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2 - Os alunos manifestaram sua preferencia por poderem
"1 - As habilitações plenas em Historia e Geografia foram reconhecidas
através do Parecer nº 728/89 e Portaria nº 595, de 30.10.89;
A Instituição justifica seu pedido tendo em .vista que:
0 reconhecimento deu-se através da Portaria nº 595, de 30.10.89, nos
termos do Parecer CFE nº 728/89.
0 Presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Crus do Sul encaminha
a este Conselho pedido de autorização para oferecer as habilitações plenas em
Historia e Geografia em substituição ã habilitação Educação Moral e Cívica nos
cursos de regime de férias,
Os referentes cursos foram autorizados a funcionar através da Portaria nº
366, de 24.08.84, tendo em vista o Parecer CFE nº 469/84; pela conversão via
de plenificação do Curso de Estudos Sociais, Licenciatura de 1º Grau, em Curso
de Estudos Sociais - Licenciatura Plena com habilitações em Educação Moral e Cí-
vica, Geografia e Historia, ministrado nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do
Sul, com 110 vagas totais anuais.
I - RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Autorização para oferta das habilitações plenas em Historia e Geografia em substituição
ã habilitação Educação Moral e Cívica nos cursos de regime de férias.
ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL
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habilitar-se plenamente em Historia ou Geografia, conforme justifica o
abaixo-assinado, que consta do processo;
3 - A maioria dos alunos do Curso de Estudos Sociais já são pro-
fessores de História ou Geografia;
4 - 0 posicionamento dos Consultores de Geografia e História da
SESu/MEC ê totalmente contrário á permanência da Educação Moral e Cívica,
tendo, inclusive, proposto sua extinção;
5 - A Instituição oferece a habilitação Educação Moral e Cívica,
,
desde 1975, nos cursos regulares e, desde 1981, nos cursos em regime de
férias, diplomando em torno de 660 alunos, de forma que estão satisfei-
tas as exigências do mercado da área, ao passo que há carência de licen
ciados em História e Geografia.
Em vista do exposto, solicitamos que as vagas do Curso de Estu-
dos Sociais das turmas que ingressaram em 1988 e 1989 com vistas ã habi-
litação em Educação Moral e Cívica, possam ser remanejadas para a habi-
litação plena em História e que o Vestibular a ser realizado em dezembro
de 1990, possa oferecer a habilitação plena em Geografia, conforme petição
dos alunos e do Departamento de Ciências Sociais".
Os currículos plenos a serem desenvolvidos nos cursos de Histó -ria e
Geografia constituem os Anexos I-A e I-B deste Parecer.
Constam dos autos os seguinte documentos:
- Abaixo-assinado dos alunos dos 3º e 4º módulos do Curso de Es-
tudos Sociais;
- Cópia de Atos referentes ã proposta;
- Portaria nº 595/89 que reconheceu o Curso;
-
Parecer CFE nº 769/84; 02/87 e 752/89, relativos ã autoriza -
ção e prorrogação de autorização de cursos oferecidos em regime especial.
pela Instituição.
Instruindo o pedido, a DEMEC/HS, através da Informação nº 012/89,
manifestou-se nos seguintes termos:
"Tendo em vista o exposto pelas Faculdades Integradas de Santa
Cruz do Sul(Of. nº 326/89) e, considerando a mesma uma Instituição da
mais alta idoneidade no campo educacional no Rio Grande do Sul, somos de
parecer favorável que as vagas do Curso de Estudo Sociais das turmas que
ingressaram em 1988 e 1989 com vistas ã Habilitação em Educação Moral e
Cívica, possam ser remanejadas para a Habilitação Plena em Histó-
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ria e que, para o Vestibular a ser realizado em dezembro de 1990, possa oferecer-se a Habilitação Plena
em Geografia, conforme petição dos alunos e do Departamento de Ciências Sociais".
II - VOTO DA RELATORA
Com base nos dados constantes do processo e tendo em vista a manifestação da
DEMEC/RS, a Relatora ê de parecer que pode ser aceita a oferta das habilitações plenas em Historia
e Geografia em substituição á habilitação Educação Moral e Cívica nos cursos de regime de férias,
oferecidos pelas Faculdades Integradas em Santa Cruz do Sul, mantidas pela Associação Pró-Ensino
em Santa Cruz do Sul/RS, de maneira que as vagas do Curso de Estudos Sociais das turmas que
ingressaram em 1988 e 1989 com vistas ã habilitação em Educação Moral e Cívica, possam ser re
manejadas para a habilitação plena em Historia, e que para o Vestibular a ser realizado em dezembro
de 1990, possa oferecer-se a habilitação plena em Geografia.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das Sessões,
em 5 de julho de 1990.
A N E X O I-A - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Currículo da Habilitação Plena em História a ser oferecido em regime de férias para
08 alunos que concluíram o Curso de Estudos Sociais:
11º Módulo (fev.) CRÉDITOS
História Antiga III
História da América 1
Teoria do Conhecimento Histórico
Psicologia da Educação
04
02
03
02
11
12º Módulo (jul.)
História Medieval II
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
04
06
130 Módulo (jan.)
História da América II
História Moderna II
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Didática II
04
04
02
12
14º Módulo (fev.)
Sociologia
História Contemporânea III
História da América III
04
04
12
15º Módulo (jul.)
História do Brasil V
Prática do Ensino de História sob forma de Estágio
Supervisionado I
04
02
06
ANEXO I-A (oont.)
16 Módulo ( jan.)
História do Rio Grande do Sul
Historia da Arte
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Antropologia Cultural
04
04
02
02
12
17º Módulo (fev.)
Prática de Ensino de História sob forma de Estágio
Supervisionado II
História das Doutrinas Econômicas
Arqueologia
03
04
04
11
A N E X O I-B - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Currículo da
Habilitação Plena em Geografia a ser oferecido em regime de ferias para os alunos que
concluíram o Curso de Estudos Sociais.
11º Módulo (fev.)
Introdução aos Estudos Geográficos
Introdução à Economia
Estatística
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia
CRÉDITOS
02
04
04
02
12
12º Módulo (jul.)
Psicologia da Educação II
Cartografia
02
06
13º Módulo (jan.)
Geografia Humana III
Sociologia
Geografia Regional III
04
04
04
12
14º Módulo (fev.)
Geograíia Física III
Ecologia Didática II
06
03
02
11
15º Módulo (jul.)
Prática de Ensino de Geografia sob forma de Estágio
Supervisionado I
Estrutura e Funcionamento do Ensino do 2º Grau
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia
02
02
06
A N E X O I-B (oont.)
16º Módulo (jan.)
Geografia do Brasil III
Geografia Humana IV
Biogeografia
05
04
03
12
17º Módulo (fev.)
Prática de Ensino de Geografia sob forma de Estágio
Supervisionado II Geografia Humana V Geografia do Brasil
IV
03
04
04
11
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade. a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 04 de 07 de 1990.
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