Download PDF
ads:
"Tendo em vista a especificidade dos equipamentos médi
co-hospitalares e a rápida evolução tecnológica por que pas
sa o setor de saúde, vim surgindo problemas ligados à insta
lação e manutenção de equipamentos na FHDF, bem como em
outros Estados. É grande o número de aparelhos médicos fora
de uso e precocemente sucateados, o que acarreta entra -ves
à prática médica e grandes prejuízos ao setor, pelo alto
custo dessas tecnologias.
A escola Técnica de Saúde do Distrito Federal nestes
termos justifica a proposta:
JUSTIFICATIVA
A habilitação em Técnico em equipamento Médico-Hospita
lares teve seu currículo definido recentemente por este Con
selho, através do Parecer 268/89, aprovado em 16/03/89.
A Diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília diri
ge-se a este Conselho para encaminhar proposta curricular,
já aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Distrito
Federal, de Curso de Técnico em Manutenção de Equipamentos
Médico-Hospitalares - Opções em Eletrônica e Eletromecânica,
para fins de aprovação a nível nacional.
1 - RELAT
Ó
RI
O
DOM LOUREN
Ç
O
DE ALMEIDA PRADO
ENCAMINHA PROPOSTA CURRICULAR DE CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO
DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES - OPÇÃO EM ELETRÔNICA E
ELETROMECÂNICA.
FUND
A
ÇÃO HOSPITALAR DO DISTRITO FEDERAL
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
A aplicação cada vez mais intensiva dos diversos recursos
tecnológicos aplicáveis em procedimentos diagnósticos, terapêuti-
cos e de reabilitação, vem determinando importantes modificações
no perfil dos hospitais e da medicina nestes praticada, tornando-
-se bastante instrumentalizada.
0 funcionamento destes equipamentos depende de uma infra-es-
trutura de manutenção bem equipada, com pessoal devidamente prepa
rado. 0 principal entrave na manutenção de equipamentos médico -
hospitalares é a falta de técnicos na área, tendo em vista que o
preparo desse pessoal vem sendo feito precariamente, pelos forne-
cedores dos equipamentos nele utilizados.
Este curso objetiva agilizar o processo de formação de técni
cos especializados em manutenção de equipamentos médico-hospitala
res, suprindo assim uma importante lacuna existente no setor de
saúde do país".
2- OBJETIVOS
A ETESB lista, no projeto, os seguintes objetivos do curso
de manutenção em equipamentos médico-hospitalares:
. Formar técnicos com uma visão abrangente do uso de tecnolo
gia em saúde;
. Conscientizar o aluno da importância do seu trabalho na
área de saúde;
. Oferecer ao aluno condições para aquisição de conhecimen--
tos teóricos-práticos em instalação de equipamentos médico-hospi-
talares.
3- METAS
São os seguintes as mestas específicas no projeto:
. Fornecer ao mercado de trabalho 40 técnicos em Manutenção
de Equipamentos, assim distribuídos:
Área de Eletrônico : 20 técnicos
Área de Eletromecânica : 20 técnicos
ads:
4- SISTEMA OPERACIONAL
PRÉ-REQUISITOS
Possuir o 2º grau completo e cursos nas áreas de eletrônica e/
ou eletricidade.
LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Departamento de Tecnologia - FHDF
SGAP Lote - SIA - Brasília/DF
Áreas de Apoio
COORDENAÇÃO
ETESB - Departamento de Tecnologia
5- PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso visa, através das atividades teórico-práticas e do es-
tágio supervisionando, tornar o aluno capaz de realizar tarefas tí-
picas, próprias de seu nível:
a) Conhecer os aparelhos médico-hospitalares detalhadamente, distin
guindo-os conforme sua aplicação.
b) Manusear corretamente os equipamentos eletrônicos ou eletromecâ-
nicos nos hospitais.
c) Instalar e operar os aparelhos usados nas unidades hospitalares.
d) Detectar erros relacionados com a má utilização do equipamento.
e) Fazer a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos ele-
trônicos ou eletromecânicos utilizados na rede hospitalar.
f) Apresentar sugestões mais econômicas e eficazes para manter os
equipamentos em funcionamento.
II. PARECER
1 - CURRÍCULO
A questão do currículo, em relação ao qual, a tarefa especifica
deste Conselho é a determinação do mínimo, exige um exame mais apro
fundado. Nesta área de formação técnica em nível de 2º grau, com o
objetivo específico de manutenção e conservação de Equipamentos hos
pitalares, o primeiro pedido para instalação de cursos foi trazido
a este Conselho, há poucos meses, tendo sido objeto do Parecer no
268/89 de 16/03/89. Tratava-se de um curso Técnico em Equipamen tos
dico-Hospitalares, para preparar pessoal qualificado para man ter,
preventiva e corretivamente, equipamentos hospitalares de um modo
genérico ou abrangente (conforme item 5 do referido Parecer).
Depois desse primeiro, já houve outro praticamente idêntico (Pare-
cer no 353/89) de 14/04/89. O pedido, que agora é trazido a exame
deste Conselho, postula a aprovação de currículo para curso de Téc-
nico em Equipamentos Hospitalares, em duas habilitações distintas:
Eletrônica e Eletromecânica.
Entre a proposta genérica do Parecer 268/89 e a proposta em
tela não há contradição, menos ainda uma exclui a outra. Esta vi-sa
um profissional mais especializado, destinado a um setor determinado,
seja de Eletrônica, seja de Eletromecânica, aquela visa à formação
de um técnico a ser encarregado de cuidar do conjunto de
equipamentos de um hospital. São tarefas de habilitações que, de
algum modo se completam no serviço hospitalar. Uma se enquadra me-
lhor em um hospital maior, onde a diversificação se torna vantajosa
ou, até, necessária; outro, a hospital menor, onde um se ocupa de
tudo.
Quanto à questão curricular, parecia ocorrer uma dificuldade,
cujo exame mais aprofundado vai mostrar ser mais formal que substan
cial, mais de nome que de conteúdo.
O Parecer 268/89 acolheu o currículo apresentado pela entidade
interessada, que postulava a criação de curso de "Técnico em Equipa
mentos Hospitalares". Esse currículo, embora, como observa, o Rela-
tor, tivesse as características de currículo pleno, foi indicado pe
lo Parecer como currículo mínimo experimental, por cinco anos.
Transparece dessa conclusão, qualificando de experimental o currícu
lo aprovado, que a intenção do Relator do Parecer 268/89 foi aguar-
dar que o ensino posto em prática, a avaliação de seu andamento e
de seus resultados viessem a clarear a matéria para uma determina-
ção definitiva a respeito. E o pedido ora recebido, e que estamos
examinando, mostra que havia razões para a cautela. Não são apenas
novos currículos mas são novas perspectivas profissionais, na mesma
área, que são propostas. Lá era uma formação genérica do Técnico
em Equipamentos, aqui são propostos técnicos para determinados seto
res de Equipamentos.
No momento, enquanto perdura o período experimental, é necessá
rio harmonizar os currículos e não multiplicá-los. É possível que a
experiência venha a sugerir para o futuro, como ocorre em outros
casos, um núcleo curricular comum e uma parte diversificada para as
habilitações singulares.
A análise aprofundada e comparativa do currículo aprovado pelo
Parecer 268/89 e os que são trazidos agora a exame são passíveis
dessa harmonização. As matérias - unificada a nomenclatura - são
Desenho, Eletricidade, Eletrônica, Mecânica e Tecnologia Bio-médi-
ca.
Desenho inclui como disciplinas D. Técnico e D. Mecânico. Ele
tricidade inclui Eletricidade, Eletrotécnica ou Eletricidade Aplica
da.
Eletrônica, além de Eletrônica in genere, inclui Laboratório
de Eletrônica, Eletrônica Digital, instrumentos e medidas, Informá-
tica Básica ou Princípios da Informática.
Mecânica inclui Materiais Mecânicos, Máquinas Operatrizes, Ins
trumentos Termo-Hidráulicos.
Tecnologia Bio-médica inclui - Anatomia e Fisiologia Humanas,
Instrumentação Bio-médica, Organização dos Serviços de Saúde, Segu-
rança Elétrica de Pacientes e Operadores, Assepsia Hospitalar e E-
quipamentos Radiológicos.
Restaria acrescentar, para maior adequação ao currículo do Pare
cer 268/89, alguma coisa sobre Organização e Normas ou Supervisão
de Pessoal.
A discrepância maior, a se desfazer, consistia em incluir Mecâ-
nica e Eletrotécnica na habilitação em Eletrônica e Instrumentos e
Equipamentos Médico-Hospitalares e Instrumentação Bio-médica na
opção "Eletromecânica".
Essas observações ou ponderações foram apresentadas pelo Rela-
tor, em entendimento pessoal com os interessados e, com eles, discu
toldas. Desses entendimentos resultou uma reelaboração do plano cur
ricular, unificando a nomenclatura e fixando mais nitidamente as in
dicações básicas, e desfazendo os aparentes desencontros entre este
e o precedente. Assim, conservando ainda o caráter experimental,
que a novidade dos cursos, com virtualidades que podem encaminhar e
diferenciações que precisamente a sabedoria conquistada pela expe-
riência podem sugerir ou, mesmo, postular, os currículos podem ser
tido como satisfatórios e, até, como bons, permitindo a autorização
dos cursos.
(Cópia dos currículos vão em apêndice, integrando este Pare-
cer.)
2 - Desenvolvimento do Curso, Corpo Docente, Considerações Fi-
nais.
0 curso se desenvolverá com carga horária de 40 horas sema-
nais, em tempo integral (matutino e vespertino), através de aulas
teórico-prática ministradas por especialistas de cada área, creden-
ciados pelo DIESET, nas dependências do Departamento da Tecnologia,
nas unidades de saúde da Fundação Hospitalar do DF. O estágio su-
pervisionado será feito, dividindo os alunos em pequenos grupos (5),
distribuídos pelos vários tipos de equipamentos. Haverá, além do
estágio supervisionado, um estágio adicional, objetivando o ajusta-
mento profissional e o aperfeiçoamento de certas habilidades. Essas
atividades serão planejadas pela ETESB (Escola Técnica de Saúde
de Brasília).
A avaliação será feita no decurso do processo de ensino-apren-
dizagem, através de testes orais e escritos e de execuções práti-
cas.
Sendo - FHDF a maior rede hospitalar do DF, os. seus serviços
não só oferecerão um campo fecundo de aprendizado para os alunos,
como lhes proporcionarão perspectivas favoráveis de trabalho.
3 - Voto do Relator
Nos termos deste Parecer, vota o Relator pela autorização dos
Cursos de Técnicos em Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitala-
res, a ser ministrados pela Escola Técnica de Saúde de Brasília, do
Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde (Funda-
ção Hospitalar do DF, Secretaria de Saúde), com opções para Eletrô-
nica e Eletromecânica, acolhendo alunos que já tenham concluído o
grau, 20 alunos para cada opção, aprovando o currículo pleno e a
carga horária apresentados, que atendem ao currículo mínimo experi-
mental, aprovado por este Conselho o Parecer 268/89.
4 - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino de 1º e 2º graus acompanhou o voto do Rela-
tor.
Sala das Sessões, em 22 de janeiro de 1990
GDF - SES - FHDF
CEDRHUS - ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE BRASÍLIA - ETESB
HABILITAÇÃO PROFISSIONAL : TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
MÉDICO-HOSPITALARES
OPÇÃO : Eletromecânica
Obs.: 0 estabelecimento matriculará alunos concluintes do ensino de 2º
grau ou estudos equivalentes para cursar a parte de formação es-
pecial da Habilitação Técnico em Manutenção de Equipamentos Medi
co-Hospitalares, Opção Eletromecânica.
A Educação Geral será a do currículo que o aluno cursar nos esta.
belecimentos de origem. TP = Teórico-Prático EST= Estagio
Supervisionado
GDF - SES - FHDF
CEDRHUS - ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE BRASÍLIA - ETESB
HABILITAÇÃO PROFISSIONAL : TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
MÉDICO-IIOSPITALARES
OPÇÃO : Eletrônico
Obs.: O estabelecimento matriculará alunos concluintes do ensino de 2º grau ou estudos equivalentes, para cursar a parte
de formação especial da Habilitação Técnico em Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares. Opção
Eletrônica.
A educação geral será a do currículo que o aluno cursar nos estabelecimentos de
origem.
TP = Teórico-Prático
EST= Estágio Supervisionado
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 24 de janeiro de 1990.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo