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Uma primeira análise permite destacar uma proporção de 1:2.328
(supervisor:alunos) e 1:1724 (orientador: alunos, demonstrando claramente a
carência destes especialistas habilitados.
Segundo dados fornecidos pelo Setor de Informática da 6ª DE,
20 Supervisores Escolares e 27 Orientadores Educacionais habilitados.
Além de atender alunos provenientes dos cinco municípios abran-
gindo por esta DE, a FISC também recebe alunos procedentes de aproximadamente
40 municípios da região.
A 6ª Delegacia de Educação tem como sede o município de Santa Cruz
do Sul, município que abriga as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul.
0 curso de Especialização em Supervisão Escolar e Orientação
Educacional que se pretende instalar nas Faculdades Integradas de Santa
Cruz do Sul (FISC) fundamenta-se no artigo 33 da Lei 5.692/71; nos pareceres
977/65 e 604/82 do CFE e na Portaria Ministerial 35/85, possibilitando
registro profissional de especialista em educação no Ministério da Educação e
Cultura.
A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul-RS, encaminha a este
Conselho pedido de aprovão de plano de curso de especialização em Educação,
áreas: Supervisão Escolar e Orientação Educacional, a ser ministrado nas
Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, instalada em Santa Cruz do Sul
- RS.
[ - RELATÓRIO
Leda Maria
C
haves
ASSUNTO
Aprovação do curso de Especialização em Educação, áreas: Supervisão Escolar e
Orientação Educacional.
Associação Pró-
E
nsino em Santa Cruz do Sul
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A demanda por cursos de pós-graduação é fomentada pela possibilidade
de promoção no quadro de carreira do magistério público estadual do RS e,
em alguns casos, também .no quadro do município.
Cabe, ainda, considerar que as Faculdades Integradas de Santa
Cruz do Sul são a única instituição de nivel superior da região. Acredi
ta-se, portanto, que o Curso de Pós-Graduação, em nivel de especializa-
ção que se pretende implantar venha suprir uma lacuna no atual quadro de
formação de recursos humanos para o sistema de ensino da região.
A Instituição informa que :
Com o curso de pós-graduação pretendido procurar-se-á a formação
de especialistas capazes de articular as dimensões social, política
e cultural com os conhecimentos específicos de supervisão e orien-
tação num processo de interação permanente entre teoria e prática."
Os objetivos gerais e específicos do projeto são os seguintes:
-
Gerais:
"... tem como objetivo geral a capacitação profissional que as
segure o domínio dos conhecimentos e técnicos necessários ao competen-
te exercício da Orientação e Supervisão Educacionais."
Específicos;
"a) Proporcionar uma sólida formação profissional aos
Orientadores e Supervisores Educacionais a fim de que possam melhorar
qualita tivamente seu desempenho profissional enquanto Especialistas
em Educação;
b) Fornecer elementos teóricos e práticos suficientes para
que
os Especialistas em Orientação e Supervisão sejam capazes de uma atua
ção profissional em que ser articulem o pensamento e a ação;
c) Habilitar Supervisores e Orientadores Educacionais de modo
que possam analisar, compreender e intervir na realidade enquanto agen
tes de mudança;
d) Capacitar Orientadores e Supervisores Educacionais para su
prir a carência desses Especialistas na rede escolar da região;
e) Titular Especialistas em orientação e Supervisão com direi
to a registro profissional como Especialista em Orientação e Supervisão
Educacional
Os cursos terão duração de 600 h/a para orientação Educacional e 540
h/a para Supervisão Escolar, assim distribuídos: -Tronco comum -
240 h/a - 16 créditos
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- Núcleo profissionalizante:
- Orientação Educacional - 360 h/a 24 créditos
- Cada aluno devera elaborar uma monografia na área de sua espe-
cialização. On cursos funcionarão em 3 período letivos semestrais em
regime Intensivo.
A instituição prevê a oferta de 30 vagas para cada curso, reali-
zando-os quando tiver ura mínimo de 20 candidatos inscritos.
A clientela será formada por candidatos que já tenham
concluído cursos do licenciatura e possuam experiência docente.
As informações referentes a inscrição o releção então descritos às
fls. 20 do processo.
A
E
habilitações funcionarão nas dependências das Faculdades Integradas
de Santa Cruz do Sul - PISC e estão descritos às fls. 22/32. Todos os
terrenos c prédios são de propriedade da mantenedora e colo-à disposição
c"a PISC.
Quanto aos recursos bibliográficos a Biblioteca Contrai da reúne um
acervo na área de Educação, do 1.690 títulos e 4.473 exemplares
O corpo docente que atuará nos cursos 5 constituído por 9 pro-
fessores cujo perfil é o seguinte: 6 possuem mestrado, 2 estão cursando
mestrado e 1 possui especialização.
A relação do corpo docente é a seguinte:
01.ARI PAULO JANTSCH
- Fundamentos Filosóficos da Educaçã
- Pesquisa Educacional
- Licenciatura em Filosofia,- Fac. de Filosofia Nossa
Senhora Imaculada Conceição - Viamao/RS - 1981
-Mestrado em Educação - Aréa de Planejamento Educacional
- UFRGS - 1903
-
Especialização em Educação Popular, pelas Faculdades
Integradas de Santa Cruz do Sul, 1989
02. BEATRIZ TEREZINHA DAUDT FISCHER .- Currículos e
Programas
- Licenciada em Pedagogia Hab. em Supervisão
Escolar,na UNISINOS de São Leopoldo/RS
- Mater of Arts, (A. M. in Education),Social Yonodations
of Education - Stanford University -
California, Estados Unidos da América
. Especialização em teoria e treinamento de Habilidade
docentes - UNISINOS, São Leopoldo/RS - 360 horas/aula
03. CLADIS MASSANI JUNQUEIRA - Princípios e Métodos de Supc
visão Escolar
-
Curso do Contador,equivalente no. Bacharel em Ciências
Contábeis a Atuariais
- Especialização no Curso de Formação de Professores,na UFRGS,
Porto Alegre, 1964
-
Mestre
em Educação, área de Concentração Ensino,UFRGS
- 1982
- Aperfeiçoamento en Treinamento de Surpevisores,UFRGS de
setembro/71 a março/73
-
Aperfeiçoamento em Advanced Institute In
Èducocional
Suporvioion, e Business Educution Neu México Untiversity
USA, marco a junho do 1972
04.
ELGA IRKTRAUT KAHMANN BAAS - Prática de Ensino c Estágio Su-
pervisionado de Supervisão Escolar ' - Prática de Ensino c
Estágio Su pervisionado de Orientação Edu cacional
-
Licenciada era Pedagogia Rab. Magistério, Fac.Fll.,Ciencias
e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria com Ex-
tensão en Santa Cruz do Sul, 1970 - Licenciatura— 1º Grau ca
Português/Inglês, na mesma Fa culdade, 1971
-Mestre en Educação - Area
de Concentração Ensino.UFRGS Porto
Alegre/RS, 1980
-Aperfeiçoamento no Curso de Educação,UTRCS, POA/RS,1976
05. MARCOS MOURA BAPTISTA DOS SANTOS - Fundamentos Sociológicos e Po-
líticos da Educação
-
Bacharelado em Ciências Sociais, pela Universidade Fe-
deral do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1985
-
Mestrando em Antropologia Social, na Universidade Fe-
deral do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, em fase de
elaboração da dissertação (parte teórica concluída)
06. MARIA CÁRMEN SILVEIRA BARBOSA - Princípios e Métodos de Orientação
Educacional
- Informação Profissional e
Orientação Vocacional
-
Licenciatura Plena em Pedagogia - Habilitação. Ma-
gistírio das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Orienta
çao Educacional, pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul - UFRGS, 1985.
- Mestre em Educação - Área de Concentração em Planejamento
da Educação. UFRGS, Porto Alegre/ RS 1988.
Especializaçao en Alfabetização em Classes Populares, de Estudos sbre
Educação, Metodologia de , Pesquisa e Ação, Porto Alegre/RS, 1985.
-
Aperfeiçomento no Curso em Formação de Professores de
Jardim de Infância, pelo Instituto Educacional João
XXIII, Torto Alegre/RS, coo 188 horas/aula, 1978.
-
Aperfeiçoamento no Curso de Preparação do Técnicas para
Creche e Jardim de Infância Pró-Criança Excepcional,pe
la Fundação Rio-Grandense de Atendimento no
Exepcional-
PAERS, Porto Alegre/RS, 1780 com 150h.
-
Aperfeiçoamento no Curso de Atualização em Métodos e Pro
cesso de Alfabetização, pelo Instituto Educacional
João XXIII, POA/RS, 1978, 120h/a.
37.MARIA THEREZA ROSA RIBEIRO - Fundamentos
Sociológicos e Políticos da Educação
-Bacharel aa Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas, UFP.GS, Porto Alegre/RS, 1979.
-Licenciatura en Ciências Sociais, pela Universidade Fe deral do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1866
-Mestre em Sociologia, Curso de Pós-Graduação em Antropologia
Política e Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do sul
Porto Alegre/RS, 1985
08.RITA BASSO
-
Psicologia dos Relações Humanas
- Elementos de Psicopatologia
- Licenciatura em Psicologia - Fundação Educacional de Bauru -
Faculdade de Ciências - Baurú/SP - 1976
-Formação de Psicólogo - Fundação Educacional de Baurú SP - 1977
-Mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional - Universidade
Estadual de Campinas 1985
-Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior-Uni versidode
Metodista de Piracicaba - 210 horas/n - 1981
39.SÉRGIO SCHAEFER
- Fundamentos Filosóficos
-Licenciado em Filosofia, Faculdade Anchieta/SP, 1973
-Mestre em Filo3of la - Área de Concentração ed Antropo-logla
Filosófica, PUC/RS, Porto Alegre/RS 1985
Lembro à Instituição que, nos termos da Res. 12/83, cursos
d
essa
dessa natureza exigem uma frequência de 8535.
II - VOTO DA RELATORA
Por atender à Resolução 12/83, voto favoravelmente ao curso de Es-
pecialização em Educação, áreas Supervisão Escolar e Orientação Educacional,
com 30 vagas para cada área, a ser oferecido pela Associação Pró-Ensino em
Santa Cruz do Sul, nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, com duas
entradas
III - CONCLUSÃO DA CAMARÁ
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em de de 1990.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 05 de 04 de 1990.
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