especialização
em Educação,área de concentração em Ensino, Fac. de Educação da UFBa/1974/1977.
ACEITA.
15. MARIA TEREZA
PIANCASTELLI Disciplina: Didática I
Qualificação: Curso de Letras(Inglês/Português), Fac. de Filosofia,Ciências e Letras da
Universidade de Minas Gerais/1962/65. Curso de Língua Inglesa,Universidade de
Cambridge,Inglaterra/1962. Curso de Língua Alemã,Goethe Institute,Belo Horizonte-
MG,1966/67. Cursos de pós-gradua-çãoinível de mestrado): Diploma Course in Audio-Visual
Aids, University of London,Institute of Education,Londres,Inglaterra/1973/74; Curso de Reciclagem
de Professores,Inglaterra/1974. Curso no Instituto Católico de Paris,França/1975/76.
Doutorado: D.E.A.,University Rene Descartes: Paris V Paris,França/1976/77. ACEITA .
16. TERESINHA ROSA CRUZ Disciplina: Didática I Qualificação: Licenciatura em Desenho e
Plástica/1970. Disciplinas Pedal gógicas/UnB/1966/67. Curso de Pesquisa em Educação Comparada,
Centro La-tinoamericano de Investigación y Perfeccionamiento en Educaciôn Comparada,San
Lwís,Argentina/1969. Curso de Especialização sobre o Ensino de 1º Grau,UnB/1971. Curso de pós-
graduação em Educação, área de concen -tração em Educação Brasileira, UnB/1974/77. ACEITA
17. MARIA LUCÍLIA AIRES DE ALENCAR Disciplinas: Didática I/Prática de Ensino de
Disciplinas Profissionalizantes do 2º Grau II-
Qualificação: Licenciatura em Pedagogia nas habilitações: Ensino das Disciplinas e Atividades
Práticas dos Cursos Normais e Administração Es_ colar para exercício nas escolas de 1º/2º
graus. Centro de Estudos Sociais Aplicados /Fac. Educação,Fortaleza-CE,1970. Mestrado em
Educação
certificado de Master of Arts in Education pela Ball State University,
Muncie,Indiana
t
USA/1973.
18. EU RIDES BRITO DA SILVA
Disciplina: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus I
Qualificação: Bacharel e Licenciada em Geografia e História pela UFPa, 1058/59. Especialista
em Didática Geral pela Univ. do Brasil/1962. Dou tora e Docente Livre em Educação ,UFPr
/1974. ACEITA.
19. ROBERTO APARECIDO ALGARTE
Disciplina: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus I Qualificação: Curso de
Pedagogia(Orient.Educacional),FFCL de Franca/SP, 1972. Curso de Especialização em
Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais,FGV/1973. Mestrado em Educação
na área de Planejamento Educacional ,UnB /'1985 . ACEITO.
20. MARIA REGINA DE L. P. MOREIRA
Disciplina: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus I Qualificação: Curso de
Pedagogia,FFCL da Universidade de Alagoas/59/62. Especialização em Orientação Educativa/CEUB-
DF/ 1868/ 69. Mestrado em Planejamento 'e Administração Educacionais/UnB/1975 / 78. ACEITO.
21. SANDRA MAGDA VON T. S. CARMO
Disciplina: Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do 2º Grau I
Qualificação: Licenciatura em Letras(Português e Italiano),FF/UFMG/1962 a 1965. Licenciatura
em Pedagogia(Superv.Escolar de 1º/2º Graus),UnB, 1971/1975. Licenciatura em
Pedagogia(Administração de Escolas de 1º/2º Graus)UnB,1971/76. Mestrado em Educação,área
de concentração em Currículo , UnB/1980/83. ACEITA
22. CARMEM CRAIDY
Disciplina: Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes de 2º
Grau III Qualificação: Curso de Pedagogia,FFCL de Ijuí/RS(Licenciatura
Plena), 1964 Especialização em Orientação Educacional/CADES/MEC-SP/1966. Curso de
Doutorado de Terceiro Ciclo em Ciências da Educação,Sorbonne University de Paris V.
ACEITA .
23. LAURA MARIA COUTINHO
Disciplina: Prática de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes de 2º
Grau III Qualificação: Mestrado em Educação,UnB/1985/88. Especialização
em Saúde Publica,Esc.Nac. de Saúde,Minist. da Saúde/1978. Graduada em Comuni
cação Social bacharelado em audiovisual-rádio,televisão e cinema/UnB, 1973/76. Aprovada para
disciplina Tecnologia Educacional,Parecer do CFE nº 531/88. Aprovada para a disciplina Fundamentos da
Expressão e Comuni_ cação Humanas parecer do CFE nº 509/88. ACEITA
24. GIANETTI O. MENEGAZZI
Disciplina: Pratica de Ensino de Disciplinas Profissionalizantes do 2º
Grau III Qualificação: Curso de Pedagogia,FFCL de Santos-SP/1970. Especialização em
Orientação Educacional,FFCL de Santos-SP/1971. Mestrado na área de concentração: Curriculum &
Instruction
s
Michigan State University,U.S.A.,
1975. Possui vasta experiência na área didática e administrativa. ACEITO
BÊ, DIVA MARIA MORAES ALBUQUERQUE MACIEL
Disciplina: Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem Qualificação: Licenciatura em
Pedagogia(Orient.Educacional)UFPe/1975. Especialização em Metodologia da Pesquisa em
Educação/UFCe/1981.Especia lização em Metodologia do Ensino Superior/CEUB-DF/1982. Mestrado em Psi
cologia /UnB/1985. ACEITA
26. MARIA HELENA FÃVERO
Disciplina: Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem Qualificação: Licenciatura em Psicologia Inst.
Superior de Psicologia da PUCCAMP-SP/1975. Formação de Psicólogo,Inst.Sup. de Psicologia/PUCCAMP ,
1976. Doutorado,Universite de Toulouse, Le Mirall
t
França/1984. ACEITA.
27. MARIZA MONTEIRO BORGES
Disciplina: Fundamento de Desenvolvimento e Aprendizagem
Qualificação: Mestre em Ciêncas(Psicologia), U n B /1982. Psicólogo/UnB/72.
Bacharel em Psicologia, UnB/1972. ACEITA
28. RACHEL NUNES DA CUNHA
Disciplina: Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem Qualificação: Curso de Psicologia,UCGo/1977/82.
Bacharel em Psicologia, UCGo/82. Licenciada em Psicologia,UCGo/82. Mestrado em Psicologia (Psicologia da
Aprendizagem e do Desenvolvimento/UnB/1984/88. Curso de Extensão em Análise do Comportamento e
Sociedade, Soc. de Psicologia de Ribeirão Preto-SP/87. ACEITA
29. CHERRY WATANABE TERADA
Disciplina: Fundamentos de Desenvolvimento e Aprendizagem
Qualificação: Curso de Psicologia,FFCL de Ribeirão Preto-SP/USP/1965/69.
Mestre em Ciências em Psicologia E s c .Paulista de Medicina/197o. Ph.D em
Psicologia,Fac. de Medicina de Ribeirão Preto-SP/1982/87.Professora Assistente de Psicologia, Inst. de
Psicologia da UnB/1973-87. ACEITA.
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