que permitem o atingimento dessa meta maior. Na oportunidade, é do interesse
do Centro Educacional de Niterói e dos órgãos ligados à área profissional de
transações imobiliárias a extensão do projeto a outras Unidades Federati
vas como um instrumento pedagógico que, no período de sua vigência, se tom
mostrado efetivo como solução viável do problema da formação adequada de
pessoal especifico para a área.
A justificativa do projeto mostra que:
"A formação específica de técnico para esta área (Tran-
sações imobiliárias) foi definida através do Parecer nº 61/76, do
Conselho Federal de Educação, que cria a habilitação de Técnico em
Transações Imobiliarias. A par disto, um outro problema persistia:
o da habilitação daqueles que, na prática, com a experiência pro-
fissional adquirida no trabalho, desempenhavam, com proveito, tais funções.
0 problema foi objeto da Lei nº 6530/78 e do Decreto nº 81871/78, que a re-
gulamenta. A Resolução nº 33/79, do Conselho Federal de Corretores de Imó-
veis, regula a inscrição nos Conselhos Regionais de pessoas que já vinham
exercendo a profissão de Corretor de Imóveis, embora não estivessem ainda
inscritas nos órgãos de classe regionais.
1 - 0 projeto apresenta como objetivos do Curso, os que seguem:
1. Preparar especialistas capacitados a fazer face às novas exigências
surgidas com a ampliação e a complexidade do mercado de imóveis no
País.
2. Dar condições legais de exercício da profissão a mão-de-obra que já
vem desenvolvendo atividades no setor imobiliário.
3. Proporcionar possibilidades de reciclagem de profissionais que já
desempenham funções na área de transações imobiliárias.
4. Desenvolver uma experiência na área do ensino semi-indireto.
5. Formar técnicos em transações imobiliárias nos termos da legislação
vigente.
2 - Localização da Clientela
A ação do projeto abrange clientela situada nos Estados e Territórios
do País. 0 Núcleo Central de Operações funcionará em nível de coordenação
nacional no Centro Educacional de Niterói, em Niterói-RJ, com o objetivo de
coordenar a ação de núcleos pedagógicos locais situados nas Unidades da Fe-
duração e onde se desenvolverão as atividades de operacionalização do proje
to. Os núcleos contarão com supervisores e professores monitores sob a ori-
entação de um coordenador regional e com a assistência da coordenação cen-
tral.